Buscar

Estrutura de dados - exercicios - funcoes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estrutura de Dados - Lista 2
Criar um programa calculadora que apresente um menu de seleções, onde possibilite ao usuário escolher uma entre quatro operações aritméticas. Escolhida a opção desejada, deve ser solicitada a entrada de dois números, e processada a operação, depois exibir o resultado.
Criar um programa que calcule o fatorial de um número, usando uma função que receba um valor e retorne o fatorial desse valor.
Elabore um programa que receba 3 números e exiba-os em ordem crescente e decrescente utilizando 2 funções para isso.
Escreva um programa onde o usuário informa a data de nascimento (dia, mês e ano) e também a data atual (dia, mês e ano). A partir dessas informações o calcular a idade exata do usuário (quantos anos ele tem na data informada como atual).
Escreva um programa para calcular o índice de massa corporal de um sujeito (IMC). Para calcular o IMC deve se dividir o peso (em Kg) pelo quadrado da altura (em metros). Ao final o algoritmo deve apresentar a seguinte interpretação do resultado: abaixo do peso (IMC menor que 18,5), peso normal (IMC entre 18,5 e 24,99), acima do peso (IMC entre 25 e 30) e obeso (IMC acima de 30).
Escreva uma função que receba como parâmetro o login e o provedor de um usuário e retorne seu e-mail no formato (login@provedor.com.br).
Escreva uma função que a partir de um número passado como parâmetro o eleve a qualquer expoente (também informado como parâmetro). A função deve retornar o número elevado ao expoente.
Escreva um procedimento para fazer uma linha horizontal ou vertical na tela (utilize parâmetros para diferenciar o comportamento do procedimento).
Escreva uma função que recebe dois horários como parâmetro (4 variáveis: hora inicial, minuto inicial, hora final, minuto final) e retorne a diferença em minutos que existe entre os dois horários.
Escreva um procedimento para montar um menu de opções na tela. O procedimento deve escrever a frase: "Escolha uma das opções abaixo para continuar" (a seguir devem ser apresentadas 4 opções hipotéticas (Ex. "1 - Para Cadastrar", "2 - Para Consultar", "3 - Para Excluir", "4 - Para Sair").
Escreva uma função para retornar a frase "BOM DIA o tempo hoje está ENSOLARADO". A função deve receber como parâmetro uma saudação (bom dia, boa noite, boa tarde) e a informação do clima (ensolarado, chuvoso, nublado) e ao final deve construir a frase de acordo com os dados recebidos.
Escreva um procedimento para fazer uma borda na tela. O procedimento dever receber como parâmetro as coordenadas (coluna, linha) que indicam o canto superior esquerdo e também as coordenadas do canto inferior direito.
Escreva uma função para retornar o dia da semana atual por extenso.
Escreva uma função que receba um código de linguagem como parâmetro (um valor inteiro e 1 a 5) e em função deste código retorne a expressão "Bem vindo" em 5 idiomas diferentes.
Escreva uma função que recebe uma pergunta (string) como parâmetro e uma resposta certa (string). A função deve apresentar a pergunta ao usuário, coletar a resposta, verificar se a mesma está correta e retornar TRUE caso a resposta esteja correta ou FALSE se ela estiver errada.
Escreva uma subrotina para retornar as três letras de uma placa de veículo passada como parâmetro.
Escreva uma função que recebe como parâmetro uma string qualquer e retorna TRUE caso seu conteúdo seja um valor numérico ou FALSE caso contenha qualquer outro algarismo que não seja: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9.
Escreva um procedimento que receba como parâmetro dois valores numéricos e ao final de sua execução troque os valores entre si. Por exemplo, suponhamos que primeiro parâmetro tenha recebido o valor 10 e o segundo parâmetro o valor 20, ao final da execução, a variável que representa o primeiro parâmetro deverá conter o valor 20 e a variável que representa o segundo parâmetro deverá conter o valor 10 (utiliza passagem de parâmetros por referência).

Outros materiais