Buscar

Relatório Estágio Obrigatório

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE BARRETOS – UNIFEB
Relatório de Estágio Curricular em 
Engenharia Civil
Nome do Estagiário: Maria Eduarda Garcia Guimarães
R.A.: 516227
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE BARRETOS – UNIFEB
Relatório de Estágio Curricular em Engenharia Civil
Dados do Estagiário
Nome: Maria Eduarda Garcia Guimarães RA: 516227
e-mail: meduardagg@gmail.com Telefone: (17) 98168-9540
Dados do Local de Estágio	
Nome da Empresa: Prefeitura Municipal de Barretos 
Endereço: Rua 30, Número 564, Centro
Nome do Supervisor do Estágio: José Valter Dal Moro Filho
CREA: CREA/SP 0601707032
Telefone: 33211309 e-mail: valterdalmoro@hotmail.com
Período de Estágio
Início: 10/04/2014 Término: 31/12/2014
Jornada de trabalho: 30 horas semanais.
Total de horas: 1080 horas. 
PARECER CONCLUSIVO DO ORIENTADOR DE ESTÁGIO
O presente Relatório de Estágio apresentado como exigência parcial para obtenção do título de bacharel em Engenharia Civil do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB) se encontra na condição de:
( ) APROVADO	( ) REPROVADO
Barretos ___ de _________________ de 2015
______________________________
Prof. Paulo Roberto Moreira Monteiro
Orientador do Estágio Curricular
PARECER CONCLUSIVO DO SUPERVISOR DE CAMPO DE ESTÁGIO
Declaro para os devidos fins e na melhor forma de direito que o aluno Maria Eduarda Garcia Guimarães regularmente matriculado no curso de Engenharia Civil do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos – UNIFEB, realizou estagio curricular na empresa Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos no período de 10/04/2014 à 31/12/2014 cumprindo carga horária semanal de 30 horas, totalizando assim 1080 horas de estágio supervisionado em atividades técnicas.
Estagiou no setor de Obras, desempenhando atividades tais quais:
Acompanhar execução de obras.
Desenvolvimento de planilhas.
Desenvolvimento de projetos.
Quanto a qualidade do trabalho do e o conhecimento técnico, o estagiário obteve um desempenho _______________ nas atividades propostas.
 Local e data.
__________________________________________
José Valter Dal Moro Filho
CREA/SP 0601707032
INTRODUÇÃO / APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
A secretaria de Obras e Serviços Urbanos tem por objetivo programar, controlar, fiscalizar e executar todas as obras municipais, construindo, reformando e arrumando as vias e logradouros públicos; além disso, tem como objetivo, controlar e incrementar o sistema viário do município e executar os serviços de manutenção das praças, jardins e da iluminação pública.
Para que seja possível realizar todas essas atividades citadas acima, existem pessoas qualificadas para cada serviço, como engenheiros civis e engenheiros eletricistas, que são qualificados para se controlar, fiscalizar e executar todas as obras existentes no município.
OBJETIVO
	A função do estagiário foi juntamente com o engenheiro responsável acompanhar e fiscalizar a execução das obras em andamento no município, desde a locação da obra até a parte final da mesma. 
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
Nas atividades desenvolvidas, o estagiário acompanhou os engenheiros responsáveis no desenvolvimento das obras. Algumas dessas obras o estagiário acompanhou desde o começo, já outras já estava em andamento quando o mesmo começou a ir nas obras.
Em algumas obras, o estagiário ajudou o engenheiro a realizar as medições, para que se possa acompanhar o desenvolvimento das mesmas. E em outras foi-se vistoriada as obras para que ocorresse da maneira mais correta.
Passagens de água em diversos pontos da cidade
O estagiário acompanhou o engenheiro responsável durante o desenvolvimento de algumas passagens d’água realizadas no município.
Construção de passagens de água pluviais em concreto usinado FCK 20mpa (foram feitas as aberturas de valas, colocou-se uma malha de aço CA-50 e a concretagem).
 b) Passagem d'água
 a) Passagem d'água
Figura 1 Passagem d'água
3.2 Reconstrução de bocas de lobo
Durante o processo de retirada da grelha, limpeza do buraco e a colocação de uma nova grelha, foi acompanhado de perto por um engenheiro responsável e pelo estagiário.
Consiste em retirar os perfis danificados do local, refazer o buraco, limpar os entulhos que por ventura possam cair dentro e a colocação da nova grelha soldada com perfil I.
Figura 2 Reconstrução boca de lobo
 a) Grelha a ser retirada			 b) Sem grelha			
c) Limpeza do buraco				 d) Grelha nova
 Pintura do Restaurante Popular
O estagiário acompanhou a realização da pintura do Restaurante Popular, juntamente com o engenheiro responsável.
A pintura foi realizada com tinta látex em todo o perímetro do prédio (área interna e externa).
Figura 3 Pintura do restaurante
a) Ambiente sendo preparado para pintura b) Ambiente pintado
Construção de Alambrados e Muro Frontal – CEMEI do Bairro São Francisco
O estagiário acompanhou juntamente com o engenheiro responsável, algumas medições. Para que pudesse ficar registrado, o estagiário tirou algumas fotos do que estava sendo medido na obra.
Houve a construção do alambrado de 215,02 metros, por 2,10 metros de altura, o muro frontal foi feito com grades e portões de ferro eletro fundido medindo 56,02 metros, por 2,10 metros de altura, em conformidade com modelo FNDE, Cemeif Pró Infância Bairro São Francisco, na Avenida Waldeir Amado Alves, Bairro São Francisco.
b) Grades portões
Figura 4 Construção muro frontal
Muro de alvenaria
 
c) Grade de ferro
Implantação do Passeio Tematizado – 2ª Etapa
O estagiário acompanhou uma parte da construção do muro, juntamente com o engenheiro responsável.
A Construção de muro de alvenaria foi feita com chapisco e reboco.
Figura 5 Muro Alvenaria
 a) Muro de alvenariab) Muro de alvenaria
Pavimentação Asfáltica (Asfaltamento), Guias e Sarjetas
O estagiário acompanhou juntamente com o engenheiro responsável pavimentações asfálticas, guias e sarjetas.
O serviço de topografia é feito primeiramente para que se possa nivelar e acertar o terreno, em seguida a terraplanagem, as instalações de guias e sarjetas são feitas, é aplicado a emulsão RR-2C ( fundo para aderir o CBUQ – Concreto Betuminoso Usinado e Quente a Terra), aplica-se a massa asfáltica por meio de maquinários – caminhão tanque de emulsão, rolo compactador de pneus estáticos, para que se possa deixar a capa asfáltica lisa para trafegar.
Figura 6 Pavimentação asfáltica
a) Preparação da rua				 b) Passando manda asfáltica
c) Manda asfáltica					d) Passando capa asfáltica
e) Passando capa asfáltica				 f) Manda asfáltica
Recapeamento em diversos pontos da cidade
O estagiário acompanhou o engenheiro na execução do recapeamento em alguns pontos da cidade.
Para que se possa fazer o recapeamento utiliza-se os serviços de aplicação de emulsão RR-2C (fundo para aderir o CBUQ – Concreto Betuminoso Usinado e Quente a capa asfáltica resistente), aplica-se a massa asfáltica por meio de maquinários – caminhão tanque de emulsão, rolo compactador estático liso e rolo compactador de pneus estático, para que se possa deixar a capa asfáltica lisa para trafegar.
Figura 7 Recapeamento
b) Passando manta asfáltica
a) Passando manta asfáltica
c) Recape pronto
Serviços de tapa buraco
Teve o acompanhamento do engenheiro responsável em alguns momentos do serviço de tapa buraco, e o estagiário acompanhou esse serviço junto com o engenheiro.
Primeiramente há a aplicação de emulsão RL-1C – fundo para aderir o PMF (Concreto Pré Misturada a Frio) a capa asfáltica existente, em seguida aplica-se o PMF nos buracos (que são feitos manualmente) e manuseio do compactador de solo, feito com o sapo, para compactar e deixar o local rente ao asfalto já existente.
Figura 8 Serviço de tapa buraco
a) Emulsão					 b) Aplicação emulsão
 
 
 c) Manda asfáltica				 d) Compactação do solo
 
 e) Tapa buraco feito
Construção da Unidade Básica de Saúde - UBS City Barretos
O estagiário acompanhou as medições finais juntamente com o engenheiro. Para que se pudesse serem feitas as medições, o estagiário ajudou tirando foto dos itens que estavam sendo medidos.
Primeiramente é feito a limpeza do terreno (que consiste em derrubar e retirada as árvores), em seguida a topografia nivela e demarca o terreno, faz-se o aterro, montagem do gabarito, faz a abertura de valas para fundação, levanta-se a alvenaria, montagem e concretagem das lajes, coloca-se as telhas de fibrocimento para cobertura, faz as instalações hidráulica e elétrica, assentamento das esquadrias, pisos, azulejos e peças sanitárias, pintura e por fim a limpeza da obra.
Figura 9 UBS – City Barretos
a) Parte final da obra				b) Acabamento
 
 
c) UBS pronta
Construção do CEMEIF pró-infância do bairro São Francisco
O estagiário acompanhou as etapas finais da construção, e ajudou tirando fotos de alguns itens para que se pudesse serem feitas as devidas medições.
Primeiramente faz-se a limpeza do terreno (restos de entulhos e árvores), em seguida a topografia irá nivelar e demarcar o terreno, monta-se o gabarito, faz-se a abertura de valas para fundação, levanta-se a alvenaria, montagem e concretagem de lajes, fixação de estrutura metálica com telhas romanas para cobertura, instalações hidráulicas e elétrica, assentamento das esquadrias, pisos e azulejos e peças sanitárias, pintura, paisagismo e por fim a limpeza da obra.
Figura 10 CEMEIF
a) Esquadrias assentadas			 b) Alvenaria levantada
 
c) Preparação assentar pisos 	 d) Telhas Romanas
 
e) Obra finalizada e limpa			 f) Peças sanitárias 
Construção da praça dos esportes e da cultura no bairro Nadir Kenan 
O estagiário acompanhou o engenheiro em algumas medições há obra, e ajudou tirando foto dos item que estavam sendo medidos.
Primeiramente se limpa o terreno (restos de entulhos e árvores), em seguida a topografia para nivelar e demarcar o terreno, montagem e desmontagem do gabarito, abre-se valas para se fazer a fundação, levantamento da alvenaria, montagem e concretagem das lajes, fixação de estrutura metálica com telhas romanas para cobertura, instalações hidráulica e elétrica, assentamento das esquadrias, pisos e azulejos e peças sanitárias, pintura, e por fim a limpeza da obra.
Figura 11Praça dos esportes
a) Alvenaria feita				 b) Levantamento alvenaria
 
c) Alvenaria					d) Esquadrias 
 
e) Azulejos
CONCLUSÃO
O estágio na Prefeitura Municipal de Barretos foi de extrema importância pelo fato de ter possibilitado ao aluno o contato com seu meio de atuação profissional, apresentando algumas possíveis áreas de ingressão após a formatura, focando principalmente nas áreas de fiscalização de obras e coordenação de equipe.
Além disso foi possível aliar conhecimentos vistos no curso de Engenharia Civil às necessidades do meio profissional.
Durante o estágio, conclui-se que ainda há muitas barreiras a serem quebradas para que haja uma melhoria na mão-de-obra qualificada, em virtude que há uma falta de conhecimento técnico dos oficiais no ramo acaba dificultando a execução das obras.
Em relação às obras foi adquirido conhecimento prático no ramo da concretagem de laje maciça, construções de prédios de alvenaria, drenagem de águas pluviais, assentamento de esquadrias metálicas, recapeamento asfáltico, leitura de projetos e planilhas.
O estágio foi importante para conciliar a teoria (visto na faculdade) e a prática, aliando os conhecimentos que foram adquiridos em sala de aula de maneira concreta na execução de obras, em geral.
ASSINATURAS 
__________________________________________ 
Estagiário
___________________________________________
José Valter Dal Moro Filho
Eng° Civil – Crea/SP: 0601707032
Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos – SMOSU
Supervisor do Estágio
FICHA DE AVALIAÇÃO DO ESTAGIÁRIO PELO SUPERVISOR DE CAMPO
___________________________________________
José Valter Dal Moro Filho
Eng° Civil – Crea/SP: 0601707032
Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos – SMOSU
Supervisor do Estágio

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais