Buscar

Seminario Qualidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SUBTENSÕES E SUAS CONSEQUÊNCIAS
Normalmente as subtensões são causadas pelas exigências de energia na inicialização de equipamentos elétricos tais como máquinas, elevadores, motores, compressores, ar condicionados, etc. Estes equipamentos, ao serem ligados, consomem grande quantidade de energia, provocando a queda de tensão por curtos espaços de tempo. 
Em dias quentes, principalmente na época de verão, quando sistemas de ar condicionados atingem seus picos de uso ou nos horários do início da noite quando a maioria dos chuveiros elétricos estão ligados, são os momentos mais prováveis da ocorrência de subtensões. 
Efeitos causados: 
Uma queda de tensão pode drenar a energia que um computador necessita para funcionar e causar diversos problemas, como por exemplo congelamentos do sistema, panes inesperadas resultando em perda de dados, arquivos corrompidos ou comprometimento de uma determinada parte do computador. 
Grande parcela dos equipamentos brasileiros continua sendo projetada para operar com o valor de 115/220V e tolerância de ±15%, ou seja, funciona com segurança dentro da faixa de 98 a 132V / 187 a 253V. Se o produto for de origem americana, ou produzido para consumo no mercado norte-americano, o valor nominal pode ser 120V ±15% (operam com segurança dentro da faixa de 102 a 138V).
Teoria - Conexão Shunt (Paralelo) A compensação shunt é a mais comum usada para bancos de capacitores. Ela é principalmente usada para melhorar o fator de potência, aumentar a tensão e reduzir as perdas no sistema. A regra geral para conectar um capacitor shunt é colocá-lo o mais próximo possível das cargas reativas. Dessa forma, não é necessário transmitir a energia reativa através dos transformadores existentes, linhas de transmissão, cabos, etc. O capacitor shunt gera potência reativa proporcional ao quadrado da tensão aplicada. Isto significa que o capacitor shunt não é tão adaptativo e auto-regulável quanto o capacitor série, mas por outro lado mais simples de instalar e usar e com preço consideravelmente menor. Capacitores shunt aumentam a tensão no ponto de conexão e é ainda mais freqüentemente conectado para níveis de tensão de distribuição e sub-transmissão. 
REFERENCIAS
FORUM DA CONSTRUÇÃO - 5 problemas na rede elétrica que afetam seus equipamentos. Disponivel em: <http://www.forumdaconstrucao.com.br/conteudo.php?a=28&Cod=1858 >. Acesso em 31-03-2018.
AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL - Módulo 8 PRODIST. Disponivel em: <http://www.aneel.gov.br/documents/656827/14866914/M%C3%B3dulo_8-Revis%C3%A3o_10/2f7cb862-e9d7-3295-729a-b619ac6baab9>. Acesso em 31-03-2018.
SMS - TENSÃO NA REDE - disponível em: <http://www.sms.com.br/respostas-sms/sobre-energia/disturbios-energia/tensao-na-rede/tensao-na-rede.asp>. Acesso em 31-03-2018.

Outros materiais