Buscar

Importância da Geologia e Tectônica de Placas na Engenharia Civil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Descreva a importância prática dos conhecimentos sobre Geologia para a Engenharia Civil.
É importante salientar que o conhecimento das características físicas e geológicas de um determinado terreno garante a segurança na elaboração de projetos, resolvendo possíveis problemas que possam ser causados pela má utilização do ambiente.
Visa corrigir problemas que podem ocorrer durante o processo de implantação de uma determinada obra. Para o sucesso de um empreendimento, geólogos e engenheiros tem que trabalhar em conjunto , para que se possa conhecer a região onde será construída a obra, investigar como o solo é, subsolo do local, para que se possa garantir a segurança da obra.
O que é tectônica de placas? Qual sua importância para a Engenharia Civil?
Segundo a teoria da Deriva Continental a crosta terrestre é uma camada rochosa descontínua, que apresenta vários fragmentos, denominados placas tectônicas.
São grandes blocos que integram a camada sólida externa da Terra, ou seja, a litosfera (crosta terrestre mais a parte superior do manto). Elas estão em constante movimento (se movimento sobre o magma do manto), podendo se afastar ou se aproximar uma das outras. Esses processos são classificados em:
Zona de Divergência, que é quando as placas tectônicas se afastam umas das outras.
Zona de Convergência, , quando as placas tectônicas se aproximam, sendo pressionadas umas contra as outras. Esse fenômeno pode ser de subducção ou obducção.
O movimento das placas tectônicas altera lentamente o contorno do relevo terrestre, elevando assim as cordilheiras e abrindo abismos marinhos. Outra consequência desse fenômeno (causado pelo encontro das placas) são os Terremotos e Tsunams.
Bibliografia
http://conccepar.grupointegrado.br/resumo/importancia-da-geologia-na-engenharia-civil/480/924
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/idiomas/a-geologia-na-engenharia-civil/47937

Outros materiais