Buscar

EXERCICIO Fisiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

O que é homeostase e sistemas de controle biológico.
Homeostase: A condição da função corporal quando um ambiente é mantido constante ou inalterado.
Sistema de Controle Biológico: Unidade funcional que trabalha para manter a homeostase.
Defina Trabalho e potência.
As alterações que resultam do treino são influênciadas pela frequência, duração e, particularmente, pela intensidade do programa de treino e pela hereditariedade.
Potência é a velocidade em que se desempenha o trabalho". "potência é a força dividida pela unidade de tempo".
Aponte as principais características referentes aos tipos de músculos: esquelético, cardíaco e liso. Indique também duas funções de cada um.
Músculo esquelético está presente em maior quantidade no corpo humano. Ele está preso ao nosso esqueleto através dos tendões e permite que realizemos movimentos variados como andar, correr, pegar ou manipular objetos. A contração é forte, rápida, descontínua e voluntária. As células musculares esqueléticas são cilíndricas e muito longas (chegam até a 30cm), contendo um grande número de filamentos de actina e miosina.
As células do músculo cardíaco, como o próprio nome sugere, são encontradas apenas no coração. Assim como o músculo esquelético, o cardíaco possui células longas, cilíndricas e estriadas, porém são ramificadas. A contração deste músculo é rápida, forte e involuntária, ou seja, independe da nossa vontade.
Músculo liso. Ele é encontrado nos órgãos internos, como intestino, bexiga e útero, sendo responsável pelos movimentos realizados pelos mesmos, como o peristaltismo, a expulsão de urina e as contrações do parto, respectivamente. Também é encontrado na parede dos vasos sanguíneos, onde ajudam a regular a pressão sanguínea. As células do músculo liso são fusiformes (isto é, espessas no centro e afiladas nas extremidades) e possuem apenas um núcleo central (mononucleadas). Ele também não possui as estrias transversais e suas células se organizam em aglomerados. A contração é lenta, fraca e involuntária.
Diferencie Glicogênese; Glicólise e Gliconeogênese.
A glicogénese (português europeu) ou glicogênese (português brasileiro) corresponde ao processo de síntese de glicogênio no fígado e músculos, no qual moléculas de glicose são adicionadas à cadeia do glicogênio. Este processo é ativado pela insulina em resposta aos altos níveis de glicose sangüínea.
A glicólise (do grego: glykýs, açúcar e lýsis, quebra) é um processo que pode ser definido como uma via metabólica na qual uma molécula de glicose é quebrada em duas moléculas de ácido pirúvico.
Gliconeogênese é o processo através do qual precursores como lactato, piruvato, glicerol e aminoácidos são convertidos em glicose. Durante o jejum, toda a glicose deve ser sintetizada a partir desses precursores não-glucídicos.
Quais as formas de mensurar o gasto energético.
O gasto energético total (GET), corresponde à energia gasta por um indivíduo em 24 h. Resulta da somatória dos três componentes principais: o gasto energético basal (GEB) ou gasto energético de repouso (GER), o efeito térmico do alimento ou termogênese induzida pela dieta (TID) e o custo calórico da atividade física.
Quais são os substratos adquiridos pela alimentação?
Uma das principais funções dos alimentos é fornecer energia ao organismo. Sem esse substrato, não existe vida, já que o cérebro necessita de glicose para realizar suas funções. E os principais alimentos fornecedores de energia (glicose) são os carboidratos.
Os alimentos ricos em carboidratos fazem parte do grupo dos alimentos energéticos, são eles: açúcar, arroz, macarrão, pães, farinhas, batata, mandioquinha, cara, mandioca e, é claro, todos os demais produtos que utilizam em sua formulação um desses ingredientes.
Frutas e verduras.
Cite duas características de cada sistema energético.
Existem 3 sistemas energéticos que são utilizados quando praticamos exercício físico. São eles:
A-Anaeróbio Alático (Sistema ATP-PC):
Sem a presença de oxigênio (O2);
Sem presença de lactato;
Sem transporte de Oxigênio para o músculo;
Utilizado em exercício de Intensidade máxima e curtíssima duração;
Ativação imediata;
Duração de 4 a 20 segundos.
O substrato utilizado é a FOSFOCREATINA;
Qualidade Física: Força explosiva e velocidade (ex: corrida de 100m).
B- Glicolítico (Sistema anaeróbio lático):
Sem a presença de oxigênio (O2);
Com a presença de lactato;
Sem transporte de oxigênio para o músculo;
O substrato utilizado é o CARBOIDRATO (glicose-glicose);
Exercício de Intensidade alta;
Exercício de curta duração, de 20 segundos a 2 minutos e 30 segundos;
Qualidade Física: Resistência anaeróbia lática (ex: corrida de 400m);
O esforço é Intenso (entre 85 a 100% do VO2 máximo).
C- Sistema Oxidativo (aeróbio): 
Predominância de oxigênio (O2);
Pouca formação de lactato;
Depende de transporte de oxigênio para o músculo;
O Substrato utilizado é o CARBOIDRATO (glicólise aeróbia) e a GORDURA (lipólise)
Qualidade Física: Resistência aeróbia (ex: maratona, corrida de 30 minutos, caminhada de 30 minutos).
Vale lembrar que numa maratona, numa caminhada de 30 minutos, corrida de 30 minutos todos os sistemas são ativados, porém o sistema predominante é o oxidativo.
Qual a importância do oxigênio para geração de energia?
oxigênio é um gás extremamente importante para a vida no planeta Terra. Ele é a base da vida humana e de todos os seres aeróbicos.
No organismo humano, o oxigênio entra nas células, onde estão presentes as mitocôndrias, que são as organelas responsáveis pela respiração celular. Dessa forma, o gás ajuda na produção de ATP, ou energia das células, que garante também energia para o corpo todo. Com isso, podemos perceber que o oxigênio é essencial para a respiração celular, atividade que ajuda a promover o bom funcionamento do organismo humano, garantindo nossos batimentos cardíacos, nossas atividades diárias e até nossa capacidade de pensar.
O que é déficits de Oxigênio? Quais sistemas de energia predominam neste momento?
E a diferença entre o consumo de oxigenio e a sua disposição no organismo,no momento em que a demanda e menor que a disponibilidade estamos em metabolismo aerobio quando ocorre um deficit o organismo entra em metabolismo anaerobio que pode ser classificado em latico e em alatico
O que é EPOC? Porque o consumo de oxigênio é aumentado nesse momento?
Após a execução de uma sessão de exercícios, aeróbio ou contra resistência, a taxa metabólica permanece elevada em relação aos valores de repouso, para que o organismo retorne ao seu estado de equilíbrio. Esse momento, se chama EPOC (excesso de oxigênio consumido pós-exercício), caracteriza-se pelo consumo de oxigênio aumentado em relação ao período pré-exercício. 
Durante a transição do estado de repouso para o exercício contínuo de intensidade até o limiar de lactato (domínio moderado) o consumo de oxigênio (VO2) aumenta de forma monoexponencial até atingir um estado de equilíbrio. O consumo de oxigênio não retorna aos valores de repouso imediatamente após o término do esforço, apresentando também um comportamento exponencial. Em outras palavras, existe um lento retorno aos valores de repouso, sendo a amplitude e a velocidade de decréscimo dependentes da intensidade do exercício.
Que fatores contribuem para o aumento do consumo de oxigênio pós-exercício?
EPOC (excesso de oxigênio consumido pós-exercício), caracteriza-se pelo consumo de oxigênio aumentado em relação ao período pré-exercício.
11 – Quais são os princípios de treinamento, exemplifique?
 Individualidade biológica
“Cada indivíduo possui características genéticas particulares, o que faz com que um corredor tenha mais aptidão para provas longas, outro para corridas mais curtas.
Adaptação
Esse é mais que um princípio de treino, já que vale para a vida. O ser humano é capaz de se adaptar a diversas situações. Nos treinamentos, isso vale, por exemplo, quando um sedentário começa a praticar esportes e, nos primeiros dias, sentedores. Porém, depois de acostumado àqueles estímulos, deixa de sofrer com esses incômodos.
Especificidade
Os objetivos de cada atleta são diferentes. Logo, seus treinos precisam ser focados em trabalhar o corredor para que essa meta seja alcançada. “Existem muitas semelhanças em alguns treinos com objetivos diferentes, porém o enfoque faz diferença. Se o atleta está treinando para uma prova longa, precisa dos tiros, mas os treinos longos são os mais importantes”, explica.
Sobrecarga
De acordo com Geraldi, para aprimorar as capacidades é necessário mostrar ao organismo que existem estímulos além daqueles que, atualmente, está habituado. “Ou seja, quando queremos melhorar o rendimento, devemos experimentar velocidades ou distâncias maiores que as de costume para que o nosso corpo se adapte e adquira mais condicionamento.”
Manutenção
Para a manutenção do condicionamento, segundo o treinador, o corpo não necessita repetir sempre o mesmo nível de esforço. “Treinos com intensidades menores auxiliam na manutenção do condicionamento já adquirido”, comenta. “Treinar leve proporciona recuperação, que também é fundamental para o bom preparo físico”, ressalta.
Variabilidade
Também conhecido como “Princípio da Generalidade”, tem como conceito o trabalho de vários estímulos para o corpo. Com esse desenvolvimento global, a pessoa melhora em todos os aspectos. Além disso, a rotina de exercícios não fica estagnada.
Continuidade e reversibilidade
“É uma chave importante para a evolução e a continuidade nos treinamentos”, garante o Geraldi. “Além da sobrecarga e da manutenção, o corpo precisa receber estímulos constantes para gerar adaptações.” Ou seja, pausas frequentes interrompem muitos processos fisiológicos de adaptação às novas exigências físicas e podem provocar uma reversão ao condicionamento antigo.
12 - Diferencie fibras esqueléticas do tipo I e do tipo II.
De forma resumida você pode ver as diferenças entre os dois tipos de fibra: 
FIBRAS DE CONTRAÇÃO LENTA (Tipo I) 
- Sistema de energia utilizado: AERÓBICO; 
- Contração muscular lenta; 
- Capacidade oxidativa (utiliza o oxigênio como principal fonte de energia); 
- Coloração: Vermelha (devido ao grande número de mioglobina e mitocôndrias); 
- São altamente resistentes à fadiga; 
- São mais apropriadas para exercícios de longa duração; 
- Predomina em atividade aeróbicas de longa duração como natação, corrida. 
FIBRAS DE CONTRAÇÃO RÁPIDA (Tipo II) 
- Sistema de energia utilizado: ANAERÓBICO; 
- Alta capacidade para contrair rapidamente (a velocidade de contração e tensão gerada é 3 a 5 vezes maior comparada às fibras lentas); 
- Capacidade glicolítica (utiliza a fosfocreatina e glicose); 
- Coloração: Branca; 
- Fadigam rapidamente; 
- Gera movimentos rápidos e poderosos; 
- Predomina em atividades anaeróbicas que exigem paradas bruscas, arranques com mudança de ritmo, saltos. Ex.: basquete, futebol, tiros de até 200 metros, musculação, entre outros.
13 - Qual princípio de treinamento está ligado a herança genética?
Biologicos
14- Qual a importância do cortisol e do hormônio do crescimento durante o exercício?
O cortisol, é um hormônio glicocorticóide, produzido nas glândulas suprarrenais (cerca de 10 a 20 mg diários), que afeta principalmente o metabolismo da glicose, das proteínas e dos ácidos graxos livres. Sua síntese ocorre mediante estimulação do hipotálamo por situações de estresse ou de alta carga emocional, levando à liberação do fator liberador de corticotropina, que por sua vez, induz a hipófise a liberar o ACTH ou hormônio adrenocorticotrópico. Este último promove a liberação de glicocorticóides pelo córtex suprarrenal, principalmente do cortisol.
Dentre os efeitos biológicos causados por este hormônio, pode-se citar: promove o catabolismo proteico, aumentando a disponibilidade de aminoácidos para o fígado para serem transformados em glicose através da gliconeogênese; facilita a ação do hormônio glucagon e o GH (hormônio do crescimento); atua como antagonista do hormônio insulina, inibindo assim a captação e oxidação da glicose; ativa a lipase e a consequente degração de triglicerídeos no tecido adiposo para produção de energia; promove adaptação ao estresse; auxilia na manutenção dos níveis de glicose adequados em períodos de jejum.
15 - Qual a importância do Ca++ durante o exercício?

Outros materiais