Buscar

PROVA 2 MARKETING - 11/04/2018 - 6625087

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação II – Objetiva
Marketing – 11/04/2018
Prova: 6625087
1-Compreender o que se busca saber em uma pesquisa é o primeiro passo para o sucesso de uma pesquisa. Afinal, para que se obtenha a resposta de um problema, é preciso saber fazer a pergunta certa sobre este problema. Por isso, estruturar uma pesquisa também é um trabalho estratégico, envolvendo diversas ações que, se tomadas de maneira adequada, fornecem dados preciosos para as tomadas de decisões dos negócios. Sobre a pesquisa, classifique V ou F:
( F ) Na pesquisa exploratória, os estudos são baseados em uma compreensão prévia da natureza do problema de pesquisa.
( F ) A pesquisa descritiva é conduzida para esclarecer a natureza de um contexto desconhecido.
( V ) Na pesquisa causal, os pesquisadores têm uma expectativa sobre a relação a ser explicada, como a previsão da influência do preço, da embalagem, da propaganda etc. sobre as vendas.
2-As pesquisas são essenciais nas ações mercadológicas. Elas possuem diferentes objetivos e, de acordo com eles, será identificado o melhor tipo a ser utilizado. Sobre a pesquisa descritiva, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) Tipo de pesquisa que preza a descrição de características de determinada situação ou função e seu uso é frequente, quando se pretende descrever características de fenômenos.
( ) Tipo de pesquisa que tem o objetivo de investigar o problema e sugerir possíveis soluções, sendo seu maior objetivo a promoção da compreensão do problema enfrentado pelo entrevistador.
( ) Tipo de pesquisa que preza pela elaboração de características de determinada causa ou acontecimento e seu uso é frequente, quando se pretende analisar características de ações passadas.
( ) Tipo de pesquisa utilizado para descobrir relações de causa e efeito, sendo seu principal método a experimentação.
3-O sistema de Informação de Marketing – SIM – é um conjunto formalizado de procedimentos para gerar, analisar, armazenar e distribuir as informações, contriobuindo para as tomadas de decisões da organização. Para que este sistema seja efetivo, alguns componentes são necessários. Sobre esse sistema, classifique V ou F:
( V ) O Sistema de Inteligência de Marketing é composto por um conjunto de procedimentos e fontes, usados por administradores para a obtenção de informações diárias.
( V ) O Sistema de Pesquisa de Marketing é um componente do SIM, permitindo a coleta e a análise de dados que contribuem para a tomada de decisão.
( F ) O SIM independe de sistemas computadorizados para organização dos dados.
4-Entender o mercado em que as empresas atuam é fundamental para a construção de estratégias competitivas. Nesse sentido, a segmentação contribui fortemente para o sucesso das organizações. Sobre o conceito de segmentação, analise as sentenças a seguir:
I-A segmentação é utilizada para identificar as ameaças e as oportunidades do ambiente externo e os pontos fortes e fracos da empresa do ambiente interno. ERRADA
II-A segmentação é definida como o processo sistemático e objetivo de geração de informação para ajudar na tomada de decisões de marketing. ERRADA
III-Segmentação é a ação de identificar e classificar grupos distintos de compradores que apresentem comportamentos de compra relativamente homogêneos. CORRETA
5-Para que uma pesquisa aconteça, é necessário estabelecer uma ordem de todas as atividades que precisam ser desenvolvidas. Essas atividades caracterizam as etapas do processo de pesquisa. Sobre a ordem desse processo, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Formulação da concepção da pesquisa – Definição do problema – Desenvolvimento de uma abordagem – Trabalho de campo ou coleta de dados – Preparação e análise dos dados – Preparação e apresentação do relatório.
( X ) Definição do problema – Desenvolvimento de uma abordagem – Formulação da concepção da pesquisa – Trabalho de campo ou coleta de dados – Preparação e análise dos dados – Preparação e apresentação do relatório.
( ) Desenvolvimento de uma abordagem – Definição do problema – Formulação da concepção da pesquisa – Trabalho de campo ou coleta de dados – Preparação e análise dos dados – Preparação e apresentação do relatório.
( ) Definição do problema – Formulação da concepção da pesquisa – Desenvolvimento de uma abordagem – Trabalho de campo ou coleta de dados – Preparação e análise dos dados – Preparação e apresentação do relatório.
6-Quando um consumidor tem por desejo a aquisição de um produto para uso doméstico, ele irá até o supermercado, loja de conveniência ou comprará pela internet. Nas variadas formas de aquisição, o marketing fornece classificações diferentes para os produtos, de maneira que possam estabelecer estratégias diferenciadas, pois cada produto pode ser comprado em um contexto específico. Sobre as nomenclaturas dos produtos, analise as sentenças a seguir:
I-Produtos de conveniência são distribuídos para vários distribuidores e são baratos. CORRETA
II-Produtos de compra comparada fazem com que o consumidor busque poucas informações antes de comprá-los. ERRADA
III-Produtos de especialidade tem a sua distribuição limitada. CORRETA
IV-Produtos não procurados são desconhecidos ou desnecessários para o comprador. CORRETA
7-Para uma empresa se desenvolver no mercado, é necessário ter uma marca consolidada. No entanto, antes de promover seu nome, a empresa precisa registrar sua marca para não correr riscos. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I-Patente é todo sinal distintivo (palavra, figura, símbolo etc.) visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços de seus concorrentes. ERRADA
II-Marca é um documento formal, expedido por uma repartição pública, por meio do qual se reconhecem direitos de propriedade e uso exclusivo para uma invenção ali descrita amplamente. ERRADA
III-O pedido de concessão de patente deve ser feito ao Instituo Nacional da Propriedade Industrial (INPI), autarquia federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. CORRETA
8-As pesquisas são essenciais nas ações mercadológicas. Elas possuem diferentes objetivos e, de acordo com estes, será identificado o melhor tipo a ser utilizado. Sobre a pesquisa causal, classifique V ou F:
( V ) Tipo de pesquisa utilizado para descobrir relações de causa e efeito, sendo seu principal método a experimentação.
( F ) Tipo de pesquisa que preza a descrição de características de determinada situação ou função e seu uso é frequente, quando se pretende descrever características d fenômenos.
( F ) Tipo de pesquisa que tem o objetivo de investigar o problema e sugerir possíveis soluções, sendo o seu maior objetivo a promoção da compreensão do problema enfrentado pelo entrevistador.
( F ) Tipo de pesquisa que preza pela elaboração de características de determinada causa ou acontecimento e seu uso é frequente, quando se pretende analisar características de ações passadas.
9-Para que seja possível colocar em prática as estratégias de marketing, é necessário documentar todo o contexto em que se situa a organização e listar ações que possam ser executadas de forma estratégia, com a finalidade de atender a um objetivo de marketing. O plano de marketing é o documento responsável por compilar todas estas informações. Sobre esse documento, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) O plano de marketing é como um mapa – ele mostra à empresa aonde ela está indo e como vai chegar lá. Ele é tanto um plano de ação como um documento escrito.
( ) Um dos itens do planejamento de marketing é a análise SWOT, responsável por definir as estratégias de mercado que podem ser colocadas em prática pela organização.
( ) O plano de marketing pode ser denominado também como Planejamento Estratégico, apresentando as diretrizes estratégicas da organização.
( ) No plano de marketing, são apresentadas as informações detalhadas sobre o processo de coleta de dados para a tomada de decisão.
10-Para um profissional de marketing atuar no mercado é fundamental que eleconheça diferentes modelos de negócios e como atuam. Franquias, por exemplo, são modelos de negócios em alta, que possibilitam a expansão de empresas existentes. Sobre as franquias, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) Franchising, termo utilizado para denominar o negócio de franquias, trata-se de um acordo contratual entre duas companhias legalmente independentes em que o franqueador concede ao franqueado o direito de vender o produto do franqueador.
( ) Franqueador é indivíduo, pessoa física ou pequeno empresário que deseja iniciar um negócio, visando minimizar os riscos de fracasso, dessa forma, licencia a marca/produto ou serviço a partir de um modelo já homologado.
( ) Franqueada é a empresa fabricante do produto/serviço ou proprietário da marca, que visa expandir seus pontos de venda, rapidamente, fazendo uso de capital de terceiros.
( ) O sistema de franquias é entendido como um modelo que visa ao lucro individual, buscando atender aos objetivos e metas de uma única empresa.

Outros materiais

Outros materiais