Buscar

TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICANTE DE ROGERS,

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – UFC
ESCOLA INTEGRADA DE DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO ACADÊMICA - EIDEIA
COORDENADORIA DE ARTICULAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA BÁSICA – COART
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – SME
PROGRAMA DE ESTÍMULO À COOPERAÇÃO NA ESCOLA – PRECE
Natanael Nathan Pereira Da Silva
Atividade Virtual Da Semana 26. 03 a 01.04.2018.
Apesar de ser especializado em educação, Rogers trabalhava como psicanalista. Como costumava chamar seus pacientes e qual sensação ele acreditava causar na sua forma de tratamento. 
Rogers não costumava chamar seus pacientes por este nome, mas sim por clientes. Assim, procurava dars uma sensação de igualdade aos mesmos. Seu trabalho como terapeuta, guiava os seus clientes a compreensão de si mesmo e afirmava que o meio influenciava a vida de todos. E, ressaltava a propensão do homem em crescer numa direção que engradecesse sua existência, ou seja, a autorrealização.
Quando ocorre a aprendizagem Significante? Fale sobre a relação entre a matéria ensinada e o aluno.
A aprendizagem Significante ocorre quando a matéria de ensino é percebida pelo aluno para seus próprios objetivos. Assim a matéria ensinada deve ter algum significado para o aluno, ou seja, deve fazer sentido para a vida dele.
Em qual momento da aprendizagem ela se torna mais facilitada. Cite a importancia do aluno nesse processo de aprendizagem e relacione com o modelo de ensino atual.
Aprendizagem é facilitada quando o aluno participa responsavelmente do processo de aprendizagem.  A autonomia do aluno na própria aprendizagem é um ato significativo para o mesmo, ao comparar com algo onde ele não passa de um mero ouvinte, como o modelo escolar tradicional que prioriza exclusivamente o conteúdo ao invés de reforçar a participação do aluno no seu próprio processo de aprendizado.
Qual a importância que a i do aluno exerce dentro da perspectiva do aprendizado?
A autonomia é um dos pontos mais importantes, pois reforça a independência, a criatividade e a autoconfiança que são todas facilitadas quando a autocrítica e a auto avaliação são básicas, Sendo assim, a avaliação feita por outros é secundária pois o aluno se torna seu próprio crítico fazendo com que a opinião externa seja mais bem aceita. 
Porque o ensino atual é negativo para os princípios de Rogers? 
O ensino atual é negativo aos princípios de Rogers, pois, ao se preparar uma aula as questões como "O que ensinar" ou o que abrange o curso" não são utilizadas. As aulas da maioria das escolas de hoje, segindo o autor são ´preparadas de forma rígida e imutável. Porém a sociedade atual tem a caracteristica de ser dinâmica cheia de mudanças.

Outros materiais