Buscar

Tipologias Textuais

Prévia do material em texto

Avaliando Aprend.: CCJ0130_SM_201702212696 V.1 
	Aluno(a): ANDRE RICARDO PEREIRA DE LIMA
	Matrícula: 201702212696
	Desemp.: 0,5 de 0,5
	11/04/2018 17:11:57 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201703102312)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Leia o trecho e marque a tipologia nele predominante:
É evidente que Maria de Lurdes foi exposta a constrangimento ao lhe ser exigido que abrisse sua bolsa na frente de todos os demais consumidores e tirasse tudo o que havia no seu interior. Ademais, segundo testemunhas,   suas faces ficaram rubras e começou  a chorar.
		
	
	Injunção
	 
	Argumentação
	
	Descrição
	
	Exposição
	
	Narração
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201703064168)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Analise o texto a seguir e identifique a resposta correta: Vontade de fazer; vontade própria; consciência; capacidade de decidir e se conduzir em decorrência da própria decisão. Quando relacionado a um crime - crime doloso - diz-se que a pessoa se conduziu por vontade própria, ou seja, tinha realmente a intenção de praticar aquela conduta. Entretanto, o dolo não está relacionado apenas às condutas criminosas, mas à vontade consciente da pessoa que pratica qualquer conduta. A adolescência é o período da vida em que a pessoa está adquirindo dolo, ou seja, capacidade de decidir e se conduzir por suas decisões, podendo ser responsabilizada por suas condutas.
		
	
	trata-se de uma narrativa simples.
	 
	o texto apresenta uma argumentação em defesa de uma tese.
	
	O texto trata de uma narrativa valorada.
	
	É uma narrativa e se apresenta em ordem alinear.
	
	O texto é uma narrativa e a sequência cronológica dos fatos é observada.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201703064201)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre os tipos de argumentos utilizados na redação jurídica, identifique a opção incorreta:
		
	 
	O argumento A Fortiori Apresentação de algo numa escala pequena para depois projetá-la numa escala maior. Trata-se, em geral, de um argumento não muito eficaz, visto que seu arcabouço lógico é contestável.
	
	O argumento de oposição apóia-se no uso dos operadores argumentativos concessivos e adversativos, essa estratégia permite antecipar as possíveis manobras discursivas que formarão a argumentação da outra parte durante a busca de solução jurisdicional para o conflito, enfraquecendo, assim, os fundamentos mais fortes da parte oposta.
	
	O argumento pró-tese caracteriza-se por ser extraído dos fatos e deve ser o primeiro argumento a compor a fundamentação simples;
	
	O argumento de autoridade é aquele constituído com base na legislação, na doutrina, na jurisprudência e/ou em pesquisas científicas comprovadas.
	
	O argumento de causa e efeito relaciona conceitos de causalidade e efeito com o objetivo de evidenciar as consequências imediatas de determinado ato (retirado das provas) praticado pelas partes.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201703317194)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale a tipologia a que pertence o fragmento abaixo:
Trata-se de recurso de apelação interposto por L.L.F. contra a sentença das fls. 481-91, que, nos autos da ação de investigação de paternidade que lhe move B.C.S., representado pro sua mãe, V.C.S., julgou procedente o pedido para declarar a paternidade do réu em relação ao autor e condenar aquele ao pagamento de alimentos no valor de dois salários mínimos mensais, devidos desde a concepção do demandante (agosto de 1989). Condenou, ainda, o réu ao pagamento das custas processuais e honorários advocatícios no valor de 20% sobre o valor da causa.
 
		
	
	Argumentação
	
	Descrição
	
	Injunção
	
	Dissertação
 
	 
	Narração
 
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201703051737)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A estrutura da narrativa é uma __________________ relacionados entre si de forma coerente, em que há uma ordem ______________ e ______________.
		
	
	sequência de fatos / argumentativa / casual.
	
	apresentação de teses / narrativa / argumentativa.
	
	relação de valores / casual / cronológica.
	 
	sequência de fatos / temporal / casual.
	
	descrição / linear / acronológica.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes