Buscar

RELATO FABIANA (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
FABIANA SAVISKI NICCO RU:5218
PAP Carlos Gomes Curitiba PR
RELATO DE EXPERIÊNCIA: INOVAÇÃO E TECNOLOGIA
RESUMO
A internet hoje está presente na vida da maior parte dos brasileiros. Dentre as suas diversas finalidades: informação, lazer, entretenimento, educação e comunicação. Ela tem se tornado cada vez mais um recurso educacional que possibilita uma universalização do acesso à educação. A educação a distância permite que as barreiras físicas e geográficas sejam quebradas, possibilitando o acesso à educação para pessoas que não tem como realizar um curso presencial, seja por falta de tempo ou por não existir uma faculdade em sua cidade. A educação a distancia é inclusiva e desafiadora. É uma ferramenta de ensino que está crescendo e se destacando, exige dos alunos dedicação aos estudos, hábito de leitura e pesquisa. A principal característica da Ead é que o desempenho do aluno depende, principalmente, do interesse do aluno em pesquisar, estudar e buscar informações continuamente, explorando os recursos e ferramentas que a plataforma de ensino oferece.
Palavras-chave: Ead. Internet. Educação infantil. Pedagogia.
	A educação a distância tem revolucionado a educação, ao mesmo tempo em que proporciona comodidade para quem busca conhecimento, mas não tem tempo para frequentar aulas presenciais, também exige uma dedicação maior do aluno nos estudos. Gostar de ler e pesquisar são algumas das características essenciais aos alunos de Ead.
	Nestes 17 anos de atuação como professora de educação infantil, já trabalhei com todas as turmas da educação infantil, exceto berçário. Nunca trabalhei com o berçário, não por falta de vontade, mas, sim, por opção das escolas onde trabalhei. Trabalhei durante 15 anos em uma escola de educação infantil. Atualmente trabalho há 3 anos em uma escola que atende Ensino Infantil e fundamental. Na escola atual trabalho com as turmas do infantil 5. Adquiri muito conhecimento durante estes 17 anos em sala de aula. Já atuei na coordenação da escola, mas prefiro a sala de aula.
	Já realizei outro curso de pedagogia presencialmente, mas por atuar em sala de aula e ter uma rotina de trabalho atarefada, além dos cuidados com a família, optei pela educação a distancia. A opção pelo Ead foi principalmente pela comodidade de poder aprofundar meus estudos em casa, tranquilamente, sem ter a obrigatoriedade de estar presente na sala de aula diariamente. Escolhi o Ead, também, por gostar de fazer leituras, um hábito muito indicado e necessário nesta modalidade de ensino. Esta modalidade de ensino oferece muitas vantagens; permite aprimorar os conhecimentos constantemente e ter professores à disposição para esclarecer dúvidas via telefone ou chat, tornando-se uma opção atrativa para conciliar trabalho, estudo e família.
	A educação a distância traz novas e diversas possibilidades e oportunidades de aprendizado para os alunos, afirmam Maia e Mattar (2007, p.83). “os que não podiam frequentar uma instituição de ensino, como os que residem longe dos grandes centros ou que não podiam abandonar o local de trabalho, podem agora se educar a distância”.
	O Ead permite que o aluno complemente sua educação a qualquer hora e em qualquer lugar, seja por meio de cursos formais ou até mesmo informais, (vídeo aulas sobre temas diversos, disciplinas isoladas, mini cursos, palestras, teleconferências, etc.). É interessante observar que o Ead não se restringe a cursos fechados nas instituições de ensino brasileiras, é possível ter acesso a cursos gratuitos de instituições dentro e fora do Brasil, alguns meramente informativos e outros que oferecem certificados e oportunidades para ampliar os conhecimentos do aluno e enriquecer o currículo.
	Maia e Mattar (2007, p.84) ressaltam que o Ead torna a educação voltada às necessidades dos alunos, “o processo de ensino e aprendizagem não é mais o interesse do professor na disciplina, mas sim o que o aluno precisa aprender.”
	O ambiente de aprendizagem (AVA) ou popularmente chamado de Moodle em algumas instituições possui inúmeras ferramentas para facilitar o aprendizado: chats, fóruns para debate de temas e assuntos da disciplina, avaliações, bibliotecas virtuais, entre outros recursos. A facilidade de ter acesso a professores, alunos que também estudam a disciplina e livros em um único lugar, tornam o ato de aprender muito mais dinâmico e voltado ao aluno. O aluno busca exatamente aquilo que precisa aprender, consegue trocar informações rapidamente com outros colegas e esclarecer dúvidas com os professores em qualquer lugar e a qualquer momento.
	O aluno da educação a distancia é o aluno curioso e que tem iniciativa, pois ele realmente busca aquilo que quer aprender, por não ter um roteiro fixo com uma aula preparada pelo professor com um tema fechado, repleto de slides e poucas biografias, a disciplina em Ead permite que o aluno busque novas fontes para obter informações e se aprofunde mais em determinado tema ou disciplina.
	O principal desafio no curso de pedagogia em Ead é pesquisar continuamente sobre diversos temas, embora tenha quase 20 anos de atuação na área de Educação Infantil, por meio do curso constantemente são estudados e descobertos assuntos novos, sejam metodologias, atividades e outras informações relevantes que podem ser aplicadas em sala de aula. É importante reconhecer a tecnologia como uma ferramenta de apoio, dentro e fora da sala de aula. Na educação infantil, os jogos e ferramentas disponibilizados para as crianças, desde a alfabetização e letramento são alternativas atrativas para os pequenos, fugindo do método tradicional da cartilha e tornando o processo de ensino mais dinâmico. Deste modo, é possível dizer que a educação à distância está presente na formação do professor e é ainda transportada para o seu ambiente de trabalho, como ferramenta de apoio.
	A expectativa em relação à Ead é que ela ganhe mais destaque no mercado e seja valorizada tanto quanto os cursos presenciais, a tendência é que o aumento do acesso à tecnologia e a necessidade de conciliar muitas tarefas durante a semana, tornem a Ead a modalidade de ensino mais procurada. Novas tecnologias tem surgido e permitido que a interação e ferramentas na educação à distancia atendam as necessidades dos mais diversos alunos. A sala de aula virtual tem se tornado cada dia mais semelhante à sala de aula física.
REFERÊNCIAS
MAIA, Carmen. MATTAR, João. ABC da Ead: a educação à distância hoje. 1ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
PODCAST (Ferramenta de gravação). Disponível em: <http://www.audacityteam.org/>. Acesso em 14.mar.2017.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes