Buscar

Gestão de Recursos Humanos nas Organizações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

�
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Camila Lopes de Oliveira
	
	
ATIVIDADE
	Faça uma análise crítica da seguinte abordagem: “A função de administração de recursos humanos nas organizações atuais não se restringe apenas ao departamento de recursos humanos, mas está ligada a cada gerente, a cada supervisor que precisa lidar com as pessoas sob sua subordinação”. Texto 10 linhas
 Nas organizações atuais, o setor de recursos humanos passou a ser considerado mais como um setor de prestação de serviço, aquele que orienta e auxilia os gerentes dos diferentes setores da empresa a gerenciar os seus colaboradores e seus interesses, pois na atualidade a preocupação com o trabalho e com os resultados é cada vez maior, e consequentemente a preocupação com a qualidade de vida dos colaboradores.
 Contudo as funções de administração não é mais atividade exclusiva do setor de RH, pois contratar, motivar, treinar e avaliar também é um dever de toda a empresa, como gerentes e supervisores, pois mesmo não sendo um especialista um gerente deve desempenhar esse papel dentro da empresa.
Dentre as atividades (Políticas de RH), listadas na aula, comente aquelas que mais te chama atenção como fundamental para desenvolvimento organizacional. Sabemos que a prática da Gestão de Recursos Humanos se dá através das políticas, assim, liste e explique pelo menos 03;
1 - Recrutamento e seleção: É de extrema importância para a empresa, pois o recrutamento e seleção de bons trabalhadores contribui para o bom rendimento da empresa.
2 - Treinamento e desenvolvimento: Um bom treinamento aperfeiçoa os talentos do profissional para que possa realizar adequadamente o seu trabalho.
3 – Administração de cargos e salários: É muito importante pois o planejamento e o controle do esforço da empresa em remunerar o desempenho de seus colaboradores evita uma política de salário malsucedida, e assim impedindo polemicas e conflitos.
De que forma uma Gestão RH pode ser estratégica? Em essência, uma gestão estratégica de pessoas está relacionada a quais aspectos? Justifique; 
A gestão de recursos humanos pode ser estratégica de várias, as que mais se destacam são: a contratação de novos talentos para a empresa, o esforço para reter os talentos que já existem, o desenvolvimento de pessoas, a comunicação, a cultura organizacional, e entre outros.
Uma gestão estratégica pode ser dividida em três aspectos:
1 - Fatores contingenciais que estão presentes e podem ocorrer fora da empresa. A empresa não controla esses fatores, mas são influenciados por ela.
2 - Os valores e a cultura da organização, são muito importantes para a empresa pois estimulam as pessoas a resultados.
3 - As práticas gerencias desenvolvidas pelos gerentes dentro do atual cenário de competividade de forma a desenvolver competências humanas existentes na organização.
Conceitue Política de recrutamento e Seleção e liste as etapas que formam essas políticas; 
 No recrutamento a empresa constitui todo o esforço para chamar e atrair pessoas para ocupar uma vaga na organização. O recrutamento se baseia na atividade de elaborar anúncios de emprego, e definir um perfil para tal cargo.
 Já na seleção de pessoas a empresa constitui um conjunto de decisões para escolher o melhor candidato para ocupar a vaga oferecida. Sendo formada pelas seguintes políticas: 
1 - Requisição: Mostra o motivo pela qual a vaga está aberta: aumento do quadro de funcionários, remanejamento de funcionário, transferência ou desligamento.
2 - Planejamento: Se o recrutamento se dará interno, externo ou terceirizado e definir os critérios, traçando um perfil de candidato para essa vaga.
3 - Pesquisar: Banco de dados, anunciar a vaga via internet, universidade, escolas ou em jornais.
4 - Triagem: Analise do currículo, escolha do perfil mais próximo dos critérios estabelecidos
5 - Seleção: Métodos e práticas de dinâmica em grupo, entrevista coletiva ou individual que levaram a seleção do candidato ao preenchimento da vaga.
O que são Fontes de recrutamento? Exemplifique
 As fontes de recrutamento são todos os lugares usados pela empresa para divulgar as vagas disponíveis, a escolha certa de fonte pode agilizar o processo de recrutamento e é uma questão da fabrica escolher a fonte pois envolve investimento tanto financeiro quanto de tempo.
Quanto ao tipo, o recrutamento pode ser Interno ou Externo. A partir da leitura da aula, quais os aspectos a serem considerados pelas organizações na opção por um deles? Quais os ganhos? Quais as vantagens e desvantagens? Contextualize sua ideia;
 Tanto o recrutamento externo quanto o interno possuem vantagens e desvantagens, mas cabe ao Administrador ser atento e escolher a melhor opção de recrutamento. Caso tenha um funcionário na empresa já capacitado para tal serviço, o recrutamento interno seria a opção certa, mas caso exista funcionários antigos na empresa, mas que não possuam habilidades para o cargo o recrutamento externo será a melhor opção, ou seja, pode até desagradar, mas o cargo terá uma pessoa qualificada.
 As vantagens do recrutamento interno é que a empresa tem mais chance de escolher o candidato adequado para a vaga, aumenta a motivação dos trabalhadores dentro da empresa e maior economia de tempo e dinheiro em relação ao recrutamento externo. Já as desvantagens é que pode acontecer conflitos de interesse entre os colaboradores, e a empresa se torna um sistema fechado não dando espaço para novas ideias e expectativas.
 No recrutamento externo, a vantagem é que contratando uma pessoa jovem, irá trazer para a empresa experiências e ideias novas, evita conflitos e aumenta a competição no mercado, mas as desvantagens desse tipo de recrutamento é que deixara de dar oportunidades para funcionários que já estão a muito tempo na empresa, demora no processo de contratação e maior investimento.
Faça um texto máximo 15 linhas respondendo a seguinte questão: Qual a importância do planejamento na ARH? Qual a essência em planejar a gestão de pessoas? A organização pode sofrer quais consequências com ausência de um planejamento? O planejamento na ARH é um modismo ou necessidade?
 O planejamento é uma função necessária aos gestores, pois diz respeito a necessidade de estabelecer os resultados e os rumos da organização no mercado. Ter um planejamento bem estruturado e definido é bom para qualquer negócio e em qualquer segmento. Ele é o melhor caminho para que a empresa consiga alcançar seus objetivos e metas de forma efetiva, eficiente e objetiva, já que com ele é possível ter mais clareza e visão estratégica para tomada de decisões atuais e até mesmo futuras. 
 Toda administração de recursos humanos deve ser estratégica. A gestão de pessoas não é uma atividade exclusiva para grandes organizações, todo líder deve gerir pessoas de forma orientada para que a empresa posa alcançar seus resultados.
 A falta de um bom planejamento pode acarretar vários prejuízos para empresa como, não alcançar as metas da empresa em relação a lucros, não conseguir crescer no mercado de trabalho, e até mesmo em casos levar a organização a falência. O Planejamento é uma necessidade, sem ele a empresa não é nada.

Outros materiais