Buscar

FARMACIA CLINICA MODULO 3

Prévia do material em texto

FARMACIA CLINICA MODULO 3
U3S1 - ATIVIDADE DIAGNÓSTICA
Questão 1
Interação é ação combinada de uma ou mais drogas, administradas sucessivamente ou simultaneamente, podendo induzir determinados efeitos benéficos ou maléficos ao organismo. Essas interações podem ser do tipo sinérgica ou antagônica.
Assinale abaixo um exemplo de antagonismo químico.
Escolha uma:
a. droga A e droga B interagem em solução (antes da administração) e ocorre inativação, precipitação ou diminuição do efeito de uma delas. 
.
Questão 2
Nas interações medicamentosas podemos observar o efeito do sinergismo que nada mais é que o efeito de dois ou mais medicamentos combinados, sendo  igual ou maior que cada um deles isoladamente, essa pratica é comum na farmacoterapia.
Como pode ser classificado os tipos de sinergismo?
Escolha uma:
e. Adição, somação e potencialização 
Questão 3
Note que temos um parâmetro  de absorção para determinada droga, para isso a droga deve estar no mesmo meio em que sua característica natural, ou seja droga ácida em um meio ácido. Já para o parâmetro de excreção, esse meio deve ser contrário à sua característica natural, droga ácida em meio básico.
Bicarbonato de sódio aumenta a excreção urinária de fármacos ácidos, como por exemplo o ácido acetilsalicílico (AAS) , assim que tipo de interação é essa?
Escolha uma:
e. Farmacocinética, excreção 
U3S1 - ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM
Questão 1
Interação medicamentosa é a modificação sofrida por um fármaco ou medicamento na presença simultânea de um ou mais medicamentos, substâncias fisiológicas ou substâncias exógenas não medicamentosas, tendo seu alvo de ação no organismo.
Assinale a seguir um dos objetivos da associação de medicamentos.
Escolha uma:
c. Diminuir a dose terapêutica 
Questão 2
A biotransformação visa preparar o fármaco para ser excretado, nesse processo acontece o que chamamos de reação de fase I e fase II. No geral, a interação entre os fármacos está ligada ao processo de indução ou inibição enzimática de sistemas metabolizadores.
Assinale a seguir um fármaco indutor enzimático.
Escolha uma:
b. Fenobarbital 
Questão 3
Sabendo que o fármaco para ser distribuído no organismo e para que possa atingir seu alvo de ação, esse fármaco precisa se ligar às proteínas plasmáticas, como a albumina. Ainda sabe-se que as interações que acontecem nesse sentido, visam deslocar o fármaco da sua ligação para a proteína que o transporta.
Assinale a seguir uma interação que ocorre com relação à distribuição de fármacos.
Escolha uma:
b. Heparina causa o deslocamento do Diazepam   
U3S2 - ATIVIDADE DIAGNÓSTICA
Questão 1
O Segundo Consenso de Granada estabelece uma classificação dos problemas relacionados a medicamentos (PRM) em seis categorias, que por sua vez se agrupam em três sub-categorias, como: efetividade, necessidade e segurança.Qual a categoria do PRM 1 ?
Escolha uma:
d. Necessidade
Questão 2
O Estado de situação é a relação entre os problemas de saúde do paciente e seus medicamentos, assim, essas informações o profissional já deve obter na fase de entrevista com o paciente. Nessa etapa de grande importância notar se existe algum PRM que possa ser identificado como causador de algum desconforto ao paciente.
Na classe de segurança do problema relacionado a medicamento podemos ter quais dos PRM’S listados a seguir?
Escolha uma:
b. PRM5 ( O paciente apresenta um problema de saúde por uma insegurança não quantitativa de um medicamento) e PRM6 (O paciente apresenta um problema de saúde por uma insegurança quantitativa de um medicamento).
Questão 3
Na fase de estudo para análise dos medicamentos deve-se levar em consideração: forma farmacêutica, via de administração, mecanismo de ação, margem terapêutica, interação medicamentosa e contra indicação dos medicamentos que o paciente faz uso.
Quais os tipos de intervenção que podem acontecer no método dader?
Escolha uma:
a. Fisioterapêuta-paciente: quando se apresenta um PRM devido a causas derivadas da própria iniciativa do paciente quanto à forma de utilizar (o)s medicamento(s).
b. Nutricionista- paciente: quando se apresenta um PRM devido a causas derivadas da própria iniciativa do paciente quanto à forma de utilizar (o)s medicamento(s).
c. Farmacêutico-paciente: quando se apresenta um PRM devido a causas derivadas da própria iniciativa do paciente quanto à forma de utilizar (o)s medicamento(s).
e. Farmacêutico- medico: quando se apresenta um PRM devido a causas derivadas da própria iniciativa do paciente quanto à forma de utilizar (o)s medicamento(s).
U3S2 - ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM
Questão 1
O Método Dáder se baseia na obtenção da história farmacoterapêutica do paciente, isto é, os problemas de saúde que ele apresenta e os medicamentos que utiliza, e ainda a avaliação de seu estado de situação (em uma data determinada), são parâmetros que visam identificar e resolver os possíveis Problemas Relacionados com os Medicamentos (PRM) apresentados pelo paciente. Após esta identificação, realizam-se as intervenções farmacêuticas necessárias para resolver os PRM e posteriormente, os resultados obtidos serão avaliados.
Sobre o método dader, responda onde ele é utilizado na pratica clínica
Escolha uma:
a. Somente no Chile e usado o método dader para desenvolver atenção farmacêutica
b. Somente no Brasil usamos o método dader para desenvolver atenção farmacêutica
c. O mundo inteiro utiliza essa ferramenta para desenvolver atenção farmacêutica
d. Somente em Granada é usado o método dader para desenvolver atenção farmacêutica
Questão 2 
A atenção farmacêutica visa trazer soluções para as falhas que acontece no seguimento farmacoterapêutico, contribuindo assim com a saúde pública em geral, prevenindo, detectando e solucionando os problemas relacionados as falhas das medicações. A atenção farmacêutica engloba todas as atividades assistenciais do farmacêutico para com o paciente.
Qual a principal atividade do farmacêutico no desenvolvimento da atenção farmacêutica?
Escolha uma:
d. Atuar no seguimento farmacoterapêutico 
Questão 3
O seguimento farmacoterapêutico é uma prática clínica que tem como objetivo monitorar e avaliar, continuamente, a farmacoterapia do paciente melhorando os resultados em saúde. Mais especificamente o seguimento farmacoterapêutico tem como objetivo detectar problemas relacionados com medicamentos (PRM). Após sua identificação os objetivos são: prevenir e resolver esses resultados negativos que a medicação causou ao paciente.          
Assinale abaixo uma das bases do seguimento farmacoterapêutico.          
Escolha uma:
d. Avaliação continua         
U3S3 - ATIVIDADE DIAGNÓSTICA
Questão 1
Na educação para a saúde, a escolha do método de aprendizado ideal não existe, isso porque a escolha de qual método usar está bastante relacionada  ao objetivo daquilo que se espera. Assim, dependendo do caso,  a transmissão da informação será o objetivo do aprendizado, já em outros momentos, o automatismo será o mais indicado para que o aprendiz alcance o seu alvo no aprendizado. Seja qual for o método adotado, todos estão voltados para o desenvolvimento da personalidade do aluno, de sua capacidade de pensar, raciocinar valores, hábitos e até pontos críticos, tendo a responsabilidade de propagar o conhecimento adquirido.    Desenvolvida por Vygotsky, sendo diferente dos demais métodos de aprendizagem,  o processo de ensino que trabalha contextos políticos, econômicos, sociais e culturais trabalha uma relação democrática com o aluno, onde o professor acaba por instigar o aluno para obter o conhecimento. No Brasil o grande defensor dessa teoria foi  Paulo Freire. Todas essas informações se referem a qual das bases teóricas do processo de aprendizagem?      
Escolha uma:
d. Sociocultural    
Questão 2 
 O  trabalho da farmácia clínica e a atuação do farmacêutico nessa área, estuda os diversos tipos de  interações medicamentosas que acontecem,  devido ao uso da polifarmácia, ou seja, faz-se uso de váriosmedicamentos ao mesmo tempo. Isso acontece muito em idosos onde diferentes órgãos encontram-se em funcionamento deficitário, necessitando do ajuste farmacológico.  
Diferente do que se possa imaginar a interação medicamentosa não é apenas maléfica ao paciente, em alguns casos ela pode ser benéfica também, dependendo do caso clínico. Diante das afirmativas, qual mostra os efeitos benéficos das interações medicamentosas:
Escolha uma:
a. aumento dos efeitos terapêuticos e  diminuição da toxicidade das drogas 
Questão 3
Os fármacos , como os antibióticos, antiinflamatórios, podem sobrecarregar a função renal, causando nefrotoxicidade.  Por isso, é muito comum que  pacientes internados principalmente nas unidades de terapia intensiva,  apresentem problemas de insuficiência renal. Devido a esse diagnóstico faz-se necessário um ajuste de dose dos fármacos, para que os rins possam funcionar de maneira mais eficiente.
Qual dos fármacos abaixo se faz necessário o ajuste de dose para não sobrecarregar a função renal?
Escolha uma:
b. Vancomicina
U3S3 - ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM
Questão 1
Os medicamentos vieram para ajudar na terapêutica e na recuperação da saúde dos pacientes, sendo considerado um grande marco e avanço nessa área. Mas nem sempre os medicamentos  trazem somente benefícios a terapêutica, eles também representam um risco considerável a saúde de pacientes, aumentando consideralvelmente a  morbidade e a mortalidade associados ao seu uso.
No que concerne a quantidade de medicamentos e o desenvolvimento de uma reação adversa, podemos afirmar que
Escolha uma:
b. Quanto maior o número de medicamentos que o paciente faz uso, maior a chance de desenvolver uma reação adversa a medicamentos. 
Questão 2
Reação adversa é qualquer resposta prejudicial ou indesejável, não-intencional a um medicamento, que se manifesta após a administração de doses normalmente utilizadas no homem para profilaxia, diagnóstico ou tratamento de doença ou para modificação de função fisiológica.
Assinale abaixo uma das formas de se prevenir o desenvolvimento de uma reação adversa a medicamento?
Escolha uma:
d. Anamnese farmacêutica
 
Questão 3
Efeito adverso é qualquer ocorrência desfavorável passível de ocorrer enquanto o paciente está utilizando o medicamento, mas que não possui, necessariamente, relação causal com o tratamento. Vale destacar o efeito adverso grave que no caso pode ser fatal, trazendo ameaças a vida, aumentando a chance de hospitalização, podendo ainda acarretar anomalia congênita e dano permanente.
A qual termo se refere a seguinte definição: notificação relativa a um paciente com um evento clínico adverso suspeito de ter sido induzido por um medicamento
Escolha uma:
b. Notificação espontânea
U3 - AVALIAÇÃO DA UNIDADE
Questão 1
Interação é a ação combinada de uma ou mais drogas, administradas sucessivamente ou simultaneamente, podendo induzir  efeitos benéficos ou maléficos aos organismos vivos. Essas interações podem ser do tipo sinérgica ou antagônica.
Assinale abaixo um exemplo de antagonismo fisiológico
Escolha uma:
d. Dois fármacos apresentam efeitos opostos por mecanismo também independentes. Exemplo: Vasodilatadores e Vasoconstritores. 
Questão 2
O seguimento farmacoterapêutico é uma prática clínica que tem como objetivo monitorar e avaliar, continuamente, a farmacoterapia do paciente com o objetivo de melhorar os resultados em saúde. Mais especificamente o seguimento farmacoterapêutico tem como objetivo detectar problemas relacionados com medicamentos (PRM). Após sua identificação os objetivos de determinado seguimento da farmacologia clínica são: prevenir e resolver os resultados negativos que a medicação causou ao paciente.
Assinale a alternativa que defina a avaliação continua, ou seja uma das etapas desse seguimento :
Escolha uma:
d.
Na Avaliação contínua, para que o profissional farmacêutico seja capaz de detectar um problema relacionado ao uso da medicação, ele deve estar continuamente avaliando esse paciente, assim ele também será capaz de prevenir os erros e resolver os já existentes. O profissional que desenvolve essa atividade na clínica deve ter características tais como: saber avaliar sintomas, sinais, interpretar exames laboratoriais.  
.
Questão 3
 A determinação da necessidade de medicação para uma situação individual de determinado paciente e o fornecimento do medicamento, na fase de tratamento e também após o tratamento, assegura a efetividade terapêutica.
Além da avaliação continua, modo continuo, documentação e modo sistemático de atuação, qual a outra etapa fundamental que acontece no seguimento farmacoterapêutico?
Escolha uma:
e. Envolvimento da equipe multidisciplinar 
Questão 4
O rim é um órgão de extrema importância para manter o equilíbrio hidroeletrolítico no nosso organismo, no entanto dois fatores podem interferir na função desse órgão, são eles: a idade e as patologias que podem acometer esse órgão vital.
Assim a dose inadequada de antimicrobianos pode ocasionar quais dos problemas listados a seguir?
Escolha uma
b. Ototoxicidade 
Questão 5
O clearance de creatinina é um exame usado para avaliar a função renal. É usado para ajudar a diagnosticar disfunções nesse órgão. Para isso é usado um cálculo para homens e mulheres. Se ocorre disfunção renal os níveis de creatinina na corrente sanguínea se encontram aumentados.
É correto afirmar que é usado um cálculo para o clearance de creatinina para homens e outro para mulheres?
Escolha uma:
b. Sim, pois há variação fisiológica e constitutiva de massa muscular entre os dois grupos de pacientes

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes