Buscar

ANATOMIA PALPATÓRIA av

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ANATOMIA PALPATÓRIA
	Avaliando Aprend.: 
	Desemp.: 0,5 de 0,5
	10/04/2018 17:04:03 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201704712529)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Na palpação da articulação esternoclavicular, o examinador utiliza como referência:
		
	
	Processo xifóide
	
	Ligamento interclavicular
	
	Diáfise da clavícula
	 
	Incisura jugular
	
	Cabeça do úmero
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201704638861)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O fisioterapeuta em sua avaliação resolve palpar estruturas na escápula do paciente. Pode-se afirmar que ele conseguirá palpar:
		
	
	Ângulo inferior, borda lateral ou axilar, borda medial ou vertebral, ângulo superior, espinha da escápula, cavidade glenóide.
	
	Ângulo inferior, borda lateral ou axilar, borda medial ou vertebral, ângulo superior, fossa supraespinhal, acrômio e processo coracóide.
	
	Ângulo inferior, borda lateral ou axilar, borda medial ou vertebral, ângulo superior, espinha da escápula, fossa subescapular.
	 
	Ângulo inferior, borda lateral ou axilar, borda medial ou vertebral, ângulo superior, espinha da escápula, acrômio e processo coracóide.
	
	Ângulo inferior, borda lateral ou axilar, borda medial ou vertebral, ângulo superior, fossa infra espinhal, acrômio e processo coracóide.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201705122558)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	De acordo com as afirmativas abaixo, marque a alternativa correta quanto a Palpação anterior dos processos transversos das vértebras de C2 a C7.
		
	
	Procedimento: O terapeuta afasta o músculo esternocleidomastóideo, e realiza uma pressão no sentido lateral até sentir a barreira óssea no fêmur. Deve-se atentar a não pressionar a traquéia ou outras estruturas sensíveis desta região.
	
	Procedimento: O terapeuta afasta o músculo supraespinhal, e realiza uma pressão no sentido posterior até sentir a barreira óssea. Deve-se atentar a não pressionar a traquéia ou outras estruturas sensíveis desta região.
	
	Procedimento: O terapeuta afasta o músculo infraespinhal, e realiza uma pressão no sentido posterior até sentir a barreira óssea. Deve-se atentar a não pressionar a traquéia ou outras estruturas sensíveis desta região.
	 
	Procedimento: O terapeuta afasta o músculo esternocleidomastóideo, e realiza uma pressão no sentido posterior até sentir a barreira óssea. Deve-se atentar a não pressionar a traquéia ou outras estruturas sensíveis desta região.
	
	Procedimento: O terapeuta afasta o músculo deltoide, e realiza uma pressão no sentido posterior até sentir a barreira óssea. Deve-se atentar a não pressionar a traquéia ou outras estruturas sensíveis desta região.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201704092455)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Paciente sentado ou em pé, de frente para o terapeuta com o braço fletido e ligeiramente abduzido a aproximadamente 90 graus. O terapeuta requisita o movimento de adução horizontal e resiste a esse movimento procurando palpar, anteriormente, o músculo:
		
	
	serrátil anterior
	 
	peitoral maior
	
	trapézio superior
	
	peitoral menor
	
	redondo maior
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201704097643)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Articulação é o termo utilizado para designar a conexão existente entre quaisquer partes rígidas do esqueleto, quer sejam ossos, quer sejam cartilagens, com o intuito de realizar a união entre os ossos e permitir o movimento entre eles. As articulações são classificadas em três tipos: fibrosas, cartilagíneas e sinoviais, de acordo com a natureza do elemento que se interpõe entre as peças que se articulam. Nas articulações fibrosas o elemento que se interpõe entre as peças que se articulam é o tecido conjuntivo fibroso. A grande maioria localiza-se no crânio e sua mobilidade é extremamente reduzida. Os principais tipos de articulação fibrosa são:
		
	 
	Suturas, sindesmoses e gonfoses.
	
	Suturas, sindesmoses e sincondroses.
	
	Sinoviais, sindesmoses e gonfoses.
	
	Suturas, sínfises e gonfoses.
	
	Suturas, fibrosas planas e gonfoses.

Outros materiais