Buscar

Seminário Final PRONTO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Plantas em Marte
Disciplina: Genética I
Professor Responsável: Gonsalo
Alunos: Raffael Henrique Vicente
	Gabriel Piassa
228.000.000 km
687 dias terrenos
24h36min
Marte não tem nenhum campo geomagnético , os níveis de radiação na órbita de Marte são 2.5 vezes maiores do que na Estação Espacial;
Calotas polares formadas de água e dióxido e carbono.
Superfície composta de: Basalto vulcanico , Oxido de ferro, silicatos, aluminatos com predominância de ferrosilicatos.
A atmosfera marciana é rarefeita, consiste em 95% de dióxido de carbono, 3% nitrogênio, 1.6% argônio, e ainda traços de oxigênio, água, e metano
Temperatura varia de -187ºC até 27ºC
Importância das Plantas em Marte
Formação do oxigênio ‘’secundario’’.
Nutrição.
Fixação de compostos (nitrogênio e carbono) os quais são indispensáveis para o crescimento de outros vegetais e manutenção da vida.
Consequente aumento da umidade relativa do ar, através do processo de transpiração, o qual ocorre nas folhas desses vegetais.
Problema 1: O Solo
O solo marciano, é basicamente constituído por basalto vulcânico, se assemelhando muito com o basalto encontrado na terra. Esse solo possui altas concentrações de oxido de ferro, caracterizando sua aparência avermelhada.
Frutos produzidos por plantas cultivadas em solo sintético fornecido pela NASA apresentaram grande quantidade de ferro, inviabilizando-o para o consumo. 
Problema 1: O Solo
O ferro (Fe3+), encontrado no solo, apenas pode ser incorporado a planta, de três formas distindas:
Se estiver reduzido na forma de (Fe2+), e esta redução da-se pela ação da enzima ferro quelato-redutase a qual é mediada pela ação do Gene IRT1.
Aumento da solubilidade do ferro férrico pela acidificação do solo.
Liberação de compostos que formam complexos estáveis e solúveis como o ferro.
Solução 1
Silenciamento do gene IRT1, inviabilizando assim a produção da enzima ferro quelato-redutase, impedindo assim que o ferro seja incorporado a esta planta por este mecanismo, ficando esta função restrita apenas a dois mecanismos.
Problema 2: A Radiação
Devido a falta de um campo geomagnético, tanto os raios cósmicos quanto os solares, carregados de radiação atingem a crosta do de Marte com força 2,5X maior que a estação espacial.
A radiação de alta energia existente no espaço pode acelerar o envelhecimento e causar estresse oxidativo às células.
Todas as moléculas, seja da água ou de material animal e vegetal, podem ser danificadas por radiação, pois ela interrompe o fluxo normal de elétrons ao redor de um átomo.
Altas doses de radiação podem fazer com que as sementes não brotem, cresçam lentamente, percam a fertilidade ou desenvolvam mutações genéticas que podem alterar negativamente as características da planta.
Problema 2: A Temperatura
A temperatura de Marte, pode variar de -187ºC à 27ºC, sendo essas respectivamente valores dos extremos do inverno e verão no planeta.
São poucos vegetais que conseguem resistir a temperaturas tão baixas. Valores tão pequenos, impossibilitam o transporte de água e substâncias ao longo da planta.
Solução 2
Sabe-se que o fator de resistência ao frio está intimamente relacionado com um determinado fator de transcrição que medeia a capacidade de formação de cristais de gelo nos espaços extracelulares.
Solução 2
Tratamento exógeno sem exposição ao frio com ABA (ácido abscísico). Este hormônio, encontrado em determinadas plantas de clima frio, como coníferas, induz genes de proteínas as quais se assemelham com as recém sintetizadas pelo frio, sendo essas chamadas de proteínas anticongelamento.
Solução 2
O ABA, além de impedir o congelamento, atua em conjunto no estímulo para o fechamento dos estômatos, possibilitando assim, uma maior economia de água pela planta.
Logo, este hormônio, ameniza o problema das baixas temperaturas, e escassez de água.
As perguntas:
A falta de ferro inibe o crescimento da gema apical e os processos básicos da fotossíntese.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais