Buscar

Legislação Tributária ESTUDO DE CASO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Legislação Tributária 
Case: Whelan Pharmaceuticals: Fatores Fiscais e Seleção Global de Local.
	O estudo de caso sobre a Whelan Pharmaceuticals retrata uma reunião feita entre vice-presidentes e a diretora executiva para realizarem um planejamento e a busca de uma melhor localização para instalação de uma fábrica que irá produzir o novo produto da marca, o objetivo é posicionar todos os estágios de produção no mesmo lugar. E os locais considerados eram Maryland, Porto Rico, Irlanda e outros locais na Europa continental, porém devem ser considerados diversos fatores, como por exemplo: taxas de impostos, distribuição, alíquotas, preço de transferência entre outros. Por isso é necessário considerar a importância de ações de estratégia e marketing, analisando os regulamentos governamentais, as necessidades de mercado e público alvo. 
	O produto lançado será o Varex que é um medicamento cardiovascular. Atualmente os produtos cardiovasculares têm um dos maiores segmentos no mercado doméstico e tudo indica que Varex será um produto bem-sucedido, há chances de ser líder de vendas, mas é cedo para a equipe estratégica afirmar isso, tudo depende do local onde irão instalar a fábrica e o pessoal de marketing têm preferência pela Europa devido a discussões preliminares com as comissões de preço em alguns países europeus que levam a acreditar que será possível conseguir um grande diferencial de preço, no Varex como demais produtos. O mercado europeu é grande e pode crescer ainda mais. 
	Duas ferramentas de planejamento de impostos são importantes para a Whelan, preços de transferência e benefícios fiscais. No passado, a Whelan se beneficiou de isenção de impostos disponíveis em Porto Rico. Porém, está cada vez mais difícil de prever o que acontecerá, Porto Rico tenta proteger os benefícios, a força da oposição parece estar crescendo. Obviamente, Porto Rico pode apresentar problemas no futuro. Do ponto de vista fiscal a melhor localização seria na Irlanda pois oferece vantagens e desvantagens comparadas a Porto Rico. Vantagens: Baixas alíquotas e potencial créditos de impostos estrangeiros. Por outro lado, os preços de transferência e aplicação significam que os lucros irlandeses podem baixar. A Irlanda oferece a oportunidade de diferimento de imposto, quanto Porto Rico oferece isenção.
	No que desrespeita a localização na Maryland seria melhor segundo o departamento de fabricação pois é onde há a mão de obra mais designada, os salários são mais compatíveis com os da Europa e mais altos que os de Porto Rico. Só seria ruim pois levaria mais tempo pra ficar pronto. Pontos impactantes são as taxas de alfandega e encargos em relação aos suprimentos da Varex. Em resumo a equipe de fabricação apoiou Maryland, a equipe de marketing acha que na Europa existe mais vantagens nos suprimentos quanto o departamento tributário favoreceu a Irlanda. Porto Rico ficou quase fora das escolhas visto que os benefícios tributários não são tão bons. A fabricação até seria adequada se fosse feita lá mas não é uma grande vantagem em relação aos demais lugares se os diferenciais de impostos não compensam.
	Diante das evidencias e discussões não é fácil para a equipe chegar em uma conclusão. O departamento fiscal claramente acredita que a Whelan se sairia melhor na Irlanda. A equipe de marketing sente confiança na Europa, mas os benefícios fiscais são muito diferentes. Se o departamento fiscal estiver certo sobre as diferenças tributárias e o marketing estiver certo em relação ao preço, fica bem mais fácil que a equipe toma a decisão correta em relação a escolha da localização, apesar de alguns fatores envolvidos serem difíceis de quantificar. Se qualquer uma das equipes estiver equivocada em suas análises a Whelan terá muito a perder.

Outros materiais