Buscar

Patricia CIH 12 04 2018

Prévia do material em texto

Processos Decisórios
QUESTIONÁRIO UNIDADE I 
Pergunta 1
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	A crise mundial iniciada no final de setembro de 2008, com características nunca antes vistas no cenário econômico, abateu o mercado e surpreendeu a todos. Em determinado momento, uma instituição financeira decide, após estudos do cenário vigente, suspender as linhas de crédito e financiamento para seus clientes. Como consequência dessa decisão, parte de seu corpo de colaboradores é dispensada. A primeira e a segunda tomadas de decisão podem ser classificadas, respectivamente, como sendo:
	
	
	
	
	Resposta Selecionada:
b. 
Estratégica e tática.
Respostas:
a. 
Tática e operacional.
b. 
Estratégica e tática.
c. 
Estratégica e operacional.
d. 
Operacional e estratégica.
e. 
Tática e estratégica.
Feedback da resposta:
Alternativa: B
Comentário: decisões estratégicas relacionam-se com objetivos de longo prazo, com maneiras e ações que afetam toda a empresa. Suspender as linhas de crédito de uma instituição financeira é claramente uma decisão estratégica, pois afeta toda a organização e apresenta efeitos a longo prazo.
Decisões táticas relacionam-se com objetivos a curto prazo e com maneiras e ações que, geralmente, afetam somente parte da empresa. Dispensar funcionários encaixa-se nessa categoria, pois se trata de curto prazo com possibilidade de novas contratações também no curto prazo.
Decisões operacionais relacionam-se com as rotinas operacionais da empresa e afetam somente as unidades setoriais. Não é o caso, pois se trata da instituição como um todo.
	
	
	
Pergunta 2
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	A todo momento, os gestores precisam tomar decisões programadas e não programadas. Podemos afirmar que decisões programadas são:
	
	
	
	
	Resposta Selecionada:
c.
Problemas bem compreendidos, altamente estruturados, rotineiros e repetitivos. Para sua solução, dispomos de procedimentos e regras sistemáticas.
Respostas:
a.
Problemas não compreendidos, desestruturados, rotineiros e complexos. Para sua solução, dispomos de procedimentos e regras altamente complexas.
b. 
Problemas estratégicos, estruturados e complexos. Para sua solução dispomos de padrões e políticas estratégicas.
c.
Problemas bem compreendidos, altamente estruturados, rotineiros e repetitivos. Para sua solução, dispomos de procedimentos e regras sistemáticas.
d.
Problemas que não são bem compreendidos, são “pobres” de estruturação, tendem a ser singulares e não conseguimos resolvê-los através de procedimentos sistêmicos ou rotineiros.
e.
Problemas bem compreendidos, altamente estruturados, rotineiros e complexos. Para sua solução, dispomos de políticas estratégicas e alta negociação.
Feedback da resposta:
Alternativa: C 
Comentário: podemos considerar como decisões programadas quando percebemos os problemas como bem compreendidos, altamente estruturados, rotineiros e repetitivos e que podem ser utilizados para solução dos mesmos procedimentos e regras sistemáticas. Essas decisões são sempre semelhantes.
Como exemplo, podemos citar a retirada de livros de uma biblioteca ou o processamento de um pedido de pagamento de um fornecedor. Esses são exemplos de decisões programadas, pois são repetitivas e rotineiras.
	
	
	
Pergunta 3
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Analise as hipóteses apontadas e assinale a alternativa correta.
 
I. Tomar uma decisão quer dizer escolher uma alternativa em detrimento de outras.
II. Devemos avaliar as alternativas, bem como estimar suas consequências e impactos na organização.
III. Os administradores devem calcular e gerir os riscos e as probabilidades que acompanham suas decisões.
 
As afirmativas tratam do ambiente da tomada de decisão.
	
	
	
	
	Resposta Selecionada:
e. 
Todas as alternativas são corretas.
Respostas:
a. 
Apenas I e II são corretas.
b. 
Apenas II e III são corretas.
c. 
Apenas a I é incorreta.
d. 
Todas as alternativas são incorretas.
e. 
Todas as alternativas são corretas.
Feedback da resposta:
Alternativa: E
Comentário: nos dias de hoje, com a competitividade cada vez mais acirrada entre as organizações, a todo momento, necessitamos tomar decisões sempre que estamos diante de um problema que apresenta mais de uma alternativa de solução. Mesmo quando, para solucioná-lo, possuímos uma única opção, podemos ter a alternativa de adotar ou não essa opção. Esse processo de escolher o caminho mais adequado à empresa, naquela circunstância, também é conhecido como tomada de decisão.
 
Os administradores devem ter como objetivos em suas tomadas de decisão:
• Minimizar perdas.
• Maximizar ganhos.
• Alcançar uma situação em que, comparativamente, o gestor julgue que haverá um ganho entre o estado em que se encontra a organização e o estado em que irá encontrar-se após implementar essa decisão.
 
Para que se tome a melhor decisão em determinadas situações de problema, cabe ao tomador de decisão elaborar todas as alternativas possíveis do problema em questão, visando escolher o melhor caminho para otimizá-la, possibilitando à empresa crescer e desenvolver-se nesse contexto de competitividade tão agressiva.
	
	
	
Pergunta 4
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	De maneira geral e de modo simplificado, podemos dizer que o processo decisório é o ato de escolher uma alternativa dentre várias disponíveis. Assim, analise as afirmações e escolha a alternativa correta.
 
I. O ato de decidir exige que uma pessoa disponha de informações íntegras, confiáveis e de forma tempestiva, para que sua decisão seja sempre realizada em um ambiente de certeza.
II. A informação sempre foi fator preponderante nos processos decisórios, as modernas TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) apenas aumentaram a quantidade de informação disponível, garantindo, assim, o sucesso das decisões.
III. Em termos estratégicos, os administradores necessitam monitorar o ambiente em que estão inseridos para mensurar o risco de suas decisões.
	
	
	
	
	Resposta Selecionada:
d. 
As afirmações I e II estão incorretas e a afirmação III está correta.
Respostas:
a. 
Todas as afirmações estão corretas.
b. 
As afirmações I e II estão corretas e a afirmação III está incorreta.
c. 
As afirmações I e III estão corretas e a afirmação II é incorreta.
d. 
As afirmações I e II estão incorretas e a afirmação III está correta.
e. 
As afirmações II e III estão corretas e a afirmação I está incorreta.
Feedback da resposta:
Alternativa: D
Comentário: a afirmativa I é incorreta, pois nada garante que todas as informações estão corretas e, portanto, é impossível um ambiente de total certeza.
A afirmativa II é incorreta, pois não há possibilidade prática de garantir o sucesso de qualquer decisão.
A afirmativa III é verdadeira, pois o texto demonstra a necessidade de monitoração das condições ambientais para aumentar a chance de sucesso, ou seja, medir o risco de fracasso.
	
	
	
Pergunta 5
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Decisões programadas e não programadas são as classificações dadas ao tipo de decisões que os administradores estão sempre se deparando. Em vista disso, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
	Resposta Selecionada:
c.
Podemos afirmar que decisões programadas são: problemas bem compreendidos, altamente estruturados, rotineiros e repetitivos. Para sua solução, dispomos de procedimentos e regras sistemáticas.
Respostas:
a.
Podemos afirmar que decisões programadas são: problemas não compreendidos, desestruturados, rotineiros e complexos. Para sua solução, dispomos de procedimentos e regras altamente complexas.
b.
Podemos afirmar que decisões programadas são: problemas estratégicos, estruturados e complexos. Para sua solução, dispomos de padrões e políticas estratégicas.
c.
Podemos afirmar que decisões programadas são: problemas bem compreendidos, altamente estruturados,rotineiros e repetitivos. Para sua solução, dispomos de procedimentos e regras sistemáticas.
d.
Podemos afirmar que decisões programadas são: problemas que não são bem compreendidos, são “pobres” de estruturação, tendem a ser singulares e não conseguimos resolvê-los através de procedimentos sistêmicos ou rotineiros.
e.
Podemos afirmar que decisões programadas são: problemas bem compreendidos, altamente estruturados, rotineiros e complexos. Para sua solução, dispomos de políticas estratégicas e alta negociação.
Feedback da resposta:
Alternativa: C
Comentário: podemos considerar como decisões programadas quando percebemos os problemas como bem compreendidos, altamente estruturados, rotineiros e repetitivos e que podem ser utilizados para solução, procedimentos e regras sistemáticas.
	
	
	
Pergunta 6
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Escolha a alternativa correta:
	
	
	
	
	Resposta Selecionada:
d.
As decisões não programadas serão solucionadas a partir da habilidade dos responsáveis em tomar decisões, já que não existe uma solução rotineira.
Respostas:
a.
A classificação das decisões é dividida em decisões programadas e não programadas. Sendo que as primeiras exigem participação da alta administração, ao passo que as não programadas podem ser realizadas com o apoio de manuais normativos.
b.
As decisões não programadas são ricas em estruturação. Permitem aos administradores o estabelecimento de procedimentos sistêmicos para reduzir o tempo decisório.
c. 
As decisões devem ser realizadas somente nos níveis táticos e estratégicos de uma empresa.
d.
As decisões não programadas serão solucionadas a partir da habilidade dos responsáveis em tomar decisões, já que não existe uma solução rotineira.
e.
As decisões rotineiras são ideais para a cúpula da empresa, uma vez que estas exigem menos tempo para os tomadores de decisão. Tempo é dinheiro.
Feedback da resposta:
Alternativa: D 
Comentário: quando tratamos de decisões não programadas, referimo-nos àqueles problemas que não são bem compreendidos, são “pobres” de estruturação, tendem a ser singulares e não se prestam aos procedimentos sistêmicos ou rotineiros. 
As decisões não programadas, ou seja, decisões não muito frequentes ou únicas, devem ser tomadas pela alta administração.
	
	
	
Pergunta 7
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Na maioria das empresas são encontrados os seguintes níveis hierárquicos: estratégico, tático e operacional. Com base nessa estrutura, definem-se os tipos de decisões a serem tomadas e os diferentes tipos de informações a serem ponderadas. Assinale a alternativa que define o tipo de decisão e informação do nível estratégico de uma empresa:
	
	
	
	
	Resposta Selecionada:
a.
O nível de informação necessária para a tomada de decisão é macro, englobando toda organização, relacionando-se de maneira sistêmica com meio ambiente interno ou externo.
Respostas:
a.
O nível de informação necessária para a tomada de decisão é macro, englobando toda organização, relacionando-se de maneira sistêmica com meio ambiente interno ou externo.
b.
O nível de informação necessária para a tomada de decisão é micro, englobando somente uma parte da organização, relacionando-se de maneira sistêmica com o meio ambiente.
c.
O nível de informação requerida é solto, visualizando apenas parte das informações disponibilizadas pelo nível estratégico e operacional da empresa.
d.
O nível de informação requerida é em grupos, agrupada ou sintetizada, visualizando e agrupando determinadas informações de uma unidade departamental e um negócio ou atividade da organização.
e.
O nível de informação requerida é aquela que possibilita colocar em ação os meios e os recursos dos quais a empresa dispõe para assegurar de maneira efetiva a execução dos planos previamente elaborados.
Feedback da resposta:
Alternativa: A 
Comentário: o planejamento estratégico são decisões e ações que a alta administração da organização (presidente, diretores e/ou executivos) toma para desenvolver e direcionar a empresa, sempre vislumbrando o futuro.
Esse tipo de decisão engloba definição de objetivos, de políticas e critérios gerais para estabelecer as diretrizes e assim desenvolver um planejamento dos rumos da organização. O objetivo é estabelecer estratégias para que a organização seja capaz de atingir seus objetivos maiores. As decisões tomadas nesse nível hierárquico não possuem um ciclo uniforme, podem acontecer em momentos diversos e às vezes inesperados, ainda que algum planejamento estratégico seja feito dentro de planos anuais estabelecidos ou em situações preestabelecidas. 
Exemplo de decisões tomadas em nível estratégico:
• Lançamento de algum novo.
• Ampliação da organização.
• Estabelecimento de direcionamento estratégico de marketing.
• Ampliação do mix de produtos.
• Entrada no mercado de exportação.
• Parcerias empresariais.
• Atuação no mercado de comércio eletrônico (internet).
• Redução do tamanho da empresa.
• Alteração do nome da empresa.
• Fusão com outras organizações etc.
	
	
	
Pergunta 8
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Para resolução eficaz de problemas, a qualidade da informação é fundamental. A seleção mal elaborada pode causar danos incalculáveis para as organizações. Assinale os passos fundamentais para a valorização da informação:
	
	
	
	
	Resposta Selecionada:
b. 
Conhecer, selecionar e usar as informações.
Respostas:
a. 
Influência, poder e disponibilizar a informação.
b. 
Conhecer, selecionar e usar as informações.
c. 
Cargo, poder e buscar a informação.
d. 
Influência, poder e guardar bem a informação.
e. 
Cargo, poder, influência e usar as informações.
Feedback da resposta:
Alternativa: B
Comentário: “a tomada de decisão na administração se tornou dependente da informação, e o computador e suas tecnologias – que fazem com que aumente cada vez mais a procura por informações, passando a ser uma atitude rotineira – têm aumentado muito a quantidade e a sofisticação das mesmas.
Essa dinâmica da informação, cada vez mais veloz e aguçada, e o seu valor para a administração estão trazendo vantagens competitivas em relação ao mercado concorrente, bem como oportunidades no mercado como um todo.
Estudiosos em gestão chegam a dizer que é uma ferramenta indispensável para ser usada nesse ambiente cada vez mais competitivo em que as empresas estão inseridas. 
É importante destacar que a primeira etapa desse fluxo é a determinação das necessidades de informação do tomador de decisão ou da organização.
 
De que informação você precisa? 
Como você obtém essa informação?
 
Como você viu, a informação é fundamental para as organizações modernas, pois oferece vantagens competitivas.
 
Características da informação relevante” (BIO, 1996, p. 121. STAIR, 1998, p. 5)
 
Para ser valiosa, a informação:
Deve ser completa: todos os fatos relevantes devem estar contidos nela.
Deve ser econômica: para obtê-la, seu custo deve ser relativamente econômico, os gestores analisam sempre o custo benefício do valor da informação em relação à sua produção.
Haver precisão: não deve conter erros, a informação se torna imprecisa por causa de dados incorretos ou imprecisos no processo de transformação.
É ideal que seja flexível: ser uma informação que possa ser utilizada em outras situações.
Importante que seja confiável: o método de coleta de dados e a fonte de onde as retira devem ser confiáveis para que essa informação também seja.
Que seja relevante: não basta ter-se informação, ela deve ser útil e importante ao tomador de decisão.
Que seja obtida em tempo hábil.
Que possa ser checada para verificar sua confiabilidade. 
 
Fonte: Montana e Charnov (1999)
	
	
	
Pergunta 9
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	São encontrados dentro das empresas os níveis hierárquicos, estratégicos, táticos e operacionais. A partir dessa estrutura, definem-se os tiposde decisões a serem tomadas e os diferentes tipos de informações a serem ponderadas. Assinale a alternativa que define o tipo de decisão e informação do nível tático de uma empresa:
	
	
	
	
	Resposta Selecionada:
d.
O nível de informação requerida é em grupos, agrupada ou sintetizada, visualizando e agrupando determinadas informações de uma unidade departamental e um negócio ou atividade da organização.
Respostas:
a.
O nível de informação necessária para a tomada de decisão é macro, englobando toda organização, relacionando-se de maneira sistêmica com meio ambiente interno ou externo.
b.
O nível de informação necessária para a tomada de decisão é micro, englobando somente uma parte da organização, relacionando-se de maneira sistêmica com o meio ambiente.
c.
O nível de informação requerida é solto, visualizando apenas parte das informações disponibilizadas pelo nível estratégico e operacional da empresa.
d.
O nível de informação requerida é em grupos, agrupada ou sintetizada, visualizando e agrupando determinadas informações de uma unidade departamental e um negócio ou atividade da organização.
e.
O nível de informação requerida é aquela que possibilita colocar em ação os meios e os recursos dos quais a empresa dispõe para assegurar de maneira efetiva a execução dos planos previamente elaborados.
Feedback da resposta:
Alternativa: D 
Comentário: ao planejamento tático cabe:
• Acatar as decisões do planejamento estratégico.
• Planejar e controlar as decisões administrativas e operacionais, procurando obter sempre a eficiência, ou seja, fazer bem aquilo que nos dispusemos a fazer.
 
Exemplos de decisões a serem tomadas em nível tático:
Planos de produção: quais métodos e tecnologias serão utilizados para as pessoas em seu trabalho, qual arranjo físico do trabalho e equipamentos como suportes para as atividades e as tarefas.
Planos financeiros: envolvem captação e aplicação do dinheiro necessário para suportar as várias operações da organização.
Planos de marketing: quais são os requisitos para vender e distribuir bens e serviços no mercado e atender bem o cliente.
Planos de recursos humanos: envolvem o recrutamento, a seleção e o treinamento das pessoas nas várias atividades dentro da organização.
 
Ou seja, o nível da informação requerida no nível tático é em grupos (agrupada ou sintetizada), visualizando e agrupando determinadas informações de uma unidade departamental, de um negócio ou atividade da organização.
	
	
	
Pergunta 10
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	São muitos os tipos de decisões. Sobre as decisões, não se pode afirmar que:
	
	
	
	
	Resposta Selecionada:
e. 
As decisões centralizadas garantem uma menor segurança das informações.
Respostas:
a. 
Parcerias empresariais, exportação e atuação comercial na internet são exemplos de decisões estratégicas.
b. 
Os planos de marketing, os planos financeiros e políticas de RH são exemplos de decisões táticas.
c. 
Prazos, recursos necessários e procedimentos adotados são exemplos de decisões operacionais.
d.
O nível estratégico necessita de informações que demonstrem a interação sistêmica da empresa com o ambiente interno ou externo.
e. 
As decisões centralizadas garantem uma menor segurança das informações.
Feedback da resposta:
Alternativa: E
Comentário: entende-se por centralização quando o poder de decisão se concentra mais na alta administração. Existem vários motivos que podem influenciar um estilo de tomada de decisão mais centralizado, entre eles:
• Pelas condições internas encontradas.
• Pelos fatores do ambiente da empresa.
• Pela maneira de ser do executivo/dono.
 
Esse estilo de tomada de decisão, muitas vezes, é utilizado pelo desejo dos seguintes fatores:
• Para manter nível de maior integração na empresa.
• Para manter a uniformidade de ações e decisões.
• Para administrar com mais eficiência as urgências.
• Quando o empresário não quer um segundo homem que lhe faça sombra.
• Quando a estrutura organizacional da empresa não possibilita a descentralização.
• Para aumentar o nível de controle das atividades da empresa.
 
Vantagens da centralização:
• Menor número de níveis hierárquicos.
• Melhor uso dos recursos humanos, materiais, equipamentos e financeiros.
• Melhor possibilidade de interação no processo de planejamento, controle e avaliação.
• Maior uniformidade em termos de processos técnicos e administrativos.
• Decisões estratégicas mais rápidas.
• Maior segurança nas informações.
 
Portanto, é falso afirmar que decisões centralizadas garantem uma menor segurança das informações.

Outros materiais

Perguntas Recentes