Buscar

Culinaria Italiana

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Faculdade Anhanguera – Pelotas
Nutrição- noite
Culinária Italiana
 
 A culinária italiana é uma das mais saborosas do mundo. Com pratos que envolvem os mais variados tipos de vegetais, carnes e massas.
 Com o passar dos séculos, a história e a culinária italiana evoluíram juntos. Foram os italianos que inventaram o sorvete, a pizza e o café com leite. O macarrão, ao contrário do que muitos pensam, não nasceu na Itália e sim na China. Os italianos, deram apenas fama e sabor à massa. Porém não é só de massas que vive esta tão rica culinária. O vinho italiano é reconhecido pela sua qualidade desde a época em que o Império Romano dominava a região.
 Foi durante o Renascimento, entre os séculos XIV e XVI, principalmente nas cidades de Veneza e Florença, que a culinária se refinou e criaram os bons modos à mesa.
 A partir de então, massas, risotos, antepastos cativaram o paladar de todo o mundo.
Antepasto
 Significa "antes da refeição" é o conjunto de iguarias servidas antes da refeição.
 É tradicionalmente o primeiro prato na gastronomia italiana formal e inclui carnes curadas, azeitonas, alho assado, pepperoncini, cogumelos, anchovas, corações de alcachofra, queijos diferentes (por exemplo, provolone ou muçarela) e peperone (pimentões marinados pequenos).
 O antepasto é geralmente servido com grissini ou fatias de pão acompanhados de azeite de oliva.
Alguns tipos de antepastos
-  Tapenade de Azeitonas
 - Caponata de Berinjela
Pesto alla Genovese
 - Pesto alla Siciliana
- Relish de Pepino Agridoce
 Muitos modos de preparo criados na Itália, tiveram seus nomes influenciados pelas cidades de origem, como por exemplo o de “à bolonhesa”, “à napolitana”, “à milanesa” que foram criados nas cidades de Bolonha, Nápoles e Milão, respectivamente. Essas e outras formas de preparo influenciaram diversas culturas, principalmente a do Brasil. 
 A culinária italiana é bastante rica, os ingredientes básicos são variados, a começar pelo trigo. É ele que serve de base para as massas, pizzas e pães. Já arroz, principalmente o arbóreo, carnaroli e vialone, são muito utilizados também. Entre as carnes, as preferidas são as de vaca, porco, cabra e ovelha, além de frango e pato.
 A Itália possui uma cozinha essencialmente tradicional  e com uma grande variação de produtos. Além de se comer muito bem, se come de tudo, muitos pratos de carne, peixe, cordeiro, frango, peru, frutos do mar e seus acompanhamentos, sem falar dos doces.
 
 Além do sabor, os pratos italianos são conhecidos, e apreciados, pelo aroma das ervas. As mais utilizadas são orégano, sálvia, manjericão, tomilho, erva-doce, hortelã, estragão, salsa e alecrim.
 O italiano é muito exigente e crítico à mesa. Valorizam extremamente os seus produtos, possuem o hábito de quando vão ao mercado verificar sempre a proveniência  dos artigos para identificar, e garantir que o produto é de qualidade e pode ser consumido. Um dos lemas da cozinha italiana é aproveitar o que é produzido nas cercanias garantindo assim a “fresqueza” do produto que será consumido.
Principais itens utilizados
  Queijo (gorgonzola, mascarpone, mozzarella, parmesão, dentre outros.)  
 Tomate, Massas, Orégano, 
 Manjericão, Alecrim, Salsa, Sálvia.
Tipos de Molhos
  Molho Rosé: mistura-se molho ao sugo e bechamel, adquirindo um cor rosada;
 Molho ao Sugo: molho feito com tomates frescos batidos ou em pedaços;
 Molho Bechamel: é um molho feito com um leite diferente, aromatizado e temperado com ervas, hortaliças e especiarias, com manteiga e farinha de trigo. É parecido com o molho branco, mas a diferença está na forma de produção;
 Molho à Bolognesa: molho de origem italiana com carne moída de porco ou vaca, temperos e tomate. A receita original leva cenoura, leite, vinho tinto e salsão;
 Molho ao Pesto: molho que surgiu em Génova, com manjericão;
 Molho Alfredo: molho à base de manteiga, creme de leite, queijo parmesão, pimenta-do-reino negra, criada pelo chef Alfredo di Lello. Pode ser feita também com iogurte e azeite de oliva.
PRATOS CLÁSSICOS
 Arroz arbóreo e queijo parmesão, o risoto é um clássico italiano.
 
 NHOQUE
Bruschetta
CAPELETTI E RAVIOLI
 POLENTA
PIZZA	
 MAIS CONHECIDAS
 - Margherita: molho de tomate e mozarella
- Marinara: molho de tomate, alho, oregãnos, azeite
– Napolitana: mozarela: molho de tomate e anchovas
– Prosciutto e funghi champignon: molho de tomate, mozarella, com presunto e cogumelos
– 4 Stagioni: dividida em quatro partes com ingredientes diferentes, e molho de tomate e mozarela como base – cogumelos, presunto, alcachofra e azeitonas pretas
Queijos e vinhos
 São uma parte importantíssima da cozinha do país, desempenhando diferentes papéis tanto regionalmente quanto nacionalmente, com sua inúmera variedade e leis de regulamentação.
Obrigada pela atenção!!!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais