Buscar

Relatório Oficina de Criatividade

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
Instituto de Ciências Humanas
Curso de Psicologia
Relatório Oficina de Criatividade
(483W) Psicopatologia Especial
Regime de dependência
 Alessandra Zavarise - RA: B45HHC-2
Trabalho realizado sob a orientação da Profa. Fernanda Pizeta
Ribeirão Preto - SP
2017
Universidade Paulista
Centro de Psicologia Aplicada – Ribeirão Preto
RELATÓRIO PSICOLÓGICO
Área: Psicopatologia Especial
1. Identificação
Nome: Hospital Caibar Schutel 
Endereço: Rua Comend Pedro Morganti, 1449 - Jardim Universal, Araraquara-SP,14801395
Fone: 3333-7884
Estagiário Responsável: Alessandra Zavarise 
Supervisora Responsável: Profº Fátima Aparecida Arena do Amaral 
1.2 Assunto: Relatório Oficina de Criatividade
2. Descrição da demanda
	 A oficina terapêutica tem como objetivo ampliar habilidades; estimular a expressão de sentimentos, emoções e vivencias singulares; Incentivar a autonomia, o processo criativo, imaginário e a espontaneidade do paciente. Segundo Valladares et.al (2003) as oficinas terapêuticas promovem o exercício de cidadania, facilitam a expressão e a convivência de pessoas em sofrimento psíquico, através da inclusão pela arte.
	
3. Procedimentos
	O contato com os usuários deu-se na Casa Caibar Schutel( Centro de Atenção e Acolhimento), nossa proposta foi de observação, de contato nas unidades com a pratica de oficinas expressivas de atendimento grupal .
	 Convidamos 15 pacientes para a prática de uma oficina expressiva de pintura livre em camiseta, de acordo com a indicação da professora-orientadora.
 	Foram utilizados, camisetas, pinceis, tintas de tecido, copos descartáveis pequenos, papel craft, mesas, água, papel toalha, radio e CDS. 
 
4. Análise
	Realizado um rapport e orientado quanto à atividade proposta. Os materiais foram distribuídos, e ás 15:00 horas deu-se inicio a oficina , com termino ás 16:00 horas
	Ao buscar os pacientes nas respectivas unidades, fomos apresentados a eles por nossa supervisora, explicamos aos mesmos que gostaríamos que eles participassem da nossa atividade , alguns no primeiro momento aceitaram com facilidade, outros se mostraram receosos, mas ao explicar com mais detalhes os mesmo colaboraram . 
	Ao chegar na sala onde a oficina foi elaborada , os facilitadores da atividade fizeram uma apresentação breve do que seria realizado com eles. 	Podemos perceber alguns sintomas mais aparentes da doença de alguns dos participantes , apatia, motricidade afetada, depressão , que por sua vez são algumas caraterísticas da esquizofrenia , entre outros sintomas .
	 
5. Conclusão
	A oficina de criatividade é uma proposta de trabalho vivencial, em grupo, que utiliza recursos variados, visando ampliar a abertura e fluidez diante da existência. Metodológicamente procura-se criar dinâmicas que coloquem os participantes em vivencias que os mobilizem em torno do tema proposto, instaurarem a possibilidade de emergência do novo em um clima de flexibilidade.Cuida-se para que haja espaço para reflexão e trocas, com o objetivo de despertar para os participantes lembranças, sentimentos, sensações pensamentos ou intuições que não costumam receber atenção na relação pessoal e na intersubjuntiva.
	Desta forma favorecem-se trocas de cada um consigo e com os outros, ajudando-os a desmanchar padrões repetitivos, sair do “automático” e acessar novas possibilidades.( Cupertino, C. M. B. 2008).
	Conseguimos alcançar os nossos objetivos , que por sua vez, foi de estimular a expressão dos sentimentos de cada um , onde cada participante pode contar suas vivencias e singularidades, ao final da oficina a maioria deles demonstrou seus sentimentos .
Ribeirão Preto, 19 de Novembro de 2017. 
___________________					
Alessandra Zavarise
RA:B45hhc-2	
Referências bibliográficas:
Cupertino, C. M. B. (2008). Atuação em campo com Oficinas de Criatividade: que Psicologia se faz? Anais do 8º Simpósio Nacional de Práticas Psicológicas em Instituições. 12 p. São Paulo: SP, Brasil. USP?id=31.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes