Buscar

Modelo notícia BII (3) (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO | NÚCLEO DE PRÁTICAS | PORTFÓLIO 
PROFESSORA UTILIZA TECNOLOGIA PARA A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM SINDROME DE DOWN NO MEIO ESCOLAR
O Play Table em prol da Síndrome de Down
Por Andrieli dos Santos Quoos, RU 1876796
Elaine Aparecida Paduan, RU 1829835
Micheli Dal Ponte, RU 1777682
Polo associado Uninter – Palma Sola - SC
Data 23/08/2017
 
Fonte: Google
.A trissomia 21, também chamada de Síndrome de Down, é uma condição cromossômica causada por um cromossomo extra no par 21, ela foi descrita pelo médico inglês John Langdon Down, em 1866. Em 1959, Jerôme Lejeune descobriu que a causa da síndrome era genética. A síndrome de Down é um distúrbio genético que ocorre ao acaso durante a divisão celular do embrião. Esse distúrbio ocorre, em média, em 1 a cada 800 nascimentos e tem maiores chances de ocorrer em mães que engravidam quando mais velhas. É uma síndrome que atinge todas as etnias.
Crianças e jovens portadores da síndrome têm características físicas semelhantes especificamente, olhos amendoados – devido às pregas nas pálpebras e em geral são menores em tamanho. As mãos apresentam uma única prega na palma, em vez de duas. Os membros são mais curtos, o tônus muscular é mais fraco e a língua é protrusa, maior do que o normal. Apresentem deficiências intelectuais e dificuldade no aprendizado, porém são pessoas com personalidade única, que estabelecem boa comunicação e também são sensíveis e interessantes. Quase sempre o “grau” de acometimento dos sintomas é inversamente proporcional ao estímulo dado a essas crianças durante a infância. Problemas de saúde e de aprendizado podem ocorrer, mas estes variam de criança para criança. Cada portador da síndrome de Down é único, os sintomas e sinais podem ser de moderados a severos.
Fonte: http://brasilescola.uol.com.br/doencas/sindrome-de-down.htm
De acordo com o censo de 2010, não existe ainda no país uma estatística específica sobre o número de brasileiros com síndrome de Down. Uma estimativa pode ser levantada afirmando que aproximadamente 270 mil pessoas no Brasil teriam síndrome de Down. 
Por apresentarem dificuldades na aprendizagem, a Professora Margarete da Escola Municipal Jaci Maria Lopes localizada no município de Salgado Filho adotou o uso da Play Table, em suas aulas em sala de aula, uma "mesa digital" que possui 40 jogos educativos com assuntos específicos que estimulam as habilidades cognitivas como raciocínio logico, a memoria, a atenção e a resolução de problemas. 
A Play Table foi desenvolvida pela Play Move, um empresa de Blumenau/SC e esta está sendo usada no Brasil na inclusão de crianças com deficiência. Estão espalhadas em 350 escolas de todo o Brasil e apresentavcomo vantagens:
- Significações de conceito já aprendidos para o aluno;
- Introdução e desenvolvimento de conceitos de difícil compreensão;
- Desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas (desafio os jogos);
- Aprender a tomar decisões e saber avalia-las 
- Dentre outras coisas o jogo favorece o desenvolvimento da criatividade, do senso critico, da participação, da competição sadia, da observação das varias formas de uso da linguagem e do resgate do prazer em aprender;
- As atividades com jogos permitem ao professor identificar e diagnosticar algumas dificuldades dos alunos;
Professora Margarete salienta a grande importância e auxilio da mesa digital em sala de aula, a qual afirma trabalhar a inclusão das crianças com a deficiência atravez da Play Table. A mesma conta nos que a tecnlogia apresentada pode ser usada não apenas por crianças que apresentam a deficiência mas também utiliza com os demais presentes na sala de aula, assim praticando a inclusão e ao mesmo tempo dessa forma fazendo-se cumprir o plano de aula.
Afirma nos ainda que como nem tudo são vantagens, a Play Table apresenta algumas desvantagens:
quando os jogos são mal utilizados existe o perigo de dar ao jogo um caráter puramente aleatório, tornando-se um "apêndice" em sala de aula. Os alunos jogam e se sentem motivados pelo jogo sem saber por que jogam; 
o tempo gasto com atividades de jogo em sala de aula é maior, então se o professor não estiver preparado, pode existir o sacrifício de outros conteúdos pela falta de tempo;
 Como a play table permite a interação e socialização das crianças ao usar os jogos e aplicativos, acreditamos que, com essa tecnologia poderemos incluir crianças com síndrome de Down nas aulas e ajudar os pequenos à aprender com mais facilidade.Porém deve-se citar que a play table é indicado para crianças maiores de três anos de idade, devido serem jogos educativos e que possuem certa idade para serem utilizados. E esta pode ser adquirida por qualquer pessoa com um valor estimado à R$ 11.000.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais