Buscar

Conceitos de Gestão e Empreendedorismo

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Fundamentos de Gestão
Segundo Weber existe uma convenção de regras sociais que orientam e dirigem o comportamento das pessoas. Ainda, segundo ele, as organizações formais são regidas por normas e leis racionalmente determinadas.
O texto acima, que remete a palavra-chave da burocracia, está alinhado ao conceito de:
Nota: 20.0
	
	A
	Divisão do trabalho
	
	B
	Eficácia
	
	C
	Autoridade
	
	D
	Eficiência
	
	E
	Racionalidade
Você acertou!
A racionalidade é uma convenção de regras sociais que orientam e dirigem o comportamento das pessoas. As organizações formais são regidas por normas e leis racionalmente determinadas, conforme aula 02, tema 3: “Escola burocrática”.
Questão 2/5 - Fundamentos de Gestão
Henry Ford foi um empresário que deixou uma grande contribuição ao que concerne a prática da produção em série, pois foi o fundador da marca de carro Ford, e criador do conceito linha de montagem.
 
Acerca dos princípios criados por Ford, analise as afirmativas a seguir:
I.   A partir do momento em que Ford adotou a primeira linha de montagem, em sua fábrica, os funcionários não eram obrigados a possuir tanta qualificação.
II.  Ford foi aquele que diminuiu a produção em massa, buscando fabricar peças únicas e sem trabalho especializado.
III. As qualificações do trabalhador baseiam-se aos conhecimentos para a execução da tarefa pela qual ele é responsável.
IV. O princípio da produtividade baseia-se em reduzir ao mínimo o volume de estoque de matéria prima em transformação.
É correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	As afirmativas I e IV, apenas.
	
	B
	As afirmativas II e IV, apenas.
	
	C
	A afirmativa III, apenas.
	
	D
	As afirmativas I e III, apenas.
Você acertou!
As afirmativas I e III estão corretas.
 I.   CORRETA. Quando a Ford adotou a primeira linha de montagem, os funcionários não precisavam de tanta qualificação. (Aula 02, p. 08).
II.  INCORRETA. Henry Ford foi quem mais elevou os dois princípios da produção em massa, que é a fabricação de peças padronizadas e trabalho especializado
III. CORRETA. As qualificações do trabalhador se resumem aos conhecimentos para a execução de uma tarefa. (Aula 02, p. 08).
IV. INCORRETA. Princípio da produtividade: aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período por meio da especialização e da linha de montagem.
	
	E
	As afirmativas II e III, apenas.
Questão 3/5 - Comportamento Empreendedor
Na literatura Young, Wendy e Fischer (2002) classificam o empreendedor em quatro tipos: artesão, oportunista, tecnológico e “estilo de vida”. Em relação as duas primeiras classificações, analise as afirmativas a seguir:
I. O empreendedor artesão é aquele que apresenta alta habilidade para a atividade fim, porém pouco conhecimento de gerenciamento do negócio.
II. O empreendedor artesão tem o negócio baseado em itens como o preço e a personalização de seus produtos.
III. O empreendedor oportunista consegue unir conhecimentos diversos, como o técnico, o administrativo e está em constante busca por novos conhecimentos.
IV. O empreendedor oportunista busca tomar decisões apenas de longo prazo, prezando pela personalização de seus produtos.
 
É correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	Afirmativas II e IV, apenas.
	
	B
	Afirmativas I, II e IV, apenas.
	
	C
	Afirmativa IV, apenas.
	
	D
	Afirmativas I, II e III, apenas.
Você acertou!
I. O empreendedor artesão é aquele que apresenta alta habilidade para a atividade fim, porém pouco conhecimento de gerenciamento do negócio. De acordo com Schneider (2012), pág. 33, o empreendedor artesão é reconhecido por possui habilidade técnica superior e pouco conhecimento de negócios, portanto afirmativa correta.
II. O empreendedor artesão tem o marketing do negócio baseado em itens como o preço e a personalização de seus produtos. De acordo com Schneider (2012), pág 33, o empreendedor artesão tem o marketing do negócio tem como base o preço e a personalização de seus produtos, além do relacionamento pessoal e a sua reputação. Portanto afirmativa correta.
III. O empreendedor oportunista consegue unir conhecimentos diversos, como o técnico e o administrativo, e está em constante busca por novos conhecimentos. De acordo com Schneider (2012), pág 33, o empreendedor oportunista é capaz de aliar o conhecimento técnico com o administrativo, além do legislativo e outros, e está constantemente atualizado, portanto afirmativa correta. 
IV. O empreendedor oportunista busca tomar decisões apenas de longo prazo, prezando pela personalização de seus produtos. De acordo com Schneider (2012), pág. 33, o empreendedor oportunista toma decisões de curto, médio e longo prazos, e a personalização de seus produtos é uma preocupação do empreendedor artesão, portanto afirmativa incorreta.
Afirmativa correta: D
	
	E
	Afirmativas I, III e IV, apenas.
Questão 4/5 - Fundamentos de Gestão
O Japão foi destruído na Segunda Guerra Mundial e se reconstruiu. Após 25 anos decorridos da guerra, o Japão já despontava no mercado internacional pela boa qualidade de seus produtos e pelo preço mais baixo quando comparados aos americanos.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I - O país destruído e necessitando se reerguer implantou em seus setores produtivos o conceito fundamental de evitar desperdícios e de buscar a melhoria contínua.
 
PORQUE
  II - Depois da Segunda Guerra Mundial o país enfrentava uma dramática escassez de recursos. Assim, numa fábrica eliminar desperdícios significa reduzir ao mínimo a atividade que não agrega valor ao produto e aumentar a produtividade.
Nota: 20.0
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I 
Você acertou!
A partir do contexto apresentado considera-se que em decorrência das dificuldades enfrentadas pelo Japão no pós-guerra o país necessitava melhorar seus processos produtivos. Portanto, a asserção II justifica a necessidade apresentada na asserção I quando retoma as motivações de adotar o Sistema Toyota de Produção, conforme aula 02, Tema 4: “Modelo Japonês de Administração”. 
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 5/5 - Comportamento Empreendedor
Edmundo e Evair são estudantes de psicologia e para realizar uma atividade acadêmica deveriam analisar o perfil de empreendedores. Ambos combinaram de estudar e definir quais as principais características dos empreendedores, ao passo que elaboraram as seguintes definições:
Para Edmundo: o empreendedor é o agente que realiza algo e mobiliza recursos, porém evita ao máximo correr riscos.
Para Evair: o empreendedor gosta de correr riscos, procura realizar algo, porém pouco executa e muito menos gerencia recursos.
 Como surgiram dúvidas quanto às características dos empreendedoresm, Edmundo e Evair apresentaram as definições acima para seu professor. 
O professor apresentou os seguintes apontamentos:
I) Confirma que Edmundo está correto, principalmente no que tange à característica de evitar correr riscos a todo custo.
II) Confirma que Evair está correto, exceto quando diz que o empreendedor gosta de correr riscos.
III) Confirma que as definições de Edmundo e Evair estão corretas.
IV) Confirma que as definições de Edmundo e Evair estão incorretas.
Sobre a análise do professor sobre os conceitos propostos por Edmundo e Evair, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas as afirmativas I, II e III
	
	B
	Apenas as afirmativas I e III
	
	C
	Apenas as afirmativas II e IV
	
	D
	Apenas a afirmativa II
	
	E
	Apenas a afirmativa IV
Você acertou!
I) Confirma que Edmundo está correto principalmentesobre a característica de evitar correr riscos a todo custo. De acordo com Schneider e Branco (2012, p. 19) o empreendedor é aquele que realiza algo, mobiliza recursos e corre riscos para inicias negócios e organizações, portanto afirmativa incorreta.
II) Confirma que Evair está correto, exceto quando diz que o empreendedor gosta de correr riscos. De acordo com Schneider e Branco (2012, p. 19,) o empreendedor é aquele que realiza algo, mobiliza recursos e corre riscos para inicias negócios e organizações, portanto afirmativa incorreta.
III) Confirma que as definições de Edmundo e Evair estão corretas. De acordo com Schneider e Branco (2012, p. 19), o empreendedor é aquele que realiza algo, mobiliza recursos e corre riscos para inicias negócios e organizações, portanto afirmativa incorreta.
IV) Confirma que as definições de Edmundo e Evair estão incorretas. De acordo com Schneider e Branco (2012, p. 19), o empreendedor é aquele que realiza algo, mobiliza recursos e corre riscos para inicias negócios e organizações, portanto afirmativa correta.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes