Buscar

Roma Civilização

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Após o fim da Dinastia de Augustus, em 68 ,d.C, 3 outros imperadores passaram antes da coroação de Vespasiano, e mantiveram-se a herança ao passado, a tendência republicana e a tendência no Senado nesse período.
Vespasiano destaca-se na invasão romana por comandar a proteção das fronteiras solicitado por soldados da Siria, Danubio , e Oriente para proteger-se de Vitélio um outro comandante de Reno, para pacificar a guerra Judaico-romana e finalmente impor a Lei.
Vespasiano mesmo sendo solicitado para lutar, a princípio pelos soldados, apresenta-se como Imperador dos italianos e da burguesia. A coroação de Vespasiano marca o fim da lei dos conquistadores.
Considerou-se administrador dos bens do Império, criava uma nova aristocracia chamando para o senado, novos ricos antigos oficias, novos burgueses e um conselho de novos funcionários.
A sucessão preocupava Vespesiano, o império enfrentava o problema da sucessão transcendental , como no tempo de Augusto, já que ainda os imperadores anteriores eram politeístas e acreditavam incorporar a si mesmo, dons divinos, como Nero, Calígula, e haviam falhado anteriormente.
A solução para encontrar um princípio de como se passaria a sucessão de como estar de acordo para designar imperadores. Por filhos naturais não se mostravam satisfatórias, por apadrinhamento, escolhia a adoção de acordo com interesses, o senador Nerva chegou a conclusão que para a sucessão, deveria reunir em uma pessoa características como digno, e não de anarquias e adotou Trajano de origem hispânica, este inicia um novo ciclo. No mesmo século de Trajano, Adriano e Arco Aurélio. Com Trajano no reinado houve expansão territorial, abrindo estradas, Adriano que fez publicar o Edito Perpétuo, conjunto dos principais decretos e decisões da jurisprudência romana, Marco Aurélio, enquanto seu reinado, tinham os germânicos que forçavam a entrada das fronteiras do Império.
No século de Trajano, Marco Aurélio e Adriano, os imperadores possuíam uma divinização de que suas virtudes os igualavam s deuses e que não passam de ato de orgulho. Isso servia como respeito , não era apenas prudência contra traidores, e delatores, a pessoa imperial e ‘sagrada, que se eleva acima dos demais, Uma divindade que se invocada durante uma dificuldade e em nome da qual se receia jurar.Esse mecanismo religiosos deixará consequências não previstas.
Ao mesmo tempo a língua latina e a língua helênica é dominada por todos e são tratadas como igualitárias, novos escravos habitavam a parte do ocidente, e incorporavam a língua grega.
A decadência econômica continua em Roma, enquanto obras são traduzidas ao grego, filósofos vão incorporando a maneira grega de sentir e falar, introduzem-se na política e preocupa imperadores.
O Baixo império, são constrangimentos que sufocarão as províncias, devido aos romanos terem tornando-se menos hostis com os povos conquistado estendendo a eles parte de seus direitos, haviam com o aumento do povo do ocidente, elevados gastos de estrutura administrativa e militar, perda do controle de diversas regiões devido ao tamanho do império, aumento dos impostos dos cidadãos e tributos, crise no fornecimento de escravos, com o fim das guerras de expansão.
A partir do sec II Roma sofre invasão de bárbaros, povos aos redores, que vieram da Germânia, as tentativas anteriores de pacificar aqueles povos haviam falhado. Muitas guerras ocorrem o exército romano avança, e massacra cada vez mais inimigos, restitui prisioneiros romanos, tentam acordos que não vingam com os bárbaros.
As guerras exteriores, a longo prazo, desenvolvimento da burocracia e períodos de anarquia, acabam por arruinar o império.
A imposição de tetrarquia aparece e proporciona um período de leve estabilidade, já que o império era demasiado vasto e era necessário dividir as tarefas imperiais de poder, a tetrarquia seria onde apenas uma pessoa estivesse presente, em todas as frentes ao mesmo tempo, não passava apenas de divisão de responsabilidades, não de territórios. Foram multiplicados imperadores e ao mesmo tempo a tetrarquia era um regime teológico, no século lll há o movimento para divinizar o imperador em terra, colocam coroas resplandecentes em sua cabeça na pretensão de ser divindades solares. As tetrarquias dos príncipes fazem se representar nas moedas dessa mesma forma, aparecem figuras que se intitulam ligadas a Júpiter, a Apolo, a mitologia grega, e que estes princípios incorporavam e se auto titulavam benéficos por serem grandes deuses, como Hércules.
O estado romano é oficialmente construído como realeza teocrática e absoluta, a imagem do universo dos filósofos, baseada na prática pela força dos exércitos e regida pela divina providência dos príncipes.
As reformas exigiram despesas e a economia não melhorava, o custo de vida aumentava a ponto de de se restabelecer uma indexação geral dos preços.
Roma vivia sobre o politeísmo de culturas pagãs, e os cristãos aumentam já que atinge os povos bárbaros e a igreja se cristã, agrega os povos bárbaros e invasores, e em 323 d.C, Constantino é o escolhido como mediador dos cristãos, é um imperador cristão, e este inicia as guerras religiosas.
O império romano ainda subsiste e este se instala em Constantinopla, como capital do império do Oriente por estar estrategicamente melhor localizada pontos de comando central, entre o helenismo, língua e cultura grega e o judaísmo, onde se irradia o pensamento cristão, onde até hoje mantem-se da mesma forma.
Conclusão: os 3 períodos de Roma são a Monarquia, a República e o Império
A forma de escolha do senado, apresentam mudanças durante as fases: Monarquia era composto por patrícios, depois também por plebeus, na república de Roma, o senado decidia pela guerra ou pela paz, era a maior influência política, tinha poder sobre as leis e recursos, os lugares físicos do senado podiam ser no templo ou no capitólio, ou na cúria hostilis, era vedado ao público a entrada. O declínio do senado vem com o declínio da república, o número de senadores eram 300 no começo e aumenta conforme há a expansão de Roma até chegar a mil , depois ficou estabelecido em seiscentos.No império o senado era meramente nominal, figurativo . O senado era nomeado pelo imperador, principes senatus, que era primeiro senador, presidia as reuniões, até que no século lll as moedas detinham o símbolo escrito do senado, como um decreto na moeda e a figura do Príncipe com aspectos iluminado como uma divindade. As mudanças ocorridas durante Roma, decorre de conquistas, a partir da expansão territorial, onde de uma pequena vila que Roma era, se transforma num Império, e a antiga plebe, e escravos , avança e busca de não apenas servir, a partir de contato com novas línguas, comerciantes, e novos povos, os mais pobres, já não admitem mais sua exploração como escravos sem nenhum direito, exigiam participação política com representação dessas classes , visando leis que protegessem seus interesses, bem como acesso a tudo que plantavam e colhiam nas terras, participação do que comercializavam, participação ativa de proteção. Com essa mudança, o sistema que era escravagista aos poucos se modifica até que não há mais escravos, os direitos são adquiridos e com essas exigências , Roma adquire gastos, sem melhorias de economia, com a formação de sistemas administrativos e de magistraturas que surgem, a partir de leis e julgamentos igualitários, estratégias de proteção, ao mesmo tempo, invasões bárbaras e germânicas , influenciará Roma, junto a cultura grega e cristã, dos judeus, o politeísmo que era adotado em Roma, agora possui adeptos a cultura não pagã, e há um aumento do cristianismo, onde Roma então declara sua religião oficial no Cristianismo, influenciada por novos povos e localização territorial com maiores vantagens.

Outros materiais