Buscar

Dessalinizaçao da água

Prévia do material em texto

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
DESSALINIZAÇÃO DA ÁGUA DO MAR
Abril/2018
DESSALINIZAÇÃO DE ÁGUA DO MAR
O processo de dessalinização da água do mar, consiste na retirada de sais dissolvidos em água do mar ou águas salobras, à fim de obter água própria para o consumo humano. 
Usina de Sorek - Israel
DESTILAÇÃO NATURAL OU EVAPORAÇÃO
Processo que utiliza a evaporação natural da água por incidência de luz solar. 
Consiste em colocar em um tanque a água salgada que, exposta à luz do sol, evapora e separa-se dos sais. O vapor de água passa por um resfriamento e se converte em líquido por condensação. O produto líquido é a água já no estado puro, esta é recolhida por canaletas e então armazenada no tanque 2.
DESTILAÇÃO ARTIFICIAL
Assemelha-se à destilação natural, porém o aquecimento é induzido.
OSMOSE REVERSA
O processo consiste em realizar forte pressão, fazendo a passagem da água salgada de um meio de maior concentração salina para o de menor, através de membranas que contêm poros microscópicos que retém todo o sal e impurezas presentes na água. 
Consiste em congelar a água, produzindo, desta forma, gelo puro, sem sal. A partir do congelamento/descongelamento, obtêm-se água doce. O processo ainda exige estudo de viabilidade devido aos seus altíssimos custos.
CONGELAMENTO
VANTAGENS x DESVANTAGENS
- A possibilidade de garantir a distribuição de água potável para regiões carentes desse recurso;
- Saída para o problema da sede em várias partes do mundo. 
Altos investimentos;
Custos altos para realização dos processos;
Grandes espaços necessários para instalação dos equipamentos;
Impactos ambientais gerados tanto pelos sistemas de aquecimento, que podem ser poluentes, quanto pela má destinação do material que é produzido além da água.
NO MUNDO
A maior usina de dessalinização fica situada em Dubai, nos Emirados Árabes, com capacidade de produção de 636.400 m3/dia.
Os seis maiores produtores de água dessalinizada – Arábia Saudita (onde o método responde por 70% da água potável consumida), Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, Espanha, Kuwait e Japão – ainda mostra que a dessalinização é associada majoritariamente a países ricos.
A Associação Internacional de Dessalinização (IDA)  realizou o Congresso Mundial sobre Dessalinização e Reuso de Águas na América Latina – em outubro de 2017, em São Paulo, para discutir as tecnologias de dessalinização e reuso da água atuais.
NO BRASIL
 No Brasil, além de uma usina pioneira em Fernando de Noronha, outras unidades estão sendo instaladas, sobretudo no Nordeste – o Programa Água Doce, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, já construiu 65 delas para populações de baixa renda do Semiárido, a maioria em Pernambuco, na Paraíba e no Rio Grande do Norte. 
10de12
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Apesar de ser um processo de alto custo, e também possuir seus impactos ambientais, a dessalinização da água do mar está em forte expansão e é vista como um futuro promissor, já que pode auxiliar na solução de problemas de escassez de água, enfrentados por muitos países.

Continue navegando