Buscar

Exercícios Sistemas de Tecnologias Aplicadas a Gestão Pública 1

Prévia do material em texto

1.
		Analise as sentenças abaixo sobre as definições e a relação existente entre sociedade, ciência e tecnologia e, em seguida, assinale a alternativa correta: I. A sociedade demanda e se beneficia das inovações tecnológicas da indústria, que por sua vez tem seu suporte nas descobertas e pesquisas científicas. II. Os cientistas realizam pesquisas e descobertas sobre novos materiais, novos comportamentos e propriedades dos elementos químicos, novas substância existentes na natureza. III. As inovações midiáticas são produtos industrializados, os quais serão ofertados para a sociedade, que irá tirar proveito de seus benefícios.
	
	
	
	A
	Somente as sentenças I e III estão corretas.
	
	B
	Nenhuma das sentenças está correta.
	
	C
	Somente a sentença III está correta.
	
	D
	Somente as sentenças I e II estão corretas.
	
	E
	Somente as sentenças II e III estão corretas.
		2.
		"O mundo parou por 58 minutos, entre 12h27 e 13h25, horário de Brasília no sábado passado, 31 de janeiro. Nada a ver com a crise econômica mundial. O planeta ficou em suspensão porque o Google saiu do ar. Ao tentar acessar o mais popular servidor de buscas, internautas de todos os cantos, do Brasil à Indonésia, da Inglaterra à Austrália, depararam com a seguinte mensagem: 'Este site pode danificar o seu computador'." (Revista A Semana, edição 74, 12/02/2009, p.10) Tomando como base o fato veiculado no texto e percebendo o contexto atual em nossa sociedade, indique a afirmativa correta. 
	
	
	
	A
	A enorme importância do Google baseia-se no conceito de monocultura que é fundamentado quando uma tecnologia torna-se dominante na sua área de atuação.
	
	B
	Percebe-se hoje em dia em nossa sociedade uma crescente importância da tecnologia em nosso dia a dia que, nem por isso, nos torna dependentes em excesso.
	
	C
	A principal vantagem de tecnologias como a Internet é a impossibilidade de seu controle pelos governos, proporcionando, assim, um espaço democrático de debates.
	
	D
	Uma das principais características de nossa sociedade pós-moderna é a contínua independência de tecnologias que nos controlam e limitam.
	
	E
	Com o advento da revolução tecnológica, a informática democratizou-se de tal modo que forçou uma contínua dependência de novas tecnologias que são exigidas.
		3.
		Analise as sentenças abaixo e classifique-as como Verdadeiras (V) ou Falsas (F). Em seguida, assinale a alternativa que traz a sequência correta de preenchimento dos parênteses. ( )O ser humano ao longo de sua evolução sempre buscou se organizar em sociedade. Sabemos que diferentes grupos sociais se organizam e vivem com seus próprios hábitos, costumes e valores, ou seja, com sua cultura. ( ) Sociedade, ciência e tecnologia mantêm uma relação contínua entre si, em constante interação, entretanto não determinam impactos mútuos em sua evolução. ( ) A ciência e a tecnologia, bem como seus fatos e artefatos, são neutros e universais, não cabendo, portanto, ao profissional de TIC avaliar antecipadamente os impactos de sua ação no contexto regional e organizacional de sua atuação. ( ) Nos tempos modernos as pessoas geralmente associam tecnologia a equipamentos ou dispositivos que possuem componentes eletrônicos, mais especificamente ao computador. 
	
	
	
	A
	V, F, F, V.
	
	B
	V, F, V, V.
	
	C
	V, V, V, F.
	
	D
	F, V, F, V.
	
	E
	F, F, F, V.
		4.
		Nas últimas décadas, as TICs vêm sendo um dos motores do desenvolvimento mundial, seja porque constituem importante e dinâmico setor da economia, seja porque são a base sobre a qual se desenvolvem quase todas as atividades da sociedade moderna(...) Ao observar como se deu esse desenvolvimento, verifica-se que a ciência e a tecnologia tiveram uma contribuição mútua no processo, sendo que a primeira gerou novas tecnologias e estas, por sua vez, estimularam e viabilizaram novos desenvolvimentos científicos. Ambas foram bastante marcadas pela questão das aplicações e pelo mercado, em um paradigma, pode-se dizer, de complementação das forças tecnológicas e de mercado, ou seja, do market pull e do technology push. (acesso a http://www.siemens.com.br/templates/coluna1.aspx?channel=2920, em novembro de 2010) Com base no texto acima podemos afirmar que: 
	
	
	
	A
	No mundo real é perfeitamente viável isolar os conceitos de sociedade, ciência e tecnologia, pois eles possuem uma relação dialética 
	
	B
	No mundo virtual é possível isolar os conceitos de sociedade, ciência e tecnologia, pois eles estão ligados por uma relação simbiótica 
	
	C
	No mundo real é impossível isolar os conceitos de sociedade, ciência e tecnologia, pois eles estão intrinsicamente ligados por uma relação dialética 
	
	D
	No mundo virtual é impossível isolar os conceitos de TICs e paradigma, pois eles estão intrinsicamente ligados por uma relação dialética 
	
	E
	No mundo real é possível isolar os conceitos de sociedade, ciência e tecnologia, pois não estão ligados por uma relação dialética 
		5.
		Um satélite artificial é qualquer corpo feito pelo homem e colocado em órbita ao redor da Terra ou de qualquer outro planeta , o texto fala sobre uma:
	
	
	
	A
	Convergência
	
	B
	Tecnologia
	
	C
	Ciência.
	
	D
	Sociedade.
	
	E
	Neutralidade. 
		6.
		A tecnologia pode ser definida como um acervo de conhecimento de uma sociedade (como ciência); entretanto, relaciona esse acervo de conhecimentos com as artes industriais. A tecnologia fundamenta-se nos métodos e nos conhecimentos científicos, compreendendo o domínio dos materiais e dos processos, úteis para a solução de problemas técnicos e para a fabricação de produtos. Fonte: Dálcio Roberto dos Reis (Gestão da Inovação Tecnológica) Neste contexto, a tecnologia pode ser classificada como: Escolha a alternativa INCORRETA. 
	
	
	
	A
	Tecnologia documentada é relativamente menos imediata, em termos de aquisição e uso, em relação à tecnologia materializada, pois requer algum esforço de absorção por parte do utilizador. 
	
	B
	Tecnologia documentada é aquela que surge sob a forma de documentação ¿ quaisquer documentos que descrevam e expliquem a solução de problemas. 
	
	C
	Tecnologia materializada são os equipamentos utilizados nos processos produtivos, os artefatos que constituem os produtos finais com um determinado conjunto e atributos. 
	
	D
	Tecnologia materializada diz respeito ao conjunto de conhecimentos teóricos e práticos (experiência acumulada na resolução de problemas) necessários para conceber, fabricar e utilizar bens e serviços. 
	
	E
	Tecnologia documentada pode ser relativamente menos imediata, em termos de aquisição, em relação à tecnologia materializada, pois requer algum esforço de absorção por parte do utilizador. 
		7.
		A sociedade demanda e se beneficia das inovações tecnológicas da indústria, que por sua vez tem seu suporte nas descobertas e pesquisas científicas. Os cientistas realizam pesquisas e descobertas sobre novos materiais, novos comportamentos e propriedades dos elementos químicos, novas substância existentes na natureza. A partir daí, surgem as inovações tecnológicas sob a forma de produtos industrializados, os quais serão ofertados para a sociedade, que irá tirar proveito de seus benefícios. Neste contexto, como podemos definir tecnologia?
	
	
	
	A
	Reunião de homens, de animais, que vivem em grupos organizados; corpo social. 
	
	B
	Conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade.
	
	C
	Conjunto organizado de conhecimentos relativos a certas categorias de fatos ou fenômenos. 
	
	D
	É o esforço para descobrir e aumentar o conhecimento humano de como a realidade funciona.
	
	E
	Estudo dos instrumentos, processose métodos empregados nos diversos ramos industriais.
		8.
		Diante do cenário atual onde as Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) , são utilizadas em quase todos os ambientes existentes no mundo globalizado, há diversos conceitos variados sobre os termos CTS (ciência, tecnologia e sociedade). Nesse contexto qual das definições abaixo está correta para o termo Tecnologia?
	
	
	
	A
	É o ' Ramo de conhecimento sistematizado como campo de estudo ou observação e classificação dos fatos atinentes a um determinado grupo de fenômenos e formulação das leis gerais que os regem' .
	
	B
	Corresponde às bases de uma metodologia específica: ciências neurais e naturais.
	
	C
	Reunião de homens, de animais, que vivem em grupos desorganizados.
	
	D
	Conjunto relativamente complexo de indivíduos de ambos os sexos e de todas as idades, permanentemente associados e equipados de padrões culturais comuns, próprios para garantir a continuidade do todo e a realização de seus ideais. Nesse sentido, o mais geral, a sociedade abrange os diferentes grupos parciais (família, sindicato, igreja etc.) que dentro dela se formam.
	
	E
	Conjunto dos processos especiais relativos a uma determinada arte ou indústria. Aplicação dos conhecimentos científicos à produção em geral.
	
GABARITO 1 – D / 2 – A / 3 – A / 4 – C / 5 – B / 6 – D / 7 – E / 8 – E 
		1.
		Correlacione corretamente os conceitos às suas definições usando as opções (a), (b) e (c): (a) sociedade (b) ciência (c) tecnologia ( ) Constitui-se de um conjunto de conhecimentos organizados, desenvolve-se através do tempo, parte de mecanismos de causalidade dos fatos observáveis, baseia-se no estudo objetivo de fenômenos empíricos, está relacionada à comprovação de teorias e associada à publicação de artigos, teses, livros etc, sendo seus conhecimentos criados livremente veiculados e patrimônio da civilização. ( ) Constitui-se de um conjunto de conhecimentos científicos ou empíricos, desenvolve-se através do tempo, baseia-se na aplicação dos conhecimentos na produção ou melhoria de bens e serviços, está relacionada aos impactos socioeconômicos sobre uma comunidade, seus resultados são obtidos a partir da aplicação de novos materiais, processos, métodos e produtos nos meios de produção, está sintonizada com o desenvolvimento econômico e o bem-estar da sociedade sendo seus produtos e processos passíveis de negociação e de enquadramento como patentes. ( ) Constitui-se por um conjunto de pessoas e baseia-se num sistema de relacionamentos entre elas, desenvolve-se através do tempo, seus membros compartilham propósitos, interesses, preocupações e costumes e interagem entre si constituindo uma comunidade, que constrói conhecimentos e desenvolvem tecnologia. A opção corresponde é: 
	
	
	
	A
	(c), (b), (a). 
	
	B
	(a), (c), (b). 
	
	C
	(b), (a), (c). 
	
	D
	(b), (c), (a). 
	
	E
	(a), (b), (c). 
		2.
		Estuda os fenômenos naturais, especialmente no que concerne as propriedades e interações da matéria e da energia. Trata dos componentes fundamentais do Universo, as forças que eles exercem e os resultados destas forças, o texto fala sobre uma:
	
	
	
	A
	Sociedade.
	
	B
	Ciência. 
	
	C
	Determinismo.
	
	D
	Neutralidade. 
	
	E
	Tecnologia. 
		3.
		Podemos definir Sociedade como: 
	
	
	
	A
	Construção de estruturas e novos materiais a partir dos átomos que divididos em pedaços cada vez mantenham as características do átomo principal, ela busca inovar invenções, aprimorando-as e proporcionando uma melhor vida ao homem.
	
	B
	É o esforço para descobrir e aumentar o conhecimento humano de como a realidade funciona.
	
	C
	Conhecimentos sobre os processos biológicos e sobre as propriedades dos seres vivos,
	
	D
	Conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade.
	
	E
	Conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento. 
		4.
		1 - Analise as sentenças abaixo sobre as definições e a relação existente entre Sociedade, Ciência e Tecnologia e, em seguida, assinale a alternativa correta: I. A ciência constitui-se de um conjunto de conhecimentos organizados e está relacionada à comprovação de teorias II. A Sociedade constitui-se por um conjunto de pessoas, as quais constroem conhecimentos (ciência) e desenvolvem tecnologia III. Um bom exemplo para essa relação é o telefone celular, pois podemos perceber que a sociedade demandou o desenvolvimento de novos conhecimentos através das tecnologias que, por sua vez, demandaram o desenvolvimento da ciência e das técnicas 
	
	
	
	A
	Somente as sentenças I e II estão corretas 
	
	B
	Nenhuma das sentenças apresentadas está correta 
	
	C
	Somente as sentenças I e III estão corretas 
	
	D
	Todas as sentenças estão corretas
	
	E
	Somente as sentenças II e III estão corretas 
		5.
		Computador, acesso à rede e domínio das ferramentas utilizadas em um computador, estes são os três instrumentos básicos para: 
	
	
	
	A
	Sustentabilidade.
	
	B
	Inclusão social.
	
	C
	Empresas digitais. 
	
	D
	TI Verde. 
	
	E
	Inclusão digital.
		6.
		Correlacione a definição a seguir com um dos conceitos nas opções abaixo: Constitui-se de um conjunto de conhecimentos organizados, desenvolve-se através do tempo, parte de mecanismos de causalidade dos fatos observáveis, baseia-se no estudo objetivo de fenômenos empíricos, está relacionada à comprovação de teorias e associada à publicação de artigos, teses, livros etc, sendo seus conhecimentos criados livremente veiculados e patrimônio da civilização. 
	
	
	
	A
	Sociedade 
	
	B
	Dialética
	
	C
	Ciência
	
	D
	Neutralidade
	
	E
	Tecnologia 
		7.
		Correlacione os conceitos apresentados, às suas definições e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de preenchimento dos parênteses: (1) Sociedade. (2) Ciência. (3) Tecnologia. ( ) É o ramo de conhecimento sistematizado como campo de estudo ou observação e classificação dos fatos atinentes a um determinado grupo de fenômenos e formulação das leis gerais que os regem. ( ) Conjunto dos processos especiais relativos a uma determinada arte ou indústria. Aplicação dos conhecimentos científicos à produção em geral. ( ) Conjunto relativamente complexo de indivíduos de ambos os sexos e de todas as idades, permanentemente associados e equipados de padrões culturais comuns, próprios para garantir a continuidade do todo e a realização de seus ideais. 
	
	
	
	A
	2, 3, 1
	
	B
	1, 3, 2
	
	C
	1, 2, 3
	
	D
	2, 1, 3
	
	E
	3, 2, 1
		8.
		Diante do cenário atual onde as Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) , são utilizadas em quase todos os ambientes existentes no mundo globalizado, há diversos conceitos variados sobre os termos CTS (ciência, tecnologia e sociedade). Nesse contexto qual das definições abaixo está correta para o termo Tecnologia?
	
	
	
	A
	Corresponde às bases de uma metodologia específica: ciências neurais e naturais.
	
	B
	Reunião de homens, de animais, que vivem em grupos desorganizados.
	
	C
	Conjunto relativamente complexo de indivíduos de ambos os sexos e de todas as idades, permanentemente associados e equipados de padrões culturais comuns, próprios para garantir a continuidade do todo e a realização de seus ideais. Nesse sentido, o mais geral, a sociedade abrange os diferentes grupos parciais (família, sindicato, igreja etc.) que dentro dela se formam.
	
	D
	Conjunto dos processos especiais relativos a uma determinada arte ou indústria. Aplicaçãodos conhecimentos científicos à produção em geral.
	
	E
	É o ' Ramo de conhecimento sistematizado como campo de estudo ou observação e classificação dos fatos atinentes a um determinado grupo de fenômenos e formulação das leis gerais que os regem' .
GABARITO 1 – D / 2 – B / 3 – D / 4 – A / 5 – E / 6 – C / 7 – A / 8 – D 
		1.
		Analise as sentenças abaixo sobre as definições e a relação existente entre sociedade, ciência e tecnologia e, em seguida, assinale a alternativa correta: I. A sociedade demanda e se beneficia das inovações tecnológicas da indústria, que por sua vez tem seu suporte nas descobertas e pesquisas científicas. II. Os cientistas realizam pesquisas e descobertas sobre novos materiais, novos comportamentos e propriedades dos elementos químicos, novas substância existentes na natureza. III. As inovações midiáticas são produtos industrializados, os quais serão ofertados para a sociedade, que irá tirar proveito de seus benefícios.
	
	
	
	A
	Somente as sentenças II e III estão corretas.
	
	B
	Somente a sentença III está correta.
	
	C
	Somente as sentenças I e III estão corretas.
	
	D
	Nenhuma das sentenças está correta.
	
	E
	Somente as sentenças I e II estão corretas.
		2.
		"O mundo parou por 58 minutos, entre 12h27 e 13h25, horário de Brasília no sábado passado, 31 de janeiro. Nada a ver com a crise econômica mundial. O planeta ficou em suspensão porque o Google saiu do ar. Ao tentar acessar o mais popular servidor de buscas, internautas de todos os cantos, do Brasil à Indonésia, da Inglaterra à Austrália, depararam com a seguinte mensagem: 'Este site pode danificar o seu computador'." (Revista A Semana, edição 74, 12/02/2009, p.10) Tomando como base o fato veiculado no texto e percebendo o contexto atual em nossa sociedade, indique a afirmativa correta. 
	
	
	
	A
	Uma das principais características de nossa sociedade pós-moderna é a contínua independência de tecnologias que nos controlam e limitam.
	
	B
	Com o advento da revolução tecnológica, a informática democratizou-se de tal modo que forçou uma contínua dependência de novas tecnologias que são exigidas.
	
	C
	A enorme importância do Google baseia-se no conceito de monocultura que é fundamentado quando uma tecnologia torna-se dominante na sua área de atuação.
	
	D
	Percebe-se hoje em dia em nossa sociedade uma crescente importância da tecnologia em nosso dia a dia que, nem por isso, nos torna dependentes em excesso.
	
	E
	A principal vantagem de tecnologias como a Internet é a impossibilidade de seu controle pelos governos, proporcionando, assim, um espaço democrático de debates.
		3.
		Analise as sentenças abaixo e classifique-as como Verdadeiras (V) ou Falsas (F). Em seguida, assinale a alternativa que traz a sequência correta de preenchimento dos parênteses. ( )O ser humano ao longo de sua evolução sempre buscou se organizar em sociedade. Sabemos que diferentes grupos sociais se organizam e vivem com seus próprios hábitos, costumes e valores, ou seja, com sua cultura. ( ) Sociedade, ciência e tecnologia mantêm uma relação contínua entre si, em constante interação, entretanto não determinam impactos mútuos em sua evolução. ( ) A ciência e a tecnologia, bem como seus fatos e artefatos, são neutros e universais, não cabendo, portanto, ao profissional de TIC avaliar antecipadamente os impactos de sua ação no contexto regional e organizacional de sua atuação. ( ) Nos tempos modernos as pessoas geralmente associam tecnologia a equipamentos ou dispositivos que possuem componentes eletrônicos, mais especificamente ao computador. 
	
	
	
	A
	V, F, V, V.
	
	B
	F, F, F, V.
	
	C
	V, F, F, V.
	
	D
	F, V, F, V.
	
	E
	V, V, V, F.
		4.
		Nas últimas décadas, as TICs vêm sendo um dos motores do desenvolvimento mundial, seja porque constituem importante e dinâmico setor da economia, seja porque são a base sobre a qual se desenvolvem quase todas as atividades da sociedade moderna(...) Ao observar como se deu esse desenvolvimento, verifica-se que a ciência e a tecnologia tiveram uma contribuição mútua no processo, sendo que a primeira gerou novas tecnologias e estas, por sua vez, estimularam e viabilizaram novos desenvolvimentos científicos. Ambas foram bastante marcadas pela questão das aplicações e pelo mercado, em um paradigma, pode-se dizer, de complementação das forças tecnológicas e de mercado, ou seja, do market pull e do technology push. (acesso a http://www.siemens.com.br/templates/coluna1.aspx?channel=2920, em novembro de 2010) Com base no texto acima podemos afirmar que: 
	
	
	
	A
	No mundo real é impossível isolar os conceitos de sociedade, ciência e tecnologia, pois eles estão intrinsicamente ligados por uma relação dialética 
	
	B
	No mundo real é perfeitamente viável isolar os conceitos de sociedade, ciência e tecnologia, pois eles possuem uma relação dialética 
	
	C
	No mundo virtual é possível isolar os conceitos de sociedade, ciência e tecnologia, pois eles estão ligados por uma relação simbiótica 
	
	D
	No mundo virtual é impossível isolar os conceitos de TICs e paradigma, pois eles estão intrinsicamente ligados por uma relação dialética 
	
	E
	No mundo real é possível isolar os conceitos de sociedade, ciência e tecnologia, pois não estão ligados por uma relação dialética 
		5.
		Um satélite artificial é qualquer corpo feito pelo homem e colocado em órbita ao redor da Terra ou de qualquer outro planeta , o texto fala sobre uma:
	
	
	
	A
	Sociedade.
	
	B
	Convergência
	
	C
	Neutralidade. 
	
	D
	Tecnologia
	
	E
	Ciência.
		6.
		A tecnologia pode ser definida como um acervo de conhecimento de uma sociedade (como ciência); entretanto, relaciona esse acervo de conhecimentos com as artes industriais. A tecnologia fundamenta-se nos métodos e nos conhecimentos científicos, compreendendo o domínio dos materiais e dos processos, úteis para a solução de problemas técnicos e para a fabricação de produtos. Fonte: Dálcio Roberto dos Reis (Gestão da Inovação Tecnológica) Neste contexto, a tecnologia pode ser classificada como: Escolha a alternativa INCORRETA. 
	
	
	
	A
	Tecnologia materializada diz respeito ao conjunto de conhecimentos teóricos e práticos (experiência acumulada na resolução de problemas) necessários para conceber, fabricar e utilizar bens e serviços. 
	
	B
	Tecnologia documentada é aquela que surge sob a forma de documentação ¿ quaisquer documentos que descrevam e expliquem a solução de problemas. 
	
	C
	Tecnologia documentada pode ser relativamente menos imediata, em termos de aquisição, em relação à tecnologia materializada, pois requer algum esforço de absorção por parte do utilizador. 
	
	D
	Tecnologia documentada é relativamente menos imediata, em termos de aquisição e uso, em relação à tecnologia materializada, pois requer algum esforço de absorção por parte do utilizador. 
	
	E
	Tecnologia materializada são os equipamentos utilizados nos processos produtivos, os artefatos que constituem os produtos finais com um determinado conjunto e atributos. 
		7.
		A sociedade demanda e se beneficia das inovações tecnológicas da indústria, que por sua vez tem seu suporte nas descobertas e pesquisas científicas. Os cientistas realizam pesquisas e descobertas sobre novos materiais, novos comportamentos e propriedades dos elementos químicos, novas substância existentes na natureza. A partir daí, surgem as inovações tecnológicas sob a forma de produtos industrializados, os quais serão ofertados para a sociedade, que irá tirar proveito de seus benefícios. Neste contexto, como podemos definir tecnologia?
	
	
	
	A
	Estudo dos instrumentos, processos e métodos empregados nos diversosramos industriais.
	
	B
	Conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade.
	
	C
	Reunião de homens, de animais, que vivem em grupos organizados; corpo social. 
	
	D
	Conjunto organizado de conhecimentos relativos a certas categorias de fatos ou fenômenos. 
	
	E
	É o esforço para descobrir e aumentar o conhecimento humano de como a realidade funciona.
		8.
		Diante do cenário atual onde as Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) , são utilizadas em quase todos os ambientes existentes no mundo globalizado, há diversos conceitos variados sobre os termos CTS (ciência, tecnologia e sociedade). Nesse contexto qual das definições abaixo está correta para o termo Tecnologia?
	
	
	
	A
	Corresponde às bases de uma metodologia específica: ciências neurais e naturais.
	
	B
	Conjunto dos processos especiais relativos a uma determinada arte ou indústria. Aplicação dos conhecimentos científicos à produção em geral.
	
	C
	Conjunto relativamente complexo de indivíduos de ambos os sexos e de todas as idades, permanentemente associados e equipados de padrões culturais comuns, próprios para garantir a continuidade do todo e a realização de seus ideais. Nesse sentido, o mais geral, a sociedade abrange os diferentes grupos parciais (família, sindicato, igreja etc.) que dentro dela se formam.
	
	D
	Reunião de homens, de animais, que vivem em grupos desorganizados.
	
	E
	É o ' Ramo de conhecimento sistematizado como campo de estudo ou observação e classificação dos fatos atinentes a um determinado grupo de fenômenos e formulação das leis gerais que os regem' .
GABARITO 1 – E / 2 – C / 3 – C / 4 – A / 5 – D / 6 – A / 7 – A / 8 – B 
		1.
		Correlacione corretamente os conceitos às suas definições usando as opções (a), (b) e (c): (a) sociedade (b) ciência (c) tecnologia ( ) Constitui-se de um conjunto de conhecimentos organizados, desenvolve-se através do tempo, parte de mecanismos de causalidade dos fatos observáveis, baseia-se no estudo objetivo de fenômenos empíricos, está relacionada à comprovação de teorias e associada à publicação de artigos, teses, livros etc, sendo seus conhecimentos criados livremente veiculados e patrimônio da civilização. ( ) Constitui-se de um conjunto de conhecimentos científicos ou empíricos, desenvolve-se através do tempo, baseia-se na aplicação dos conhecimentos na produção ou melhoria de bens e serviços, está relacionada aos impactos socioeconômicos sobre uma comunidade, seus resultados são obtidos a partir da aplicação de novos materiais, processos, métodos e produtos nos meios de produção, está sintonizada com o desenvolvimento econômico e o bem-estar da sociedade sendo seus produtos e processos passíveis de negociação e de enquadramento como patentes. ( ) Constitui-se por um conjunto de pessoas e baseia-se num sistema de relacionamentos entre elas, desenvolve-se através do tempo, seus membros compartilham propósitos, interesses, preocupações e costumes e interagem entre si constituindo uma comunidade, que constrói conhecimentos e desenvolvem tecnologia. A opção corresponde é: 
	
	
	
	A
	(a), (b), (c). 
	
	B
	(b), (a), (c). 
	
	C
	(c), (b), (a). 
	
	D
	(a), (c), (b). 
	
	E
	(b), (c), (a). 
		2.
		Estuda os fenômenos naturais, especialmente no que concerne as propriedades e interações da matéria e da energia. Trata dos componentes fundamentais do Universo, as forças que eles exercem e os resultados destas forças, o texto fala sobre uma:
	
	
	
	A
	Ciência. 
	
	B
	Sociedade.
	
	C
	Tecnologia. 
	
	D
	Neutralidade. 
	
	E
	Determinismo.
		3.
		Podemos definir Sociedade como: 
	
	
	
	A
	É o esforço para descobrir e aumentar o conhecimento humano de como a realidade funciona.
	
	B
	Construção de estruturas e novos materiais a partir dos átomos que divididos em pedaços cada vez mantenham as características do átomo principal, ela busca inovar invenções, aprimorando-as e proporcionando uma melhor vida ao homem.
	
	C
	Conhecimentos sobre os processos biológicos e sobre as propriedades dos seres vivos,
	
	D
	Conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento. 
	
	E
	Conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade.
		4.
		1 - Analise as sentenças abaixo sobre as definições e a relação existente entre Sociedade, Ciência e Tecnologia e, em seguida, assinale a alternativa correta: I. A ciência constitui-se de um conjunto de conhecimentos organizados e está relacionada à comprovação de teorias II. A Sociedade constitui-se por um conjunto de pessoas, as quais constroem conhecimentos (ciência) e desenvolvem tecnologia III. Um bom exemplo para essa relação é o telefone celular, pois podemos perceber que a sociedade demandou o desenvolvimento de novos conhecimentos através das tecnologias que, por sua vez, demandaram o desenvolvimento da ciência e das técnicas 
	
	
	
	A
	Todas as sentenças estão corretas
	
	B
	Somente as sentenças I e III estão corretas 
	
	C
	Nenhuma das sentenças apresentadas está correta 
	
	D
	Somente as sentenças I e II estão corretas 
	
	E
	Somente as sentenças II e III estão corretas 
		5.
		Computador, acesso à rede e domínio das ferramentas utilizadas em um computador, estes são os três instrumentos básicos para: 
	
	
	
	A
	TI Verde. 
	
	B
	Inclusão social.
	
	C
	Inclusão digital.
	
	D
	Empresas digitais. 
	
	E
	Sustentabilidade.
		6.
		Correlacione a definição a seguir com um dos conceitos nas opções abaixo: Constitui-se de um conjunto de conhecimentos organizados, desenvolve-se através do tempo, parte de mecanismos de causalidade dos fatos observáveis, baseia-se no estudo objetivo de fenômenos empíricos, está relacionada à comprovação de teorias e associada à publicação de artigos, teses, livros etc, sendo seus conhecimentos criados livremente veiculados e patrimônio da civilização. 
	
	
	
	A
	Dialética
	
	B
	Neutralidade
	
	C
	Ciência
	
	D
	Tecnologia 
	
	E
	Sociedade 
		7.
		Correlacione os conceitos apresentados, às suas definições e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de preenchimento dos parênteses: (1) Sociedade. (2) Ciência. (3) Tecnologia. ( ) É o ramo de conhecimento sistematizado como campo de estudo ou observação e classificação dos fatos atinentes a um determinado grupo de fenômenos e formulação das leis gerais que os regem. ( ) Conjunto dos processos especiais relativos a uma determinada arte ou indústria. Aplicação dos conhecimentos científicos à produção em geral. ( ) Conjunto relativamente complexo de indivíduos de ambos os sexos e de todas as idades, permanentemente associados e equipados de padrões culturais comuns, próprios para garantir a continuidade do todo e a realização de seus ideais. 
	
	
	
	A
	2, 3, 1
	
	B
	1, 3, 2
	
	C
	1, 2, 3
	
	D
	2, 1, 3
	
	E
	3, 2, 1
		8.
		Diante do cenário atual onde as Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) , são utilizadas em quase todos os ambientes existentes no mundo globalizado, há diversos conceitos variados sobre os termos CTS (ciência, tecnologia e sociedade). Nesse contexto qual das definições abaixo está correta para o termo Tecnologia?
	
	
	
	A
	Conjunto dos processos especiais relativos a uma determinada arte ou indústria. Aplicação dos conhecimentos científicos à produção em geral.
	
	B
	É o ' Ramo de conhecimento sistematizado como campo de estudo ou observação e classificaçãodos fatos atinentes a um determinado grupo de fenômenos e formulação das leis gerais que os regem' .
	
	C
	Reunião de homens, de animais, que vivem em grupos desorganizados.
	
	D
	Conjunto relativamente complexo de indivíduos de ambos os sexos e de todas as idades, permanentemente associados e equipados de padrões culturais comuns, próprios para garantir a continuidade do todo e a realização de seus ideais. Nesse sentido, o mais geral, a sociedade abrange os diferentes grupos parciais (família, sindicato, igreja etc.) que dentro dela se formam.
	
	E
	Corresponde às bases de uma metodologia específica: ciências neurais e naturais.
GABARITO 1 – E / 2 – A / 3 – E / 4 – D / 5 – C / 6 – C / 7 – A / 8 – A 
		1.
		Analise as sentenças abaixo sobre as definições e a relação existente entre sociedade, ciência e tecnologia e, em seguida, assinale a alternativa correta: I. A sociedade demanda e se beneficia das inovações tecnológicas da indústria, que por sua vez tem seu suporte nas descobertas e pesquisas científicas. II. Os cientistas realizam pesquisas e descobertas sobre novos materiais, novos comportamentos e propriedades dos elementos químicos, novas substância existentes na natureza. III. As inovações midiáticas são produtos industrializados, os quais serão ofertados para a sociedade, que irá tirar proveito de seus benefícios.
	
	
	
	A
	Somente as sentenças I e II estão corretas.
	
	B
	Nenhuma das sentenças está correta.
	
	C
	Somente as sentenças II e III estão corretas.
	
	D
	Somente as sentenças I e III estão corretas.
	
	E
	Somente a sentença III está correta.
		2.
		"O mundo parou por 58 minutos, entre 12h27 e 13h25, horário de Brasília no sábado passado, 31 de janeiro. Nada a ver com a crise econômica mundial. O planeta ficou em suspensão porque o Google saiu do ar. Ao tentar acessar o mais popular servidor de buscas, internautas de todos os cantos, do Brasil à Indonésia, da Inglaterra à Austrália, depararam com a seguinte mensagem: 'Este site pode danificar o seu computador'." (Revista A Semana, edição 74, 12/02/2009, p.10) Tomando como base o fato veiculado no texto e percebendo o contexto atual em nossa sociedade, indique a afirmativa correta. 
	
	
	
	A
	A principal vantagem de tecnologias como a Internet é a impossibilidade de seu controle pelos governos, proporcionando, assim, um espaço democrático de debates.
	
	B
	Percebe-se hoje em dia em nossa sociedade uma crescente importância da tecnologia em nosso dia a dia que, nem por isso, nos torna dependentes em excesso.
	
	C
	A enorme importância do Google baseia-se no conceito de monocultura que é fundamentado quando uma tecnologia torna-se dominante na sua área de atuação.
	
	D
	Com o advento da revolução tecnológica, a informática democratizou-se de tal modo que forçou uma contínua dependência de novas tecnologias que são exigidas.
	
	E
	Uma das principais características de nossa sociedade pós-moderna é a contínua independência de tecnologias que nos controlam e limitam.
		3.
		Analise as sentenças abaixo e classifique-as como Verdadeiras (V) ou Falsas (F). Em seguida, assinale a alternativa que traz a sequência correta de preenchimento dos parênteses. ( )O ser humano ao longo de sua evolução sempre buscou se organizar em sociedade. Sabemos que diferentes grupos sociais se organizam e vivem com seus próprios hábitos, costumes e valores, ou seja, com sua cultura. ( ) Sociedade, ciência e tecnologia mantêm uma relação contínua entre si, em constante interação, entretanto não determinam impactos mútuos em sua evolução. ( ) A ciência e a tecnologia, bem como seus fatos e artefatos, são neutros e universais, não cabendo, portanto, ao profissional de TIC avaliar antecipadamente os impactos de sua ação no contexto regional e organizacional de sua atuação. ( ) Nos tempos modernos as pessoas geralmente associam tecnologia a equipamentos ou dispositivos que possuem componentes eletrônicos, mais especificamente ao computador. 
	
	
	
	A
	F, F, F, V.
	
	B
	V, F, V, V.
	
	C
	F, V, F, V.
	
	D
	V, F, F, V.
	
	E
	V, V, V, F.
		4.
		Nas últimas décadas, as TICs vêm sendo um dos motores do desenvolvimento mundial, seja porque constituem importante e dinâmico setor da economia, seja porque são a base sobre a qual se desenvolvem quase todas as atividades da sociedade moderna(...) Ao observar como se deu esse desenvolvimento, verifica-se que a ciência e a tecnologia tiveram uma contribuição mútua no processo, sendo que a primeira gerou novas tecnologias e estas, por sua vez, estimularam e viabilizaram novos desenvolvimentos científicos. Ambas foram bastante marcadas pela questão das aplicações e pelo mercado, em um paradigma, pode-se dizer, de complementação das forças tecnológicas e de mercado, ou seja, do market pull e do technology push. (acesso a http://www.siemens.com.br/templates/coluna1.aspx?channel=2920, em novembro de 2010) Com base no texto acima podemos afirmar que: 
	
	
	
	A
	No mundo virtual é possível isolar os conceitos de sociedade, ciência e tecnologia, pois eles estão ligados por uma relação simbiótica 
	
	B
	No mundo virtual é impossível isolar os conceitos de TICs e paradigma, pois eles estão intrinsicamente ligados por uma relação dialética 
	
	C
	No mundo real é perfeitamente viável isolar os conceitos de sociedade, ciência e tecnologia, pois eles possuem uma relação dialética 
	
	D
	No mundo real é impossível isolar os conceitos de sociedade, ciência e tecnologia, pois eles estão intrinsicamente ligados por uma relação dialética 
	
	E
	No mundo real é possível isolar os conceitos de sociedade, ciência e tecnologia, pois não estão ligados por uma relação dialética 
		5.
		Um satélite artificial é qualquer corpo feito pelo homem e colocado em órbita ao redor da Terra ou de qualquer outro planeta , o texto fala sobre uma:
	
	
	
	A
	Neutralidade. 
	
	B
	Tecnologia
	
	C
	Ciência.
	
	D
	Convergência
	
	E
	Sociedade.
		6.
		A tecnologia pode ser definida como um acervo de conhecimento de uma sociedade (como ciência); entretanto, relaciona esse acervo de conhecimentos com as artes industriais. A tecnologia fundamenta-se nos métodos e nos conhecimentos científicos, compreendendo o domínio dos materiais e dos processos, úteis para a solução de problemas técnicos e para a fabricação de produtos. Fonte: Dálcio Roberto dos Reis (Gestão da Inovação Tecnológica) Neste contexto, a tecnologia pode ser classificada como: Escolha a alternativa INCORRETA. 
	
	
	
	A
	Tecnologia materializada são os equipamentos utilizados nos processos produtivos, os artefatos que constituem os produtos finais com um determinado conjunto e atributos. 
	
	B
	Tecnologia documentada é relativamente menos imediata, em termos de aquisição e uso, em relação à tecnologia materializada, pois requer algum esforço de absorção por parte do utilizador. 
	
	C
	Tecnologia documentada pode ser relativamente menos imediata, em termos de aquisição, em relação à tecnologia materializada, pois requer algum esforço de absorção por parte do utilizador. 
	
	D
	Tecnologia materializada diz respeito ao conjunto de conhecimentos teóricos e práticos (experiência acumulada na resolução de problemas) necessários para conceber, fabricar e utilizar bens e serviços. 
	
	E
	Tecnologia documentada é aquela que surge sob a forma de documentação ¿ quaisquer documentos que descrevam e expliquem a solução de problemas. 
		7.
		A sociedade demanda e se beneficia das inovações tecnológicas da indústria, que por sua vez tem seu suporte nas descobertas e pesquisas científicas. Os cientistas realizam pesquisas e descobertas sobre novos materiais, novos comportamentos e propriedadesdos elementos químicos, novas substância existentes na natureza. A partir daí, surgem as inovações tecnológicas sob a forma de produtos industrializados, os quais serão ofertados para a sociedade, que irá tirar proveito de seus benefícios. Neste contexto, como podemos definir tecnologia?
	
	
	
	A
	Conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade.
	
	B
	É o esforço para descobrir e aumentar o conhecimento humano de como a realidade funciona.
	
	C
	Reunião de homens, de animais, que vivem em grupos organizados; corpo social. 
	
	D
	Estudo dos instrumentos, processos e métodos empregados nos diversos ramos industriais.
	
	E
	Conjunto organizado de conhecimentos relativos a certas categorias de fatos ou fenômenos. 
	
		8.
		Diante do cenário atual onde as Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) , são utilizadas em quase todos os ambientes existentes no mundo globalizado, há diversos conceitos variados sobre os termos CTS (ciência, tecnologia e sociedade). Nesse contexto qual das definições abaixo está correta para o termo Tecnologia?
	
	
	
	A
	Conjunto dos processos especiais relativos a uma determinada arte ou indústria. Aplicação dos conhecimentos científicos à produção em geral.
	
	B
	Corresponde às bases de uma metodologia específica: ciências neurais e naturais.
	
	C
	Conjunto relativamente complexo de indivíduos de ambos os sexos e de todas as idades, permanentemente associados e equipados de padrões culturais comuns, próprios para garantir a continuidade do todo e a realização de seus ideais. Nesse sentido, o mais geral, a sociedade abrange os diferentes grupos parciais (família, sindicato, igreja etc.) que dentro dela se formam.
	
	D
	É o ' Ramo de conhecimento sistematizado como campo de estudo ou observação e classificação dos fatos atinentes a um determinado grupo de fenômenos e formulação das leis gerais que os regem' .
	
	E
	Reunião de homens, de animais, que vivem em grupos desorganizados.
GABARITO 1 – A / 2 – C / 3 – D / 4 – D / 5 – B / 6 – D / 7 – D / 8 – A

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes