Buscar

Educação a Distância e Tecnologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
NOME: JOELMA APARECIDA GOMES MUNHOZ - RU: 320975 
POLO DE APOIO PRESENCIAL: PARAUAPEBAS / PA
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Introdução
A Educação a Distância – EAD, modalidade de ensino que está cada vez mais presente na educação brasileira, que alcança grande número de pessoas, de diferentes classes sociais e econômicas interessadas em avançar nos estudos. As modernas Tecnologias de Informação Comunicação –TIC, têm contribuído nos processos educacionais, nos cursos à distância, e o quanto os educadores fazem uso desta inovação pedagógica que, além de trazer novas formas de ensino, e envolver tecnologias, promove a interação de métodos e teorias de aprendizagem, sendo o material didático algo de importância fundamental na atividade de ensino a distância.
A importância das novas tecnologias na EAD, sua contribuição efetiva e frutos no processo educacional, notadamente no ensino superior, resultando em benefícios para os educandos que, agora apoiados por novas tecnologias e através de acesso a meios eletrônicos, como a Internet, terão um auxílio precioso na construção do conhecimento.
Desenvolvimento
A educação está passando por diversas transformações graças as novas tecnologias de informação e comunicação (TIC). Juntamente com as transformações vem o grande crescimento de cursos a distância promovidos por diversas instituições de ensino. A minha experiência com o ensino a distância foi através do curso “Gestão Financeira” promovido pela UNINTER. Nela obtive o primeiro contato com um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), enviando as atividades solicitadas pelo tutor e compartilhando minhas ideias através de fóruns de discussão. Esta experiência deu-me um novo olhar sobre a EAD e seus benefícios para a construção de novos conhecimentos. Depois de 2 anos, ao finalizar meu curso, fiz a matrícula no curso de graduação em EAD e estou descobrindo a riqueza de uma modalidade da educação que tem sido uma ótima solução educacional para muitas pessoas. 
Claro que algumas pessoas possuem mais habilidade do que outras para lidarem com cursos online à distância, mas este fato não exclui a EAD de ser um caminho satisfatório para a inclusão educacional no Brasil. No momento as instituições de ensino, tutores, pedagogos, designer educacionais, entre outros devem estar incumbidos em proporcionar cursos de educação a distância da melhor qualidade e não apenas plataformas virtuais com processos mecanizados.
Escolhi o ensino a distância (EAD) porque é o método de ensino no qual aluno e professor não se encontram em um mesmo ambiente presencial. Utilizam-se de tecnologias cada vez mais modernas a fim de propiciar ao aluno um ensino de qualidade e completo, se tornando a cada dia uma opção mais confiável e viável. Esse modelo de ensino gera uma série de vantagens e desvantagens em relação ao modelo tradicional de ensino presencial.
Atualmente esse modelo de ensino vem crescendo em larga escala e a cada dia sendo mais aceito pelas pessoas, visto que em alguns casos, alunos de cursos EAD tiveram uma nota superior aos presenciais na prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), segundo publicação da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). Como vantagens pode-se citar a flexibilidade de horário, que permite ao aluno escolher qual o melhor horário para estudar, o melhor horário para realizar as atividades, o melhor horário para assistir as aulas. Para isso basta que o aluno tenha um computador conectado à internet. Outra vantagem a se destacar é quanto ao acesso ao material, este por sua vez fica disponível no site da instituição 24 horas, podendo ser acessado sempre que necessário, ao aluno sendo necessário apenas inserir sua senha de acesso. Um fator importante também é o professor, ele continua sendo peça fundamental no aprendizado, pois se os materiais e as aulas disponíveis no site por si só não esclareçam suas dúvidas, o aluno tem a opção de entrar em contato com o professor sempre que necessário em diversas plataformas diferentes, como o e-mail por exemplo. Ele irá acompanhar o desenvolvimento e constantemente emitirá um feedback em relação aos trabalhos e exercícios enviados. Por não ser necessário uma estrutura física grande, os gastos de manutenção são bem menores em relação as instituições de ensino presenciais. Isso faz com que os valores das mensalidades sejam bem menores, tornando-se uma ótima alternativa aos alunos que queiram estudar e trabalhar, ou àqueles que não possam arcar com um instituto presencial. Atualmente muitos institutos federais já oferecem alguns cursos a distância com o apoio do Governo Federal. 
O sucesso do Ensino a Distância (EAD), só está sendo possível devido à evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Através delas, é possível ter acesso aos conteúdos de maneira rápida, em um ambiente de aprendizagem interativo e inovador. Algumas das principais tecnologias empregadas nos cursos EAD: Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), Vídeo-aulas, Áudio e Videoconferência, Chats, Fóruns e Bibliotecas Virtuais.
O interesse pelo ensino a distância e a oferta de instituições que contam com cursos nesse formato crescem a cada ano. É uma maneira das pessoas continuarem se aperfeiçoando, mesmo diante de dificuldades como morar longe do local de estudos ou não ter tempo de frequentar a sala de aula. Estudar a distância, no entanto, não é tão simples. Isso porque o aluno precisa desenvolver ou deixar aflorar certas habilidades e algumas características necessárias como: disciplina e organização, foco, proatividade, facilidade com a internet e o mais importantes EAD reconhecidas pelo MEC. 
Estou muito satisfeito com o ensino a distância. Confesso que pensei que seria mais fácil, mas é realmente forte e muito bom. Os professores além de interagir conosco, dão dicas, conversam e fazem com que as aulas sejam agradáveis e fáceis de acompanhar. As perguntas preparatórias abrem um espaço para o aluno nas aulas. O que ajuda muito é o AVA, sistema que dá ao aluno a segurança de encontrar o que não entendeu na busca dos materiais das aulas e a biblioteca de apoio. Além disso, o que mais me fascina nesse ensino é que há interatividade com o grupo em diversos movimentos. A coordenação e tutores são atentos e presentes.
 Conclusão
A maioria dos professores da modalidade a distância já foi professor no ensino presencial e, quando esse professor inicia sua prática na EAD, traz consigo todas as experiências acumuladas ao longo dos anos de docência. Isso, em princípio, é muito bom, pois no passado houve aprendizado que deve ser contemplado no novo contexto. É fundamental que as instituições mantenham um programa de capacitação continuada dos professores para oportunizar um espaço de discussão, reflexão dos novos desafios. 
As possibilidades que a EAD pode nos propiciar são: a flexibilização de espaço e de tempo; o acesso a um grande número de informações; a possibilidade de comunicação em tempo real; a troca de experiências entre pessoas que vivem em espaços físicos diferenciados e distantes; a chance de uma inclusão educacional, social e digital; a construção do conhecimento de maneira partilhada; e, o protagonismo dos participantes do processo na história.

Outros materiais