Buscar

TG VII tecnologia x prof

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TG VII
Em sua opinião e a partir da palestra “Estilos de 
Aprendizagem e Metodologias Ativas”, o que leva a esta pouca efetividade das propostas de integração das Tecnologias e metodologias ativas ao aprendizado? 
A partir da palestra “Estilos de Aprendizagem e Metodologias Ativas”, podemos compreender que, são vários os motivos que leva à pouca efetividade das propostas de integração das tecnologias e metodologias ativas ao aprendizado, assim com; falta de recursos financeiros (escolas públicas), padrões tradicionalistas em métodos de ensino, despreparo profissional, falta de motivação tanto governamental quanto das instituições escolares, entre outros. No entanto, a dificuldade maior é a relutância dos professores em aderir às ferramentas online. Muitos professores não aceitam as tecnologias devido à tradição de que o professor sempre sabe mais. Nos dias de hoje já não é mais assim: se antigamente as informações eram reservadas às poucas pessoas possessoras do conhecimento. Atualmente, qualquer indivíduo com acesso à internet pode tê-las - o que gera um certo desconforto em alguns docentes.
As novas tecnologias carregam com elas um novo desafio para educação, pois provocam o debate de um novo pensamento para as intervenções tão conhecidas da prática educacional. Desta maneira, tais ferramentas precisam ser convenientemente ponderadas, para que façam parte da prática educativa dos educadores como forma de reconsiderar e reexaminar os padrões tradicionais menosprezados em métodos distantes da realidade vigente. Existindo a questão da tecnologia ligada a metodologia, se faz indispensável entender bem o sujeito que desempenha o método, ou seja, o professor. Como o professor familiariza-se com essas tecnologias? Eles as utilizam de maneira apropriada? E qual a maneira apropriada? Os professores estão usando as ferramentas tecnológicas apenas como mecanismo de acréscimo ao ensino, ou identificam nelas maneiras de analisar sua prática, desenvolver melhor o procedimento de ensino-aprendizagem por meio das novas formas de conceber a leitura, de comunicar, a escrita e a linguagem, adaptando-se a uma nova forma de entendimento? 
Existe resistência à implantação destas abordagens?
 
Existe sim e essa resistência é decorrente do fator que já abordamos acima, professor sempre foi classificado como o sujeito que obtinha todo o conhecimento, sendo o único capaz de ensinar, àquele que nada sabia, o aluno. Atualmente, no entanto, àqueles que nada sabiam chegam à escola cada vez mais informados e desinteressados a aprender de maneira como a escola expõe, por meio do uso predominante dos livros didático se aulas expositivas coordenada particularmente pelo professor. 
Os alunos apresentam nos dia de hoje, informações e conhecimento disponíveis na modernidade, mais que os professores. Os alunos apresentam entender as novas tecnologias melhor que os docentes e estes, na sua maioria, demonstram dificuldades para desenvolver seu trabalho com os novos apetrechos tecnológicos. Existe uma conjuntura incompatível, pois enquanto os alunos compartilham com as tecnologias, por intermédio de meios eletrônicos, informações audiovisuais, sites de relacionamentos; os educadores formam-se para transmitir aulas fundamentadas em práticas usuais. Todas as vezes que estão diante de novas técnicas e novos instrumentos tecnológicos, apresentam os modelos tradicionais de ensino. Os alunos, pertinente à presença incessante dos meios de comunicação, obtém um comportamento contrário dos professores: eles agem e pensam por meio de outra razão cultural; eles são os “nativos da era digital”, ou seja, eles nasceram na era tecnológica.
A coerência do conhecimento, nos dias atuais, estrutura-se de uma forma diferenciada; por esta razão não é eficiente simplesmente adaptar o ensino tradicional à presença das novas tecnologias.
A questão é compreender que a introdução desses novos métodos ao ensino exige concepção diferenciadas, que demonstre caminhos para reexaminar a forma de desenvolver a educação e instruir o aluno.
Como preparar o educador para esta nova realidade?
Com as novas formas de aprender, novas tecnologias, novas habilidades são exigidas, novos métodos de se coordenar o trabalho pedagógico são indispensáveis e fundamentalmente é preciso formar continuamente o novo transmissor de conhecimento (professor) para intervir neste meio telemático, em que a tecnologia consiste como mediador do sistema de ensino-aprendizagem. O professor necessita desenvolver-se cada vez mais e melhor em suas habilidades como: 
 Localizar e obter rapidamente informações confiáveis. Discriminar entre boa e má informação, isto é, entre informação séria, objetiva, fidedigna, e informação tosca, destituída de valor, falaciosa, deturpada ou sem fundamento, a partir de certos critérios ditados pela lógica e pelo bom senso e da avaliação adequada da idoneidade das fontes; 
 Discriminar entre informação relevante e informação irrelevante, entre o que é e o que não é pertinente: Processar ou operar mentalmente e por meio de escritos, esquemas, gráficos, diagramas. 
 Aplicar as informações disponíveis à solução de problemas e à tomada de decisão tanto no que respeita aos seus problemas pessoais como aos dos grupos e da comunidade a que pertence. 
 O professor deve participar ativamente, com as informações de que dispõe, de grupos nos quais são analisados problemas e tomadas decisões, sem o risco de ser vítima de doutrinação ou manipulação, ostensivas ou veladas; Criar novas informações, através da invenção, da composição, da análise e da síntese, das múltiplas vias, enfim, que possibilitam a ampliação do bem estar comum e o enriquecimento do patrimônio cultural da humanidade, no seu sentido mais amplo. 
Cabe ao professor, portanto, organizar-se, para obter o máximo de benefícios das Metodologias Ativas para a formação de seus alunos. Além disso, um desafio interessante é o dos registros dos modos como as experiências docentes e discentes são realizadas com essas metodologias e seus efeitos junto aos alunos, de modo a ampliar as reflexões e as evidências de seus benefícios pedagógicos.
Aproveite me contem suas experiências sobre o tema.

Outros materiais