Buscar

Avaliação Final (Discursiva) Individual e sem Consulta (409826)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (409826) - Homem, Cultura e Sociedade (ADG15)
 Prova: 6518207
QUESTÃO:
1. A Filosofia é um conhecimento importante para a humanidade. Em grande parte, podemos, através da história das ideias, compreender as transformações sociais. A filosofia também permite identificar as diferentes formas de pensamento. Neste sentido, diferencie o pensamento mítico do pensamento racional.
RESPOSTA ESPERADA:
O pensamento mítico é baseado em narrativas mágicas, que buscam explicar as origens das civilizações e os fenômenos da natureza. O pensamento racional é de certa maneira uma oposição ao pensamento mítico, pois o mesmo não se baseia em experiências pessoais, mas, sim, na “racionalidade”. Com ela, teríamos uma maior precisão na busca da verdade, haja visto que conceitos e normas científicas, com prova e experimentação, passam a ser utilizados como modelos explicativos para os fenômenos da natureza e não mais lendas fabulosas.
QUESTÃO:
2. Vivemos em um mundo marcado por diversas lutas, como a do movimento indígena e negro. Também grupos como os judeus e muçulmanos lutam por respeito na sociedade ocidental. Um dos conceitos que auxiliam na compreensão dessas lutas político-sociais é o de diversidade cultural. Neste sentido, pergunta-se: o que se pode compreender por diversidade cultural?
RESPOSTA ESPERADA:
Podemos observar a diversidade cultural como uma característica presente nas sociedades contemporâneas que se referem às diferentes formas culturais humanas, por vezes habitando um mesmo espaço geográfico. Um exemplo disto ocorre nas grandes metrópoles do Brasil e do mundo. Uma definição possível para o conceito são as múltiplas características dos diferentes grupos humanos sobre a terra, expressa em hábitos cotidianos e crenças religiosas.

Outros materiais