Buscar

Estudo Dirigido de Análises Clínicas 2

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido de Análises Clínicas 2 – AV1
Descreva detalhadamente as fases pré-analítica, analítica e pós-analítica do ciclo diagnóstico.
Pré-analítica: solicitação médica, atendimento ao paciente, coleta das amostras (que deve ser do sítio real de infecção e em quantidade suficiente para análise), armazenamento e transporte das amostras, tratamento das amostras antes do envio para análise, recebimento das amostras na área técnica, inclusão dos dados do paciente em banco de dados, analisar se a amostra está dentro dos padrões, avaliar os critérios de rejeição (quantidade, contaminação etc).
Analítica: Depois do recebimento na área técnica, o material fará o processamento inicial que é a microscopia. Então será escolhido o meio de cultura para semeadura. Encaminhar para estufa para promover o crescimento do microrganismo onde as colônias serão isoladas e interpretadas para identificação do material, que irá passar por testes fenotípicos ou genotípicos. Será realizado o antibiograma.
Pós-Analítica: emissão de laudo, separando os resultados importantes e urgentes, promover notificação compulsória ao ministério da saúde (depende do microrganismo encontrado). É possível realizar o armazenamento da amostra para manutenção das espécies de patógenos para novas verificações.
Qual a importância de se realizar um diagnóstico precoce da faringite bacteriana.
Evitar que a bactéria caia na corrente sanguínea, evitando uma doença mais grave, como febre reumática (FR), endocardite e a glomerulonefrite. 
Quais as características do Streptococcus alfa, beta e gama hemolítico?
Beta-hemolítico: produz hemólise total;
Alfa-hemolítico: produz hemólise parcial;
Gama: não é hemolítico.
Qual o agente etiológico comumente encontrado numa faringite bacteriana.
Streptococcus pyogenes, B-hemolítico, do grupo A
Qual o microorganismo que pode causar infecções de orofaringe e quando visto ao microscópio se assemelha a caracteres chineses: Corynebacterium diphtheriae
Descreva a coleta ideal de material de orofaringe.
Coletar com swab material biológico na luz da cavidade bucal, tendo cuidado para não encostar nas paredes laterais da cavidade, bem como na língua, para minimizar a contaminação da microbiota oral normal. Após a coleta o swab deve ser colocado em tubo estéril e encaminhado para o laboratório em até 12h, em temperatura ambiente. 
Quais os meios de cultura mais indicados para semeadura de material oriundo TRS e TRI.
Ágar sangue e ágar chocolate
Qual a finalidade de se realizar a prova da catalase? Descreva seu procedimento.
Identificar a presença de Staphylococcus.
A catalase é a quebra do peróxido de hidrogênio em água e O2. Quando ocorre a aplicação de água oxigenada 3% sobre a amostra com a consequente formação de bolhas indica que o teste é positivo.
+ Staphylococcus áureos
- Streptococcus
Descreva os testes diagnósticos utilizados para se observar a presença de Staphylococcus áureos.
Teste coagulase que utiliza plasma de coelho ou humano. Está em 2 tipos:
	Teste ligado: realizado em lâmina, mantendo a amostra em temperatura ambiente de 5 a 15 min. se houver formação de coagulo consideramos positivo, se não houver formação de coágulo, consideramos negativo.
	Teste Livre: realizado em tubo de ensaio, colocando a amostra juntamente com plasma de coelho diluído em soro fisiológico em banho maria a 37º de 1 a 18h. Após esse período ao se verter o tubo e o líquido virar, consideramos o resultado negativo. Se ao verter o tubo o líquido estiver solidificado o resultado é considerado positivo (para Staphylococcus áureos). É mais confiável pela temperatura controlada a 37ºC e não sofre interferências externas.
Teste DNAse: Acompanha a prova da coagulase para determinação das espécies de Staphylococcus. Seu uso é vantajoso em laboratórios de grande movimento.
É usado meio de cultura, em placa, contendo DNA; Pode-se testar de 8 a 10 amostras de Staphylococcus, replicando-os em uma pequena área (cerca de 1 cm 2); A placa é incubada por 18-24h; Adiciona ácido clorídrico normal e aguarda-se 15min; Observar um halo claro ao redor da área semeada; Staphylococcus epidermidis e S.saprophyticus não formam halo.
Qual a finalidade do teste de Camp? Relate seu procedimento.
A finalidade do teste de Camp é identificar o Streptococcus galactiae, B-hemolítico do grupo B.
Divide-se uma placa de ágar sangue ao meio com outra bactéria para diferenciação. O mais comum é o Stapylococcus aureos. Este material é mantido a temperatura de 37º por 24h. Se houver hemólise, com formação de setas, consideramos o teste positivo para S. galactiae.
Quais os testes diagnósticos utilizados para se observar a presença de Streptococcus pyogenes.
Prova de Bacitracina (sensibilidade), Teste do Pyr
Qual o princípio de um teste rápido.
Visa detectar a presença de antígeno em função da produção de anticorpos. Quando os antígenos são colocados no mesmo meio os anticorpos começam a se ligar.
Antígeno = tudo o que pode desencadear uma resposta imunológica.
Descreva os procedimentos para a realização da prova de bile-solubilidade e optoquina. Qual a finalidade destes testes?
Identifica a presença de S. pneumoniae (presença de pneumococos).
Prova da bile-solubilidade: Os pneumococos possuem uma enzima autolítica, cuja ação é acelerada pela presença da bile de boi ou de soluções de taurocolato de sódio ou de disoxicolato de sódio.
Prova da optoquina: O S. pneumoniae é sensível a optoquina (antibiótico). Semear o microrganismo de maneira confluente em meio de cultura que possa ser colocado um disco que contenha o antibiótico, incubar a temperatura de 37ºC e observar a formação de um halo. A formação deste halo indica que o teste é positivo para S. pneumoniae.
É uma prova de triagem e deve ser seguida da prova de bile-solubilidade.
Quando estão no tubo de ensaio, misturadas a bile, por 15 min em temperatura ambiente há ativação de enzimas autolíticas. Quando há depósito no fundo do tubo significa resultado positivo para S. pneumono (pneumococo).
Qual o meio de cultura indicado para o crescimento de Haemophilus influenzae? Descreva os testes microbiológicos utilizados para seu diagnóstico.
O meio de cultura mais indicado é o ágar chocolate. 
Teste do satelismo: A bactéria suspeita de ser Haemophilus é semeada em toda a superfície de uma placa de ágar-sangue. Em seguida, é semeado na mesma placa, uma cultura de Staphylococcus epidermidis em formato de “X” ou “Z”. Após a incubação, apenas haverá crescimento de Haemophilus ao redor do plaqueamento do estafilococos e o resto da placa ficará sem crescimento. Isso acontece porque o estafilococo usado sintetiza uma quantidade adicional de fator V, que se difunde pelo meio.
Teste dos discos com fatores de crescimento: Discos impregnados de fator V, de fator X ou de uma mistura de fatores V e X são usados para se comprovar a necessidade desses fatores. Após a incubação, observa-se se há crescimento bacteriano ao redor dos discos.
Quais são as infecções mais comuns do TRI?
Agudas: Bronquiolite, pneumonia, bronquite, coqueluche, traqueite.
Crônicas: Tuberculose, Empiema.
Qual o agente etiológico da coqueluche? Descreva brevemente os sinais e sintomas da doença.
Bordetella pertussi.
Transmissão: Contato direto com a pessoa infectada;
Outras complicações: Pneumonia e otite média, hemorragias intracerebrais, hemorragias subconjutivais.
O período de incubação varia entre 7 e 17 dias. Os sintomas duram cerca de 6 semanas e podem ser divididos em três estágios consecutivos;
Estágio catarral (uma ou duas semanas): febre baixa, coriza, espirros, lacrimejamento, falta de apetite, mal-estar, tosse noturna, sintomas que, nessa fase, podem ser confundidos com os da gripe e resfriados comuns;
Estágio paroxístico (duas semanas): acessos de tosse paroxística, ou espasmódica. De início repentino, esses episódios são breves, mas ocorrem um atrás do outro, sucessivamente, sem que o doente tenha condições de respirar entre eles e são seguidos por uma inspiraçãoprofunda que provoca um som agudo parecido com um guincho. Os períodos de falta de ar e o esforço para tossir deixam a face azulada (cianose) e podem provocar vômitos;
Estágio de convalescença: em geral, a partir da quarta semana, os sintomas vão regredindo até desaparecerem completamente.
Qual é a amostra mais comum de coleta do TRI? Relate os procedimentos indicados para sua coleta e os motivos da mesma ser tão controversa.
A amostra mais comum é o escarro expectorado.
A coleta deve ser feita pela manhã, ao acordar, promover higiene oral, sem uso de agentes microbianos, porém a saliva do paciente pode contaminar a amostra. Um aspecto relevante é que muitos pacientes não conseguem mobilizar esse tipo de secreção.
Aspirado endotraqueal
Broncoscopia Flexível: realizado em ambiente hospitalar por um equipamento específico chamado broncofibroscópio, sob efeito de anestesia geral, chegando até os bronquíolos.
É possível retirar, material do saco aveolar, através do lavado brônquio-aveolar, biópsia entre outros.
Se duas amostras de líquor forem enviadas ao laboratório qual o procedimento de escolha e porquê?
Deve-se escolher a amostra mais turva pois possui mais informações para avaliação. 
Quais os parâmetros que nos auxiliam na interpretação do exame microbiológico de infecções do sistema nervoso central?
Quantidade total de proteína, glicose, leucócitos e células inflamatórias predominantes, lactato, A avaliação destes parâmetros possibilita avaliação da natureza da infecção: viral, bacteriana e fúngica e se ela realmente existe.
Cite os principais meios de cultura indicados para exame microbiológico do SNC.
Ágar-chocolate, ágar-sangue e tyer-martin (para isolamente de Nisseria).
Qual a relevância de sabermos a idade do paciente em caso de suspeita de meningite?
Dependendo da idade do paciente existem microorganismos mais comumente associados a infecção. 
Qual a diferença entre bacteremia e sepsemia?
Bacteremia: bactérias que entraram na corrente sanguínea de forma direta ou através de um foco infeccioso.
Septcemia: ocorre a partir da bacteremia e há colonização destas bactérias no sangue, com reprodução ativa.
Com relação ao número de punções e frascos, qual o procedimento mais indicado para coleta de amostras de hemocultura?
Mais de 1 punção, no mínimo 2 punções. Cada punção deve conter um par de amostras em frascos anaeróbios e aeróbios.
Em que difere os frascos de coleta das metodologias manuais e automatizadas para hemocultura?
Metodologia Automatizada: O frasco reconhece a presença de bactérias através da presença de gases produzidos pelo microrganismo.
Metodologia Manual: nesta metodologia deve-se realizar a cultura para sabermos se existe bactérias. Não se tem certeza sobre a infecção
É recomendado fazer coloração de GRAM em uma mostra de sangue a fresco?
Não. Deve haver pouquíssimas bactérias no sangue.
Descreva detalhadamente o processamento laboratorial das amostras de hemocultura oriundas das metodologias manuais e automatizadas desde o primeiro dia de coleta até a emissão do laudo.
VER OS QUADROS DESENHADOS NO CADERNO.
Supondo que o resultado microbiológico de uma hemocultura seja um provável contaminante, tal como staphylococos áureos coagulase negativo, qual a conduta a ser adotada?
O recomendado é solicitar uma nova amostra para que seja descartada a possibilidade de contaminação. Como são retiradas mais de uma amostra deve-se avaliar o resultado de todas para que o descarte de algum resultado ocorra com segurança. A avaliação deve ser compartilhada com o médico.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes