Buscar

DIREITO ELEITORAL AULA 7

Prévia do material em texto

DIREITO ELEITORAL
7a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 
	Exercício: CCJ0066_EX_A7_201603034102_V1 
	11/04/2018 13:29:08 (Finalizada)
	Aluno(a): LEANDRO MOTA SARAIVA
	2018.1
	Disciplina: CCJ0066 - DIREITO ELEITORAL 
	201603034102
	 
	Ref.: 201603212245
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Uma eleição para Prefeito Municipal, em município de mais de duzentos mil habitantes, foi disputada por João, José, Pedro e Paulo. João foi o mais votado, mas não obteve a maioria absoluta dos votos; José faleceu no dia seguinte ao pleito. Pedro e Paulo empataram com o mesmo número de votos. Nesse caso,
		
	 
	João disputará o segundo turno com o mais idoso entre Pedro e Paulo.
	
	João, Pedro e Paulo disputarão o segundo turno.
	
	Pedro e Paulo disputarão o segundo turno e um terceiro turno com João.
	
	não haverá segundo turno e João será considerado eleito.
	
	o pleito será anulado, convocando-se data para novas eleições.
	
	 
	Ref.: 201603212228
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Plínio filiado à partido político e brasileiro, de reputação ilibada que acabara de completar vinte anos de idade no mês de junho de 2008, efetuou o seu alistamento eleitoral na circunscrição eleitoral do Município de Caju, onde mantinha seu domicilio. A sua intenção era a de concorrer ao cargo de Prefeito no Município de Margarida, nas eleições daquele mesmo ano, posto que frequentava faculdade na referida Cidade, e era presidente do diretório acadêmico, sendo conhecido e amado pelos colegas de faculdade e pela maioria dos habitantes da região, com grandes chances de vencer as eleições. Porém, sua candidatura ao referido cargo foi barrada, porque não preenchia os requisitos de
		
	
	e)pleno exercício dos direitos políticos e de idade mínima de vinte e cinco anos de idade.
	
	pleno exercício dos direitos políticos e de idade mínima de trinta anos de idade.
	 
	idade mínima de vinte e um anos de idade e de domicílio eleitoral na circunscrição do Município de Margarida.
	
	domicílio eleitoral na circunscrição do Município de Margarida e de idade mínima de trinta anos de idade.
	
	idade mínima de vinte e cinco anos de idade e domicílio eleitoral referente a um período de dois anos.
	
	 
	Ref.: 201603219770
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A respeito da arrecadação e da aplicação de recursos nas campanhas eleitorais, considere: I. Na eleição presidencial é obrigatória a criação de comitê nacional. II. A abertura de conta bancária específica para registrar todo o movimento financeiro da campanha só é necessária para os candidatos às eleições proporcionais. III. Os candidatos não estão obrigados à inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica - CNPJ. Está correto o que consta SOMENTE em
		
	 
	I.
	
	II e III.
	
	III.
	
	I e III.
	
	I e II.
	
	 
	Ref.: 201603658226
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	É permitido, a partido e candidato, receber direta ou indiretamente doação em dinheiro ou estimável em dinheiro, inclusive por meio de publicidade de qualquer espécie, procedente de:( assinale a alternativa correta)
		
	
	concessionário ou permissionário de serviço público;
	 
	Pessoas físicas, obedecido o disposto nesta Lei.
	
	entidades esportivas;
	
	pessoa jurídica sem fins lucrativos que receba recursos do exterior.
	
	entidade ou governo estrangeiro;
	
	 
	Ref.: 201603768525
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A respeito da Votação e do Sistema Eletrônico de Votação é CERTO que:
		
	 
	a fiscalização da votação eletrônica pode ser exercida apenas pelo Ministério Público Eleitoral, pelos Partidos Políticos e pelas Coligações Partidárias.
	 
	todos os cidadãos qualificados pela Justiça Eleitoral, sem intermediários, têm o direito de escolher os titulares dos mandatos e dos cargos eletivos.
	
	a urna eletrônica exibirá para o eleitor, primeiramente, os painéis referentes às eleições majoritárias e, em seguida, os referentes às eleições proporcionais.
	
	nas Seções em que for adotada a urna eletrônica, poderão nela votar o Presidente e os mesários da Mesa Receptora, ainda que seus nomes não constem da respectiva folha de votação.
	
	iniciada a votação pelo sistema eletrônico, não poderá, em nenhuma hipótese, ocorrer alteração para o sistema convencional de cédulas impressas.
	
	 
	Ref.: 201603219777
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Na convenção do Partido Alpha, Tício foi escolhido candidato a Governador do Estado, Paulus foi escolhido candidato a Vice-Governador do Estado, Lucius foi, dentre outros, escolhido candidato a Deputado Federal e Ângelus foi, dentre outros, escolhido candidato a Deputado Estadual. Todos tiveram o registro de suas candidaturas deferido. Quarenta e cinco dias antes do pleito, quando viajavam juntos em campanha eleitoral, o veículo em que se encontravam sofreu colisão e os quatro vieram a falecer. Nesse caso, o partido
		
	
	poderá substituir o candidato a Deputado Estadual, apenas, desde que o registro do substituto seja feito dentro de dez dias contados da data do óbito.
	 
	poderá substituir os candidatos a Governador e Vice-Governador, apenas, desde que o registro do substituto seja feito dentro de dez dias contados da data dos óbitos.
	
	poderá substituir o candidato a Deputado Federal, apenas, desde que o registro do substituto seja feito dentro de dez dias contados da data do óbito.
	
	poderá substituir os candidatos a Deputado Federal e Deputado Estadual, apenas, desde que o registro do substituto seja feito dentro de dez dias contados da data dos óbitos.
	
	não poderá substituir nenhum dos candidatos falecidos, posto que os óbitos ocorreram a menos de sessenta dias do pleito.
	
	 
	Ref.: 201603837598
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O militar alistável é elegível e, se contar com mais:
		
	
	de quinze anos de serviço, será agregado pela autoridade superior e, se for eleito, passará automaticamente, no ato da eleição, para a inatividade.
	
	de dez anos de serviço, será agregado pela autoridade superior e, se for eleito ou não, passará automaticamente, no ato da eleição, para a inatividade.
	
	de quinze anos de serviço, será agregado pela autoridade superior e, se for eleito, passará automaticamente, no ato da posse, para a inatividade.
	 
	de dez anos de serviço, será agregado pela autoridade superior e, se for eleito, passará automaticamente, no ato da diplomação, para a inatividade.
	
	de quinze anos de serviço, será agregado pela autoridade superior e, se for eleito, passará automaticamente, no ato do registro de candidatura, para a inatividade.
	
	 
	Ref.: 201603198178
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	No que se refere à normas que disciplinam o controle dos gastos dos partidos pela Justiça Eleitoral cujo princípio é a lisura, é correto afirmar que:
		
	 
	O princípio da lisura visa combater ações abusivas política e economicamente, no sentido de preservar a vontade do eleitor nas urnas.
	
	Sem previsão expressa, o princípio da lisura nas eleições visa garantir uma disputa em "paridade de armas" entre os partidos políticos e seus candidatos.
	
	Não se pode afirmar que o princípio da lisura encontra amparo nas normas do Direito Eleitoral, mas refere-se somente às questões relativas ao exercício dos mandatos eletivos.
	
	O princípio da lisura visa evitar o favorecimento de grupos políticos, assegurando uma disputa justa entre candidatos e partidos políticos
	
	O referido princípio está previsto no artigo 14, caput da Constituição da República, como forma de assegurar o regime democrático.

Outros materiais