Buscar

ANA CLARA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

VISÃO DAS EMPRESAS GLOBALIZADAS SOBRE OS NOVOS ENGENHEIROS
Os grandes desafios enfrentados pelas sociedades, e em particular, pelas empresas decorrem das transformações sociais causadas pela velocidade com que têm sido gerados novos conhecimentos, concretizados através da introdução, no mercado, de novos produtos. Esses novos produtos, frutos do avanço científico e tecnológico, modificam as complexas relações sociais, tornando-as, ao mesmo tempo, mais intensas e mais efêmeras.
Diante do conceito de globalização que é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.
As empresas hoje vêm passando por algumas mudanças necessárias, um exemplo citado no resumo do texto de Almeida e Martinelli é a globalização onde querendo ou não uma empresa que busca crescimento e diferencial tem que ter o seu mercado globalizado para expandir os negócios e ter um diferencial, buscar relacionamentos duradouros tem que usar muita comunicação.
A empresa que se torna uma empresa adapta a globalização é vista como uma empresa pró ativa, e uma empresa que aproveita oportunidades de expansão tendo assim uma competitividade não só em seu pais mais em vários outros, com línguas e culturas deferente, tem que procurar satisfazer não só seu clientes locais mais os globais vendo a preferência dos dois também, desenvolver a habilidade de firmar acordos de ganha-ganha
Uma deferência entre a multinacional e a empresa global é que a empresa global ela passa por processo interessante para o seu sucesso, sendo avaliar se há uma competição entre os seus concorrentes, ver as qualidades e necessidades de acordo com país, mudança tecnológica, a política e infraestrutura do país onde vai se localizar, já a Multinacional tem como objetivo distribuir os produtos, ter acesso a matéria prima e gerar faturamento distribuindo os produtos como fluxo de input-processo-output, uma ferramenta proposta por proposta por Sink e Tuttle (1989) uma ferramenta de negociação, onde não há uma preocupação em conhecer como a empresa vai agir onde está sendo inserida.
Um começo para se tornar uma empresa global é obter informações, superar as barreiras contra sua entrada no país e procurar uma forma de se aproximar dos clientes. As tendências tem que ser avaliadas na parte política, econômica, sociais e culturais.
Nesse trabalho abordamos a vida do engenheiro no mundo globalizado, bem como os impactos causados à sociedade, economia e meio ambiente. O engenheiro deve estar apto a atuar neste mundo global e marcado por grandes transformações, cujo avanço da tecnologia implica na eficácia de projetos e também no desgaste ambiental. Essa questão vem sendo valorizada pela sociedade, visando diminuindo os impactos decorrentes da ação antrópica que tem tido maior destaque principalmente por conta da escassez dos recursos naturais. Empresas vêm alertando sobre a conservação do meio ambiente para obtenção do desenvolvimento sustentável.
Engenharia é a ciência que aplica os conhecimentos teóricos. A função dos engenheiros é transformar a natureza e produzir novas utilidades para as pessoas. Para obter tais resultados, o engenheiro estuda o problema, planeja uma solução, verifica a viabilidade econômica e técnica e por fim coordena a construção.
É o engenheiro que faz a ponte entre o conhecimento técnico produzido nas faculdades, centros de pesquisa e empresas e a realidade.
A engenharia tem uma forte relação com as ciências exatas, no entanto, ao contrário do que muita gente pensa, nem toda engenharia está relacionada com matemática e objetos concretos, hoje em dia temos, por exemplo, a Engenharia Genética que é relacionada à biologia e a Ciência da Computação que lida puramente com objetos virtuais.
O engenheiro do século XXI tem como principal objetivo trabalhar para um desenvolvimento sustentável. Assim, inovações fazem parte do seu cotidiano. Logo, o profissional de engenharia tem como desafio conciliar a ciência, a tecnologia e a sociedade. Eles são responsáveis por alterações no ambiente natural, e sem o devido controle pode causar inúmeros problemas como desmatamento, escoamento da água e poluição causada pelos gases tóxicos que são liberados no ar. Todo profissional em engenharia tem que trabalhar voltado e focado na prevenção, pois além de custar menos é melhor evitar do que resolver o problema depois dele estar instalado.
As restrições no mercado de trabalho, empresas pagando salários abaixo do piso e aumento da carga horária, são alguns dos fatores que fizeram com que por um tempo a profissão fosse desprestigiada, esquecida, desqualificada. Só depois de algumas crises e recessões a profissão do engenheiro passou a estar entre as opções dos jovens na hora de escolher suas profissões.
A economia brasileira está em um bom momento e tem afetado assim os salários de alguns profissionais. Tomando como exemplo a construção civil, a demanda de mercado proporcionou uma valorização salarial de 20% aos engenheiros. A partir desse resultado é notório o aquecimento da economia nessa área. Segundo Fernando Mantovani: "A valorização foi alta, mas menor do que no último ano, quando observamos uma liberdade financeira muito grande para as empresas contratarem".
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
PENA, Rodolfo F. Alves. "Vantagens e desvantagens da Globalização"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/geografia/pos-contras.htm>. Acesso em 13 de junho de 2017.
SINK, D.S.; TUTTLE, T.C. The performance management question in the organization of the future. Industrial Management, v.32, n.1, p.4-12, jan./fev. 1990.

Outros materiais