Buscar

1ª Atividade discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação Discursiva 1 
1 
Incidem sobre o lucro das empresas dois tributos: o imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza (IR) e a contribuição social sobre o lucro líquido (CSLL). O IR incide tanto sobre a renda das pessoas físicas quanto das empresas (pessoas jurídicas) e quando se trata de IR relativo a pessoas jurídicas é costume usar a sigla IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica).
Esses dois tributos são de extrema importância para os controles gerenciais da empresa e a sua estrutura financeira. Com base no seus estudos sobe o tema, responda a seguinte pergunta:
Existem diferenças nos tributos de IR (Imposto de Renda) e CS (Contribuição Social) de acordo com a forma de tributação escolhida pela empresa seja Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples Nacional? Explique detalhadamente de forma conceitual a sua resposta.
Desenvolva seu texto utilizando entre 10 a 20 linhas.
Citar a fonte que embasou sua justificativa pois além do livro didático temos materiais complementares sugeridos no plano de ensino que podem ser utilizados.
Não utilize anexos na resposta e lembre-se que se a resposta for copiada da internet caracteriza plágio e com isso zera automaticamente a questão
Na tributação pelo lucro real, o IRPJ e a CSLL afetam sobre o lucro líquido do período após ter sido ajustado pelas adições, exclusões e compensações requeridos pela lei, é uma apuração que pode ser feita a cada três ou 12 meses, contudo, neste caso o contribuinte terá de fazer antecipações mensais de acordo com as normas do lucro real ou estimativa de lucro. As alíquotas incidem do IRPJ são de 15% somados de 10% se a parcela de lucro for maior que R$20.000,00 mensais, e da CSLL é de 9%.
Na relação da tributação pelo lucro presumido, o IRPJ e a CSLL afetam sobre uma margem de lucro determinada por lei de acordo com a atividade exercida, como por exemplo, a comercial, que tem percentual definido em 8% e 12% respectivamente, e a prestação de serviços, com percentual de 16% e 32% para empresas com faturamento de até R$120.000,00 anual, esta é a forma de apuração mais simplificada.
Consideramos que sobre o lucro real e o lucro presumido atingem as mesmas alíquotas. E na tributação pelo Simples Nacional, o IRPJ e a CSLL são unidos em guia chamado Documentos de Arrecadação do Simples Nacional (DAL), além de outros seis impostos: PIS, COFINS, IPI, CPP, ISS e ICMS. Sendo que as alíquotas são de acordo com a atividade econômica e o faturamento: no comércio varia de 4 a 11,61%. Este regime de impostos só deve feito pelas Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) com receita bruta anual de até 3,6 milhões.
 Fontes:
 http://www.receita.fazenda.gov.br
 Livro da disciplina

Outros materiais