Buscar

Planejamento e Desenvolvimento Organizacional Hospitalar Avaliação Final Objetiva

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	Disciplina:
	Planejamento e Desenvolvimento Organizacional Hospitalar (HOS20)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:405157) ( peso.:3,00)
	Prova Objetiva:
	6858315
	Nota da Prova:
	10
Parte superior do formulário
	1.
	As empresas hospitalares não seriam nada sem as pessoas. São as pessoas que fazem toda a diferença, não só em organizações hospitalares, mas em todas as empresas. É importante valorizar as pessoas, pois desenvolvem seu potencial profissional dentro da empresa. Sobre a gestão do conhecimento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Um dos processos da gestão do conhecimento é o compartilhamento que está vinculado à comunicação e que necessita de muita atenção.
(    ) A identificação determina suas necessidades e expectativas voltadas às atitudes, às habilidades e aos conhecimentos.
(    ) A retenção está voltada somente a um setor do hospital e não necessita das ferramentas dos sistemas de informações.
(    ) O desenvolvimento é um elemento construtivo, mas não é baseado em novas ideias e produtos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	2.
	A gestão do conhecimento é baseada em ações sistematizadas, e a sua tecnologia, que muda de acordo com a cultura da organização, visa à fácil criação do conhecimento na inteligência empresarial. A gestão do conhecimento é baseada em alguns processos importantes. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O desenvolvimento da bagagem é um componente que constrói e complementa o conhecimento, que cria produtos novos, ideias e habilidades.
(    ) A aquisição se obtém por meio de relações com os elementos externos à organização.
(    ) Já a retenção está relacionada aos processos de comunicação. Na área da saúde, esse tipo de processo precisa de uma atenção, mas não é o principal elemento do processo.
(    ) A identificação está voltada às formas de armazenagem e atualização. É importante a disponibilização das ferramentas nos sistemas de informação.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - V - F - F.
	3.
	Assim como várias ferramentas, temos os formulários, que são muito importantes aos profissionais dos serviços de saúde. Formulário é um meio de registro e comunicação de informações que são ordenados em dados qualitativos e quantitativos. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Frequentemente, os formulários são usados para ajeitar a rotina administrativa de uma instituição de saúde.
(    ) Os formulários devem apresentar um campo para preencher informações, para atender a seus objetivos.
(    ) O formulário não tem a necessidade de ter a identificação.
(    ) O tamanho do formulário não tem a necessidade de ser padronizado e nem conter as informações.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	4.
	As organizações passam pelo estágio de envelhecimento, que é composto por alguns ciclos de vida. Um deles define que a organização está totalmente desorganizada. Seus compromissos financeiros estão fora do controle e precisa recorrer aos empréstimos bancários. Os clientes estão à procura de novos concorrentes e, em consequência disso, a empresa falece. Assinale a alternativa CORRETA que define esse tipo de ciclo de vida:
	 a)
	Morte.
	 b)
	Infância.
	 c)
	Estabilidade.
	 d)
	Aristocracia.
	5.
	Uma empresa hospitalar é muito complexa e marcada por inúmeros processos. Indiferente do tamanho da empresa hospitalar e sua forma de administrar, a lógica de um processo criado é sempre a mesma. Sobre a estruturação de processos, analise a sentenças a seguir:
I- Um dos principais objetivos é garantir a melhora dos processos e eliminar as regras e os processos antigos.
II- Outro objetivo importante é padronizar a documentação na instituição hospitalar para facilitar o manuseio.
III- Todo processo trabalhado não precisa de uma entrada, mas, sim, uma saída, fazendo com que as atividades ocorram de forma isolada.
IV- Os processos não precisam passar por uma avaliação periódica, pois, depois de implantado, é garantido por algum tempo no hospital.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	6.
	Gestão estratégica é um negócio que abrange a elaboração de uma ação e planejamento de tarefas na organização. Dessa forma, existem diversas formas de analisar o pensamento estratégico, e essas formas são nomeadas de escolas. Sobre essa classificação, analise as opções a seguir:
I- Escolas prescritivas e descritivas.
II- Escolas hospitalar e estrutural.
III- Escolas prescritivas e estrutural.
IV- Escolas descritivas e hospitalar.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 d)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	7.
	Crescer e inovar é uma tarefa complicada para as empresas, principalmente na área da saúde, mas todas querem realizar esse objetivo de inovação e crescimento no mercado hospitalar. Cada vez mais surgem novas regras e leis que precisam ser seguidas e que rodeiam as mudanças internas e externas das instituições hospitalares. Sobre o desenvolvimento organizacional, analise as afirmativas a seguir:
I- O movimento do desenvolvimento organizacional nas organizações surgiu na década de 60 através de um manifesto entre as mulheres e as empresas.
II- O desenvolvimento organizacional originou-se de um aglomerado de conceitos em psicologia e sociologia, focando a melhoria das pessoas em equipe na organização.
III- Nas organizações, todos os setores visam a um crescimento, principalmente o desenvolvimento organizacional, que leva a mudanças de comportamentos e estrutura organizacional.
IV- Uma das mudanças nas empresas são as novas formas de trabalho, visão e ação estratégica e diferenciar os serviços e produtos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	8.
	Com o passar do tempo, os hospitais se tornaram mais complexos e diversificados. Com a nova era da tecnologia, é preciso implantar sistemas inovadores, para poder fazer todos os tipos de procedimentos cirúrgicos e diagnósticos aos pacientes e à comunidade. Sobre a classificação hospitalar do Sistema Único de Saúde, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Um hospital deve possuir toda tecnologia, estrutura física, profissionais qualificados e os processos todos organizados.
(    ) Um hospital público presta assistência à saúde e é subdividido em municipal, estadual e federal.
(    ) Um hospital estadual é de propriedade do Governo Federal e órgãos internacionais.
(    ) Os hospitais privados são liderados pelo órgão municipal. A prefeitura de cada cidade arca com despesas e investimentos do hospital.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	9.
	O primeiro hospital no Brasil surgiu no ano de 1543, ou seja, 43 anos após a descoberta do Brasil. Foi a Santa Casa de Misericórdia de Santos por Brás Cubas. Com o passardos anos, outros hospitais foram surgindo para atender a toda a comunidade. Sobre as funções do hospital, analise as afirmativas a seguir:
I- A função prevenir doenças está voltada às atividades dos ambulatórios, nas quais o paciente recebe o primeiro atendimento.
II- A função restaurar a saúde constitui-se no diagnóstico em que recebe cuidados especiais, clínicos e cirúrgicos, e o paciente poderá voltar às suas atividades normais.
III- A função pesquisa visa somente à educação da saúde pública, com o objetivo de integrar a comunidade, a família e o paciente.
IV- A função educativa visa à pesquisa dos estudantes e comunidade e não tem centro de pesquisa nos hospitais.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 c)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	10.
	Atualmente, os sistemas de informações são imprescindíveis para os gestores, pois precisam de várias informações para o desenvolvimento do mercado em que atuam. Os sistemas de informação têm a sua classificação e uma delas é ajudar o gerente nas tarefas e decisões. Outro fator importante é acrescentar a efetividade do processo da decisão na organização. Assinale a alternativa CORRETA que define esse tipo de classificação do sistema de informação:
	 a)
	Sistema de informação gerencial.
	 b)
	Sistema de informação transacional.
	 c)
	Sistema de informação estratégico.
	 d)
	Sistema hospitalar.
	11.
	(ENADE, 2015) Muitos empreendedores no Brasil não possuem um conhecimento técnico sobre seu próprio negócio e o ambiente em que atuam. O interessante é que muitos empreendimentos pequenos conseguem destaque devido a uma oportunidade percebida pelo empreendedor fundador. Por mais que existam inúmeros empreendimentos fundados dessa maneira, grande parte desses empreendedores não possuem conhecimento técnico necessário para elaborar novas estratégias no futuro. Certas oportunidades exigem nível maior de visão mercadológica e atitudes técnicas. Nesse contexto, recursos podem ser utilizados como ferramentas de gerenciamento, tal como a matriz de análise SWOT. Com base no texto, avalie as afirmações a seguir, sobre a análise SWOT:
I- É uma técnica de análise de ambiente interno e externo comumente empregada no planejamento estratégico para avaliar o posicionamento da organização e sua capacidade competitiva.
II- Funciona como um guia na definição de plano de ações para eliminar os riscos e assegurar o sucesso da empresa. É recomendada para aprofundar o conhecimento sobre o negócio e para análise contextual.
III- É uma ferramenta para análise de cenário, utilizada como base para gestão e planejamento estratégico de corporações e empresas. Entretanto, devido à sua simplicidade, pode ser utilizada para outros tipos de análise de cenário, como na criação de um site.
IV- Na análise do ambiente interno, deve-se identificar variáveis que não estão sob controle da organização e que podem comprometê-la. As ameaças podem envolver a perda de um profissional-chave para o negócio, bem como estar relacionadas a fatores econômicos, políticos, ambientais e legislativos.
É correto apenas o que se afirma em:
	 a)
	II e III.
	 b)
	I.
	 c)
	IV.
	 d)
	I e III.
	12.
	(ENADE, 2015) A comunicação organizacional é um sistema articulado que tem início em um objetivo bem formulado, que permite que o processo siga seu fluxo, tornando-se parte do sistema organizacional. A situação descrita a seguir exemplifica essa afirmativa.
Em uma reunião de planejamento de uma empresa, ficou decidido que os projetos estratégicos seriam implementados de acordo com cronograma elaborado em conjunto com os executivos das outras áreas da empresa. Essa demanda foi registrada em um instrumento 
formal e enviada aos setores responsáveis por divulgar a decisão. Contudo, dois meses após a reunião, um projeto estratégico que tinha previsão de implantação para o mês 10 foi implementado no mês 8, o que consumiu parte do orçamento previsto para outro projeto estratégico.
Considerando o conjunto de informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A antecipação de implementação do projeto estratégico pode ter sido resultado de falha no sistema de comunicação organizacional.
PORQUE
II- Um ruído na comunicação organizacional pode desarticular receptor e emissor, prejudicando a mensagem enviada e colocando em risco a estratégia estabelecida pela organização.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
	 a)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 b)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	 c)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	 d)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Parte inferior do formulário

Outros materiais