Buscar

QUESTÕES DE REVISÃO DE GTI 1 capitulo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÕES DE REVISÃO DE GTI – 1ª UNIDADE – Capítulo 01
DESCREVA COMO OS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ESTÃO TRANSFORMANDO OS NEGÓCIOS E QUAL A SUA RELAÇÃO COM A GLOBALIZAÇÃO?
Descreva como os sistemas de informação modificaram a forma das empresas gerenciarem seus produtos e serviços?
Os processos operacionais podem se tornar mais eficientes, e os processos gerenciais da empresa mais eficazes. Com essas melhorias nos processos empresarias a empresa pode reduzir custos, melhorar a qualidade e o atendimento ao cliente e criar novos produtos e serviços. Com as melhorias oferecidas pela Tecnologia de Informação, as empresas podem ter novas oportunidades comerciais, permitindo a expansão para novos mercados ou novos segmentos de mercados existentes. Ainda que isso signifique enfrentar muitas barreiras, principalmente no que tange ao custo elevado de investimento e complexidade da tecnologia de informação.
Descreva os desafios e oportunidades da globalização em um mundo ‘planificado’.
Os desafios e oportunidades da globalização em um mundo planificado são a dedução drástica de custos e operações e transações em escala global; competição por cargos, mercadorias, recursos e ideias; dependência de importações e exportações; demando por uma nova compreensão de habilidades e mercados. 
POR QUE OS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SÃO TÃO IMPORTANTES PARA O FUNCIONAMENTO E A GESTÃO DE EMPRESAS HOJE?
Enumere e escreva seis motivos pelos quais os sistemas de informação são tão importantes para as empresas hoje.
EXCELÊNCIA OPERACIONAL:  As tecnologias e os sistemas de informação 
estão entre as mais importantes para atingir altos níveis de eficiência e Produtividade nas operações.
NOVOS PRODUTOS, SERVIÇOS E MODELOS DE NEGOCIO: São as principais ferramentas que as empresas dispõem para criar novos produtos e serviços. Um modelo de negocio descreve como a empresa produz, entrega e vende um produto ou serviço a fim de obter lucros.
RELACIONAMENTO MAIS ESTREITO COM CLIENTES E FORNECEDORES: Conhecer de verdade seus clientes e os atender bem, a relação típica deles é voltar a essas empresas. O mesmo se aplica aos fornecedores oferecendo insumos vitais, reduzindo custos.
MELHOR TOMADA DE DECISÃO: A T.I tem permitido que, ao tomar uma decisão, os administradores façam uso de dados em tempo real, auxiliando na produção eficiente de bens e serviços.
VANTAGEM COMPETITIVA: Atingir um ou mais dos objetivos organizacionais como - excelência operacional, novos produtos, serviços e modelos de negocio, relacionamento com cliente e fornecedor, melhor tomada de decisão, provavelmente já serão conseguidos certa vantagem competitiva.
SOBREVIVÊNCIA: Sistemas e tecnologia de informação se tornaram imprescindíveis a pratica de negócios.
O QUE É EXATAMENTE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO? COMO ELE FUNCIONA? QUAIS SÃO SEUS COMPONENTES HUMANOS, ORGANIZACIONAIS E TECNOLÓGICOS?
Enumere e descreva as dimensões organizacional, humana e tecnológica dos sistemas de informação.
PESSOAS: uma pessoa é tão boa quanto às pessoas que formam. O mesmo se aplica aos sistemas de informação, eles são inúteis sem pessoas gabaritadas para desenvolvê-los e mantê-los.
ORGANIZAÇÕES: Executa e coordena o trabalho por meio dessa hierarquia e de seus processos organizacionais, isto são comportamento e tarefas logicamente relacionadas para execução do trabalho.
TECNOLOGIA: Hardware, Software, tecnologia de armazenamento de dados, tecnologia de comunicação e de redes. Todas essas tecnologias, juntamente com as pessoas necessárias para aciona-la e administra-la, são recursos que fazem ser compartilhados e consiste a infraestrutura de tecnologia da informação (TI).
Defina um sistema de informação e descreva as atividades que ele executa.
Um sistema de informação pode ser definido tecnicamente como um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam (ou recuperam), processam, armazenam e distribuem informações destinadas a apoiar a tomada de decisões, a coordenação e o controle de uma organização. Além de dar apoio à tomada de decisões, à coordenação e ao controle, esses sistemas também auxiliam os gerentes e trabalhadores a analisar problemas, visualizar assuntos complexos e criar novos produtos. Três atividades que o sistema de informação executa são: a entrada, o processamento e a saída de informações. A entrada captura ou coleta dados brutos de dentro da organização ou de seu ambiente externo. O processamento converte esses dados brutos em uma forma mais significativa. A saída transfere as informações processadas às pessoas que utilizarão ou às atividades nas quais elas serão empregadas. Os sistemas de informação também requerem um feedback, que é a saída que retorna a determinados membros da organização para ajudá-los a avaliar ou corrigir o estágio de entrada
Diferencie dado e informação bem como a capacitação em sistemas de informação e capacitação em computadores.
A diferença entre dados e informação é que, no caso, informação quer dizer dados apresentados em uma forma significativa e útil para os seres humanos. Dados, ao contrário, são sequencias de fatos brutos que representam eventos que ocorrem nas organizações ou no ambiente físico, antes de terem sido organizados e arranjados de uma forma que as pessoas possam entendê-los e usá-los.
	A capacitação em sistema de informação inclui abordagens comportamentais e técnicas. Já a capacitação em computadores foca primordialmente o conhecimento da tecnologia da informação.
Explique como a Internet e a World Wide Web se relacionam a outros componentes tecnológicos dos sistemas de informação.
A World Wide Web é um serviço proporcionado pela Internet que usa padrões universalmente aceitos para armazenar, recuperar, formatar e mostrar informações no formato de uma página da Internet. As páginas da Web contêm textos, gráficos, animações, som e vídeo e estão ‘linkadas’ a outras páginas. Clicando em palavras destacadas ou em balões de uma página da Web, temos acessos a páginas relacionadas para procurar informações adicionais e links a outros endereços na Web. Ela pode servir de base para novos tipos de sistemas de informação, tais como o sistema de rastreamento de encomendas, baseado na Web da UPS, ou o sistema de pedido de ingressos e de jogos virtuais de beisebol dos Yankes.
COMO UM MÉTODO DE QUATRO PASSOS PARA RESOLVER PROBLEMAS ORGANIZACIONAIS PODE AJUDAR NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS RELACIONADOS A SISTEMAS DE INFORMAÇÃO?
Enumere e descreva cada um dos quatro passos para resolver problemas organizacionais.
IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA – para que eles sejam resolvidos, deve haver consenso sobre sua existência, suas causas e o que pode ser feito sobre ele, dados os recursos limitados de que se dispõe.
PROPOSTAS DE SOLUÇÃO – deve tentar levar em conta o maior número possível de soluções, pois só assim terá noção de todas as possibilidades.
AVALIAÇÃO E ESCOLHA DE SOLUÇÃO – alguns dos fatores a considerar para tentar achar a ‘melhor’ solução são os custos dessa solução, sua exequibilidade, dados os recursos e conhecimentos existentes, e o tempo necessário para implantá-la.
IMPLANTAÇÃO – para implantar uma solução que envolva os sistemas de informação, é preciso desenvolver essa solução e introduzi-la na empresa.
Dê alguns exemplos de problemas humanos, organizacionais e tecnológicos que podem ser encontrados nas empresas.
PROBLEMAS HUMANOS: treinamento de funcionários, avaliação de desempenho, ergonomia, etc. 
PROBLEMAS ORGANIZACIONAIS: processos deficientes, cultura pouco colaborativa, conflitos internos, etc. 
PROBLEMAS TECNOLÓGICOS: hardware ou software inadequado, administração ineficiente, problemas de telecomunicação e incompatibilidade.
Descreva o papel do senso crítico na resolução de problemas.
O senso crítico viabiliza a melhor analise do problema apontando os fatores que iniciaram o problema, sabendo esses fatores a resolução será eficaz.
Descreva o papel dos sistemas de informação na resolução de problemas organizacionais.
O papel do sistema é de apontar onde está ocorrendo o problema.
COMOOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO AFETAM AS CARREIRAS? QUE HABILIDADES E CONHECIMENTOS EM SISTEMAS DE INFORMÃO SÇAO ESSENCIAIS?
Descreva o papel dos sistemas de informação nas áreas de contabilidade, finanças, marketing, administração e gestão de operações e explique como a carreira de sistemas de informação está sendo afetada pelas novas tecnologias e pela terceirização.
CONTABILIDADE – os contadores passaram a depender cada vez mais dos sistemas de informação para resumir transações, criar registros financeiros, organizar dados e realizar análises financeiras.
FINANÇAS – os administradores financeiros desempenham papel fundamental no planejamento, organização e implantação de estratégias relacionadas a sistemas de informação.
MARKETING – a publicidade na rede se tornou a forma de divulgação de mais rápido crescimento, tendo movimentado 24 bilhões de dólares em 2009.
ADMINISTRAÇÃO – praticamente todos os administradores usam sistemas e tecnologias de informação para cumprir suas tarefas, desde ferramentas de produtividade até aplicações para coordenar o negócio como um todo.
GESTÃO DE OPERAÇÕES – Gestores de produção, de serviços e analistas operacionais empregarão sistemas e tecnologias de informação todos os dias para cumprir suas tarefas, como largo uso de softwares de banco de dados e analíticos.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – a Internet abriu novas oportunidades para terceirizar muitos postos de trabalhos relacionados a sistemas de informação, assim como muitos outros postos nos setores de serviços e manufatura.

Outros materiais