A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
Apol 01   Principios de Mecânica e Resistência dos Materiais   NOTA 100 (1)

Pré-visualização | Página 1 de 1

Apol 01 - Principios de Mecânica e Resistência dos Materiais – NOTA 100
Questão 1/10
O pascal (Pa) é uma unidade de pressão muito pequena. Dado que  e a pressão atmosférica no nível do mar é de ,   quantos pascais, aproximadamente, seriam equivalentes a metade da pressão atmosférica?
	
	A
	202650 Pa
	
	B
	50,66 x 103 Pa
	
	C
	5066625 Pa
	
	D
	50,6625 Pa
Questão 2/10
Determine a intensidade da força resultante que atua sobre o pino e sua direção, medida no sentido horário a partir do eixo  " x" positivo. 
	
	A
	
	
	B
	
	
	C
	
	
	D
	
Questão 3/10
Os membros AC e AB suportam a caixa de 100 kg. Determine a força de tração desenvolvida em cada membro. 
	
	A
	
	
	B
	
	
	C
	
	
	D
	
Questão 4/10
Como veremos adiante, treliças são comumente utilizadas na construção civil e em estruturas. Seus membros são conectados a placas de ligação, como a da figura a seguir:
	
	A
	
	
	B
	
	
	C
	
	
	D
	
Questão 5/10
Um restaurante decide aproveitar um sistema de fios e anéis que possui para pendurar um candelabro de 50 kg, conforme a figura a seguir:
Em qual fio é desenvolvida a tensão máxima? Qual a intensidade da tração?
	
	A
	FBC = 228 N
	
	B
	FBD = 440 N
	
	C
	FAB = 622 N
	
	D
	FBD = 690,5 N
Questão 6/10
Para retirar pregos cravados na madeira, é comum que se utilize um martelo como uma alavanca que provoca momento, conforme a figura a seguir:
Sabendo que F = 1000 N , determine o momento dessa força em relação ao ponto .
	
	A
	- 450 Nm
	
	B
	450 Nm
	
	C
	- 452,2 Nm
	
	D
	452,2 Nm
Questão 7/10
Uma força horizontal de 30 N é aplicada perpendicularmente ao cabo da chave de soquete. Determine a intensidade do momento criado por essa força em relação ao ponto "0". Dica: utilize a notação vetorial para determinar o momento.
	
	A
	2,41 Nm
	
	B
	3,76 Nm
	
	C
	5,45 Nm
	
	D
	6,41 Nm
Questão 8/10
O piso causa momento de binário sobre as escovas de uma enceradeira doméstica, conforme a figura a seguir:
Sabendo que MA = 45 Nm e que MB = 30 Nm, determine a intensidade das forças do binário que precisam ser desenvolvidas pelo operador sobre os punhos, de modo que o momento de binário resultante sobre a enceradeira seja zero.
	
	A
	10 N
	
	B
	33,1 N
	
	C
	50 N
	
	D
	57,3 N
Questão 9/10
Na mecânica estática, corpos rígidos recebem um tratamento diferente de partículas, já que suas dimensões e geometrias são incluídas nos problemas. Para garantir o equilíbrio de um corpo rígido, quais são as condições necessárias e suficientes?
	
	A
	A soma das forças que agem sobre o corpo deve ser zero. A soma dos momentos de todas as forças no sistema em relação a um ponto, somada a todos os momentos de binário deve ser zero;
	
	B
	A soma dos momentos de todas as forças no sistema em relação a um ponto deve ser zero;
	
	C
	A soma dos momentos de todas as forças no sistema em relação a um ponto, somada a todos os momentos de binário deve ser zero;
	
	D
	A soma dos momentos de todas as forças no sistema em relação a um ponto, somada a todos os momentos de binário deve ser zero. Não é necessário que a soma de forças seja zero, desde que as forças não gerem momento;
Questão 10/10
Engenheiros lançam mão de modelos para obter soluções apropriadas para os problemas. Em estática, é necessário conhecer os tipos de apoio mais comumente utilizados, bem como as restrições por eles impostas. Quais são as restrições de movimento impostas, respectivamente, por apoios do tipo fixo, rolete e pino?
	
	A
	Translação na direção vertical; translação nas direções vertical e horizontal; translação nas direções vertical e horizontal e rotação;
	
	B
	Translação nas direções vertical e horizontal e rotação; translação na direção horizontal; translação na direção vertical;
	
	C
	Rotação; translação na direção vertical; translação nas direções vertical e horizontal;
	
	D
	Translação nas direções vertical e horizontal e rotação; translação na direção vertical; translação nas direções vertical e horizontal;