Buscar

ATIVIDADE FÍSICA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
		Ao afirmar que a prática de exercícios físicos tem relação com a melhoria da qualidade de vida, um indivíduo está ciente que:
	
	
	
	
	Ao realizar atividades físicas regularmente, sua aptidão física melhora e os riscos de doenças crônicas são adiados até uma condição de sedentarismo.
	
	
	Ao realizar atividades físicas regularmente, há possibilidade de aumentar os laços sociais e estreitar vínculos familiares, e esse é o principal fator associado à melhoria da qualidade de vida.
	
	 
	Ao realizar atividades físicas regularmente, automaticamente há a incorporação de hábitos saudáveis de alimentação, o que está associado à qualidade de vida aprimorada.
	
	
	Ao realizar atividades físicas regularmente, o principal benefício será para a memória e aprendizagem, melhorando sua qualidade de vida de maneira significativa.
	
	 
	Ao realizar atividades físicas regularmente, sua saúde melhora, o que está diretamente associado à qualidade de vida pela prevenção de diversas doenças.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		2.
		Um indivíduo é orientado pelo seu professor a alterar a sua rotina diária para aumentar seu gasto calórico. Assim, ele decide usar as escadas em vez do elevador e aumenta o tempo diário que passeia com seu cachorro. Essa atitude está associada a:
	
	
	
	
	Aumento da atividade física diária e do exercício físico
	
	
	Redução da atividade física diária e aumento do exercício físico
	
	
	Aumento do exercício físico diário
	
	
	Aumento da prática esportiva
	
	 
	Aumento da atividade física diária
	
	
	
		
	
		3.
		Fatores como segurança pública e condições de transporte são considerados quando se analisa a qualidade de vida de pessoas e/ou grupos, pois têm interferência direta na satisfação e na percepção positiva com relação à vida que se leva. Baseado nas asserções acima, indique a opção correta:
	
	
	
	
	A primeira asserção é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	
	A primeira asserção é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	
	As duas asserções são verdadeiras, porém a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	 
	As duas asserções são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	
	As duas asserções são falsas.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		4.
		A ciência preconiza que a quantidade de atividade física realizada pelo ser humano está associada diretamente com aspectos relacionados à prevenção de doenças. Nahas (2003) preconiza que existem valores de referência para classificação de indivíduos em sedentários ou muito ativos fisicamente a partir do seu gasto calórico semanal. Partindo deste ponto, assinale a alternativa errada:
	
	
	
	
	Indivíduos com gasto calórico acima de 2000 Kcal/ por semana são considerados muito ativos, diminuindo consideravelmente o risco de doenças crônicas não transmissíveis.
	
	
	Indivíduos com gasto calórico equivalente a 700 Kcal/ por semana são considerados insuficientemente/pouco ativos, o que os coloca em contato com fatores de risco relacionados ao desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis.
	
	 
	Indivíduos com gasto calórico equivalente a 500 Kcal/ por semana são considerados moderadamente ativos, o que já é suficiente para prevenir doenças crônicas não transmissíveis.
	
	
	Indivíduos com gasto calórico equivalente a 400 Kcal/ por semana são considerados sedentários tendo em vista a pouca energia dissipada.
	
	 
	Indivíduos com gasto calórico acima de 2000 Kcal/ por semana são considerados muito ativos, desenvolvendo qualidade de vida inerente a prática da atividade física.
	
	
	
		
	
		5.
		O sedentarismo é um problema de saúde pública, e vem crescendo muito nos países em desenvolvimento. O nível de atividades físicas é baixo no período de lazer e nas atividades do trabalho e tarefas cotidianas. A seguir, são apresentados alguns fatores que levam ao sedentarismo. Considere-os verdadeiros (V) ou falsos (F).
(    ) Menor utilização de caminhadas e de bicicleta como meio de locomoção.
(   ) Redução da frequência da comunidade nos espaços de lazer e aumento da violência nos grandes centros.
(    ) Falta de incentivo ao esporte competitivo.
(   ) Substituição de atividades de lazer que exigem um maior gasto energético por atividades de lazer passivo.
(   ) Alto nível socioeconômico das populações mais carentes.
 
A seqüência correta é
	
	
	
	 
	V, V, F, V, F
 
	
	
	V, V, F, F, F
 
	
	
	V, V, F, V, V
	
	
	V, F, V, V, F 
 
	
	
	V, F, F, V, F
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		6.
		A palavra sedentário é derivada do latim "sedentarius" que advém do conceito "aquele que se senta" (SILVESTRE et al., 2012). Na sociedade contemporânea, o sedentarismo pode ser entendido como a falta ou a grande diminuição da atividade física (SILVESTRE et al., 2012). Partindo deste ponto, a atividade física é o segundo contribuinte de gasto energético diário do homem (aproximadamente entre 15% a 30%), ficando atrás apenas da taxa metabólica basal (aproximadamente 60% a 75%) (PEREIRA, FRANCISCHI e LANCHA JR., 2003). Partindo deste ponto, marque a alternativa correta:
	
	
	
	
	O sedentarismo, ou seja, a inatividade física, impacta na qualidade de vida e na saúde das pessoas, pois através de bons hábitos originados na infância e refletidos na fase adulta, geram maiores predisposições a doenças respiratórias crônicas e doenças cardiovasculares.
	
	 
	Nenhuma das alternativas está correta.
	
	
	Existem estudos científicos que mostram que não existe associação direta entre a quantidade de atividade física (ou seja, gasto de energia calórica) e a prevenção de doenças.
	
	
	Existem estudos científicos que mostram que existe associação direta entre a quantidade de atividade física (ou seja, gasto de energia calórica) e a prevenção de doenças, porém isto não é um indicador de que pessoas fisicamente ativas possuam uma maior probabilidade de proteção contra o surgimento de doenças crônicas não transmissíveis.
	
	 
	O sedentarismo, ou seja, a inatividade física, impacta na qualidade de vida e na saúde das pessoas, pois através de maus hábitos originados na infância e refletidos na fase adulta, geram maiores predisposições a doenças respiratórias crônicas e doenças cardiovasculares.
	
	
	
		
	
		7.
		Dentre os benefícios imediatos e também percebidos na idade adulta, advindos da prática de atividade física na infância e na adolescência, estão a diminuição da:
	
	
	
	 
	Pressão arterial, obesidade e osteoporose e aumento da aptidão física, massa mineral óssea e saúde mental.
	
	
	Massa mineral óssea e pressão arterial e aumento da aptidão física e saúde mental.
	
	
	Pressão arterial e da massa mineral óssea e aumento da saúde mental e aptidão física.
	
	
	Obesidade, osteoporose e aumento da pressão arterial e aptidão física.
	
	
	Pressão arterial, sintomas depressivos e aumento da obesidade e massa mineral óssea.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		8.
		De acordo com LEITÃO et al.(2000) 1) A atividade física regular não é importante para a promoção e manutenção da saúde da mulher em todas as idades e situações, inclusive na gestação e na fase pós-parto. 2) Deve-se enfatizar que, em relação à doença arterial coronariana, o sedentarismo é hoje considerado fator de risco maior e deve ser combatido na população feminina de forma sistemática e enfática, seja através da inserção de atividades cotidianas que envolvam um maior gasto energético, seja através da prática de modalidades desportivas. 3) As mulheres respondem a estímulos de treinamento de forma semelhante aos homens, porémnão estão aptas a praticar esportes competitivos ou não, respeitadas suas características particulares. 4) Os governos, em seus diversos níveis, as entidades profissionais e científicas e os meios de comunicação devem considerar o sedentarismo como um problema endêmico de saúde pública, divulgando esse tipo de informação e implementando programas para a prática orientada de exercício físico. De acordo com os dados acima, responda: Estão certos apenas os itens:
	
	
	
	
	todas as alternativas
	
	
	I e III.
	
	 
	II e IV.
	
	
	II, III e IV.
	
	
	I, II e III.

Outros materiais