Buscar

Estagio Educação infantil

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

corrigido Mariangela as multiplas linguagem da infancia - Cópia.rtf
 Relatório 10/11/2015 
 As múltiplas linguagens da infância 
 A linguagem oral é um dos eixos norteadores da ação pedagógica com crianças. É por meio da linguagem que a criança se comunica e interage com o mundo ao seu redor constituindo-se e desenvolvendo-se. Sabemos que a criança é constituída de múltiplas linguagens, por isso, não focaremos essa discussão na linguagem oral, e sim nas possibilidades de desenvolvimento e ampliação dessa linguagem na criança.
 A linguagem oral faz parte do cotidiano das crianças e dos adultos, logo, está presente, na instituição de educação infantil e na vivência das crianças com suas famílias. As crianças falam umas com as outras, os adultos se comunicam entre si e com as crianças, transmitem ideias, vontades, sentimentos. 
Vejo a importância da mediação do outro no processo de aquisição da linguagem oral. Nesse sentido, os trabalhos nas instituições de educação infantil devem caminhar para possibilitar o desenvolvimento dessa linguagem nas crianças. 
Procuramos estabelecer práticas como, conversas com as crianças durante os momentos de higiene, alimentação, nas rodas, isto é, interagir de forma a tornar presentes na educação das crianças pequenas a linguagem oral.
 Quanto mais a criança puder falar em diferentes situações como contar histórias, explicar uma brincadeira, solicitar ajuda, contar o que fez em casa mais ela ampliará sua capacidade comunicativa.
 Por volta dos dois anos em que a palavra começa a funcionar é que possibilitam o início da comunicação, relação interpessoal, como também, da habilidade de narrar. 
O professor oferece uma relevante contribuição ao desenvolvimento da competência narrativa, possibilitando assim, a interação verbal. A linguagem é a mediação entre o sujeito e o ambiente. Toda a fala é interação social. Quanto mais enriquecemos a linguagem das crianças mais tornaremos seu pensamento ágil, sensível e pleno.
Conforme observação, a professora é bem envolvida com as atividades propostas. Além da rotina com as atividades escritas, ela faz uso de atividades lúdicas, deixando as crianças livres para criar. Houve também diversas brincadeiras valorizando a expressão corporal das crianças usando a música como instrumento de conscientização corporal alem disso, classificam os timbres graves e agudos, fortes e fracos, assim, eles reproduzirem o som utilizando instrumentos isso nas aulas de música.
A orientação temporal e espacial é adquirida,pouco a pouco,por meio de jogos e brincadeiras,que envolvem equilíbrio e coordenação motora geral,nas ações cotidianas. A música é uma ferramenta pedagógica muito útil para desenvolver essas habilidades.
Participei de uma aula de música em que o professor trabalhou com as crianças sobre o corpo.O professor perguntou se eles sabiam que o nosso corpo produz sons diferentes. A aula foi maravilhosa, pois eles trabalharam com as batidas no corpo e iam percebendo os diversos sons. É um momento único para explorar as diversas linguagens. 
corrigido Mariangela conclusao do estagio (1).rtf
Relatório 17/11/2015
 Conclusão 
 A dificuldade inicial foi identificar que fase cada criança estava através da sondagem. Após este processo consegui trabalhar para o processo evolutivo de cada criança. Encontrei facilidade em me adaptar ás rotinas deles, em me aproximar com muito carinho até adquirir a confiança assim, conseguir um melhor aproveitamento no meu estágio.
Eu daria continuidade ao trabalho de conscientização, nos atos reflexivos, motivações e atuação das crianças com respeito, preservação e exploração de forma consciente do meio ambiente, fazendo melhorias para o planeta e futuro do mesmo. Não mudaria nada, acho que a escola trabalha muito bem isso com os alunos, só acrescentaria novidades e avanços conforme necessário.
As aulas teóricas são muito importantes para o nosso conhecimento, porém a experiência de estágio e estar na sala de aula foram fundamentais para o meu crescimento, me ajudou muito nas atividades durante as aulas teóricas. Percebi que os alunos quanto mais incentivados, mais eles produzem e que o professor precisa ser um estudioso para sempre, assim terá material para propor aos alunos aulas cada vez mais interessantes.
O papel dessa instituição, nesse contexto, passa a ser determinante, ajudando a criança a se inserir na cultura, compartilhando com a família a responsabilidade pela formação humana de seus filhos. Assumir essa nova dimensão das creches e pré- escolas é promover os cuidados necessários a preservação da vida, contribuindo efetivamente para o aprendizado do auto cuidado, ligado às necessidades básicas de alimentação, sono, higiene, saúde.
 Esse aprendizado se estende até o conhecimento das leis mais gerais que regem a natureza e a cultura, passando essencialmente pelo aprendizado do brincar, exercitado cotidianamente nos jogos de faz de conta, que possibilitam a ela a compreensão e  a transformação dos demais aspectos. 
Além disso, nesse processo, é papel das instituições de Educação Infantil desenvolver todas as demais formas de linguagem, fazendo a mediação entre a criança e a cultura e possibilitando seu acesso às fontes de conhecimento. 
Com o apoio da Diretora e da coordenação que administram o corpo docente e pedagógico com responsabilidade para atingir os objetivos propostos no projeto e planejamento escolar.
A Coordenadora é o canal comunicativo com a Direção, para sanar dúvidas e dificuldades dos Professores, estagiários, pais e alunos, também são responsáveis por dar suporte. 
Foi um grande aprendizado saber que a Gestão escolar tem um papel importante no desenvolvimento dos alunos, saber que a coordenadora deve saber como está sendo o trabalho dentro de sala para depois saber se o professor está desenvolvendo um bom trabalho. Foi um aprendizado significativo para o meu crescimento profissional. Um Diretor que trabalha com responsabilidade já esta se preocupando com o futuro dos alunos daquela instituição e isso que faz uma escola de qualidade.
 
 
 
corrigido Mariangela Documento a formacao continuada da professora.rtf
 Relatório 16/11/2015 
 A formação continuada do professor
Para falar de formação continuada prefiro usar o termo “desenvolvimento profissional”, uma vez que a formação é permanente e constante, ou seja, não pode ser reduzida a um momento inicial da vida ativa, mas um processo no ciclo de vida do educador. Não se pode reduzir o conceito de desenvolvimento profissional a cursos informativos que não têm relação com as necessidades individuais do professor. O desenvolvimento profissional é um processo mais vivencial e mais integrador do que a formação contínua. Não é um processo puramente individual.
 O desenvolvimento profissional aponta uma realidade que se preocupa com os processos (considera as necessidades do professor e a sua participação na formação), os conteúdos concretos aprendidos, os contextos da aprendizagem, a relevância das práticas e o impacto na escola e no aluno a permitir ao professor um momento de escuta e reflexão de sua prática, juntamente com seus pares, no interior de sua instituição, é um caminho para a construção de conhecimentos e de transformação do contexto em que está inserido. 
O ambiente infantil deve ser rico de experiências significativas, oportunizando as crianças á exploração ativa e compartilhada por crianças e professores que constroem significações nos diálogos que estabelecem. Isso, nada mais é do que garantir
à criança os seus direitos que foram conquistados ao longo de sua história. Face ao exposto, o desafio passa a ser o desenvolvimento de novas práticas educativas com as crianças nas instituições de Educação Infantil, proporcionando-as um desenvolvimento humano, cultural, científico e tecnológico, de maneira que tenham condições para enfrentar as exigências do mundo contemporâneo.
 Cabe ainda, enfatizar que, para tornar essas proposições reais deve haver intencionalidade pedagógica e isso nos remete a qualificação do professor para atuar junto à criança. Nesse sentido, a educação da criança requer o olhar atento do professor.
A professora desta escola é formada em pedagogia e pós-graduada em educação infantil, e está sempre buscando, mais conhecimento, como cursos específicos na area em que atua.
 
corrigido Mariangela Espaço.rtf
Relatório 09/12/2015 
 A organização do espaço
 Para os pequenos, quase tudo na vida é brincadeira. Por isso, na Educação Infantil, não faz sentido separar momentos de brincar dos de aprender. Essa simultaneidade pede que espaços e rotina da escola sejam planejados de modo a proporcionar multiplicidade de experiências e contato com todas as linguagens, o tempo todo. Sem abrir mão, é claro, dos cuidados com segurança e saúde.
É nesse ambiente de aprendizagem que as crianças vão socializar-se e ganhar autonomia. Dentro do espaço da Educação Infantil é necessária a integração entre o educador, o planejamento pedagógico e a organização dos lugares, que funcionam como mais um elemento educativo, como se fossem um professor a mais.
É imprescindível nessa organização de ateliês e oficinas, a oferta de materiais e superfícies para maior liberdade criativa da criança e, sua experimentação resultará um melhor aprimoramento sensorial ao lidar com diversos tipos de materiais.
As atividades diversificadas podem estar envolvidas em um projeto em que se possam trabalhar os mais diversos assuntos, o importante é que as atividades tenham um objetivo e não sejam descontextualizadas. Pelo contrário, devem integrar-se de forma a levar ao aluno a uma totalidade.
 Conforme o que observei na sala de aula tem 6 mesas, com cadeiras pequenas apropriadas para o tamanho das crianças, na sala tem colmeias onde são colocados os materiais que serão utilizado por eles e pela professora, tem a sala com televisão e DVD que fica em um armário, além de uma a sala de leitura.
Por isso, a organização das atividades permanentes exige uma observação e compreensão do professor das necessidades e gostos da criança, para que o dia a dia na escola seja envolvente e proveitoso.
corrigido Mariangela projeto politico pedagogico.rtf
Relatório13/11/2015
 
 O Projeto Político Pedagógico 
O projeto político pedagógico, assim constituído, permitirá o remanejamento das práticas educativas a partir dos resultados obtidos, pois é pelo currículo que se instrumentaliza o aluno para interpretar e compreender a realidade em que vive, dando-lhe condições para intervir e atuar, de forma responsável, reflexiva e crítica na sociedade. 
Com a análise do PPP constatei que a escola tem como objetivo proporcionar a construção do conhecimento e a vivência de valores, usando uma metodologia dinâmica, crítica e desafiadora, desenvolvendo na educação a capacidade criadora, o senso crítico e a consciência de sua função, tornando o processo educativo um meio de reflexão e transformação de seu contexto social. Portanto, através dessa análise, pode-se perceber que esta escola está realmente preocupada com a formação de alunos - cidadãos e conscientes de seus deveres e direitos perante a sociedade.
 A proposta do Henri Wallon | Recrearte se baseia no desenvolvimento integral do aluno, ou seja, nas teorias de desenvolvimento de Wallon, Vygotsky e Piaget, precursores da educação humanizada. Mediante esses pressupostos, na nossa escola o aluno desenvolve o conhecimento percebendo a sua importância e relacionando-o ao seu dia a dia. As aulas são dinâmicas, com a participação efetiva do estudante, que conta com recursos multimídias, além da proximidade com os seus professores.
 
Na Recrearte, por exemplo, as salas ambientes são espaços próprios a cada atividade. Dessa forma, não são os professores que vão a cada classe. São as classes inteiras que mudam de ambiente, proporcionando uma dinâmica diferente, com a qual o aluno aprende a conviver em espaços preparados para cada área do conhecimento, com materiais apropriados para garantir uma aprendizagem significativa. 
Já no Henri Wallon, além de projetos multidisciplinares em vários segmentos, os alunos contam com espaços exclusivos, que colaboram para aulas dinâmicas e diferenciadas. Pensamento autônomo, capacidade de reflexão, criticidade e postura assertiva são características desenvolvidas nos nossos alunos, que alcançam sucesso nos desafios futuros.
 PRINCÍPIOS E VALORES
• Ética nas relações
• Justiça nos procedimentos
• Respeito às diferenças
• Responsabilidade para com os projetos da Escola
• Compromisso profissional
• Respeito aos deveres e direitos
 Através de um sistema de aprendizado multidisciplinar, o Henri Wallon | Recrearte oferece ao aluno a oportunidade de perceber que o conhecimento acontece em rede e que deve ser validado pela prática. E que, para isso, o nosso ambiente escolar é facilitador, garantindo espaços de trocas de experiências e multidisciplinaridade das áreas de conhecimento, construindo o alicerce de uma aprendizagem significativa. Assim, os nossos alunos sentem que é bom estudar e que o ambiente da Escola propicia felicidade, boas amizades e condições para fortalecimento dos seus ideais.
corrigido Mariangela Documento a organizacao do tempo (1).rtf
Relatório 06/12/2015 
A organização de tempo
 Esta organização do tempo que se repete diariamente, o que chamamos de rotina, deve ser construída a partir deste conjunto de atividades que possibilitam, entre outras competências, a iniciativa, a segurança, a confiança etc. Para proporcionar estas atividades é necessário, sobretudo, fazer um planejamento pensando nos momentos mais adequados e no local em que serão realizadas.
Sabendo que tudo no ambiente escolar exerce influências na educação da criança, sejam as cores, a arrumação da sala de aula, o refeitório, os banheiros, o espaço externo, pensamos que a organização dos espaços na Educação Infantil é essencial, pois desenvolve potencialidades e propõe novas habilidades cognitivas, motoras e afetivas.
 Deste modo, as aprendizagens que acontecem dentro dos espaços disponíveis e ou acessíveis à criança são fundamentais na construção da autonomia, tendo a criança como umas das construtoras de seu conhecimento.
O espaço é muito importante para a criança pequena, pois muitas, das aprendizagens que ela realizará em seus primeiros anos de vida estão ligadas aos espaços disponíveis e/ou acessíveis a ela.
 Buscando uma perspectiva de sucesso para a aprendizagem, é preciso que a organização seja pensada como um ambiente acolhedor e prazeroso para a criança, ou seja, um lugar onde as crianças possam brincar e criar suas brincadeiras sentindo-se estimuladas e autônomas. 
O espaço criado para a criança deverá estar organizado de acordo com a sua faixa etária, isto é, propondo desafios que a farão avançar no desenvolvimento de suas habilidades.
A professora dá início á aula, seguindo seu plano de aula, assim cada atividade tem um tempo estimado de quarenta minutos, para cada proposta apresentada, pois na escola Recrearte o aluno sai da sala, para outra como aula de musica tem uma sala, aula de matemática tem outra sala, ateliê e em outra sala, brinquedoteca, sala de vídeo, estão os alunos tem uma
rotina em que eles se movimentam para trocar de sala. Os alunos se mostraram muito acostumados com esta rotina, apresentando uma ótima autonomia sobre as atividades.
 
.
corrigido Mariangela o professor de educacao infantil pefil e competencia (1).rtf
 Relatório 07/11/2015
 O professor de Educação Infantil: perfil/competências 
 O papel do profissional de Educação Infantil no contexto atual deverá ser de mediar o processo educacional, com dinamismo, comprometimento, assumindo sua identidade profissional e buscando a sua valorização. Desta forma, precisa ser polivalente, dominando os conteúdos e fazendo as transposições didáticas adequadas ao cuidado e educação. 
Para tratar do ponto que consideramos problemático na questão da formação do profissional de educação infantil, que está diretamente ligado ao papel deste profissional, precisamos pensar na criança e nas suas reais necessidades e interesses, oferecendo nos cursos de formação inicial conhecimentos específicos sobre a criança pequena, que são diferentes dos conhecimentos para o trabalho no ensino fundamental.
 Na Educação Infantil as crianças possuem necessidades diferentes das crianças maiores, no entanto, muitas vezes, recebe nestas instituições uma educação baseada apenas na maternagem, como se a creche, ou a pré-escola fossem uma extensão do lar. 
Neste caso tanto o papel da instituição, como o papel do professor precisam estar bem definidos, pois deve cuidar do educar das crianças, sem diferenciar estas ações, uma vez que nos momentos da alimentação e higiene o professor está educando e cuidando (não falar enquanto come,comer de boquinha fechada etc.) E quando está estimulando a leitura, está educando.Estas atuações (cuidar e educar) na Educação Infantil devem estar integradas, para promover o desenvolvimento global da criança. A professora observada do infantil lV possui 13 alunos na sala, com uma auxiliar Priscila que ajudar os cuidados com a turma.
A educadora Ana Paula é formada em Pedagogia com pós-graduação em educação infantil e trabalha na Recrearte há 8 anos. 
Ela é uma professora ativa, dinâmica, paciente que consegue conduzir muito bem a turma. Propõe atividades ricas e diferenciadas e consegue realizar muito bem com suas atividades,com as crianças.
Com sua postura firme,quando necessário, percebo que na sala tem uma aluna que precisa de uma atenção maior e a professora tem uma habilidade para falar com ela. Ela transmite confiança ao falar com a aluna e assim, a professora consegue aplicar a atividade, seguindo com seu planejamento do dia. A educadora consegue ensinar bem as crianças, passando valores, respeito, cidadania, companheirismo.
 
Documento a pratica pedagogica e o fazer do professor (1).rtf
Relatório 11/11/2015 
A prática pedagógica e o fazer do professor:planejamento 
O planejamento está presente em quase todas as nossas ações, pois norteia a realização das atividades a curto e em longo prazo. É essencial em diferentes setores da vida social, tornando-se imprescindível também na atividade docente.
O planejamento de aula é de fundamental importância para que se atinja êxito no processo de ensino-aprendizagem e deve ter, sempre, qualidade e intencionalidade. É uma tarefa que envolve tanto professores quanto diretores e coordenadores pedagógicos, enfim, todos os profissionais da área da educação pertencentes à escola. Além disso, é um meio para se programar as ações docentes e um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação.
O planejamento escolar enquadra-se no cenário da educação como uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas, no que se refere à sua organização e coordenação em relação aos objetivos propostos, quanto à sua previsão e adequação no decorrer do processo de ensino.
 Para quem o professor, ao elaborar o seu planejamento, precisa atentar-se para algumas características de um bom plano de ensino: coerência com os objetivos propostos, uma sequência que integre as atividades (para que não fiquem desconectadas umas das outras), flexibilidade (permitindo alterações de acordo com as necessidades ou interesses dos alunos), precisão e objetividade.
O professor, ao planejar suas aulas, antecipa de forma coerente e organizada todas as etapas do processo de ensino-aprendizagem, para que o trabalho a ser realizado se encaixe em uma seqüência, uma linha de raciocínio, em que o professor tem a real consciência do que ensina e quais os objetivos que espera atingir, para que nada fique disperso ao acaso.
A professora que observei segue um cronograma(plano de aula) planejado mensalmente.No entanto,ele é dividido por semanas,onde são anotadas todas as atividades a serem realizadas e as estratégias utilizadas para cada assunto trabalhado.
Um exemplo que achei muito interressante, no final de cada aula a professora tem o hábito de fazer anotações sobre o andamento das aulas, comparando o que foi inicialmente previsto e o que realmente aconteceu, além de observações a respeito dos alunos e até sobre conteúdos ensinados e se suas explicações surtiram efeito ou não ajudaram no entendimento dos conceitos trabalhados.
 Nos registros, ela pode perceber as necessidades dos aluno,e assim,contornar eventuais acontecimentos durante a aula. Além disso, o uso de novas tecnologias e o trabalho com foco nas Inteligências Múltiplas são grandes aliados do professor preocupado em atender à diversidade presente em sala.
 O importante é salientar que o planejamento seja útil e funcional para o professor e para os alunos, e que seja fruto de uma ação consciente, responsável e libertadora. Não deve ser visto como uma receita pronta, pois sabemos que cada sala de aula é uma realidade diferente, com problemas e soluções diferentes. O mais importante é saber planejar sempre, estabelecer prioridades e, principalmente, nunca deixar de levar em conta as características e necessidades de aprendizagem dos estudantes.
Documento caracteristica da unidade escola.rtf
 Relatório: 30/10/2015
Caracterização da Unidade: física/pedagógica
Descriçao do prédio e equipamentos o estagiário conhecerá melhor os recursos materiais e como se dá a escola em movimento.
Estrutura fisìca prédio
		06 salas de aula (sala ambiente),com uma ampla infraestrutura, na unidade infantil a escola possui: amplas e bem estruturadas, com bons materiais, boa ventilação e iluminação, logo na entrada há uma pequena recepção para o primeiro atendimento aos pais, alunos e visitantes. há um corredor temos acesso a sala da coordenação Infantil, a escola possui
		 02 refeitórios bem equipados 
		07banheiros na área das salas.
		 Nas salas de aula as paredes são usadas para expor os trabalhos realizados pelos alunos no decorrer do ano, o mesmo e feito nos murais dos corredores, a escola 
		01 brinquedoteca bem estruturada.
		01 ludoteca bem estruturada, com bons materiais, boa ventilação e iluminação, espaço destinado para o lazer/brincadeira da criança, 
		01sala de informática, 
		01sala musica 
		01 Biblioteca com mesas coletivas.
		 03 pátios para atividades ao ar livre 
		02 área administrativa no que se refere secretaria, tesouraria.
		02portão para entrada dos alunos
		01parque que tem 12 brinquedos para as crianças
brincarem 
		01 área verde com árvores
		01sala dos professores
 
Em resumo, a escola atende as necessidades de pais e alunos, pois bem estruturados e possuem materiais de qualidade.Além disso possui extintores, câmeras de segurança, bebedouros, lixeiras e lixos coletores de lixos recicláveis.
·	A escola conta com a seguinte equipe:
·	Diretora Pedagógica
·	Diretora administrativa
·	Assitente Administrativa 
·	Assistente de Direção Secretaria
·	Coordenadora de ensino Fundamental 
·	Coordenadora de Educação infantil
·	Coordenadora deEventos 
·	Assistente Administrativos
·	Nutricionista
·	Pessoal de limpeza,coziha e segurança
·	Monitores de disciplina
·	Professores
Documento o brincar como atividade principal.rtf
Relatório: ­­­05/11/2015
O brincar como atividade principal da infância
O ato de brincar acontece em determinados momentos do cotidiano infantil. Neste contexto, Oliveira (2000) aponta o ato de brincar, como sendo um processo de humanização, no qual a criança aprende a conciliar a brincadeira de forma efetiva, criando vínculos mais duradouros. Assim, as crianças desenvolvem sua capacidade de raciocinar, de julgar, de argumentar, de como chegar a um consenso, reconhecendo o quanto isto é importante para dar início à atividade em si.
O brincar se torna importante no desenvolvimento da criança de maneira que as brincadeiras e jogos que vão surgindo gradativamente na vida da criança desde os mais funcionais até os de regras. Estes são elementos elaborados que proporcionarão experiências, possibilitando a conquista e a formação da sua identidade. Como podemos perceber, os brinquedos e as brincadeiras são fontes inesgotáveis de interação lúdica e afetiva.
 Para uma aprendizagem eficaz é preciso que o aluno construa o conhecimentos assimile os conteúdos. O jogo é um excelente recurso para facilitar a aprendizagem, neste sentido.
Primeira fase: a criança começa a se distanciar de seu primeiro meio social,representado pela mãe,passa a falar,a andar e a se movimentar em volta das coisas.
Segunda fase: caracteriza-se pela imitação, momento em que o pequeno ser copia dos modelos adultos.
Terceira fase: É marcada pelo respeito ás convenções que surgem das regras, inclusive as sociais.
Portanto, se é com o brinquedo que a criança aprende a agir em uma esfera cognitiva, o professor de educação infantil deve ter uma noção de que a zona proximal de desenvolvimento se interliga ás necessidades, ás capacidades e á aptidão da criança. Só assim, ele poderá lhe dar a possibilidade de passar do que sabe fazer para o que ainda não sabe. E conseqüência, as brincadeiras oferecidas á criança devem estimular o "ir além”. Nesse processo, o professor assume um papel de suma importância, pois é ele quem deve ampliar as vivências da criança em relação ao ambiente físico, brinquedos, brincadeiras seus semelhantes. Pude observar que na unidade o brincar está bem presente. 
A professora utiliza diversos jogos durante as atividades, existe também muita ludicidade, que para a professora é de extrema importância para o desenvolvimento pleno da criança, pois por meio das interações de forma lúdica a criança constrói sua identidade, sua personalidade e sua criatividade.
 Os alunos foram para brinquedoteca após uma atividade da bandeira, onde nesta atividade foi trabalhada coordenação motora, as cores e falado sobre a bandeira dos pais onde vivem, apos isso foram brincar na brinquedoteca,onde eles tem uma dinâmica ótima pois tem varias, coisa de fácil acesso para eles como se fantasia onde achei muito produtivo eles estavam brincado,de faz de conta.
Pois esta professora sabe trabalhar muito bem o lúdico desses alunos.
Documento o cuidar e o educar.rtf
Relatório: 04/11/2015
O Cuidar e o educar no cotidiano com crianças de 0 a 5 anos
 O cuidar na Educação Infantil está diretamente ligado à educação, no qual exige habilidades e conhecimentos da parte de quem cuida. Cuidar de crianças pequenas dentro de um contexto educativo requer uma ação conjunta dentre os vários campos de conhecimento, bem como se faz necessária a cooperação de profissionais das diferentes áreas 
O objetivo desse estágio foi entender se o ato de cuidar estava associado ou dissociado do ato de educar, e, para tal se fez necessário uma busca histórica da concepção de criança. Pois, é sabido que o contexto sócio-histórico em que a criança está inserida é de importância no entendimento sobre a infância e posteriormente o entendimento das relações entre cuidado e educação. O problema em questão é entender qual a relação existente no binômio cuidar-educar e o que este implica para se obter uma qualidade na Educação Infantil, sabendo que nos primeiros anos de vida é de extrema importância o desenvolvimento dos aspectos físico, cognitivo, afetivo e emocional.
Nesta escola de educação infantil o que observei, que isto está presente a todo o momento, pois a professora sempre está se comunicando com os alunos, como fazer, por exemplo, vamos fazer uma atividade, neste momento um espera o outro se sentar, para iniciar a atividade.
No momento do lanche lembrando o aluno a fazer a higiene das mãos, após usar o banheiro e também na hora de cada refeição, a importância também da escovação.
Em roda de conversa a professora fala sobre respeito com seus amigos, assim um respeita o outro. Falar sobre a alimentação e sua importância de comer uma alimentação saudável, assim a todo o momento vejo uma importância muito grande, nesta escola sobre o cuidar e o educar para com os alunos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais