Buscar

A2 RESPONDIDA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ANÁLISE DE PORTFÓLIO DE NEGÓCIOS DA EMPRESA�
 �
Após a leitura do texto abaixo que foi extraído do Portal Marketing em Foco, apresente o tipo de diversificação de portfólio da empresa Santa Helena e suas características. A satisfação dos seus consumidores foi atingida? Justifique sua resposta.
A Estratégia de Diversificação da Empresa Santa Helena
Portal Marketing em Foco 17 ag.2014
A Paçoquita, marca da empresa Santa Helena, líder do mercado nacional de doces e confeitos à base de amendoim, também é a mais antiga e mais lembrada marca de paçoca do país. Possui legiões de fãs e virou até sinônimo de coisa barata, mas que cumpre seu papel. Tem presença em quase todo território nacional e conseguiu a proeza de ser conhecida e admirada por pessoas de todas as idades. Acabou se tornando uma espécie de “BomBril” ou “Friboi” dos doces de amendoim, um sinônimo de produto de alto padrão dentro de um mercado comoditizado.
Só por tal cenário, já poderíamos incluir a Paçoquita como um case de sucesso brazuca, na questão de comprometimento emocional dos consumidores para com uma marca relevante. Mas a Santa Helena foi adiante. Muito provavelmente percebendo o nível de atitude positiva para com a sua marca de paçocas, “leu” o seu mercado consumidor e criou um produto, acima de tudo, empolgante: a Paçoquita Cremosa.
Vídeos pululavam na internet sobre como fazer uma espécie de “Peanut Butter” de paçoca, com as mais diversas receitas, mas sempre usando a Paçoquita como ingrediente principal. E não é que a Santa Helena captou a mensagem? Com o apelo quase sem intenção do público, a marca fez o dever de casa de todo profissional de marketing que tem um produto estabelecido na área de maturidade no seu ciclo de vida: criou uma outra forma de utilização do mesmo.
Unindo isso a um brand equity mais que favorável, só restava para a marca montar uma estratégia que valorizasse os aspectos de um bom relacionamento de marketing: qualidade percebida, confiança do consumidor, comprometimento afetivo e emocional, além de uma comunicação efetiva. O resultado não poderia ser mais perfeito: a Paçoquita Cremosa se tornou um fenômeno em seu lançamento na primeira semana de julho de 2014. O que motivou a campanha “Caça ao Tesouro”, dando um ar de lenda urbana para o produto, incitando ainda mais o público a tentar encontrar o danado. Até um fã fez um site onde, dentro de uma janela do Google Maps, se indicava os locais onde o produto foi visto sendo vendido. Que loucura!
A inundação que rolou sobre o tema nas mídias sociais nas semanas seguintes foi estarrecedora. Era muita gente mesmo falando sobre o produto. Poucas vezes foram vistas coisas parecidas, em se tratando de um bem de consumo, com o burburinho que gerou o produto desde o seu lançamento. Foi muito legal de se ver. Em tempo: diferente do que se pode pensar, ao indicar que paçoca é um doce para gente mais velha, o maior engajamento nas mídias sociais da Paçoquita é do público entre 13 e 17 anos. Ponto para ela!
A Paçoquita ganhou o rótulo de “Nutella Brasileiro”, numa clara menção ao doce de avelã que é sinônimo de iguaria superior. Ainda não dá para saber se a Santa Helena vai continuar surfando nesta nova onda e não deixará a peteca cair, em se tratando de valorizar ainda mais o vínculo emocional do público com seu produto. Pode-se dizer que a Paçoquita está seguindo os passos das grandes marcas ao tratar o consumidor mais como um parceiro do que um simples cliente.
A gerente de marketing da marca, Luciana Persoli, indica que o objetivo do produto é de estar cada vez mais presente na vida do brasileiro. A Paçoquita Cremosa está estabelecendo uma lovemark no Brasil. Acredito que, assim como diz o nome das contas oficiais da marca no Twitter e no YouTube (Amo Paçoquita), vamos continuar amando a Paçoquita! E não estou falando simplesmente do produto...
 Disponível em https://marketingemfoco.com/tag/santa-helena/ acesso em 31 de julho de 2017.
Santa Helena
	A empresa Santa Helena é reconhecida nacionalmente como a maior empresa especializada em produtos derivados do amendoim. Possui um portfólio com produtos muito conhecidos, tais como as linhas Paçoquita e Mendorato (amendoim japonês dourado), que de acordo com seus administradores, são campeões em vendas. Além destes, há muitos outros produtos em diferentes categorias, como a linha Troféu e as marcas de alimentação saudável Cuida Bem e First.
	Em 2014 foi lançada a paçoquita cremosa, que chamou atenção dos profissionais das áreas de marketing e comunicação, por se tratar de uma empresa tradicional que passou a apostar em estratégia digital para o lançamento deste novo produto. Além de potencializar o uso nas ferramentas já utilizadas anteriormente, começaram a utilizar as redes sociais (Instagram, Twitter e Facebook) para divulgação de teasers do produto, fazendo com que tivesse um efeito viral, criando uma corrente de divulgação entre milhares de pessoas. Outra estratégia utilizada foi limitar o produto e torná-lo uma espécie de “achado”, valorizando-o muito mais. Diante dessa escassez do produto nas prateleiras, criaram um hotsite chamado “caça ao tesouro”, fazendo menção ao produto e incentivando os consumidores a postares fotos com a hashtag #acheiotesouro, criando mais um meio bombástico de divulgação digital.
	Conclui-se que os clientes além de sanarem a curiosidade pelo produto, gostaram da diversão proposta, fazendo com que fosse bem aceito e consolidado.
	
�

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais