Buscar

Desafio Profissional Sucos do Sul

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 
CURSO: ADMINISTRAÇÃO 
	NOME
	Pedro Fernando Wuttke Quintanilha
	RA
	5949857985
Desafio Profissional
Disciplinas Norteadoras: 
Economia, Teoria da Administração, Ciências Sociais, Responsabilidade Social e Meio Ambiente e Teoria da Contabilidade.
Tutora EAD: Vanessa Freires
Caxias do Sul / RS
2017
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
Desafio Profissional
Disciplinas Norteadoras: 
Economia, Teoria da Administração, Ciências Sociais, Responsabilidade Social e Meio Ambiente e Teoria da Contabilidade.
Tutora EAD: Vanessa Freires
Trabalho desenvolvido para o curso de Administração, disciplinas norteadores Ciências Sociais, Economia, Responsabilidade Social e Meio Ambiente, Teoria da Contabilidade e Teoria da Administração, apresentado à Anhanguera Educacional como requisito para a avaliação na Atividade Desafio Profissional do 2º semestre 2017, sob orientação da tutora EAD Vanessa Freires.
Caxias do Sul / RS
2017
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO	4
DESENVOLVIMENTO	5
1 - Análise médio de produção (PASSO 1) 	7
2 – Administração da empresa (PASSO 2)	10
3 - Responsabilidade social ( PASSO 3)	12
4 – Sustentabilidade ( PASSO 4)	13
5 - DRE e Balanço Patrimonial ( PASSO 5) 	15
CONSIDERAÇÕES FINAIS	18
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS	20
INTRODUÇÃO 
O Desafio Profissional proposto está norteado pelas disciplinas de Economia, Teorias da Administração, Ciências sociais, Responsabilidade Social e Meio ambiente e Teoria da Contabilidade, tendo como foco o estímulo de habilidades e competências inerentes ao profissional com iniciativa, criatividade, a capacidade de identificação de problemas, a capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais. O desenvolvedor do trabalho será conduzido em cinco passos, onde basicamente compõem um relatório abrangendo alguns assuntos relacionados na área de administração e ciências contábeis (SILVA,2017).
Tendo como norte uma empresa hipotética de sucos de uva “SUCOS DO SUL”, sediada no interior do estado do Estado do Rio Grande Sul. Com dificuldades Joao Coutinho (proprietário da empresa), nos chamou (PQ Consultoria) para ajudá-lo com os problemas de gestão empresarial, a organização vem apresentando dificuldades para dar expansão aos negócios, nosso objetivo é de sanar ou minimizar os problemas apresentados na “SUCOS DO SUL”, coletar informações por ela obtidas e nos utilizarmos de estudos aprofundados em administração e ciências contábeis para só assim termos em mente de que forma podemos ajudar.
DESENVOLVIMENTO 
A empresa “SUCOS DO SUL”, foi constituída no mercado há 5 anos pelo empreendedor João Coutinho, e tem como objetivo fornecer sucos de uva, 100% Natural ao mercado de bebidas do interior do estado do Rio Grande do Sul. Os valores da empresa se sustentam no controle rígido de qualidade produzidos e comercializados e compromisso de entrega junto aos clientes e parceiros.
A organização passou por um período de crescimento desde a sua fundação, alavancando um portfólio de clientes em mais de 15 municípios da região. A empresa comercializa os sucos, em garrafas de vidro no tamanho de 1 litro, possuindo qualidade reconhecida pelo mercado, além de serem amparadas por rigorosos processos técnicos e legais de fabricação.
Organograma de Funcionários da empresa
Fonte: Desafio Profissional
A empresa conta com 8 colaboradores, subdivididos em 3 setores, Joao Coutinho é responsável pela definição dos objetivos da empresa e devido a carga excessiva de atribuições operacionais, tem pouco tempo para gerenciar as atividades administrativas, produtivas e financeiras da empresa.
Com o aumento da concorrência e com o mercado mais competitivo e problemas gerenciais e financeiros, a organização não possui um planejamento estratégico, pela falta de um planejamento empresarial, o empreendedor vislumbra um cenário positivo de crescimento da empresa, mas sem clareza das mudanças estruturais e melhorias, necessitando buscar subsídios externos.
A “PQ Consultoria” foi contrata pelo empreendedor, pelo período de dois meses, com objetivo de elaborar um diagnóstico atual e planos de ações para solucionar os problemas encontrados.
No diagnóstico organizacional, foram levantadas informações que abrangem as atividades econômicas, administrativas, sociais, ambientais e contábeis, inerentes ao gerenciamento do negócio. A “PQ Consultoria” identificou uma série de problemas que estão impactando no desempenho da empresa, alguns deles são:
Econômico- Marcia, assistente financeiro, registra as operações de contas a pagar, contas a receber e fluxo de caixa diários, mas sem nenhum auxilio de sistema especializado, não há um controle financeiro gerencial de ordem estratégica, com relatórios precisos de atuação. Informações primárias, incompletas, impossibilitando o empresário identificar os valores reais de custo totais de produção.
Administrativo- Controle de estoque e tempo médio de produção inadequado; maquinário de produção antigo e problemas de logística entre Gustavo, gerente de produção e o fornecedor de matéria- prima, “UVAS DO PRODUTOR” causando atrasos no processo de produção; falta de treinamento e capacitação dos vendedores Felipe e Patrícia, gerando reclamação por parte dos clientes; a empresa paga 70% a vista para os fornecedores, em contrapartida recebe apenas 30% a vista dos clientes; colaboradores de produção dispersos, ociosos e funções no processo de produção desorganizado.
Ações sociais- Falta de projetos para a comunidade onde a empresa está implantada e para a equipe de colaboradores.
Ações ambientais- Não há descarte correto dos resíduos da matéria-prima, eles são descartados em sacos de lixo, com destino a lixões e outros espaços a céu aberto, podendo gerar ônus para empresa, como sanções, multas e até fechamento da empresa.
Controle contábeis- Ausência de Balanço Patrimonial (BP) e Demonstrativo do Resultado de Exercício (DRE), João Coutinho não sabe se a empresa teve lucro nos últimos dois anos e se o patrimônio da organização aumentou.
1 - Análise médio de produção (Passo 1) 
Nessa etapa do levantamento iremos apresentar ao Sr. João Coutinho a verdadeira importância do que é se gerar cálculos para geração de preços, pois muitas vezes o empresário acha estar sendo bem remunerado mas na verdade quando se contabiliza as informações vê-se que a curva de rendimento está totalmente negativa, o que isso quer dizer que ele apenas tem valor monetário de terceiros, e levando ao caos de dívidas com bancos, fornecedores e acaba ficando mal visto perante os clientes por faltar matéria prima para produção de seus bens/serviços. 
Se perfazendo de introdução à economia que tem em sua definição de “...estudar de que maneira a sociedade (escolhe) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços...”. (VASCONCELLOS, GARCIA, 2012).
O estudo de ciência econômica se perfaz de alguns conceitos importantes que são base e objetos de estudo conforme abaixo:
Ciências Sociais – Pertence ao campo das decisões humanas.
Escolha – Os cidadãos escolhem que caminho acham melhor tomar para uma decisão. 
Escassez – Refere-se à falta de algo, dando exemplo: dinheiro, matéria prima, produto pronto, mão de obra, mercado, financiamentos, etc.
Necessidades – é estudado a necessidade de que a demanda exige tanto na produção quanto na recepção de alguns produtos, matéria-prima.
Recursos – Engloba recursos financeiros, mão de obra, matéria prima.
Produção – demanda de mão de obra, matéria prima, espaço físico e maquinários.
Distribuição – estudo sobre a quem e onde fornecer os produtos produzidos
Existem vários problemas Econômicos fundamentais que norteiam a economia uma delas são a escassez dos recursos ou fatores de produção, associada às necessidades ilimitadas do homem, que se originam os chamados problemas econômicosfundamentais que são:
O que produzir? – Em escassez de recursos de produtos para suprir a necessidade da sociedade que terá que escolher dentro das possibilidades, quais produtos produzir e a quantidade necessária.
Como produzir? – Com a escolha da sociedade sobre que recursos de produção serão utilizados para a produção de bens e serviços, com maior concorrência entre os produtores sempre terá que ser feito a melhor escolha unindo qual menor preço e o benefício.
Para quem produzir? – Este é um tópico que não depende apenas da oferta e a demanda, mas sim na decisão para que tipo de classe social produzir, conforme determinação dos salários, das rendas de terra, dos juros e dos benefícios do capital.
Entre eles que compõe a economia destacamos a curva de produção, onde, conta com a estrutura física, mão de obra e matéria prima para que se de destaque a capacidade de produção para que a margem sempre fique dentro da escala da curva só assim não haverá perdas tanto de matéria prima quanto de produto produzido, para isso conta com a demanda da sociedade.
Como o objetivo de toda empresa é gerar lucro, cada fator de produção corresponde uma remuneração ao seu proprietário como: salário, juros, alugueis (também chamado renda da terra) e lucros (dividendos). Demanda de mercado ou procura pode ser definida como a quantidade de certo bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em determinado período de tempo (VASCONCELLOS, GARCIA, 2012).
A empresa Sucos do Sul nos forneceu alguns dados onde com conhecimento adquirido em economia serão feitos alguns cálculos dentro da planilha para identificar e relacionar os pontos que podem ser trabalhados pelos administradores para uma melhor tomada de decisão no quesito produção.
Tabela de Custos de Produção
Gráfico do Ponto de Equilíbrio de produção
Para ilustrar melhor o ponto de equilíbrio de produção para que não se perca e consiga honrar com seus compromissos foi elabora graficamente os dados que além dos cálculos podemos ver que o ponto de equilíbrio de produção média ou Custo médio de produção ficaram na casa das 70.000 garrafas de sucos, temos claramente na tabela que os preços vão decaindo nas colunas de médias até a quantidade supracitada, após isso começa a ter elevação nos custos, com isso cabe ao administrador investir mais ou em espaço físico ou procurar novos fornecedores de produtos, pois com o que a empresa possui hoje irá produzir menos ou mais e estará no prejuízo seja ele financeiro ou perda na produção.
2 - Administração da empresa (Passo 2)
A administração científica é um modelo de administração criado pelo americano Frederick Winslow Taylor no fim do século XIX e início do século XX, que observou que os sistemas administrativos, na época, eram muito falhos. Taylor procurava uma forma de elevar o nível de produtividade, onde o trabalhador produzisse mais em menos tempo, garantindo assim um melhor custo/benefício aos sistemas produtivos.
No livro “Administração de Oficinas”, publicado em 1903, Taylor propõe a racionalização do trabalho por meio de estudo dos tempos e movimentos, o trabalho deveria ser decomposto, analisado e testado, gerando uma metodologia de produção. Os colaboradores deveriam ser selecionados com base em suas aptidões na realização de determinadas tarefas, com a divisão do trabalho, e serem remunerados de acordo a sua produtividade.
Em seu segundo livro “Principles of Scientific Management” (Princípios de Administração Científica), publicado em 1911, Taylor apresenta seus estudos, porém com maior ênfase em sua filosofia, e introduz os quatro princípios fundamentais da administração científica:
Princípio de planejamento – substituição de métodos empíricos por procedimentos científicos – sai de cena o improviso e o julgamento individual, o trabalho deve ser planejado e testado, seus movimentos decompostos a fim de reduzir e racionalizar sua execução.
Princípio de preparo dos trabalhadores – selecionar os operários de acordo com as suas aptidões e então prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado para que atinjam a meta estabelecida.
Princípio de controle – controlar o desenvolvimento do trabalho para se certificar de que está sendo realizado de acordo com a metodologia estabelecida e dentro da meta.
Princípio da execução – distribuir as atribuições e responsabilidades para que o trabalho seja o mais disciplinado possível.
Após análise na produção e execução das atividades da empresa, a “PQ Consultoria”, propõem para a empresa em manter a padronização nos movimentos dos operários, com cronometragem de tempo de execução, mantendo o foco que é de ter baixo custo de produção e baixando os preços finais dos produtos, consequentemente vendendo mais e obtendo mais lucros. Para tanto o modelo administrativo da escola científica, criado por Frederick W. Taylor, usado por Henry Ford na fabricação de automóveis será o utilizado pela empresa.
Tendo como característica a produção em massa que tem os princípios de padronização, racionalização do trabalho e o rítmo que é executado o trabalho, mantendo cada operário como uma engrenagem de um grande motor, não podendo haver falhas senão acarreta atraso da produção.
As características (Chiavenato, 2014) que dão enfase nas tarefas são:
Pragmatismo: enfase na prática e na aplicação no trabalho organizacional.
Organização racional do trabalho pela análise e racionalização do trabalho.
Divisão do trabalho e especialização do operário.
Desenho de cargos e tarefas.
Utilização de princípios de administração à tarefa das pessoas, como receituário para o administrador.
Incentivos salariais e prêmios de produção.
Padronização.
Abordagem prescritiva e normativa.
Esse tipo de administração não foca o funcionário, com isso acaba gerando desmotivações e frustrações, a pessoa sempre irá fazer a mesma coisa, e chegará no final do mês e terá somente o seu salário estipulado, sem gratificações e nem possibilidade de crescer e nem conquistar mais conhecimento e melhorar sua vida profissional. Para a empresa isso é interessante pois o principal foco é produzir mais com menor custo, gerando maiores lucros.
3 - Responsabilidade social ( PASSO 3)
Muitas organizações realizam investimento em marketing e comunicação, mas esquecem que existem outras opções que geram exposição de seus nomes na midia, fortalecendo sua marca no mercado e comunidade onde atuam.É o caso dos projetos sociais, que visam destinar parte do recuso da empresa, ou tempo para promover várias ações como, uma campanha de doação de sangue ou multirão para arrecadar donativos, patrocinar um atleta, uma ciclovia ou até mesmo uma manutenção de praça ou escola pública.
Existem muitas ações que podem projetar a imagem da organização como ambientalmente responsável, além de mostrar sua contribuição para o desenvolvimento social. O que antes era uma alternativa, com a concorrência cada vez mais acirrada, torna-se imprescindível o desenvolver e fortalecer a marca, independente do porte ou setor de atuação.
Hoje, quando o consumidor tem a opção de fazer negócio com uma organização ambientalmente correta, que apoia ou contribui para a melhoria de seu entorno, e outra que vende o mesmo produto, mas não pensa nesses aspectos, sua decisão é muito clara. Afinal, os consumidores cada vez mais percebem que suas escolhas também contribuem para um mundo melhor. Além disso, inserir os colaboradores em projetos sociais é uma forma de valorizá-los e engajá-los. Empresas que cedem horas de trabalho do colaborador para que ele possa trabalhar como voluntário, apoiando causas que acredita, faz com que ele saia da rotina, areje a mente, exerça a cidadania e sinta-se envolvido em causas, elevando sua autoestima por meio da ajuda ao próximo.
A partir da ideia de que a empresa está localizada no interior do Rio Grande do Sul, na cidade de Nova Pádua, conhecida pelo número elevado de acidentes geográficos de grande interesse turístico, e é conhecida internacionalmente por ter se especializadono turismo de aventura, sendo palco para a prática dos mais diversos esportes de aventura, como o rafting e a canoagem, aproveitando o potencial do rio das Antas. 
Nova Pádua teve desenvolvimento econômico baseado no cultivo da uva, cebola, alho, pêssego e maçã, e atualmente a economia do município ainda se baseia na agricultura. Nossa proposta social para a empresa “SUCOS DO SUL”, é se associar a empresas de turismos e patrocinar cursos profissionalizantes, para as crianças e jovens, filhos de pequenos agricultores da cidade. 
Projeto Escola Nova Pádua, destina-se ao desenvolvimento de atividades extras (no contra turno escolar) às crianças matriculadas na rede de ensino do município. O objetivo é oferecer complementação escolar a alunos da rede municipal de ensino de Nova Pádua (RS), nas áreas pedagógicas, artísticas, musical, esportiva entre outras. O envolvimento das famílias é o diferencial do projeto.
As crianças seriam patrocinadas com o uniforme, com a logo da empresa parceira, o que traria marketing para a organização de João Coutinho. Os filhos dos colaboradores também teriam direito a participar do projeto. Outro benefício oferecido seria para as mães dos alunos, que poderiam participar de oficinas de artesanato, palestras sobre saúde e economia doméstica. Campanhas na área de saúde da mulher e da criança.
Acreditamos que a comunidade e os turistas optariam sempre pela empresa, que pensa na sua cidade como um todo, que tem como foco o bem-estar dos funcionários e da cidade de Nova Pádua.
4 - Sustentabilidade (PASSO 4)
Os resíduos orgânicos são constituídos basicamente por restos de animais ou vegetais descartados de atividades humanas. Podem ter diversas origens, como doméstica ou urbana (restos de alimentos e podas), agrícola ou industrial (resíduos de agroindústria alimentícia, indústria madeireira, frigoríficos...), de saneamento básico (lodos de estações de tratamento de esgotos), entre outras. 
São materiais que, em ambientes naturais equilibrados, se degradam espontaneamente e reciclam os nutrientes nos processos da natureza. Mas quando derivados de atividades humanas, especialmente em ambientes urbanos, podem se constituir em um sério problema ambiental, pelo grande volume gerado e pelos locais inadequados em que são armazenados ou dispostos. A disposição inadequada de resíduos orgânicos gera chorume, emissão de metano na atmosfera e favorece a proliferação de vetores de doenças.
 Em análise feita pela empresa “PQ Consultoria”, na organização de João Coutinho, “SUCOS DO SUL”, há muitos residuos gerados pela produção de suco, tais como: casca de uva, verificou-se que depois da produção são armazenhados em caixas e posteriormente descartados em sacos de lixo, com destino a lixões e espaços a céu aberto da cidade. Nossa preocupação junto a empresa, é que ela pode sofrer punições sejam através de multas e sansões, como também consequências ao meio ambiente.
As grandes empresas produtoras de suco como a Citrosuco, utilizam da casca para a produção de óleos, essências e álcool. O óleo é obtido através da prensagem da casca de uva, após a extração do suco e é utilizado como aromatizantes naturais e como medicamentos e cosméticos. O álcool é obtido a partir da fermentação dos açúcares encontrados no licor proveniente da prensagem do bagaço da uva
Para solucionar o problema, vamos expor alternativas para empresa de sustentabilidade:
 	Oficinas para ensinar alternativas para comunidade do uso da casca de uva:
Geléia - umas das receitas mais simples e eficientes para fazer com as cascas de uva é a saborosa geléia de uva. O modo de preparo é bem prático, basta juntar uma boa quantidade de cascas coloque todos os ingredientes para ferver numa panela tampada por 1/2 hora. Depois de frio, coe espremendo um pouco para que saia o suco fino. O suco ficará concentrado, portanto misture com um pouco de água. Pegue a massa de uva que sobrou, e passe-a num coador raspando bem. Com isso é possível fazer a geleia.
Casca da uva reduz colesterol e atua no combate à celulite - uma pequena quantidade "O resveratrol, presente na casca da fruta, também é responsável por diminuir os triglicerídeos e o LDL, o colesterol ruim. "Outra importante função da substância é agir como um modo similar ao hormônio feminino estrogênio, ajudando nos tratamentos de pós-menopausa" age reduzindo a oxidação das gorduras, favorecendo a diminuição do acúmulo das gorduras nas artérias e também na redução da produção da celulite". 
Farinha de casca de uva - triturar as cascas e sementes de uva, junto com uma mistura contendo 50% de água e 50% de etanol. Depois extrair o líquido e em seguida eliminar o álcool. Adicionar maltodextrina, um carboidrato que ajuda no processo de secagem do composto. Para virar pó, o líquido (extrato + maltodextrina) foi colocado em um atomizador (aparelho para a secagem rápida de produtos finais de líquidos a pó). Nesse processo, a secagem é instantânea, por isso o pigmento não perde suas propriedades funcionais ou sua cor, a estabilidade do produto durante a armazenagem sob temperatura e umidade controladas, durante 120 dias. 
5 - DRE e Balanço Patrimonial (Passo 5)
Conforme (MARION, 2014), “a demonstração do resultado do exercício é a expressão máxima, juntamente com o balanço patrimonial, da evidenciação contábil emanada da aplicação criteriosa dos procedimentos de escrituração e ajuste, em tudo obedecendo aos Princípios Fundamentais de Contabilidade, prioritariamente, à de competência”.
DRE – Demonstração de Resultados
	Conta
	2015
	2016
	Receita Bruta
	3.000.000,00 
	3.300.000,00 
	Venda de mercadoria
	3.000.000,00 
	3.300.000,00 
	(-) Deduções de Receita Bruta
	30.000,00 
	33.000,00 
	Imposto sobre vendas
	30.000,00 
	33.000,00 
	(=) Receita Operacional
	2.970.000,00 
	3.267.000,00 
	(-) CMV Custo das mercadorias vendidas
	2.400.000,00 
	2.568.000,00 
	Lucro Bruto
	570.000,00 
	699.000,00 
	(-) Despesas Operacionais
	360.000,00 
	360.000,00 
	(-) Despesas Financeiras
	1.000,00 
	5.200,00 
	Lucro antes do IR
	209.000,00 
	333.800,00 
	(-) IR (27,5%)
	57.475,00 
	91.795,00 
	Resultado liquido
	151.525,00 
	242.005,00 
Fonte: Desafio Profissional
Segundo (MARION, 2014) diz que, “O Balanço Patrimonial é a peça contábil que retrata a posição das contas de uma entidade após todos os lançamentos das operações de um período...”. O Balanço Patrimonial pode sofrer interferência estática mostrando que a empresa possa ter mais do que realmente apresenta ter, isso acontece em empresas de patrimônio aberto, demonstrando mais prazer aos investidores, mas que na realidade em pouco tempo isso se dissolve, é evidente que as comparações em anos anteriores dá para ver a solvência da empresa por isso se faz mediante um estudo detalhado dos dados, pois consiste em dar uma razoável dose de confiança em que, se os eventos se repetirem, os resultados serão equivalentes no futuro
Com base em informações do passado reorganizamos as contas para assim fazer um DRE – Demonstrativo de Resultados para se ter mais visão sobre o negócio da empresa Sucos do Sul e perceber com clareza se a empresa está se mantendo no mercado e quem sabe futuramente fazer uma projeção de expansão.
Balanço Patrimonial
Fonte: Desafio Profissional
Com os dados coletados organizados em seus devidos lugares conseguimos ter uma visão melhor da empresa, podemos ver a diferença em números comparando-se o ano de 2015 ao ano de 2016, o Patrimônio Líquido fica visível que caiu isso devido a possíveis causas de compra de matéria prima mais cara, apesar de ter vendido mais em 2016 teve mais gastos na produção que fizeram reduzir seu Ativo também, possui menos aplicações financeiras e a mercadoria está estocada. O administrativo precisa tomar uma postura boa para poder expandir sua produção e ter maior retorno nas vendas.
Mas isso não indica que a empresa está perdida, pois, em tempos de crise nacional todo mercado sofre consequência, visto que a maior fatia de dinheiroque roda no mercado advém do funcionalismo público, e com fatores de cortes trabalhistas vários setores que fornecem os produtos tem sua contabilidade afetada.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Gerir uma empresa é um desafio rotineiro, que exige dedicação, destreza e demais atributos para manter constante atualização a fim de atingir resultados significativos. Alguns empresários iniciam seus negócios e sem se dar conta, chegam ao ponto onde a empresa cresce e não há conhecimento suficiente para gerir, levando a estagnar e causar custos desnecessários. Em outra vertente, tem o empresário bem-sucedido que se depara constantemente com as mudanças do mercado, o que faz com que ele se desmotive e passe a não mais se interessar pela continuidade do negócio.
Percebe-se então que buscar conhecimento, treinamento a fim de se manter atualizado, procurar bons assessores e gerentes com capacidade, é a chave para estar preparado ante aos desafios na gestão empresarial.
Neste trabalho ficou explícito tanto em base teórica quanto prática a importância de se unir conhecimentos sólidos para dar andamento a um empreendimento, podemos enxergar com uma visão clara sobre produção de bens ou serviços para que não haja prejuízo e nem que venha a prejudicar a terceiros e utilizando a área estatística que nos fornece fórmulas que podem ser usadas a qualquer momento. A importância das informações contábeis que gera ao proprietário, governo e a terceiros que tenham interesse sobre o andamento financeiro e patrimonial da empresa, verificando a solvência da mesma, se ela sobrevive sozinha ou se depende muito do capital de terceiros. Nos levou a buscar soluções cabíveis para a rejeição dos materiais que não são utilizados na produção, fazendo com que eles se transformem em outros produtos úteis e que não sejam diretamente prejudiciais ao meio ambiente, estudar as teorias da administração eleva a qualquer empresário a seguir rumos que nem sonhavam em permear, aprendemos muito com a escola Neoclássica e a escola cientifica, não podendo esquecer a administração de Ford que até hoje em dia é muito usada em várias indústrias de produtos de escala maior.
Considerando que o maior marketing da empresa, no mercado atual é estar engajado em projetos sociais e sustentabilidade, foi sugerido a “SUCOS DO SUL”, a criação de uma ONG, juntamente com outros empresários de turismo, da cidade de Nova Pádua, uma escola levando o nome da cidade, para crianças e jovens filhos de trabalhadores da agricultura. Esse projeto solucionaria outra questão da organização, que é o destino dos resíduos gerados da matéria prima de produção, a uva, são as propostas de oficinas para as mães das crianças e jovens da ONG, para o aproveitamento das cascas e semente da uva, gerando renda para a comunidade e benefícios para o meio ambiente.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BROM, L.G; BALIAN, J.E. Analise de investimento e capital de giro: conceitos e aplicações. Saraiva; 2007. Acesso em: setembro de 2017.
CANATA, Ivana. Teoria da Contabilidade: Evolução Histórica da Contabilidade. Anhanguera Publicações: Valinhos,2014. Acesso em: setembro de 2017.
FILHO, José. Economia: Introdução a Economia. Caderno de atividades. Anhanguera Publicações: Valinhos, 2014. Acesso em: setembro de 2017.
FILHO, José Batista de Carvalho. Teorias da Administração: Conceitos Básicos da Ciência Administrativa. Caderno de atividades, Valinhos: Anhanguera Educacional,2015. Acesso em: setembro de 2017.
GREGORY,M. A; RABASCO, E.E; TOHARIA C. Principios da economia. McGraw Hill; 1998. Acesso em: setembro de 2017.
MANKIW, N.G. Introdução à Economia – Custos da produção. Cap. 13. Harcourt, Inc. 2001. Orlando Florida. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/177014/mod_resource/content/3/Cap13.pdf>. Acesso em setembro de 2017.
MARTINS, Jairo. Artigo. POR QUE PROJETOS SOCIAIS TORNAM AS EMPRESAS MAIS ATRAENTES? Disponível em<http://revistapegn.globo.com/Colunistas/Jairo-Martins/noticia/2014/07/por-que-projetos-sociais-tornam-empresas-mais-atraentes.html>. 2017. Acesso em: setembro de 2017
O Portal da Administração. Artigo Marketing Taylor, Fayol e Ford. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/taylor-fayol-e-ford/36825/>. 2009. Acesso em: setembro de 2017.
SILVA, Renato J. Desafio Profissional de Administração e Ciências Contábeis e ciências da econômicas. Economia, Teoria da Administração, Ciências Sociais, Responsabilidade Social e Meio Ambiente, Teoria da Contabilidade. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2017. P.15. Disponível em:<www.anhaguera.edu.br>. Acesso em: setembro de 2017.
VASCONCELLOS, Marco Antônio Sandoval de. GARCIA, Manuel E. Fundamentos da Economia. Ed. Especial Anhanguera. São Paulo: Saraiva, 2012. Acesso em: setembro de 2017.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes