Buscar

Inovação tecnológica 02

Prévia do material em texto

INOVAÇÃO TECNOLOGICA
2a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 
	Exercício: CCT0758_EX_A2_201503669548_V1 
	25/03/2018 11:13:50 (Finalizada)
	Aluno(a): LUCIAN GOMES DOS SANTOS
	2018.1 EAD
	Disciplina: CCT0758 - INOVAÇÃO TECNOLOGICA 
	201503669548
	 
	Ref.: 201503973929
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Uma empresa ou organização, para desenvolvimento do processo de criação do conhecimento, precisa estabelecer condições básicas para desenvolvimento da espiral, oportunizando situações e ferramentas que facilitem as atividades cooperativas para criação e acúmulo de conhecimento em nível também individual. Identifique a única alternativa que NÃO pertence às condições básicas para o desenvolvimento da espiral:
		
	
	Redundância
	
	Intenção
	
	Flutuação
	
	Caos criativo
	 
	Dependência
	
	 
	Ref.: 201504556712
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	De acordo com o que foi visto, o conhecimento é o saber, a instrução e a informação, formando assim uma estrutura que pode ter vários significados. Podemos dividir o conhecimento em vários tipos, mas os que nos remetem ao assunto são o conhecimento tácito e o explícito, e cada um tem seu conceito baseado em uma vertente do conhecimento. Assinale a única alternativa que contém estes conceitos:
		
	
	O conhecimento explícito comporta todos os saberes da humanidade, é nele que são baseados todos os conhecimentos. O conhecimento tácito é aquele conhecimento que trazemos desde nossa infância.
	
	O conhecimento explícito é construído pelas nossas crenças, percepções, ideias, valores, emoções e modelos mentais. O conhecimento tácito é construído pela pesquisa, leitura e busca do conhecimento.
	 
	O conhecimento explícito é o tipo de conhecimento que pode ser transmitido de forma relativamente fácil de maneira formal entre os indivíduos. O conhecimento tácito é muito mais difícil de ser articulado e transmitido, pois envolve fatores pessoais.
	
	O conhecimento explícito é o tipo de conhecimento mais difícil de ser articulado e transmitido, pois envolve fatores pessoais. O conhecimento tácito é o tipo de conhecimento que pode ser transmitido de forma relativamente fácil de maneira formal entre os indivíduos.
	
	O conhecimento explícito é o tipo de conhecimento não que pode ser transmitido de forma relativamente fácil de maneira formal entre os indivíduos. O conhecimento tácito é muito mais difícil de ser articulado e transmitido, pois envolve fatores pessoais.
	
	 
	Ref.: 201503800261
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	No processo de criação do conhecimento a organização tem a função de fornecer o contexto apropriado para facilitar as atividades em grupo e também o acúmulo de conhecimento no âmbito individual. Quais as condições que promovem a criação da espiral do conhecimento ?
		
	
	intenção, autonomia, caos criativo, variedade de requisitos e compartilhamento do dos ativos intangíveis
	
	intenção, autonomia, flutuação, redundância de ordens por parte do gestor e variedade de requisitos
	
	intenção, dedicação, difusão interativa, caos criativo e redundância de requisitos
	 
	intenção, autonomia, flutuação, caos criativo, redundância e variedade de requisitos
	
	intenção, dedicação e difusão interativa do conhecimento
	
	 
	Ref.: 201504006129
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	"O conhecimento vai sendo construído passo a passo, garantindo a coerência com o que já se sabe, organizando os conceitos apreendidos, relacionando com fatos e situações reais." (CARVALHO, A. S. L. de. Transferindo Conhecimento Tácito: uma abordagem construtivista). 
A espiral da criação do conhecimento é formada por:
		
	
	Gestão do conhecimento, conhecimento explícito, conhecimento tácito e utilização.
	
	Criação, codificação, compartilhamento e apropriação coletiva.
	 
	Socialização, externalização, internalização e combinação.
	
	Idealização, esquematização, validação e aprendizagem.
	 
	Criação do conhecimento, construção de um arquético, difusão interativa e compartilhamento.
	
	 
	Ref.: 201504807946
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Para entrarmos no conceito relativo ao CHA, é necessário entendermos que assim como os conceitos relativos à Treinamento, Desenvolvimento e Educação possuem diversas definições, com o conceito de competências não é diferente. O CHA é um conjunto de:
		
	 
	Conhecimentos, Habilidades e Atitudes.
	
	Conhecimento, Harmonia e Atitude.
	
	Conhecimentos, Habilidades e Autoridade.
	 
	Criatividade, Habilidades e Ação.
	
	Conhecimentos, Harmonia e Ação.
	
	 
	Ref.: 201504449144
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Takeuchi e Nonaka (2008) apontam algumas condições para que a criação do conhecimento individual e em grupo seja facilitada.
Associe corretamente a coluna da esquerda com as respectivas condições apontadas:
	Intenção
Autonomia
Flutuação e caos criativo
Redundância
Variedade de requisitos
	(   ) Para os dois autores, a variedade é promovida se os membros internos possuem acesso rápido e o mais direto possível a uma gama de informações.
(   ) Os indivíduos devem ter liberdade para agir de forma autônoma, sendo limitados apenas por circustâncias de fato necessárias. Ainda, é essencial motivação própria para gerar e adquirir conhecimento.
(   ) A desordem aparente do ambiente externo à empresa pode ser um estímulo poderoso para que os membros internos busquem aprender e se renovar. Da mesma forma, pode-se imprimir intencionalmente uma sensação de crise, provocando respostas inusitadas diante de um contexto desafiador.
(   ) No nível organizacional, é necessário haver vontade para se atingirem metas bem definidas e visão clara sobre o conhecimento que se quer desenvolver.
(   ) Deve-se haver sobreposição e excesso de informações e responsabilidades. Para que o conhecimento seja criado, conceitos e informações de utilidade não imediata devem estar à disposição dos indivíduos. Outra prática importante é a rotação de pessoal por diversas áreas, promovendo a aquisição de múltiplas perspectivas.
 
 
		
	
	2, 1, 5, 3, 4
	 
	5, 2, 3, 1, 4
	
	1, 2, 4, 3, 5
	
	1, 5, 4, 2, 3
	
	3, 2, 1, 5, 4
	
	 
	Ref.: 201503973918
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Segundo Nonaka e Takeuchi, existem diferenças básicas entre o pensamento japonês e o ocidental sobre o conhecimento. Essas diferenças residiriam no fato do pensamento ocidental ter uma compreensão estreita do que seja conhecimento, consequentemente, também dos meios para a sua exploração, e de não ter se desvencilhado do dualismo cartesiano impregnado no pensamento ocidental. Para os japoneses, o conhecimento vai além dos dados quantificáveis e das informações codificadas, e o dualismo estaria presente em separações, tais como tácito e explícito, corpo e mente, individual e organizacional, burocracia e força-tarefa, racionalismo e empirismo, planejamento e implementação, entre outros. A proposta principal do trabalho desses autores foi formular uma nova teoria sobre a criação de conhecimento no âmbito organizacional. Para isso, eles investigaram três dimensões do tema: ontológica, epistemológica e temporal. Investigaram também as condições necessárias para a sua criação e exploração.
I. Dimensão ontológica - Está fundamentada no ser e na construção do conhecimento pelo indivíduo, independente do modo pelo qual se manifesta.
II. Dimensão epistemológica - Está fundamentada no conhecimento, na distinção entre o conhecimento tácito e o explícito. Essa teoria estudou a interação entre o conhecimento tácito e o explícito, identificando quatro modos de conversão.
III. Dimensão temporal - Quando as interações na dimensãoontológica e epistemológica se sobrepõem ao longo do tempo (terceira dimensão desta teoria), é formada a espiral do conhecimento, que representa a dinâmica do processo de criação do conhecimento.
Marque a alternativa correta:
		
	 
	Todas as sentenças estão corretas.
	
	Apenas a sentença III está correta.
	
	Apenas as sentenças I e II estão corretas.
	
	Apenas as sentenças II e III estão corretas.
	
	Apenas a sentença I está correta.
	
	 
	Ref.: 201504829201
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Como se chama o conhecimento armazenado em livros ou em outras mídias?
		
	
	Conhecimento espontâneo.
	
	Conhecimento empírico.
	
	Conhecimento prático.
	
	Conhecimento tácito.
	 
	Conhecimento explícito.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes