Buscar

Pim ii unip 24 05 2012

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pim ii unip
 de dsampaio | trabalhosfeitos.com
 UNIP
Plano Estratégico da Tecnologia da Informação (PETI)
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR:
SISTEMA COMPUTACIONAL PARA DEFICIENTES VISUAIS EM ESCOLAS DE 1° A 4° SÉRIE
UNIP
PROJETO INTEGRADO MULTIDICIPLINAR
CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA
SISTEMA COMPUTACIONAL PARA DEFICIENTES VISUAIS EM ESCOLAS DE 1° A 4° SÉRIE
NOME:
Dennys de Lima Sampaio
RC2
2° SEMESTRE 2011
Trabalho referente à disciplina PIM (Projeto Integrado Multidisciplinar), como requisito para conclusão do Curso de Gestão em Tecnologia da Informação, apresentado à Universidade Paulista – UNIP
Resumo
Conforme documentação fornecida pela UNIP em relação ao desenvolvimento do Projeto Integrado Multi Disciplinar - PIM, Tenho como objetivo “Fazer um projeto de arquitetura e sistema operacional de computador didático para deficientes visuais destinado para o uso em comunidades carentes, e escolas de primeira à quarta série do ensino fundamental” e, idealizei desenvolver um sistema (hardware/software/aplicação de integração) que alinhasse os objetivos sociais/ambientais com a terminologia e objetivos proprietários da disciplina de TI deste curso.
Com base neste diagrama inicial (sociais, ambientais e tecnológicos), reunimos os pontos essenciais para contemplar o escopo do projeto, explanando e realizando análise crítica dos dados e fluxos a fim de obter um direcionamento para o planejamento e implementação das atividades propostas.
Este projeto tem como principal objetivo suportar a base da alfabetização de crianças portadoras de deficiência visual de forma informatizada, utilizando tecnologias de ponta como softwares deleitura com comandos de voz, realizando a inclusão destas crianças no mundo digital aliado a um programa pedagógico dando uma diretriz diferenciada para que o resultado da formação pessoal seja mais humano, ético e desenvolvido.
Abstract
According to documentation provided by UNIP in relation to the development of the Multi-Disciplinary Integrated Project-PIM, we aim to "idealize a system architecture design and operation of an educational computer designed for the visually impaired for use in schools from first to fourth grade in underserved communities "and develop an idealized system (hardware /software/application integration) that aligns the goals of social /environmental objectives with the terminology and owners of IT discipline this course.
This project has as main objective to support basic literacy of visually impaired children in computerized form, using technologies such as reading software with voice commands, making the inclusion of these children in the digital world combined with an educational program providing a guideline differentiated so that the result of personal training is more humane, ethical and developed.
FOLHA DE APROVAÇÃO
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR:
SISTEMA COMPUTACIONAL PARA DEFICIENTES VISUAIS EM ESCOLAS DE 1° A 4° SÉRIE
Aprovado em:
	
BANCA EXAMINADORA
	
________________________________ ___/___/______
Prof.
Universidade Paulista – UNIP JAGUARÉ
	
________________________________ ___/___/______
		Prof.
Universidade Paulista – UNIP JAGUARÉ
	
________________________________ ___/___/______
		Prof.
Universidade Paulista – UNIP JAGUARÉSUMÁRIO
1.	Introdução	7
1.1.	Público Alvo	7
1.2.	Inclusão Digital	8
2.	Softwares	10
2.1.	Sistema Operacional	10
3.	NVDA (NonVisual Desktop Access)	17
4.	Softwares de Apoio	20
4.1.	OpenOffice.org	20
4.2.	Skype	20
4.3.	Firefox	21
4.4.	Thunderbird	22
4.5.	Avira AntiVir Personal	22
5.	Softwares Complementares	24
5.1.	Software de Apoio Educacional	24
6.	Network	30
6.1	Escola	30
6.2	Central	33
7.	Hardware	37
7.1	Servidor	38
7.2	Notebooks	40
7.3	Nobreak	41
7.4	Impressoras	42
7.5.	LIife Chat LX-3000	44
7.6.	Microsoft Comfort Optical Mouse 1000	46
7.7.	Rack S4T 19”	47
8.	Custos	48
9.	Referências	51
 1. 
 1. Introdução
A implementação através do Projeto Digital para Todos é criar e gerir um sistema onde teremos uma rede de computadores, servidor dedicado, estações de trabalho e softwares para suportar a alfabetização de crianças carentes portadoras de deficiência visual “ABLE”.
O sistema de Gestão proposto reunirá softwares que permitirão aos educadores uma gama diferenciada de ferramentas para suprir necessidades específicas como, por exemplo, a inclusão digital, exercício de raciocínio e integração de forma controlada das crianças com a Internet.
O objetivo desta dissertação é que ao final de seu desenvolvimento seja apresentada uma tecnologia assistiva para sistemas operacionais “livres” no idioma português do Brasil e que com a disponibilização desse recurso seja eliminada definitivamente a barreira para que DVs possam também migrar para o SL. 
Como parte integrante do desenvolvimento dessa tecnologia, essa dissertação apresenta também o desenvolvimento de um modelo compacto decomputador pessoal (construído visando redução de tamanho, peso e principalmente redução de custo) e os resultados de testes realizados com usuários voluntários na utilização do software apresentado. O objetivo desse modelo de utilidade (computador pessoal compacto) é possibilitar que essa tecnologia possa ser facilmente transportada da casa para a escola ou da casa para o trabalho, dispensando assim altos investimentos na aquisição de notebooks.
 2.1. Público Alvo
Crianças de comunidades carentes portadoras de deficiência visual (ABLE), de 1° a 4° séries do ensino fundamental que utilizam a rede pública de ensino fornecida pelo Estado – consideramos Estado SP e Cidade São Paulo Capital, Zona Oeste, Bairro Jaguaré como implementação do projeto piloto. Estamos considerando também possivelmente contemplar a implementação não só na unidade de ensino piloto elegível como também em uma unidade C.E.U. Do bairro. Professores e Coordenadores Pedagógicos também serão usuários do sistema contribuindo com o direcionamento educacional.
 2.2. Inclusão Digital
O conceito de inclusão digital está ligado ao da inclusão social, pois atualmente o computador é uma ferramenta de aquisição e aprimoramento do conhecimento, possibilitando o acesso à educação, ao trabalho e ao entretenimento (FERREIRA, 2004).
'Inclusão digital' é gerar igualdade de oportunidades na sociedade da informação. A partir da constatação de que o acesso aos modernos meios de comunicação, especialmente a Internet, gera para o cidadão um diferencial no aprendizado e na capacidade de ascensão financeira e com a percepção de que muitos brasileirosnão teriam condições de adquirir equipamentos e serviços para gerar este acesso, há cada vez mais o reconhecimento e o empenho (governamental, social, técnico, econômico) de se encontrar soluções para garantir tal acesso. Com isto pretende-se gerar um avanço na capacitação e na qualidade de vida de grande parte da população, bem como preparar o país para as necessidades futuras. (PARAGUAY, 2001)
Para se conseguir a inclusão digital tem que se trilhar um caminho que não é tão simples. A disponibilização de equipamentos e serviços à população pode ser feita através da determinação política e recursos financeiros, porém, ela se tornará inútil se a população não puder fazer uso delas, por falta de treinamento, habilidade ou incapacidade física (CARVALHO, 2003).
A cada avanço da tecnologia digital, mais e mais pessoas deixam de ter acesso às informações trazidas por meio dessa nova tecnologia, estes indivíduos são denominados excluídos da sociedade da informação. Alguns dos motivos que levam a essa exclusão digital são os fatores econômicos, educacionais, de deficiência física ou cognitiva (CARVALHO, 2003).
A falta de acesso às informações e conhecimentos fornecidos pelo crescimento das redes globais de informação
e comunicação amplia as consequências da exclusão digital. A divisão entre os que têm acesso e os chamados excluídos se estende além do uso de computadores e telefones, refletindo as diferenças econômicas e sociais (FERREIRA, 2004).
Acessibilidade de deficientes visuais no Brasil
No Brasil, várias iniciativas que visam o aumento da acessibilidade dos deficientes às tecnologias já estão sendo estudadas eimplementadas. Um exemplo é o Decreto 5296, de dois de dezembro de 2004, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. 
De acordo com o art. 47 desse Decreto, no prazo de até doze meses a contar da data de publicação do Decreto, é obrigatória a acessibilidade nos portais e sítios eletrônicos da administração pública na rede mundial de computadores (internet), para o uso das pessoas portadoras de deficiência visual, garantindo-lhes o pleno acesso às informações disponíveis.
Para garantir essa acessibilidade, pode-se seguir o documento “Web Content Accessibility Guidelines 1.0 – WCAG 1.0” (“Recomendações para a acessibilidade do conteúdo da web 1.0”) da WAI (Web Accessibility Initiative ¹). Essas recomendações explicam como tornar o conteúdo web acessíveis a pessoas com deficiências (WAI, 2005).
Ainda no art. 47 do Decreto, os tele centros comunitários instalados ou custeados pelo Governo Federal, Estadual, Municipal ou do Distrito Federal devem possuir instalações plenamente acessíveis e, pelo menos, um computador com sistema de som instalado, para uso preferencial por pessoas portadoras de deficiência visual.
Esses teles centros são locais públicos instalados nas áreas periféricas dos municípios e são voltados à democratização da informática. Nestes espaços livres, o usuário pode navegar livremente pela web, fazer pesquisas, ler notícias, participar de bate-papos, redigirem documentos e currículos, enviar e receber e-mails.
Além desses projetos amparados pelo governo, existem outras iniciativas que ajudam efacilitam a utilização dos computadores pelos portadores de deficiência visual.
1 Web Accessibility Initiative: Iniciativa da acessibilidade na web.
 2. Softwares
O software do projeto contemplará as seguintes plataformas operacionais:
 * Ubuntu Server
 * Ubuntu Desktop 11.04
 * Framework Interface NVDA
 * Softwares de Apoio
 * Software Educacional
 * Hardware 
 3.3. Sistema Operacional
 3.4. Ubuntu Server 
 1. 
 2. 
 3.1. 
Introdução
Suportado em mais de mil plataformas — e com mais aplicativos disponíveis do que qualquer outro sistema operacional aberto — o Ubuntu Server permite o uso de um sistema operacional para toda a sua empresa, incluindo os aplicativos mais exigentes.
Segurança
O Ubuntu Server 10 fornece recursos avançados que permitem que você proteja os seus sistemas e consolide serviços com a paz na mente.
Destaques
O Sistema Operacional Ubuntu Server é o mais seguro no planeta. O gerenciamento de usuários e de direitos de processo trabalha em conjunto com Ubuntu Server Containers para deixá-lo hospedar com milhares de aplicações e múltiplos clientes no mesmo sistema. Os administradores de segurança podem minimizar e fortificar o Ubuntu Server melhor do que antes para implementar uma fundação segura para disponibilizar serviços. O Ubuntu Server Trusted Extensions é uma parte padrão de Ubuntu Server e permite que clientes que têm exigências de regulamentos específicos ou proteção de informações de tirar proveito de recursos de Labeling anteriormente só disponíveis em sistemas operacionais ou aparelhos altamente especializados.
 *Permite controle de acesso obrigatório rígido requisitado por instituições do governo e financeiras que usam Ubuntu Server Trusted Extensions
 * Verificar a integridade do seu sistema usando Ubuntu Server Secure Execution e recursos de verificação de arquivo
 * Reduzir o risco ao conceder só os privilégios necessários com o Gerenciamento de Usuários e Direitos de Processos
 * Simplificar a administração usando Ubuntu Server Cryptographic and Key Management Frameworks baseados em open Standards para arquivo e criptografia de rede
 * Proteger o seu sistema contra ataques utilizando o perfil de network Secure by Default, firewall de Filtro de IP, Empacotadores de TCP e encriptação IPsec/IKE.
Escolha da Plataforma
Os Ubuntu Server oferecem o último na flexibilidade de plataforma, deixando-o dirigem o mesmo OS nos seus desktops e através do seu centro de dados em SPARC e plataformas x64/x86.
Destaques
Você pode rodar o Sistema Operacional Ubuntu Server com papéis e em áreas de aplicação diferenciados em sua organização de TI devido ao seu suporte de plataforma extenso. No Data Center, o Ubuntu Server fornece suporte robusto, 24 horas por dia para aplicações de infra-estrutura da empresa principais. Serve como uma plataforma altamente escalável para serviços de Web, fornecendo uma fundação ideal para rodar o Sistema Sun Java Enterprise, Apache, Tomcat, ou softwares de soluções de Web JBOSS. No desktop, com o Sistema Sun Java Desktop totalmente integrado, Ubuntu Server permite que power users e desenvolvedores tirem proveito de recursos avançados e produtividade de escritório e ferramentas dedesenvolvedor com valor agregado e custo-eficiente.
Recurso e paridade API entre o Sistema Operacional Ubuntu Server rodando em sistemas baseados em x64/x86 e sistemas baseados em SPARC.
 2.3. Ubuntu Desktop 11.04
Introdução
O Ubuntu 11.04 oferece vários recursos. O seu excelente desempenho global: que inclui inicialização e reinício mais rápidos, além de aplicativos com alta capacidade de resposta: cria condições para uma ótima experiência do usuário. 
Para a maioria dos computadores que atendem aos requisitos mínimos de hardware recomendados Ubuntu é o melhor sistema operacional já criado. Este informe oficial aborda alguns dos principais aperfeiçoamentos no desempenho e performance dos serviços e destaca algumas das questões que você deve ter em mente ao avaliar a configuração de um sistema. 
Memória e desempenho
O Ubuntu recomenda que os computadores que irão executar o seu S.O tenham no mínimo 128 megabytes (MB) de memória de acesso aleatório (RAM) instalada. Para este tamanho de memória, o Ubuntu tem demonstrado ser bastante superior às versões anteriores. O desempenho fica ainda melhor com recursos adicionais, especialmente quando são executados aplicativos multimídia que consomem bastante memória. Muitos usuários desejarão expandir a memória de seus computadores para tirar proveito dos aplicativos multimídia e obter um desempenho ainda melhor.
Entrada e saída de periféricos
No Ubuntu, cada entrada/saída (E/S) de disco pode exigir que a cabeça do disco seja movida para um novo local e que o disco gire um pouco. O resultado é que os discos de computador comuns podem completar apenas80 a 100 E/S por segundo. Os discos de laptop costumam ser ainda mais lentos. Essa baixa taxa de E/S prolonga consideravelmente o tempo de inicialização. 
O Ubuntu melhora esse processo de E/S organizado inadequadamente, "buscando antecipadamente" muitas operações do sistema operacional no mesmo tempo que os dispositivos estão sendo inicializados. Desta forma, a E/S pode ser sobreposta ao processo de inicialização do dispositivo. O resultado é que o código que está sendo executado e os dados que devem ser lidos durante a inicialização podem ser dispersos no disco, sem causar efeitos perceptíveis no desempenho do tempo de inicialização. 
O processo
Para que ocorra a inicialização de aplicativos, o sistema operacional deve encontrar recursos de memória suficientes para o novo programa e código do programa e para os dados a serem lidos do disco. O Ubuntu inspeciona o início de cada aplicativo para saber quanta
memória será exigida e o que será necessário no disco. O mecanismo é o mesmo usado para obter uma inicialização e logon rápidos. A velocidade de início de um aplicativo geralmente dependerá da quantidade de E/S necessária e da eficiência com a qual a E/S é controlada. 
Prevendo a E/S necessária
Na paginação por demanda comum, pequenas quantidades de texto ou dados são buscadas em todo o disco. A E/S organizada inadequadamente causa perda de tempo devido às buscas e rotações do disco. Ao inspecionar cada início, o Ubuntu pode prever com precisão quanta E/S será necessária e emitir centenas de solicitações simultaneamente. Essas solicitações são classificadas, o que permite que sejam processadassem buscas e rotações extras. Com o código e os dados necessários já colocados na memória, o aplicativo pode ser iniciado sem ter que aguardar o envio do próximo componente em falta do disco. 
Os padrões de acesso a arquivos no início dos aplicativos são usados para otimizar periodicamente o layout dos arquivos no disco; o layout melhorado reduz o tempo de busca e proporciona início e uso contínuo ainda mais rápido. 
Gerenciamento de recursos
O gerenciamento de recursos (que inclui o gerenciamento da memória, da CPU e da E/S) é uma das principais tarefas de um sistema operacional. O gerenciamento de recursos adequado: visando evitar que atividades dispendiosas e desnecessárias interfiram na capacidade de resposta do computador: é a chave para o bom desempenho. O Ubuntu é baseado no núcleo Microsoft Windows NT® e compartilha boa parte de sua abordagem de gerenciamento de recursos com as versões anteriores do Windows.
Auto Ajuste
O Ubuntu é ajustado para tirar mais proveito do hardware atual. Em muitos casos, o Ubuntu pode adaptar-se, implementando assim um maior grau de auto ajuste. Isso permite que você usufrua um melhor desempenho com menor sobrecarga administrativa. 
Apesar de o Ubuntu ter herdado muito de sua infraestrutura de gerenciamento de recursos do Ubuntu, existem várias áreas em que ele consegue um grau ainda maior de auto ajuste que as versões anteriores do Windows. Por exemplo: Além da busca antecipada, verifique como o Ubuntu tenta corresponder os efeitos visuais da interface do usuário com os recursos de computadores distintos. Existem diversos efeitos, como animações, aplicação desombras e esmaecimento de menus, que têm o potencial de interferir no tempo de resposta se não puder ser processada rápida o bastante em um determinado computador. Para evitar esse problema, o Ubuntu avalia os recursos do sistema durante a instalação e ajusta as configurações da interface do usuário de acordo. 
Gerenciamento da memória
O Ubuntu, como a maioria dos sistemas operacionais modernos, usa memória virtual. A memória virtual é criada aumentando-se a memória física atribuída a um aplicativo com o fornecimento de espaço adicional na unidade de disco rígido do computador. O sistema operacional pode atribuir memória a um aplicativo, mas não necessariamente o bastante para atender todos os acessos desse aplicativo à memória. Em vez disso, alguns acessos serão detectados pelo hardware, que reorganizará uma parte da estrutura da memória. Ao antecipar corretamente os padrões de uso de um conjunto de aplicativos, o sistema operacional permite que o computador opere com muito menos memória física calculando qual a combinação de memória física e virtual necessária para atender os requisitos de memória desse conjunto de aplicativos. 
Isso é semelhante a um malabarista equilibrando várias bolas. Embora o malabarista tenha apenas duas mãos, ele certifica-se de que uma delas sempre esteja preparada quando uma bola descer. Um malabarista equilibrando cinco bolas não precisa ter cinco mãos, nem o computador precisa de um megabyte de RAM física para cada megabyte acessado por um aplicativo. 
O Ubuntu: da mesma forma que o Windows 2000 : verifica regularmente se a memória atribuída a um determinado aplicativorealmente está sendo usada e faz uma estimativa para cada aplicativo indicando a quantidade de memória que poderia ser retirada sem afetar o desempenho. É mantida uma reserva de memória disponível para ser usada quando necessário. Quando essa reserva diminui muito, ela é reabastecida excluindo-se conjuntos de trabalho. Essas estimativas são usadas como diretrizes para determinar de onde a memória deve ser retirada.
O custo da memória virtual
A implementação da memória virtual tem um custo. Quando o sistema operacional não consegue antecipar corretamente as necessidades de um aplicativo, o "bit de reorganização de memória" mencionado anteriormente geralmente incluirá um bit de E/S do ou para o disco. Qualquer E/S de disco é cara. 
Os discos comuns de computadores de mesa geralmente estão limitados entre 80 a 100 E/S aleatórias por segundo. Os discos de laptop costumam ser ainda mais limitados. Cada erro no gerenciamento da memória é levado em conta contra esse limite. Se ocorrerem muitos erros, será observado um aumento no tempo necessário. Aumentando a memória física instalada fica mais fácil evitar esses erros; caso contrário, será difícil evitá-los. 
As E/S relacionadas à memória virtual normalmente causam os maiores impactos que você irá experimentar. Portanto, a adição de memória a um computador é amaneira mais fácil e eficiente de melhorar o seu desempenho. 
Como o Ubuntu controla o gerenciamento de memória
A utilização de memória virtual em diversas operações, obtida durante o rastreamento de uma carga de trabalho de execução demorada em execução no Ubuntu. A carga de trabalho envolve aplicativosde produtividade do Office e navegação na Web. As operações incluem atividades como iniciar aplicativos, salvar e imprimir documentos e abrir arquivos e páginas da Web. A memória virtual mostrada representa a quantidade de memória disponível para manter todos os códigos e dados usados na operação, juntamente com todos os recursos de memória que ficam bloqueados de forma mais ou menos permanente na memória do computador. A memória virtual está dividida da seguinte forma: 
O espaço usado pelos aplicativos. Pode variar de muito pouco (para operações que dependem quase que totalmente dos serviços do sistema; como abrir uma página da Web) a muito (como quando um aplicativo é iniciado e deve inicializar a si próprio).
 3. 	NVDA (NonVisual Desktop Access) 
Recursos Gerais
Fornecendo feedback pelo discurso sintético, o NVDA (NonVisual Desktop Access) permite pessoas com baixa visão e deficiência visual acessar e interagir com o Sistema Operacional Ubuntu Desktop 11.04 e muitas outras aplicações.
Os maiores destaques são:
 * Capacidade de ser executado inteiramente através de um pendrive ou outras mídias portáteis sem a necessidade de instalação.
 * Instalador com discurso sintético fácil de usar.
 * Navegação na web com Mozilla Firefox 3.
 * Funciona com o programa de correio eletrônico Mozilla Thunderbird 2.
 * Suporte imediato para Internet Explorer.
 * Suporte básico para Microsoft Outlook Express.
 * Suporte para Microsoft Word e Excel.
 * Suporte para aplicações acessíveis em Java.
 * Suporte imediato para Adobe Reader.
 * Suporte imediato para IBM Lotus Symphony.
 *Suporte para o comando prompt do Ubuntu e aplicações de console.
 * Anúncio automático de texto sob o mouse e indicação audível opcional da posição do mouse.
 * Suporte Braille para displays com drivers braille da Freedom Scientific ou BRLTTY.
Internacionalização
São importantes que pessoas em qualquer lugar do mundo, não importando a língua falada, tenham acesso as mesmas tecnologias. Atualmente, o NVDA foi traduzido em mais de 20 línguas incluindo o português brasileiro.
Suporte de Sintetizador de Discurso
À parte do fornecimento das suas mensagens e interface em várias línguas, NVDA também pode permitir ao usuário ler o conteúdo em
qualquer língua, para tanto é necessário possuir um sintetizador de discurso que pode falar aquela determinada língua.
O NVDA vem com eSpeak, um sintetizador de discurso multilíngüe gratuito e open-source. Adicionalmente, NVDA pode usar tanto SAPI4 e SAPI5 como máquinas de discurso para fornecer a produção de discurso, bem como o sintetizador de discurso Audiologic.
Suporte Braille
Para usuários que possuem um display regenerável de braile, o NVDA pode produzir a sua informação em braile. O NVDA suporta displays Freedom Scientific Pacmate e Focus, displays Handy Tech, e muitos outros suportados pelo pacote BRLTTY se disponível.
Inovação e Experimentação
O NVDA não é restrito por uma necessidade de seguir tendências e exigências de mercado. Os leitores de tela comerciais implementam características realmente boas, mas às vezes isto é influenciado pelo que o mercado quer, e não o que será realmente útil para o usuário. O NVDA pode não ser sempre tão estável como outrosleitores de tela, mas ele pode atuar certamente como um instrumento de teste experimental. Ele pode testar facilmente e rapidamente novas idéias e características possivelmente não vistas em outros leitores de tela para o Sistema Operacional Ubuntu Desktop 11.04. Um exemplo disto é a capacidade de NVDA de usar bipes para comunicar ao usuário que uma barra de progresso está movendo. 
Design e Implementação
O NVDA é escrito na linguagem de programação Python, e construído com um desenho modular, e a maior parte do seu código pode ser facilmente entendido e acrescentado para apoiar novos programas e/ou controles no Ubuntu. Os Módulos de Aplicação podem ser escritos para acrescentar um suporte geral para uma aplicação específica, os buffers virtuais podem ser escritos para permitir que o NVDA exponha documentos complexos ou outros dados, e os Objetos de NVDA podem ser escritos para acrescentar o suporte de controles específicos para Windows. O NVDA sempre tenta fazer controles e elementos de um programa ou Sistema Operacional, tão acessível quanto possível	, para que o usuário possa buscar ativamente qualquer informação que eles necessitam. O NVDA não é tão preocupado com características especiais como filtração e anunciação de determinada informação ele pensa que o usuário pode querer saber.
Para comunicar-se com o Sistema Operacional e programas, o NVDA usa uma mistura de funções de Sistema Operacional, tais como Ponte de Acesso de Java e interfaces de programação específicas fornecidas por certas aplicações. O NVDA não usa nenhum driver especial de Vídeo Intercept ou expõem ganchos, e sempre tentarão ganhartanta informação das interfaces específicas da Acessibility quanto possível, antes de recorrer a outros meios.
Licença e Copyright
Os contribuidores de NVDA possuem o copyright 2006-2009 de NVDA.
O NVDA é coberto pela Licença de Grande Público de GNU (a Versão 2). Sinta-se a vontade para compartilhar ou modificar este software de qualquer modo que você queira contanto que você distribua a licença junto com o software, e coloque todo o código-fonte à disposição de qualquer um que o queira. Isto aplica-se tanto ao original como às cópias modificadas do software, mais qualquer software que usa o código tomado deste software. Para mais detalhes, você pode examinar a licença completa.
 4. Softwares de Apoio
 4.1. OpenOffice.org
O OpenOffice.org é uma suíte de aplicativos para escritório multiplataforma, sendo distribuída para Microsoft Windows, Unix, Solaris, Linux e Mac OS X de forma gratuita. A suíte usa o formato ODF (OpenDocument) e é compatível com o formato do Microsoft Office.
O OpenOffice.org é baseado em uma antiga versão do StarOffice, o StarOffice 5.1, adquirido pela Sun Microsystems em Agosto de 1999. O código fonte da suíte foi liberado dando início a um projeto de desenvolvimento de um software de código aberto em 13 de outubro de 2000, o OpenOffice.org. O principal objetivo era fornecer uma alternativa de baixo custo, de alta qualidade e de código aberto.
O OpenOffice.org é compatível com os formatos de arquivo do Microsoft Office. Por ser um software gratuito e de código aberto, será instalado por padrão no projeto PC Conectado, no qual microcomputadores a preços populares serãovendidos para pessoas de baixa renda no Brasil, com subsídios oferecidos pelo Governo. Também em Portugal o computador Portátil Magalhães é distribuído a todos os alunos das escolas do primeiro ciclo com o OpenOffice.org.
 4.2. Skype
Skype é um software que permite comunicação de voz, vídeo e texto grátis pela Internet através de conexões de voz sobre IP (VoIP).
Voz sobre IP, também chamado VoIP, telefonia IP, telefonia Internet, telefonia em banda larga e voz sobre banda larga é o roteamento de conversação humana usando a Internet ou qualquer outra rede de computadores baseada no Protocolo de Internet, tornando a transmissão de voz mais um dos serviços suportados pela rede de dados.
Características
 * Comunicação ilimitada e grátis para outros usuários Skype no mundo inteiro.
 * Qualidade de som.
 * Pode exigir configuração em alguns antivírus e firewalls, que bloqueiam portas de acesso.
 * A lista de contatos do Skype mostra quando seus amigos estão online e disponíveis para falar ou conversar.
 * Com o Skype você pode fazer bate papo, enviar arquivos e conversar com muitas pessoas ao mesmo tempo numa conferência.
 * Skypecast é um serviço grátis do Skype que permite conversas com até cem pessoas ao mesmo tempo.
 * Partilhar e trabalhar o mesmo arquivo entre dois utilizadores Skype.
 * SkypeFind é o novo serviço do Skype que lhe permite obter informações sobre estabelecimentos comerciais.
 4.3. Firefox
A web está sempre inovando, e o Firefox 3 segue esse ritmo com dezenas de novos recursos, incluindo o campo de endereço inteligente, favoritos em um clique e incrívelvelocidade.
O navegador mais seguro
A sua segurança é a nossa maior prioridade. O Firefox inclui recursos anti-phishing e antiataques, além de uma maneira fácil de diferenciar os caras bons dos caras maus: nossa Identidade em um clique. E, graças ao nosso processo aberto, nós contamos com milhares de especialistas em segurança por todo o mundo trabalhando sem parar para manter você (e suas informações pessoais) em segurança.
Ênfase na Acessibilidade
Minimizando sequências de teclas, permitindo que usuários possam efetuar zoom em páginas Web e suportando leitores de tela, o Firefox torna seu uso mais fácil por aqueles com dificuldades motoras ou visuais.
 4.4. Avira AntiVir Personal
Avira AntiVir Pessoal - o Avira AntiVir é uma solução gratuita de antivírus confiável, que constantemente e rapidamente examina o seu computador contra programas maliciosos como vírus, Trojans, programas de backdoor, enganadores, worms, dialers etc. Monitora cada ação executada pelo usuário ou pelo sistema operacional e reage prontamente quando um programa malicioso é descoberto.
O Avira AntiVir Pessoal é um programa de antivírus abrangente e fácil usar, projetado para oferecer a proteção confiável e gratuita contra vírus para usuários domésticos, somente para o uso pessoal, e não é para o uso em negócios ou comercial. Disponível para Windows ou UNIX.
Destaques
 * AntiVir – Proteção contra vírus, worms e trojans
 * AntiDialer – Proteção contra dialers caros
 * AntiRootKit – Proteção contra rootkits ocultos
 * Faster Scanning – até 20% mais rápido
 * Nova Interface para o Usuário
 * AntiPhishing –Proteção contra Phishing
 * AntiSpyware – Proteção contra Spyware e Adware
 * NetBook Support – Para Laptops com baixa resolução
 * QuickRemoval – Elimina vírus ao aperto de um botão
 5. 
Softwares Complementares
	 	
 6.1. Software de Apoio Educacional
A criança fará então a interação com a opção escolhida e o resultado será registrado no Banco
de Dados de Resultados situado na Central. Esses resultados serão utilizados pelos programas de gerenciamento (que serão explicados mais a frente). Os programas de gerenciamento serão usados pelos Professores e Pedagogos. 
Após acessar o Menu Principal do Software Educacional, o aluno poderá escolher entre
 1. Questões e	
 2. AudioBook
Selecionando Questões terá acesso às questões para complemento educacional da matéria do dia.
O programa faz então a conexão com o Banco de Dados Educacional e busca o número da questão a ser apresentada.
A princípio existirão dois tipos de questões (ficando a critério dos professores no desenvolvimento dos Bancos de Dados e do Software mudar essa característica):
 * Múltipla escolha: o enunciado seguido pelas possíveis respostas será apresentado e o(a) aluno(a) poderá escolher sua resposta.
 * Escrita: o enunciado é apresentado e o programa espera pela resposta digitada por extenso do aluno (a).
Após o programa receber a resposta do aluno (a), o resultado é registrado no Banco de Dados de Resultados situado na Central. Esses resultados serão utilizados nos Softwares de KPI e PDCA que serão explicados mais a frente.
Caso a resposta esteja correta, o aluno é assim avisado e tem a opção de ir para apróxima questão ou voltar ao Menu Principal.
Caso a resposta esteja errada, o aluno é avisado e em seguida lhe é explicado qual a resposta correta. Após a explicação poderá ir para a próxima questão ou voltar ao Menu Principal.
A outra opção do Software Educacional são os AudioBooks. Ao escolher essa opção a interface do programa se adéqua apresentando controles que podem ser utilizados quando desejados pelo aluno(a). Os controles são os seguintes:
 * Escolher o audiobook: a partir desse controle o aluno recebe uma lista de audiobooks disponíveis para a matéria escolhida ao iniciar o software educacional.
 * Play: reproduz o audiobook.
 * Stop: para a reprodução do audiobook.
 * Pause: pausa a reprodução do audiobook
 * Forward: avança a reprodução do audiobook
 * Backward: volta à reprodução do audiobook
 * Voltar ao Menu Principal: volta ao Menu Principal.
Ao escolher o audiobook, o Software Educacional faz a conexão com o Banco de Dados Educacional onde os audiobooks estão armazenados. Logo após a escolha do audiobook e a conexão com o BD Educacional ser estabelecida, o software começa a reprodução automaticamente. Os demais controles podem ser utilizados para atuar sobre a reprodução do audiobook conforme suas funções.
Após o término da reprodução do audiobook, é estabelecida uma conexão com o Banco de Dados de Resultados onde é feito um registro que esse aluno(a) completou essa atividade.
 7. 
 8.1. 
 6. Network
 6.1 Escola
Infraestrutura 
A Infraestrutura será feita através de uma VPN diretamente ligada a um ponto central (Prefeitura, Subprefeitura ouSecretaria da Educação) desta forma será estruturado por regiões.
Wireless
A Rede local da Escola será desenvolvida em Wireless, pois todos os Notebooks Educacionais já possuem Placa Wireless, com isso será reduzido o custo de cabeamento CAT5. Para inclusão de novas salas de Aula ao invés da aquisição de um novo Router Wireless poderá ser ampliado o sinal com o cabo irradiante.
Será usado o Roteador Wireless Internet DLINK DIR-635.
O DIR-635 é um dispositivo que atende o draft 802.11n e que oferece um desempenho real mais rápido do que o padrão 802.11g.
O DIR-635 possui Qualidade de Serviço (QoS), assim garantido que a rede tenha uma maior capacidade de resposta e total Segurança da rede com WPA2.
Cabo Irradiante
Cabo irradiante é um cabo coaxial com fendas no condutor externo que permitem a entrada e saída de potência de RF.
Enquanto um cabo coaxial comum de RF é utilizado para transportar um sinal de um ponto a outro, o cabo irradiante faz o mesmo papel de uma antena.
Os cabos Irradiantes são usados em ambientes confinado como:
 * Túneis Rodoviários, Ferroviários, Metrôs e minas;
 * Prédios Corporativos, aeroportos, shopping centers, parques de exposição, etc.
 * Nestes Ambientes eles apresentam as seguintes vantagens em relação às antenas: 
 * Maior Flexibilidade;
 * Menos Custo efetivo em upgrade;
 * Menor Impacto Visual;
 * Alcance do cabo é de 330 metros;
WPA2
A rede Wireless dentro da escola será protegida pelo uso do IEEE 802.11i, também conhecido como WPA2. 
O WPA2 permite a implementação de um sistema completo e seguro, ainda que mantendo compatibilidade com sistemasanteriores.
O 802.11i funciona utilizando um sistema de criptografia conhecido por AES (Advanced Encription Standard). Esse sistema é o mais complexo, fazendo uso de uma arquitetura dos componentes 802.1x para autenticação, RSN para acompanhar a associação e CCMP para prover confidencialidade, integridade e autenticidade de origem.
VPN (Prime Link)
Para tunelamento da central com as unidade será usado o PrimeLink da Embratel pela melhor abrangência no país da área de Telecomunicação.
PrimeLink é uma solução que disponibiliza circuitos dedicados digitais para formação backbone privativo em redes próprias de telecomunicações.
Possibilita a integração de diferentes aplicações em um mesmo canal, podendo interligar filiais, fornecedores e instituições em todo o Brasil.
Com a integração de todas as redes das escolas participantes do projeto, facilitará a troca de experiência entre os alunos e entre os professores.
A tabela abaixo apresenta comparações entre uma rede tradicional e uma rede baseada em pontos com PrimeLink instalados.
 Rede Tradicional	| VPN	|
 Diversos Links	| Único Link 128, 256 ou 512 Kbps	|
 Servidores de Acesso Local	| Interconexão via VPN	|
 Manutenção Local	| Manutenção via VPN	|
 Suporte Local	| Suporte de usuários remotos	|
 Custo mensal Variável	| Economia	|
 Complicações	| Facilidade	|
 10% a 15% da Banda ADSL garantida	| Garantia de Banda Contratada	|
 Gerenciamento por Escola	| Gerenciamento Centralizado	|
A diferença básica entre uma VPN em cima de um ADSL e um produto como o Primelink, é garantia de tempo do serviço online e sua garantia por contrato de 100% da velocidadecontratada, já que os ADSL garantem de 10 a 15% da banda contratada, e nessa rede especifica do projeto irá trafegar muitos arquivos de áudio o que em um ADSL ficaria limitada a sua baixa velocidade de Upload que normalmente chega a 200 Kbps.
 6.2 Central
Infra-Estrutura
A central deverá ser implantada em uma secretaria ou prefeitura da região, tornando todo o controle operacional regional.
VMware
Para o uso operacional dos servidores será desenvolvido em VMware, usando Software de Virtualização como o VMware é possível executar um ou mais sistemas operacionais simultaneamente num ambiente isolado, criando computadores completos(Virtuais) dentro de um computador físico. Do ponto de vista do utilizador e do software nem sequer se nota a diferença entre a máquina real e a virtual.
Uma vantagem em se usar o VMware é o aproveitamento de recursos do servidor, normalmente os servidores não virtualizados não utilizam toda a capacidade disponível, em alguns casos utilizam apenas 10% de sua capacidade máxima, com a virtualização conseguimos utilizar melhor os recursos e reduzir em custos com aquisição de novos hardwares, servidores e consumo de energia.
Outra vantagem para a utilização de Maquina Virtual é poder salvar, copiar e provisionar rapidamente máquinas virtuais que possam passar de um servidor físico para outro, assim garantindo uma maior disponibilidade dos serviços.
Será usado o Vmware Server 2, a versão é Open Source e atende todas as necessidades atuais para a Virtualização.
Especificações:
 * Gerenciamento de Imagem de Software e configuração abrangente.
 * Hierarquia de dispositivos comherança de configuração baseada em “Smart Rules”.
* Funções Administrativas personalizáveis e privilégios de acesso.
 * Auditoria e gerenciamento de mudanças.
 * Gerenciamento de imagem de software “Touchless” para Cisco PIX Security Appliances remotos.
 * Suporte para Appliances endereçadas dinamicamente.
Switch 16 Portas
Para a comunicação entre os computadores dos professores, diretoria, secretaria e demais micros que necessitam acesso por cabo CAT5 será instalado um Switch 16 portas para atender todas as necessidades de acesso.
O Switch DLINK DES-1016 D atende plenamente as necessidades de uma escola.
O Switch não administrável DES-1016 D 10/100Mbps é desenhado para aumentar o rendimento de grupos de trabalho em rede LAN e proporciona um alto nível de flexibilidade. Fácil de usar, este dispositivo permite aos usuários conectar simplesmente qualquer porta de 10 Mbps até 100 Mbps em uma rede, multiplicar a largura da banda, tempo de resposta e satisfaz as grandes cargas de demandas.
(VPN) Primelink
Para inicio do projeto o Primelink poderá ter a mesma velocidade contratada de um ponto remoto, ou seja, 128 Kbps na central e 128 Kbps na Escola, para uma expansão da rede será necessário analisar os pontos remotos que foram adicionados e aumentar o Link na central para que não tenhamos problemas de lentidão na rede.
Uma vantagem de ter um sistema todo construído em cima de uma VPN é a centralização dos equipamentos, sendo assim não é necessário que a escola tenha um gasto com a infra-estrutura para uma sala de servidores, evitando problemas com danos em equipamentos caros e até roubos.
 7.Hardware
 7.1 Servidor
HP BLADE PROLIANT BL480C
Descrição técnica resumida
O servidor HP ProLiant BL480c proporciona excelente desempenho e possibilidade de expansão para lidar com as suas aplicações mais exigentes. O servidor blade HP ProLiant BL480c inclui:
Processador: 
 * 2 Intel® Xeon® 5400 series
 * Chipset Intel® 5000P
Memória: 
 * 64 GB de memória RAM, sendo 12 pentes PC2-5300 de 667 MHz 
 * Espelhamento de memória
Portas internas: 
 * Quatro portas para inserir dispositivos à sua escolha, como HD’s SATA ou dispositivos Hot-Pug (Hot-Swap) 
Controlador de Rede: 
 * Quatro adaptadores de rede embutidos, mais uma adicional para gerenciamento das portas de rede, sendo:
 * 1 embutida NC326i Dual Port Gigabit Server Adapter 
 * 2 embutidas NC373i Multifunção, com comunicação TCP/IP para estrutura Windows, 
 * 1 adicional 10/100 dedicada para gerenciamento.
Entradas USB: 
 * 1 entrada USB interna, com dispositivos de segurança.
Form Factor: 
 * HP ProLiant BL480c pode receber os HP BladeSystem c7000 e c3000.
Sistemas operacionais e de virtualização: 
 * Suporta Windows, RHEL, SLES, OEL, NetWare, VMware, Solaris & Citrix Essential for XenServer 
Controlador de Storage: 
Controlador HP Smart Array P400i integrado, RAID 0, 1 e 5.
O servidor inclui um controlador integrado Smart Array P400i. A P400i é uma PCI Express x8 serial SCSI (SAS) v 1.0 embutido no controlador RAID e fornece desempenho e confiabilidade através do seu apoio de avançada tecnologia SCSI e RAID. O P400i inclui 256MB de 40 bits e suportam ECC protegidos, dois discosrígidos SATA e SAS. O servidor prevê quatro baias hot-plug para até 1.2TB de SAS e SATA 1.0TB de armazenamento. 
 7.2 Notebooks
HP Pavilion DV5 – 1220 BR
Descrição técnica resumida
Este equipamento tem o tamanho apropriado para ser transportado a qualquer lugar com comodidade. Uma máquina prática, com recursos eficientes para trabalhar. Possui memória de 2GB, o que torna a máquina mais rápida e HD de 160GB, um bom espaço para o armazenamento de dados e arquivos. 
Ficha Técnica:
 * Processador AMD Turion X2 RM-72 2.1 GHz
 * Barramento 800 MHz - Cache: 1MB L2
 * Memória 2048MB (2x1024MB) 800MHz DDR2. 
 * Suporte para Canal Duplo (Dual Channel). 
 * Expansível até 8GB (3.2GB para Sistema Operacional 32 bits)
 * HD 160GB 5400rpm SATA. 
 * Tecnologia HP ProtectSmart (detecta qualquer movimento brusco e automaticamente trava seu disco rígido para evitar perda de dados)
 * Som Alto-Falantes integrados Altec Lansing
 * Video ATI Radeon HD 3200 (integrada). Até 894MB de memória para gráficos
 * Rede 10/100 BASE-T Ethernet LAN
 * Wireless 802.11 b/g WLAN & Bluetooth
 7.3 Nobreak
APC Smart-UPS RT 1500VA Rack Tower 120V
Estes novos nobreaks foram projetados para atender à necessidade de diferentes aplicações, entre elas servidores Blade de alto consumo ou racks extremamente carregados em um espaço mínimo. O projeto de alta densidade ocupa apenas 12 U.
Esses nobreaks de 15 kVA e 20 kVA fornecem energia de excelente qualidade e uma extraordinária performance em um ambiente com densidade extremamente alta. Ideal para redes de voz e dados, laboratórios médicose aplicações para industriais de pequeno porte.
 7.4 Impressoras
Impressora Braille Index Basic-D
Impressora braille para folha contínua, double side (impressão dos dois lados da folha).
Características
 * Velocidade - 340 pph
 * 99 cps (caracteres por segundo) - testados com um arquivo braille de (100pgs com 42 caracteres por linha e 25 linhas por página)
 * Facilidade de ajuste de espaçamento entre dots, celas e linhas (permite impressão braille para leitores com diferentes níveis de aprendizado) 
 * Largura (100 a 330mm) 
 * Comprimento (2 a 15 polg o ajustes de 1`, 1/2` e 1/3`), 
 * Gramatura (100-250gsm2) 
 * Oferece sistema de memória para ate 400 cópias (memória flash de 560kb o armazena dados independente do micro) 
 * É construída com painel de controle de fácil operação (chaves de membrana) com caracteres em texto e braille para perfeita identificação dos comandos, tanto para pessoas videntes como para os cegos 
 * Feedback dos comandos por voz nas línguas Portuguesa ou Inglesa) 
 * Interfaces - paralelo (centronics) e serial 
 * Alimentação 100-240vac - 50/60 hz 
 * 	Consumo 25w stand-by e máximo de 130w o dimensões lxprof.xh 521x246x120mm, peso 8kg 
	
Impressora HP LASERJET P1005 
Características
 * Impressora laser 
 * Comunicação: Porta USB 2.0 de alta velocidade
 * Velocidade em preto até 15 ppm em tamanho carta
 * Resolução Max até 400x600 dpi (saída eficiente de 600 dpi)
 * Memória 2 MB integrados em pacote SIP, NVRAM de 16k bit
 * Cartucho preto
 * Voltagem 110V
 * Compartimento de saída para 100 folhas.
 *Acesso através de uma só porta ao cartucho de impressão, de fácil instalação.
 * Design ultra compacto, que cabe em praticamente qualquer lugar.
 * Botão liga/desliga.
 * Bandeja principal ajustável para 150 folhas de papel padrão.
 * Porta USB 2.0 de alta velocidade.
 * 2MB de memória e processador de 266MHz.
 7.5. Life Chat LX-3000
O headset LifeChat LX-3000 traz ao usuário uma nova dimensão em experiência para o áudio digital. Otimizado para o Windows Live Messenger este headset confortável e de alta qualidade possui uma instalação simples usando a porta USB e com alta qualidade de som digital.
A LifeChat LX-3000 permite que os consumidores façam chamadas de voz claras pela Internet, apreciem músicas e filmes, e tornar a experiência com games ainda melhor.
O LifeChat LX-3000 possui total integração com o Windows Live Messenger e proporciona conforto, conveniência e um áudio claro para chamadas de voz, músicas, filmes e jogos de PC.
O botão de chamadas do Windows Live e a funcionalidade Easy Áudio Switching (fácil troca de áudio) fazem do LifeChat LX-3000 uma solução simples e conveniente para comunicações de voz sobre IP (VoIP).
Características
Botão de chamada Windows Live Call Button
 * Essa funcionalidade é como um discador digital
rápido. Um toque no Windows Live Call Button permite ao consumidor ver quem está online e realizar conversas online.
Conexão USB
 * Essa conexão traz uma alta qualidade de áudio digital e com muita clareza.
Controle de volume
 * Esse headset possui o controle de volume no fio para dar mais agilidade e conveniência para o uso dodia-a-dia.
Troca rápida de áudio
 * Para mudar da música que você está ouvido para uma chamada de áudio, basta apertar o botão Live Call do Windows e a música será pausada automaticamente.
 7.6. Microsoft Comfort Optical Mouse 1000
O sensor óptico proporciona controle incomparável. Trabalhe mais confortavelmente com um design ergonômico projetado para ambas as mãos. Sem software: é fácil de usar e de instalar.
Confortável em ambas as mãos
 * Use o mouse com a mão direita ou esquerda: o design ambidestro oferece conforto de ambas às maneiras.
Botões personalizáveis
 * Acesse rapidamente as mídias, programas e arquivos que você mais utiliza com botões personalizados.
Rolagem rápida
 * Passe por seus documentos com agilidade, sem precisar clicar na barra de rolagem.
 7.7. Rack S4T 19”
Os racks foram projetados para um excelente acondicionamento, instalação e proteção dos equipamentos e acessórios O Rack Piso pode ainda vir com porta de vidro, bandejas fixas, badejas móveis, kit de ventilação e muito mais.
Rack Piso - Padrão 19"
 * Estrutura soldada em aço SAE 1020 1,5mm de esp.
 * Porta frontal embutida, armação em aço 1,5mm de esp., com visor em acrílico fumê 2,0mm de esp., com fechadura escamoteável.
 * 04 pés niveladores confeccionados em aço (bitola 8 mm).
 * Laterais e Fundos removíveis 0,75mm de esp. com aletas de ventilação e fecho rápido.
 * Teto chanfrado (angulado) 0,9mm de esp. com abertura para 02 ou 04 ventiladores.
 * Guia argolas soldadas internamente nas colunas traseiras para acomodação de cabos.
 * Base de 1,9mm de esp. com abertura naparte traseira para passagem de cabos.
 8. Custos
Aquisições
O estudo de custos de aquisições do projeto foi dividido em dois:
 * Custos baseados nas torres do projeto:
 * Hardware
 * Software
 * Network
 * Custos baseados por locação:
 * Escola
 * Central
O objetivo do estudo de custos baseados nas torres do projeto é visualizar os custos do projeto-piloto e o do estudo de custos baseados por locação é poder ter a visão dos custos para uma eventual replicação do projeto em outras escolas.
Aquisições das Torres do Projeto
Aquisições da Torre Hardware
 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	|
 ID	| 	| Item	| 	| Qntd	| 	| Custo Unitário	| 	| Custo Parcial	|
 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	|
 1	| 	| Impressora Braille	| 	| 1	| 	| R$ 23.200,00	| 	| R$ 23.200,00	|
 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	|  	|
 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	|  	|
 2	| 	| Servidor Blade HP	| 	| 1	| 	| R$ 15.000,00	| 	| R$ 15.000,00	|
 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	|  	|
 3	| 	| Laptop Hp	| 	| 30	| 	| R$ 1.200,00	| 	| R$ 36.000,00	|
 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	|  	|
 4	| 	| Headset	| 	| 30	| 	| R$ 100,00	| 	| R$ 3.000,00	|
 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	|  	|
 5	| 	| No Break	| 	| 1	| 	| R$ 2.100,00	| 	| R$ 2.100,00	|
 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	|  	|
 6	| 	| Mouse	| 	| 30	| 	| R$ 60,00	| 	| R$ 1.800,00	|
 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	|  	|
 7	| 	| Rack	| 	| 1	| 	| R$ 900,00	| 	| R$ 900,00	|
 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	|  	|
 8	| 	| Impressora Laser	| 	| 1	| 	| R$ 350,00	| 	| R$ 350,00	|
 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	|
 	| 	| 	| 	| 	| 	| Custo TOTAL	| 	| R$ 84.850,00	|
	
Aquisições da Torre Software
 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	|
 ID	| 	| Item	| 	|Qntd	| 	| Custo Unitário	| 	| Custo Parcial	|
 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	|
 1	| 	| Ubuntu Desktop	| 	| 25	| 	| *	| 	| R$ 0,00	|
 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	|
 2	| 	| Ubuntu Server	| 	| 1	| 	| R$ 0,00	| 	| R$ 0,00	|
 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	|
 3	| 	| NVDA	| 	| 25	| 	| R$ 0,00	| 	| R$ 0,00	|
 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	|
 4	| 	| Open Office	| 	| 27	| 	| R$ 0,00	| 	| R$ 0,00	|
 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	|
 5	| 	| Mozilla Firefox	| 	| 27	| 	| R$ 0,00	| 	| R$ 0,00	|
 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	|
 6	| 	| Mozilla Thunderbird	| 	| 27	| 	| R$ 0,00	| 	| R$ 0,00	|
 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	|
 7	| 	| Skype	| 	| 27	| 	| R$ 0,00	| 	| R$ 0,00	|
 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	|
 8	| 	| Software Educacional	| 	| 27	| 	| ***	| 	| R$ 0,00	|
 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	|
 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	|
 9	| 	| Parents Carefree	| 	| 25	| 	| *	| 	| R$ 0,00	|
 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	|
 10	| 	| Avira AntiVir Personal	| 	| 25	| 	| R$ 0,00	| 	| R$ 0,00	|
 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	|
 	| 	| 	| 	| 	| 	| Custo TOTAL	| 	| R$ 0,00	|
Aquisições da Torre Network
 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	|
 ID	| 	| Item	| 	| Qntd	| 	| Custo Unitário	| 	| Custo Parcial	|
 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	|
 1	| 	| Roteador Wireless D-LINK DIR 635 N650	| 	| 1	| 	| R$ 402,25	| 	| R$ 402,25	|
 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	|
 2	| 	| Switch 16 Portas 10/100 Mbps DLINK	| 	| 1	| 	| R$ 226,10	| 	| R$ 226,10	|
 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	|
 	| 	| 	| 	| 	| 	| Custo TOTAL	| 	| R$ 628,35	|
Custo Total = R$ 85.478,35
Custos Mensais
 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	|
 ID	| 	| Serviço	| 	| Quantidade	| 	| Custo Mensal Parcial	|
 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	|
 1	| 	| VPN EmbratelEscola-Servidor	| 	| 1	| 	| R$ 900,00	|
 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	|
 2	| 	| VPN Embratel Servidor-Escola	| 	| 1	| 	| R$ 900,00	|
 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	|
 3	| 	| Router Embratel	| 	| 1	| 	| R$ 200,00	|
 	| 	| 	| 	| 	| 	| 	|
 	| 	| 	| 	| Custo Mensal	| 	| R$ 2.000,00	|
	
	
	
	
 9. Referências
ACESSIBILIDADE Brasil. O que é acessibilidade? Disponível em: http://www.acessobrasil.org.br/index.php?itemid=45. Acesso em: 21 de abril 2011.
ARAÚJO, Jane. Acessibilidade. Portal do Serpro. Disponível em: http://www.serpro.gov.br/tempo1/tempo/noticias/acessibili. Acesso em: 21 de abril 2011.
BRASIL. Acessibilidade. Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2005.
CARVALHO, José O. F. de. O papel da interação humano-computador na inclusão digital. Revista Transinformação. Campinas, SP. v.15, n. 3, edição especial, setembro/dezembro, p. 75-89, 2003.
CARVALHO, José O. F. de. Referenciais para Projetistas e Usuários de Interfaces de Computadores Destinadas aos Deficientes Visuais. 1994. 162 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1994.
Notebooks HP Pavilion: http://www.americanas.com.br/hsl/6933/59037
Mozilla Firefox: http://br.mozdev.org/
Skype: http://www.skype.com/intl/pt/welcomeback/
Sun UNIX Solaris: http://www.sun.com/software/solaris/
Avira: http://www.free-av.com/en/products/1/avira_antivir_personal__free_antivirus.html
Impressora HP Laser Jet: http://www.americanas.com.br/AcomProd/590/2487233
Servidores HP Blade: http://h20384.www2.hp.com/serverstorage/cache/526656-0-0-31-338.html

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais