Buscar

Abordagem Sistêmica na Terapia Familiar

Prévia do material em texto

Cite e explique os princípios da Teoria Geral dos Sistemas que foram apropriados pela abordagem sistêmica. 
Na teoria não podemos conhecer apenas a si mesmo e sim conjunto todo que esta composta, conhecer a relação. E com isso fico conhecida como terapia familiar que aplicou alguns princípios chave, que é a totalidade, organização e abertura.
Totalidade – existe uma inter-relação e interdependência dos comportamentos de todos os elementos do sistema, que é sempre mais do que a soma das características individuais dos seus elementos. 
 Organização – Há uma estrutura segundo a qual os elementos dos sistemas se organizam, de acordo com a sua posição e função no sistema. 
 Abertura – Os sistemas complexos, nomeadamente os sistemas vivos e os sociais, estão constantemente a trocar energia, matéria e informação com o meio exterior, que lhes permite manter a sua existência. 
Quais as noções da cibernética foram incorporadas na terapia familiar sistêmica? 
Noções de equifinalidade homeostase e evolução e integrados na Terapia Familiar.
3- Na abordagem sistêmica a compreensão de inter-relações entre os elementos que compõem a realidade é fundamental. Diante disso o que significa afirmar que “a família é um sistema social”? 
Considera- se que a família é um sistema social em que os seus elementos se encontram ligados por uma teia relacional e emocional. Cada família é única e constitui uma entidade global, com um elevado nível de complexidade, separando-se do exterior por fronteiras, mais ou menos permeáveis, através das quais troca informações e recebe feedback, evoluindo e diferenciando-se ao longo do tempo.
 Na abordagem sistêmica cabe aos profissionais adotarem uma postura empática, atenta e congruente. Para isso é necessário seguir algumas práticas. Quais são e o que elas postulam? 
Neutralidade 
Procurar ouvir as diferentes perspectivas que os vários elementos das famílias trazem, evitando aliar-se a um dos elementos mas, pelo contrário, procurar encontrar pontos comuns e novas perspectivas a partir das sinergias criadas no atendimento;
Parafrasear e Sumarizar 
Ao ‘devolver’ às famílias a forma como compreendemos a situação ou pedido que trazem, podemos parafrasear, isto é, repetir com sentido e de forma resumida, algumas das expressões, frases ou ideias consideradas relevantes. Por outro lado, ao sumarizar acrescentamos algo da perspectiva do técnico às ideias das famílias. Esta técnica pode ser útil na medida em que as pessoas se sentem ouvidas e compreendidas, informam as famílias sobre o que mais foi valorizado pelos técnicos no tocante a conteúdos e interações percebidas, mostra uma forma alternativa de comunicar (e os técnicos podem ser modelos inspiradores para as famílias!), cada elemento da família sente-se respeitado individualmente, é fortalecido o sentido de pertença ao todo familiar, para além de o técnico clarificar a sua mensagem.
Questões Circulares 
Se questionar é intervir, colocar questões que envolvam todos os elementos promove uma sinergia de pertença, ampliando a capacidade dos elementos refletirem sobre si, sobre os outros e sobre a dinâmica do próprio sistema.
Reenquadramento 
O técnico procura devolver uma nova perspectiva alternativa à “verdade” construída pela família. Por exemplo, das críticas dos filhos adolescentes e pai a uma mãe muito preocupada com as arrumações e limpezas, o técnico pode devolver considerando que a mãe demonstra o seu afecto, procurando manter a casa impecável para a família e, a partir daí, explorar com todos, a forma de expressar afecto de cada um dos elementos e outras da mãe. 
Conotar Positivamente reforçar os aspectos relevantes da dinâmica familiar, ou progresso de um elemento ou relação, no sentido de ultrapassar os problemas, estimulando-se sua capacidade auto-organizadora. 
Segundo McGoldrick e Carter quais são as etapas do ciclo da família e qual o processo emocional vivenciado? 
	1. Saída de Casa: jovens solteiros 
	Aceitar a responsabilidade emocional e financeira 
	
	2. União de famílias: novo casal 
	Compromisso com o novo sistema 
	
	3. Famílias com Filhos Pequenos 
	Aceitar os novos elementos na família 
	
	4. Famílias com adolescentes 
	Flexibilização dos limites/fronteiras do sistema familiar de modo a aceitar a independência dos filhos e as fragilidades dos avós 
	
	5. Saída dos filhos 
	Aceitação das várias saídas e entradas do sistema 
	
	6. Última etapa – ninho vazio 
	Aceitar a mudança dos papéis geracionais. 
	
6- Qual a importância dos rituais para a estrutura da família? 
São muitas as rotinas e hábitos que vão sendo alterados. Contudo, há momentos que se repetem e que marcam o ritmo e a cor com que todos dão significado de ser e pertencer à sua família. Através dos Rituais, as famílias passam os seus valores e crenças às diferentes gerações, mantêm o relacionamento entre todos os elementos da família, promovem a coesão familiar e um sentido de pertença e identidade. Ajudam ainda a melhor gerir as mudanças (positivas e negativas). Os rituais têm assim um lado simbólico sobre o que é ser família.
7- Como pode ser definido a resiliência familiar?
A resilencia familiar é quanto você se sente mais confiante quando algo de ruim esta acontecendo e tem pessoas,que seja na família ou amigos para dar “força” a essa pessoa pela a situação que esta passando.Com isso a pessoa tem mais confiança a família fica mais única e mais compreensiva,lembrando que a resilencia não é sempre da mesma forma. 
8- Cite e explique os princípios do construcionismo social? 
Os princípios do construcionismo social são: 
A realidade é uma construção social; 
A realidade é uma construção da linguagem; 
AS realidades são organizadas e mantidas; 
A realidade está feita por narrativas ou histórias e não há verdades básicas ou essenciais.

Outros materiais