PIM IV Magazine Luiza
22 pág.

PIM IV Magazine Luiza


DisciplinaPim729 materiais2.576 seguidores
Pré-visualização5 páginas
UNIVERSIDADE PAULISTA
ISABELA BEDORE
RA 1700495
MAGAZINE LUIZA SA
pim IV
 
IBITINGA
2017
UNIVERSIDADE PAULISTA
ISABELA BEDORE
RA 1700495
MAGAZINE LUIZA SA
pim IV
Projeto Integrado Multidisciplinar IV para aprovação nas disciplinas de Suprimento de Mão de Obra, Desenvolvimento de Recursos Humanos e Dinâmica das Relações Interpessoais apresentado à Universidade Paulista
Orientadora: Luciene Varollo
 
IBITINGA
2017
RESUMO
Este trabalho desenvolvido na forma de projeto multidisciplinar tem por objetivo apresentar a forma baseada em fundamentação teórica o conhecimento adquirido através do estudo das matérias durante o bimestre. Em Suprimento de Mão de Obra, abordaremos as etapas para a efetiva contratação de um colaborador. Em Desenvolvimento de Recursos Humanos entenderemos que após o funcionário contratado é preciso mantê-lo na empresa, sempre motivando e lhe garantindo seus direitos, por fim a Dinâmica das Relações Interpessoais vem apresentar os modelos de liderança dentro das organizações, a resolução de conflitos e como o funcionário interage com o clima organizacional. A empresa da qual foi aplicado os conhecimentos é o Magazine Luiza, atuante no ramo de comércio varejista, atualmente com cerca de 20 mil colaboradores. 
Palavras-chave: colaboradores \u2013 relações \u2013 liderança \u2013 Magazine Luiza
ABSTRACT
This work developed in the formo f multidisciplinar project has the objective of presenting the form based on theoretical knowledge acquired through the study of materials during the quarter. In the Suplly of Labor, we will discuss the steps for the effective engagement of an employee. In the Development of Human Resources understand that, after the contractor is needed to keep it in the company, always motivating him and guaranteeing their rights, finally the Dinamics of Interpersonal Relations will present the models of leadership within organizations, conflict resolution, and as the employee interacts with the organizational climate. The company from which it has been applied the knowledge is the Magazine Luiza, active in the field of retail trade currently with 20 thousand employees.
Keyword: employees \u2013 relations \u2013 conduct \u2013 Magazine Luiza
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO........................................................................................................5 
2. SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA........................................................................6 
3. DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS............................................11 
4. DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS.................................................16 
5. CONCLUSÃO........................................................................................................19
6. REFERÊNCIAS......................................................................................................20 
1. INTRODUÇÃO
	O setor de RH tornou-se um dos fatores mais importantes para a vantagem competitiva do negócio, estando incorporado nas estratégias organizacionais e presente de forma significativa nos resultados, é o responsável pelo capital intelectual da organização, dessa forma com a elaboração deste projeto multidisciplinar veremos algum dos departamentos que administram o pessoal do Magazine Luiza, com sede em Franca, atuante no ramo varejista com 58 anos de história e hoje com cerca de 20 mil funcionários. 
Em Suprimento de Mão de Obra, uma tarefa árdua da área de RH, será explanado sobre a questão de fornecer pessoas ideais para o local exato para cumprir determinada demanda de trabalho na empresa. Todos os esforços são concentrados em planejar, recrutar e selecionar pessoas. \u201cO recrutamento e a seleção são processos que fazem parte da rotina de preenchimento de uma vaga em aberto, nos procedimentos de admissão de pessoal.\u201d (FRANÇA, 2013, p. 29).
Responsável pela orientação quanto a elaboração de políticas e benefícios aos colaboradores, Desenvolvimento de Recursos Humanos também dissemina a cultura organizacional a todo quadro de profissionais e aplica normas de segurança do trabalho, garantindo a saúde física e mental de toda a organização, veremos também que propicia qualidade de vida, motivação e o desenvolvimento profissional. \u201cPara que os talentos consigam traduzir-se em capital humano, eles precisam necessariamente trabalhar em um contexto organizacional que lhes dê apoio, suporte, motivação, liberdade, autonomia e responsabilidade.\u201d (CHIAVENATO, 2016, p. 33).
A maneira como a liderança conduz o Magazine Luiza, como administra os conflitos, será visto em Dinâmica das Relações Interpessoais. A atitude do líder para com a comunicação das decisões e resultados a serem passados para os colaboradores e as ações caso alguma das lojas esteja com problemas de relacionamento.
O projeto propõe com a sua elaboração aplicar os conhecimentos adquiridos a rotina do dia a dia de uma empresa, identificando situações reais iguais as estudadas. Todas as informações foram obtidas através de material disponibilizado no site do Magazine Luiza e referências bibliográficas. 
2. SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA
Ao abrir um processo de recrutamento, o Magazine Luiza também se orienta, a princípio, por características pessoais como a ética, a transparência e o respeito às pessoas. Aqueles que consideram que servir aos outros é algo nobre tem mais chances de dar certo na empresa, pois colocar os clientes, tanto internos quanto externos, sempre em 1º lugar é um dos principais nortes da empresa.
O Magazine Luiza busca pessoas criativas que tenham o desejo de crescer junto com a companhia. Que agreguem valor as causas defendidas pela empresa, mostrar atitudes, estar atento as inovações tecnológicas, gostar de desafios e ter foco em resultados são também premissas importantes e desejáveis. Possuir uma visão do todo, mas também ser detalhista quando necessário e ter objetivos claros e bem definidos para a sua carreira são outros pontos destacados nas entrevistas.
A empresa conta atualmente com três tipos diferentes de recrutamento para suprir a necessidade de mão de obra. Chiavenato (2015, p. 64) descreve que \u201cRecrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos e oferecer competências para a organização.\u201d Recrutamento interno, externo e misto.
\u201cO recrutamento refere-se aos meios utilizados pelas organizações para a divulgação de suas vagas com o objetivo de atrair candidatos desejados por elas.\u201d (BANOV, 2012, p. 38)
Pratas da casa: o Magazine Luiza tem a política de priorizar os próprios colaboradores quando abre novas vagas na empresa. Dessa forma, incentiva o plano de carreira e a ascensão profissional. Banov (2012, p. 40) menciona que \u201cMuitas empresas adotam a política de promoção automática por meio de Plano de Carreira ou Avaliação de Desempenho.\u201d Em média, cerca de 80% dos postos abertos são preenchidos por pessoas que já fazem parte da equipe. O processo de seleção interno é feito de forma compartilhada com o gerente e com o Conselho de Colaboradores. Suas informações contribuem para traçar o perfil do candidato e conhecer o seu desempenho profissional. Se a avaliação for positiva, o candidato é convidado para o processo seletivo, que é composto por testes de raciocínio lógico, matemática, redação e testes de reflexão que visam identificar valores da empresa nos candidatos. A orientação do Núcleo de Recrutamento e Seleção é sempre olhar para a pessoa, o indivíduo, e não para seu currículo.
\u201cRecrutamento interno é quando a empresa procura preencher determinada vaga ou oportunidade por meio do remanejamento de seus próprios funcionários [...]\u201d (CHIAVENATO, 2015, p. 75)
Para vagas com cargos de liderança como gerente em treinamento ou gerente regional,