PROVA OBJETIVA EDUCAÇÃO ESPECIAL
6 pág.

PROVA OBJETIVA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Disciplina:Prova Objetiva Educação Especial22 materiais299 seguidores
Pré-visualização2 páginas
PROVA OBJETIVA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Questão 1/10
Leia o fragmento a seguir:
Para que os alunos desfrutem de oportunidades iguais para apropriar o saber, o saber fazer e o saber ser, há que se considerar as diferenças individuais e as necessidades educativas delas decorrentes. Nesse sentido, os movimentos em prol de uma educação para todos são movimentos de inclusão de todos em escolas de qualidade garantindo-lhes a permanência, bem-sucedida, no processo educacional escolar desde a educação infantil até a universidade.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro:CARVALHO, R. E. Removendo barreiras para a aprendizagem: educação inclusiva. Porto alegre: Mediação, 2000.
Em nosso livro base, aponta-se para três documentos que estimulam a adoção do paradigma inclusivo pelos sistemas de ensino, pela importância que tiveram na incorporação de diretrizes no campo da legislação educacional, nas décadas de 1990 e 2000. Enumere na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos documentos a seguir:
1.Declaração de Jomtien (Unesco, 1990).
2.Declaração de Salamanca (Brasil, 1994).
3.Convenção de Guatemala (2001).
 ( ) O decreto reafirma os direitos humanos e as liberdades fundamentais de pessoas com deficiência, sobretudo o direito de não serem submetidas a discriminação com base na sua deficiência.
 ( ) o documento reafirma a educação como um direito de todos, destacando-se como elemento determinante no desenvolvimento social, econômico e cultural, contribuindo para a tolerância e a cooperação internacional.
 ( ) o documento se refere a atenção educacional aos alunos com necessidades educacionais especiais.
Agora marque a sequência correta:
		
A -1, 2, 3
B -3, 1, 2
C -3, 2, 1
D -2, 1, 3
E -1, 3, 2
Questão 2/10
Leia o fragmento a seguir:
Os defensores da educação inclusiva argumentam que a escola deve ter como principal objetivo o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos que serão necessários para a vida futura do aluno. Eles também tratam da importância da mantenção do continuum de serviços para que os alunos possam usufruir dos benefícios do serviço que melhor se adequar as suas necessidades, desde a classe comum da escola regular até os serviços educacionais oferecidos em ambientes hospitalares. Considerando que a escola não conseguirá atender às mais diversas necessidades apresentadas pelos alunos, na educação inclusiva há a crença de que a escola deve se reestruturar, mas que essa reestruturação é finita.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: MENDES, E. G. A formação do professor e a política nacional de educação especial. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação Especial: Formação de Professores em Foco, 5., 2009. Anais... São Paulo, 2009.
De acordo com os conhecimentos adquiridos, podemos compreender dialeticamente a forma como a legislação é interpretada e praticada na realidade podendo acarretar mudanças ou deturpações do que se pretendia como realidade na concepção do legislador. Diante dessa afirmação podemos compreender como os discursos se estabelecem?
	
A -os textos legais são discursos imersos em práticas sociais que envolvem interesses de classe, cuja materialidade se constrói na existência econômica e social dos homens.
B -os textos legais são discursos imersos em práticas sociais que envolvem interesses de classe, cuja materialidade se constrói na existência cultural e social dos homens.
C-os textos legais são discursos imersos em práticas sociais que envolvem interesses de classe, cuja materialidade se constrói na existência histórica e social dos homens.
D -os textos legais são discursos imersos em práticas sociais que envolvem interesses de classe, cuja materialidade se constrói na existência histórica e cultural dos homens.
E -os textos legais são discursos imersos em práticas sociais que envolvem interesses de classe, cuja materialidade se constrói na existência histórica e política dos homens.
Questão 3/10
Leia o fragmento a seguir:
Nós matamos os cães danados e touros ferozes, degolamos ovelhas doentes, asfixiamos os recém-nascidos mal constituídos; mesmo as crianças se forem débeis ou anormais, nós as afogamos, não se trata de ódio, mas da razão que nos convida a separar das partes sãs aquelas que podem corrompe-las
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: STOBAUS, C. D.; MOSQUERA, J.J. Educação especial: em direção à educação inclusiva. São Paulo: Edipucrs, 2003.
A relação da sociedade com a deficiência foi marcada pela união de dois períodos denominados extermínio e segregação/institucionalização. Qual o nome dado a essa junção?
	
A-período de inclusão
B -período científico
C-período de integração
D-período assistencialista
E -período pré-científico

Questão 4/10
Leia o fragmento a seguir:
A maneira como a deficiência é concebida e tratada contribui para sua própria compreensão, ou seja, das concepções que regem as formas de analisar o fenômeno, decorrem produção de conhecimentos e formas de intervenção específicas que, em última análise, determinarão o destino dos sujeitos, alvo dessa ação.

Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: OMOTE, S. Diversidade, diferença e deficiência no contexto escolar. In: OLIVEIRA, A.; OMOTE, S.; GIROTTO, C. R. M. (Org.) Inclusão escolar: as contribuições da educação especial. Marília: Fundepe, 2008.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro base da disciplina segundo a visão interacionista das deficiências possibilita a mudança de foco da escola na explicação do fracasso na aprendizagem. Nesse sentido a deficiência deve ser interpretada como uma realidade que situa sujeitos concretos em determinado:
A -contexto urbano e cultural permeado por antagonismos
B-contexto social e econômico permeado por relações e contradições
C-contexto capitalista e cultural permeado por relações hegemônicas
D -contexto social e educacional permeado por relações de contradição
E- contexto social e urbano permeado por relações de gênero.
Questão 5/10
Leia o fragmento a seguir:
Em virtude das limitações e das imperfeições que os sujeitos apresentavam, permitia a manutenção daquela sociedade. Notem que o critério de exclusão não consistia em um fato isolado, destinado apenas as pessoas com deficiência.

Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: BIANCHETTI, L. Aspectos históricos da apreensão e da educação dos considerados deficientes. In BIANCHETTI, L; FREIRE, I.M. (Org.). Um olhar sobre a diferença: interação, trabalho e cidadania. São Paulo: Papirus, 1998.
No decorrer da história relacionada a busca de uma inclusão eficiente a que se ressaltar quatro fases específicas, notados como período que são respectivamente:
A -promoção dos direitos, extermínio, integração e inclusão.
B -extermínio, segregação/institucionalização, integração e inclusão.
C-movimentos civis, extermínio, segregação/institucionalização e inclusão.
D -inserção cultural, extermínio, segregação/institucionalização, integração.
E -acessibilidade, segregação/institucionalização, integração e inclusão.
Questão 6/10
Leia o fragmento a seguir:
A escola como instrumento privilegiado na mediação da integração social de alunos com deficiência, ao crer que a educação especial teria a possibilidade de capacitar alunos especiaispara o convívio social; evidenciou-se um otimismo pedagógico equivocado e um reducionismo da problemática da deficiência à instituição escolar.

Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: FERREIRA, J. R. Educação especial, inclusão e política educacional. In:RODRIGUES, D. Inclusão e educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006.

De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro base, para que ocorram mudanças significativas na educação também precisam haver transformações na sociedade em todas as
Jackeline Souza fez um comentário
  • na questão 8 a resposta é a letra B ou a letra E?
    1 aprovações
    Jackeline Souza fez um comentário
  • A questão 6 , a resposta é a letra C ou a letra E
    1 aprovações
    Carregar mais