Buscar

Especialidade de Nutrição

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Especialidade de Nutrição 
1 - O que são nutrientes? São estruturas que constituem os alimentos e que são essenciais para o funcionamento do organismo, fornecendo energia, servindo como matéria prima, mantendo e reparando partes do corpo e sustentando o crescimento.
2 - Desenhar e descrever a pirâmide alimentar. Mencionar o número de porções diárias exigidas de cada grupo. 
3 - Definir o seguinte, listando, pelo menos, 3 exemplos de alimentos em cada um dos grupos:
A) Alimentos energéticos: são aqueles que dão energia ao organismo como cereais, gorduras ou carne. Exemplo: Batata, arroz, massa, pão, cereais, aveia;
B) Alimentos construtores: são principalmente, carne, peixe e ovo porque são alimentos ricos em proteínas que são importantes na construção dos tecidos do organismo. Exemplo: Leite, ovos, carnes, vagem, ervilha;
C) Alimentos reguladores: são basicamente alimentos de origem vegetal como frutas e verduras porque fornecerem ao organismo vitaminas, minerais, fibras e água que regulam o seu funcionamento. Exemplo: Cenoura, tomate, beterraba, brócolis, abobrinha, pimentão, chuchu;
4 - O que são VDR (Valores Diários de Referência) e qual a sua importância? Os Valores Diários de Referência (VDR) mostram a percentagem dos valores diários de referência de energia e de alguns nutrientes (gorduras, gorduras saturadas, açúcares e sal) que são fornecidos por uma dose ou porção de um alimento. São importantes no suporte da Saúde Pública, no desenvolvimento de legislação relativa à rotulagem dos gêneros alimentícios e na identificação de grupos da população em risco de consumo excessivo ou deficitário.
5 - O que é uma dieta balanceada? Uma dieta balanceada é aquela que provê o organismo com nutrientes essenciais, vitaminas e minerais necessários para manter as células, os tecidos e os órgãos, bem como para que possam funcionar corretamente.
6 - Explicar as diferenças entre as seguintes dietas:
A) Ovo-lacto-vegetariano: Não consomem nenhum tipo de carne (nem frango, peixe ou frutos do mar), mas consomem laticínios e ovos.
B) Ovo-vegetariano: Não consomem nenhum tipo de carne (nem frango, peixe ou frutos do mar), mas consomem ovos.
C) Vegetariano estrito: Não consomem nenhum tipo de carne, laticínios ou ovos em sua alimentação.
7 - Qual o nome e a função das seguintes vitaminas? Fazer uma lista de, pelo menos, 3 alimentos fontes dos seguintes nutrientes:
A) Vitamina A/Retinol: Atua sobre a pele, a retina dos olhos e as mucosas; aumenta a resistência aos agentes infecciosos. Exemplo: Manteiga, leite, gema de ovo, fígado, espinafre, chicória, tomate, mamão, batata, cará, abóbora.
B) Vitamina B1/Tiamina : Auxilia no metabolismo dos carboidratos; favorece a absorção de oxigênio pelo cérebro; equilibra o sistema nervoso e assegura o crescimento normal. Exemplo: Cereais integrais, nozes, lentilha, soja, gema de ovo.
E) Vitamina B12/Cobalamina: Colabora na formação dos glóbulos vermelhos e na síntese do ácido nucléico. Exemplo: Ovo, aveia.
F) Vitamina C/Ácido Ascórbico: Conserva os vasos sanguíneos e os tecidos; ajuda na absorção do ferro; aumenta a resistência a infecções; favorece a cicatrização e o crescimento normal dos ossos. Exemplo:Limão, laranja, abacaxi, mamão, goiaba, caju, alface, agrião, tomate, cenoura, pimentão, nabo, espinafre.
G) Vitamina D/Ergocalciferol: Fixa o cálcio e o fósforo em dentes e ossos e é muito importante para crianças, gestantes e mães que amamentam. Exemplo: Leite, manteiga, gema de ovo, raios de sol.
H) Vitamina E/Acetato de Tocoferol: Funciona no metabolismo das proteínas e dos carboidratos. Exemplo: Gema de ovo, batata, banana, amendoim.
I) Vitamina K/Vitamina de potássio: Essencial para que o organismo produza protombrina, uma substância indispensável para a coagulação do sangue. Exemplo: Fígado, verduras, ovo.
8 - Qual a função dos seguintes minerais no nosso organismo? Fazer uma lista de, pelo menos, 3 alimentos fontes de cada um:
A) Ferro: Atua na formação da hemoglobina (pigmento do glóbulo vermelho que transporta o oxigênio dos pulmões para os tecidos). • Fígado, gema de ovo, ostras, nozes, feijão, aveia, carne e aspargo.
B) Iodo: Regula o funcionamento da glândula tireóide, ativa o funcionamento cerebral. • Peixes e frutos do mar, agrião, alface, alcachofra, alho, cebola, cenoura, ervilha, espinafre.
C) Cálcio: Ajudam em manter a forma e os ossos saudáveis. Atua no mecanismo de coagulação do sangue, além de controlar os impulsos nervosos e as contrações musculares. • Leite, laticínios, brócolis, ostras, tofu, feijão, nozes e amendoim.
D) Sódio: Mantém a pressão arterial. • Sal e vegetais.
E) Potássio: Atua associado ao sódio regularizando as batidas do coração e o sistema muscular. • Azeitona verde, ameixa seca, ervilha, fígado, lentilha, banana, laranja, tomate, arroz integral.
F) Flúor: Previne a dilatação das veias, a pedra na vesícula e algumas paralisias; participa de forma direta na formação dos ossos e dos dentes, protegendo de cáries dentárias. • Brócolos, beterraba, couve-flor, agrião, alho, cebola, frutos do mar, aveia, trigo integral e maçã.
G) Zinco: Atua na síntese das proteínas. • Frutos do mar, carnes magras, peixes, ovos, cereais, feijão, pão integral.
9 - Comparar as informações nutricionais dos seguintes alimentos:
A) Leite integral e leite desnatado: A única diferença entre os leites integrais e desnatados é a retirada da gordura, de resto, eles contêm as mesmas composições nutricionais.
B) Farinha de trigo branca e farinha de trigo integral: A farinha branca passa por um processo de refinamento que elimina grande parte de seus nutrientes e fibras. A farinha integral, por outro lado, não passa por esse processo e preserva seus nutrientes, que incluem proteínas, minerais, vitaminas e fibras. A farinha integral tem a mesma quantidade de calorias que a farinha branca!
C) Pão integral e pão branco: No pão integral as quantidades de nutrientes – vitamina B1, B2, vitamina E, magnésio, cálcio, potássio, fósforo e ferro – são mais significativos.
Quanto ao valor energético, tanto o pão integral, quanto o pão branco contém a mesma quantidade de calorias. Porém o pão integral contém fibras que aumenta a glicose sanguínea e a resposta da insulina, gerando saciedade por mais tempo, por isso é indicado em dietas
D) Arroz integral e arroz branco: O que difere um do outro é que o arroz integral é o grão descascado não-polido e que, por isso, preserva a maioria dos seus nutrientes. Tem sabor amendoado, textura fibrosa e requer um cozimento mais longo.
• O arroz branco passa pelo processo industrial no qual é polido e tem a casca e o gérmen removidos. Assim, tem a sua aparência embranquecida e o sabor e textura suavizados. Fica muito mais agradável ao paladar, mas perde seus componentes mais nutritivos – rico em carboidratos e pobre em proteínas.
10 - Qual a diferença entre alimentos diet e alimentos light?
• Um produto diet é aquele ISENTO de determinado nutriente, como o glúten, o açúcar, o sódio, ou o colesterol, como exemplo. Estes produtos foram desenvolvidos para atender a grupos específicos, como os diabéticos ou os celíacos (alérgicos a glúten).
• Um produto light, que em inglês significa “leve” é aquele que apresenta uma REDUÇÃO de, no mínimo 25% de um determinado nutriente. 
11 - Por que é importante beber bastante água diariamente? Qual a quantidade recomendável para cada dia? O que é intoxicação hídrica?
• A água é a substância mais abundante do corpo humano. Ela é um componente essencial de todos os tecidos do organismo. Sem a água o corpo humano só continuaria funcionando por poucos dias. A perda de 20% de água corpórea pode causar a morte e uma perda de apenas 10% causa distúrbios graves.
• De 2 a 3 litros de água por dia. Mas existe uma conta para que você saiba a quantidade exata de água para você: 35 x seu peso = ML água
• É o excesso de água, a intoxicação hídrica pode levar a alterações da consciência nas quais a pessoa age comose estivesse embriagada. 
12 - Citar o nome de 3 doenças comuns que podem ser controladas com uma dieta apropriada.
• Hipertensão, diabetes e celíaca.
13 - Por que o Governo de alguns países determina a inclusão de iodo, ferro, ácido fólico e flúor em alimentos básicos como farináceos, sal e água? Qual o impacto desta medida na saúde da população?
• Adição de iodo repercute como prevenção de possíveis doenças da tireoide, ácido Fólico usa-se na prevenção de possíveis anemias, flúor é relacionado a problemas dentários. Tem um bom impacto, evitando alguns tipos de doenças.

Outros materiais