Buscar

Refletindo a Escola Nova

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – UFC
ESCOLA INTEGRADA DE DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO ACADÊMICA - EIDEIA
COORDENADORIA DE ARTICULAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA BÁSICA – COART
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – SME
PROGRAMA DE ESTÍMULO À COOPERAÇÃO NA ESCOLA – PRECE
Natanael Nathan Pereira Da Silva
Atividade Virtual Da Semana 12 A 18.03.2018
Formação de professores no século XXI e a perspectiva da educação integral
António Nóvoa
O conceito de educação integral nasce no final do século XIX, para Anntonio Nóvoa trata-se de um conceito difícil, é um conceito polissêmico portanto tem mais de um siginificado. Surge também num momento em que deseja-se tornar a escola mais aberta, porém essa ideia foi ultilizado de forma equivocada, primeiro: ele foi ultilizado por regimes autoritários,ou seja, regimes fascistas e nazistas de educação integral com a ideia de que a educação integral precisava ser orientado por uma educação doutrinária. Entretanto, é necessário perceber segundo Nóvoa que as crianças educam-se integralmente na vida e não integralmente na escola, ou seja, a escola é uma parte da educação das crianças e não pode exceder-se em sua função.
Em sua palestra faz uma provocação em relação aos primeiros anos de independência, ele tenta ilustrar sua ideia voltando no tempo, pensando em Dom Pedro I em 1841, afirma: não existiam escolas, ninguém havia refletido sobre um prédio escolar, ninguém havia se dado conta de usar um quadro negro, ninguém havia pensado em um ensino simultâneo, e aí verifica que algumas décadas depois, mas precisamente em 1881 as escolas normais com ensino simultâneo aparecem sendo fruto de uma geração e que chega ao século XX com grandes resultados na obtenção do ensino. Sua ideia é que esse tipo de escola está acabado, ou melhor que nos próximos anos não haverá espaço para o mesmo tipo de escola, teremos ainda escolas e suas estruturas funcionando de outras formas, não tradicionais.
Trabalha duas imagens de sala de aula onde a primeira vemos em evidência a figrura central do professor a frente, as cadeiras dos alunos são organizadas em filas de modo que todos se inclinam em atenção ao professor e o quadro negro, e por último ele destaca a característica de um lugar fechado; a segunda imagem percebemos que é completamente diferente da primeira, não existe uma centralidade do professor, percebemos alguns professores na sala e estão mistuados no meio dos alunos, trabalhando com eles e suas cadeiras estão organizadas diferentemente, de modo que os alunos estão em grupos, temos a sensação de mais abertura no ambiente escolar. Nevóa enfatiza portanto quatro características importantes na sala de aula que estão em processo de mudanças: professor, aluno, conhecimento e espaço. 
Sua ideia é de que a educação no século XXI implica a mudança do professor individual para o professor coletivo, uma pedagogia do trabalho conceito utilizado primeiramente pelos teóricos da escola nova no início do século, onde os alunos precisavam estar voltados para uma ação de trabalho. O aluno segundo Nevóa tem uma grande possibilidade de estudos, onde ele pode estudar individualmente ou coletivamente através de uma cooperação dos alunos entre si e dos alunos com os professores. Traz uma ideia de ensino aliada ao futuro quando destaca a importância das ferramentas tecnológicas e a transmissão do conhecimento através das mídias digitais por exemplo. A ideia de espaço é importante para o professor, uma vez que ele propõe uma mudança de espaços fechados para aberto ligado ao espaço social.
A escola normalizada serviu no século passado para melhorar em vários aspectos o ensino, mas hoje é necessário “desnormalizar” a escola, uma vez que vivemos outro momento, vivemos outra sociedade e portanto o aluno de hoje não é o mesmo aluno de outrora, o professor não pode apenas reproduzir práticas pedagógicas saturadas. O professor precisa tem conciência do coletivo, os alunos precisam tem em mente a necessidade de cooperação, o conhecimento precisa de investimento em pesquisa para desenvolver-se cada vez mais e o espaço da escola precisa de abertura, atingindo a vida social e vice-versa e essas quatro palavras colocadas por Novóa servem para que reflita a formação do professor.
A formação inicial, a indução profissional e a formação continuada são os três momentos que fazem parte de sua formação. Para ele a formação inicial é feita na Universidade e por isso essa formação precisa mudar muito. A indução profissional deve ser feita na profissão, ou seja, deveria ser feita na profissão, sendo responsabilidade da própria profissão um acolhimento dos profissionais mais jovens. E a formação continuada diz respeito aquela que desenvolvida no espaço da escola. De modos diferente encontra-se nesses três momentos aquelas quatro características que ele já tinha abordado, coletivo, cooperação, conhecimento e abertura. A formação do professor passa pela necessidade de formação compensatória diz Novóa, onde é necessário corrigir em alguns momentos a fomação profissional muitas vezes desfalcado. 
Para tanto é necessário grupos de estudos entre professores, grupos de pesquisas onde os professores cheguem a uma construção do conhecimento, acreditar nisso é acreditar que a formação dos professores se faz no diálogo entre professores, na análise conjunta entre eles para que cheguemos a melhores práticas pedagógicas. A ideia de abertura para Novóa é algo que gira em torno da formação do professor e que busca aproveitar tudo que está fora da escola, no espaço público da educação e que visa ao invés de retirar conteúdos da escola, colocar outras questões afim de abarcar conteúdos contemporâneos e na esfera da vida social.

Outros materiais