Buscar

UNIDADE I QUESTIONARIO PEDAGOGIA INTEGRADA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Para analisar alguns dispositivos da LDB 9.394/96 que tratam da formação e da carreira dos profissionais na sociedade brasileira, Brzezinski (2001) esclarece-nos que as sociedades modernas pressupõem, no jogo das interações, que nelas se apresentam a existência de dois mundos: o oficial e o real. Relacione as asserções a seguir ao mundo oficial ou ao mundo real. RESPOSTA: A- I- Construído na luta dos educadores, travada desde 1980 para modificar as práticas autoritárias brasileiras de formar profissionais da educação e de determinar critérios para a definição da carreira do magistério. IV- Reivindica a universalização e gratuidade da educação básica, ensino superior gratuito e valorização social e econômica do profissional da educação.
B – II- Na sociedade brasileira tem sido atrelado ao capital, ancorado nos princípios e políticas neoliberais do governo federal. III- Não dá legitimidade ao Estado Democrático, articulador dos interesses coletivos e provedor da justiça e da equidade sociais.
Alguns pesquisadores descrevem e discutem o que chamam de “crise” na Educação. As alternativas abaixo encontram-se de acordo com tal afirmação e discussão dos estudiosos, exceto a alternativa: RESPOSTA: a. É um tema novo nos debates da Academia, que busca trazer à luz propostas de melhores ações de enfrentamento de tais questões. ( O discurso sobre a crise na educação é antigo, não se configurando como exclusivo das últimas décadas, momento em que o tema da crise educacional alcançou absoluta centralidade nos debates pedagógicos. Segundo Arendt (2005), assim, no momento mesmo em que se iniciava o processo de universalização do sistema escolar e de suas instituições nos Estados Unidos e na Europa, com o desenvolvimento das primeiras políticas educacionais, o discurso sobre a crise da educação já havia se instalado no meio científico da educação. Em suas reflexões, Arendt afirma ser a crise da educação consequência da crise da modernidade. “A crise da autoridade da educação guarda a mais estreita conexão com a crise da tradição, ou seja, com a crise de nossa atitude face ao âmbito do passado.” (ARENDT, 2005, p. 243).)
Coloque “V” nas expressões verdadeiras e “F” nas expressões falsas. Em “O Cotidiano da Escola e da Sala de Aula: o fazer e o compreender” (2005), Meirieu realça o momento da síntese do pensamento educativo. Nele, o autor destaca que (V ) o professor deve compreender o desejo do aluno e ajudá-lo a investir em seu interesse para aprender sem permitir que o espaço da sala de aula se torne um lugar de expressão desordenada de uma infinidade de desejos conflitantes; (F ) a fim de permitir que todos aprendam, a sala de aula deve ser organizada de forma que o aluno faça o que tenha vontade e no momento que tenha vontade, para que seja livre para aprender; (V ) o professor tem a responsabilidade de acompanhar o esforço de cada um para aprender, na medida em que as tentativas não sejam estigmatizadas, que os erros sejam vistos como positivos e que os fracassos sejam apresentados como superáveis; (V ) nenhuma aprendizagem é garantida a priori e o fracasso – mesmo para um ‘bom aluno’ – é sempre uma possibilidade.
Considerando-se as diversas formas de sua atuação, como gestor, supervisor, planejador de políticas educacionais, pesquisador, professor, coordenador pedagógico e orientador, entre outras, o pedagogo está presente em várias instâncias da prática educativa e seu papel vincula-se à organização e aos processos metodológicos de aquisição de saberes. Segundo o estudioso francês Philippe Meirieu: RESPOSTA: I- O pedagogo é um dos polos do “triângulo pedagógico”, composto pelo educando, o saber e o educador. III- A autoformação é autorreflexiva, é um processo que ocorre no sujeito. IV- A autoformação é a determinação em colocar a autocrítica e a criatividade como procedimentos e promoção de transformação.
Em sua obra, Brzezinski (2001) interpreta a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Uma das temáticas descritas pela autora, tomando por base a Lei 9.394/ 96, diz respeito à valorização dos profissionais da educação pelos sistemas de ensino. Segundo a LDB, os sistemas de ensino deverão assegurar a tais profissionais: RESPOSTA: II. Piso salarial profissional; IV. Progressão funcional baseada na titulação ou habilitação.
Leia as afirmativas sobre a Resolução 01/06 - Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia e marque V ou F: (F ) Entre as áreas de atuação previstas para o profissional pedagogo, têm-se funções de magistério na Educação Infantil e em todo o Ensino Fundamental. (V ) A carga horária mínima estabelecida é de 3200 horas de curso. (V ) As Diretrizes têm função de lei, aspecto este que as diferenciam dos Parâmetros. (V ) O estágio curricular será realizado em ambientes escolares e não escolares, que ampliem e fortaleçam atitudes éticas.
O fazer docente pressupõe a realização de um conjunto de operações didáticas coordenadas entre si. São o planejamento, a direção do ensino e da aprendizagem e a avaliação, cada uma delas desdobradas em tarefas ou funções didáticas, mas que convergem para a realização do ensino propriamente dito (LIBÂNEO, 2004, p. 72). Considerando que, para desenvolver cada operação didática inerente ao ato de planejar, executar e avaliar, o professor precisa dominar certos conhecimentos didáticos, avalie quais afirmações abaixo se referem aos conhecimentos e domínios esperados do professor. RESPOSTA: I. Conhecimento dos conteúdos da disciplina que leciona, bem como capacidade de abordá-los de modo contextualizado. III. Domínio de diferentes métodos e procedimentos de ensino e capacidade de escolhê-los conforme a natureza dos temas a serem tratados e as características dos estudantes.
Os adultos relatam boas e más lembranças do tempo em que frequentaram o banco escolar. A despeito de um ou outro posicionamento, sabe-se que a escola é o espaço de transição entre a família e o mundo. RESPOSTA: I- Em casa, amada incondicionalmente e tratada de forma especial, seus desejos são prontamente atendidos e é poupada de experiências de frustração. II- Com a introdução paulatina dos primeiros contatos da convivência social, a escola contribui para que a criança chegue à vida adulta com o mínimo de desequilíbrios cognitivos e emocionais.
Paulo Freire é um estudioso mundialmente conhecido e que merece destaque no estudo da Pedagogia por sua vasta e relevante produção intelectual. Assinale a alternativa que esteja em consonância com a história de Freire. RESPOSTA: c. Foi perseguido, preso e exilado pelo regime militar brasileiro.
Segundo Meirieu (2006, p. 68), a escola constitui-se em um espaço e um tempo estruturados por um projeto específico de transmissão de conhecimento e de formação de cidadãos. Marque “V” para as afirmativas que estiverem de acordo com as ideias do autor e “F” para as que se opuserem ao que ele pensa sobre a escola. ( V) Faz-se necessária a exigência de precisão, de rigor e de verdade, a aprendizagem conjunta da constituição do bem comum e da capacidade de “pensar por si mesmo”. (F ) A atitude do professor deve ser de impedimento de indagações, ou seja, para que o aluno possa ter condições de aprender, é necessário que fique em silêncio, prestando atenção na fala do professor, e que concorde com ele sempre. ( F) Para aprender, as pessoas se envolvem em situação de incerteza e, no caso das aprendizagens escolares, não é permitido que a criança fique com dúvidas; isto lhe tira a concentração e causa indisciplina.( V) Na escola a criança aprende atitudes de saber esperar, colaborar e superar as dificuldades.

Outros materiais