Buscar

Natanael Nathan Pereira da Silva Atividade virtual 1 Memorial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – UFC
ESCOLA INTEGRADA DE DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO ACADÊMICA - EIDEIA
COORDENADORIA DE ARTICULAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA BÁSICA – COART
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – SME
PROGRAMA DE ESTÍMULO À COOPERAÇÃO NA ESCOLA – PRECE
Natanael Nathan Pereira da Silva
ATIVIDADE VIRTUAL DA SEMANA 03.03 a 11.03
Escolha 3 memoriais e faça um relatório de cada respondendo à algumas perguntas acerca deles:
1. Por que você escolheu este memorial para ler e analisar?
2. Qual situação da vida desta pessoa se assemelha à alguma situação que você viveu?
3. O que você diria para esta pessoa acerca do seu memorial?
4. Em que te “enriqueceu” a leitura deste memorial?
Autor do memorial: Matheus Rodrigues Nunes 
Logo no começo do memorial do Matheus ele fala da sua aproximação com a Literatura por incentivo de uma professora, isso me chamou a atenção pelo fato de também ter me aproximado mais desta disciplina no ensino médio em detrimento de uma professora, a Eudilene. Resolvi ler suas memorias e incrivelmente percebi nossas semelhanças em relação a gostos, é muito interessante perceber que não somos únicos, pelo menos em gostos, ou melhor, somos produtos de um tempo, nossas referências são também referências de pessoas muitas vezes improváveis.
O Matheus também fala sobre seus amigos de ensino médio, e relata que nesse período todos eles se respeitavam apesar de suas “ideologias”, que tinham um ambiente tranquilo e de aprendizado. Também me fez lembrar desse período da minha vida pois ele faz uma reflexão da vida adulta e do afastamento que acabamos por aceitar em relação aos nossos amigos de outrora e das responsabilidades que nos cercam. O memorial do Matheus me fez refletir sobre momentos e me fez chegar a conclusão de que ainda podemos fazer parte da vida de algumas pessoas, por mais difícil que seja manter relações com pessoas que estavam no passado sempre tem uma ou outra pessoa que sentimos mais falta, essas sim devem valer a pena manter por perto. 
Autor do memorial: Amanda de Lima Aureliano 
Sem dúvidas o que mais chama atenção na história da Amanda é a sua dedicação pelo que ela quer fazer, ser professora para ela parece ser algo de realização pessoal, mas também envolve uma espécie de preocupação com a transformação da realidade em que ela vivenciou. Estudou na escola pública e é moradora do bom Jardim um bairo que conheço e sei que existe uma dinâmica de jovens que gostam de movimentos culturais, foi o que me fez continuar lendo pois sua história apesar de parecer familiar como a de tantas outras garotas que estudam em escolas públicas, certamente teria suas peculiaridades. 
	Lendo todas essas memorias o que parece ser mais característico na vida das pessoas não são os seus feitos, ou onde chegam, mas sim os caminhos que trilham para chegar onde desejam. A história da Amanda é também a história de mais uma jovem simples que consegue driblar as instituições governamentais e a realidade do nosso país, que destinam para os filhos da classe trabalhadora apenas cargos tecnicos, ser pobre e moradora da periferia reserva caminhos difíceis para a realização dos nossos sonhos. Me identifiquei com uma parte de sua trilha, pelo fato dela primeiro ter estudado em uma Faculdade particular e só depois ter conseguido o ingresso na Universidade Federal e tantas outras situações que não caberiam aqui, pois viriam cheias de reflexões sobre as dificuldades que nós jovens encontramos nesse percurso. Diria a ela que continue forte!
Autor do memorial: Daniele Morais Paiva
	As memórias da Daniele me trazem a reflexão que é a perda de um ente querido muito próximo, o pai. Suas memorias me prenderam a atenção por ela assim como eu ter sentido o baque que é a perda do pai ainda antes de concluir os estudos, uma fase de transição da juventude para a vida adulta, são muitas indecisões e precisamos de uma voz experiente que nos auxilie; nessas horas os pais são uma base necessária para nos mantermos firmes, mas quando acontecem esses imprevitos em nossas vidas, lembrar de seus ensinamentos e nos manter irredutíveis na força de vontade podem nos fornecer ainda mais elementos para conquista dos nossos objetivos, me parece que foi isso que aconteceu com ela, uma história de superação, por isso me enxergo em sua história. 
Fico feliz que seu trajeto que apenas acaba de começar já esteja repleto de conquistas, principalmente no campo das relações pessoais, num ato que tomamos nós nunca temos um resultado isolado e logo ela terá mais pessoas em sua vida, assim como aconteceu na minha vida, muitas pessoas passam por nossas vidas e é importante percebemos e ter em mente que ninguém é para sempre, isso talvez nos ajude a cuidar bem de todas aquelas pessoas que se fazem importantes tanto para as nossas realizações pessoais quanto para as realizações profissionais.

Outros materiais