Buscar

Atividade filosofia e ética

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Atividade II
Leia atentamente as 06 questões abaixo, selecione 05 questões e responda.
A Unidade II, que propõe uma problematização da Ética a partir da realidade atual, tem inicio com uma discussão sobre Ética e Moral. De acordo com o texto, a Ética é a teoria da Moral. Qual o conceito de Moral é apresentado no texto e qual sua relação com a Ética? 
Moral: é um conjunto de regras colocadas em praticas no nosso cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. A relação entre as duas é que uma completa havendo um relacionamento entre as duas, pois na ação humana, o conhecimento e o modo de agir são inseparáveis .
Por que somos seres morais? Qual a relação entre moralidade e liberdade? E como os seres humanos se tornam seres morais? 
Porque somos seres não determinados pela natureza, ou pelo destino, e temos capacidade de fazer nossa escolhas se certas ou não . A consciência de si mesma ou auto consciência da a o ser humano a capacidade de jugar ações e de escolher, entre as circunstancias possíveis “ o seu próprio caminho de vida” . eles se tonam seres morais através da educação, a partir dos 7 anos nos tonamos seres morais, capazes de entender o bem e o mal.
As normas morais expressas nos códigos e leis revelam os diferentes momentos históricos nos quais foram adotadas. Qual a base, o fundamento, da norma moral para os antigos, para os medievais e para os modernos? 
 ANTIGOS. A ética, cujo modo era a virtude e cujo fim é a felicidade, realizava-se pelo comportamento virtuoso, ação que era conforme à natureza.
MEDIEVAIS. Os seres humanos assumiram e assumem um código de regras como autor. se fosse estabelecido por um ser superior, por Deus, e, assim, fazer o mal é, para os cristãos, descumprir qualquer mandamento divino, mandamento que foi revelado por Deus.
MODERNOS. Alei moral é estabelecida pelos próprios seres humanos, tanto através de hábitos estabelecidos nas coletividades, através de convenções ou modernos consensos. A moral é, então, o que a soma dos indivíduos humanos estabelece como lei para si a fim de se proteger em mutuamente, e de não se prejudicar em reciprocamente, ou até parase beneficiarem.
É comum ouvirmos que o mundo atual perdeu os valores e que vivemos uma crise ética. Identifique como se apresenta essa “crise ética” no noticiário dos últimos tempos. Até que ponto é reconhecida, também, nos meios de comunicação, como uma “crise da ética”? Em que sentido as duas abordagens, “crise ética” e “crise da ética”, se identificam? 
É principalmente a fata de diversidade de pontos de vista , agir principalmente pela falta de qualidade e diversidade de pontos de vista e está ligado ao individualismo que vem se acirrando em nosso meio . a crise da ética : é a ausência de clareza racional sobre a identidade dos princípios morais a sustentar e a crise ética é a ausência do comprimento de normas morais .
Max Weber estabeleceu uma distinção entre: “ética de responsabilidade” e “ética da convicção”, explique o significado de cada uma. Depois, tome como exemplo um fato recente da vida política nacional ou estadual em que podemos identificar a “falta de ética”, e analise-o a partir da “ética de responsabilidade” e a partir da “ética da convicção”. 
Ética de responsabilidade : se usa frequentemente para jugar ações de grupos e a maneira de por em pratica nossa hierarquia de valores morais . Ética de convicção incita cada pessoa a agir segundo os seus sentimentos sem referencia as consequências , um exemplo, para viver como pensamos, sem pensar como vivemos . Podemos citar por exemplo fralde de políticos a qual entra as duas éticas citadas . onde não faz uso da ética de responsabilidade e incita as pessoa a agir mediante os seus sentimentos . 
6. Muitas vezes ouvimos discursos que defendem uma ética individual, na qual o individuo age de acordo com seus próprios valores. Com base nos estudos da Unidade II, onde a ética é compreendida como fenômeno humano, é possível uma ética individual? Argumente sua resposta.
��
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ 
CESA/SATE/UAB 
Curso de Administração Pública
Disciplina Filosofia e Ética
Profa Beth Furtado�
�
�
�
�
�
Disciplina: Filosofia e Ética�
Professor (a): Elizabeth Furtado�
Data: �
�
 
Aluno: Bianca Loyane Alves de Lima, Turma A
�
�

Outros materiais