Buscar

ed biologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1 - Células de atividade secretora intensa de proteínas apresentam um retículo endoplasmático e um complexo de Golgi mais desenvolvidos. Este desenvolvimento especializado ocorre pois ambas as organelas são fundamentais ao processo desempenhado por estas células, em que o retículo é responsável pela produção de proteínas (através dos ribossomos aderidos em sua membrana) e o com plexo de Golgi é responsável pela preparação destas moléculas para a secreção. Já as células, cuja f unção principal é a fagocitose, possuem lisossomos em destaque, pois estas organelas atuam sobre o mecanismo de digestão intracelular, processo que sucede o englobamento de partículas extracelulares.
2 - A estrutura celular bacteriana é formada por uma célula procariótica (não possui membrana nuclear e os seus cromossomos encontra-se disperso no cito plasma), constituída de membrana celular, parede celular, citoplasma, ribossomos, plasmídeo, cápsulas, esporos, parede celular, flagelo e fímbrias.
3- O transporte passivo é o transporte que o corre entre duas soluções , que tem por objetivo igualar as concentrações. Ele ocorre sem o gasto d e energia e se divide em dois tipos: difusão e osmose.
4 - A membrana celular é a estrutura responsável p ela escolha do que entra e do que sai da célula, permitindo assim, que a célula mantenha seu equilíbrio n o seu interior, independente do meio externo a ela.
5- A mitose é um processo de divisão celular, já que, a partir de uma célula formada, originam-se duas células idênticas à célula -mãe, mantendo inalterada a composição e teor d e DNA característico da espécie (exceto se ocorrer uma mu tação, fenômeno menos comum e acidental).
6- As glândulas se originam a partir de tecidos epiteliais e ficam imersas em tecido conjuntivo, que as alimenta. A glândula I é exócrina, pois contém um canal por onde a secreção é eliminada. A glândula II é endócrina, pois é composta por uma cavidade fechada e sua secreção é lançada diretamente na corrente sanguínea. Um exemplo de glândula exócrina é a glândula salivar.
7 - A ossificação endocondral ocorre na formação de osso s longos, como os das pernas e os dos braços. Nesses ossos, duas regiões principais sofrerão a ossificação: o cilindro longo, conhecido como diáfise e as extremidades dilatadas, que correspondem às epífises. Entre a epífise de cada extremidade e a diáfise é mantida uma região de cartilagem, conhecida como cartilagem de crescimento, que possibilitará a ocorrência constante de ossificação endocondral, levando à formação de mais osso. Nesse processo, os osteoclastos desempenham papel importante. Eles efetuam constantemente a reabsorção de tecido ósseo, enquanto novo tecido ósseo é formado. Já na ossificação intramembranosa, o tecido ósseo surge aos poucos em uma membrana de natureza conjuntiva, não cartilaginosa.
8- A miosina e actina são as proteínas responsáveis pela contração em conjunto com o cálcio e mais duas proteínas que são a troponina e a trombomiosina. O epitélio pseudoestratificado se assemelha ao estratificado pelo motivo de seus núcleos se encontrarem em posições diferentes na célula, causando uma falsa impressão de ser e tratificado. A hipófise, o ovário e o pâncreas produzem secreção endócrina, não se esquecendo, também ,de que o pâncreas também secreta porção exócrina por se tratar de uma glândula mista.
9- As histonas participam do processo de replicação apenas nas células eucarióticas.
10- O eritrócito da figura B está realmente colocado em meio isotônico (soluto=solução), ou seja, a quantidade de água a que fora submetido é igual à de suas células, não havendo, assim, quaisquer alterações no eritrócito, ao passo que na figura D o eritrócito está em meio hipotônico, nesse caso o eritrócito absorverá o soluto, pois suas células possuem mais água.
11- Peroxissomos são organelas encontradas em toda s as células: apresentam uma forma ovoide e são delimitados por a penas um a unidade de membrana. O número varia entre 70 a 100 por célula e nas células hepáticas e renais o número é m aior, por serem responsáveis pela desintoxicação do organismo, oxidando substâncias absorvidas do sangue .
12 - O epitélio simples colunar é encontrado em grande parte no aparelho digestivo, revestindo o estômago, intestino delgado e intestino grosso, como também reveste outros órgãos como a vesícula biliar. Já no epitélio estratificado pavimentoso existe uma camada superficial de queratina, como é o caso da pele. O epitélio de revestimento atual principalmente na proteção e isolamento do meio externo. Além disso, atua também na absorção de substâncias, limpeza de impurezas e contém alguns tipos de recepto res sensoriais. Dessa forma, sua importância nesse tipo de composto é aumentar as barreiras da pele e assim a proteção da mesma.
13 - O tecido muscular estriado esquelético constitui a maior parte d a musculatura do corpo dos vertebrados, formando o que se chama popularmente de carne. Essa muscu latura recobre totalmente o esqueleto e está presa aos osso s, daí ser cham ada de esquelética. Esse tipo de tecido apresenta contração voluntária (que depende da vontade do indivíduo) . O tecido muscular liso é constituído por células mononucleadas e alongadas e ele pode ser encontrado nas paredes dos órgãos ocos, como estômago, útero, bexiga, artérias, veias, vasos sanguíneos, etc. O tecido muscular estriado cardíaco é o músculo do coração, de contração involuntária e ritmo e intensidade alterados com o uso de esteroides anabolizantes
14- A alta capacidade de absorção do epitélio intestinal se deve ao fato de suas células possuírem muitas projeções finas e alongadas, chamadas microvilosidades. Elas aumentam em quinhentas vezes a área superficial em cada célula, em comparação com a á rea de células que têm borda lisa.
15 - O tecido muscular estriado esquelético recobre totalmente o esqueleto e está presa aos ossos, daí ser chamada de esquelética , por isso apresenta contração voluntária (que depende da vontade do indivíduo). O tecido muscular estriado cardíaco a presenta miócitos estriados com um ou dois núcleos centrais e ocorre apenas no coração, apresentando contração independente da vontade do indivíduo (contração involuntária), vigorosa e rítmica . O tecido muscular liso possui células onde a contração é involuntária e lenta, ou seja, não se controla conscientemente os movimentos de seu estômago ou a contração d e seu coração , ele ocorre nas artérias, sendo responsável por sua contração e também no esôfago, no estômago e nos intestinos, sendo responsável pelo peristaltismo (ou peristalse) nesses órgãos.
16 - As fibras musculares esqueléticas te m o citoplasma rep leto de miofibrilas , constituídas por microfilamentos das proteínas actina e miosina. A disposição regular dessas proteínas ao longo da fibra produz o padrão de faixas claras e escuras alternadas, típicas do músculo estriado. As fibras musculares lentas estão adaptadas à realização de trabalho.
17- Os tecidos epiteliais têm células perfeitamente justapostas, unidas por pequena quantidade de material cimentante, com pouquíssimo espaço intercelular. Os epitélios não são vascularizados e não sangram quando feridos. A nutrição das células se faz por difu são a partir dos capilares existentes em outro tecido,o conjuntivo, adjacente ao epitélio a ele ligado. Ele desempenha várias funções no organismo, como proteção do corpo (pele), absorção de substâncias úteis (epitélio do intestino) e percepção de sensações (pele), dependendo do órgão aonde se localizam.
18 - Pessoas com anemia apresentam hemácias com concentração abaixo de 4,5 por mm3. As com tendência à hemorragia geralmente têm níveis abaixo de 150 .000 plaquetas por mm3. Já as pessoas com alguma infecção apresentam seus leucócitos em níveis m ais altos (próximo ou maior do que 10.000 por mm3).
19- Em um neurônio, os estímulos se propagam sempre no m esmo sentido: são recebidos pelos dendritos, seguem pelo corpo celular, percorrem o axônio e, da extremidade deste, são passados à célula seguinte (dendrito – corpo celular – axônio). O impulso nervoso que se propaga através do neurônio é de origem elétrica e resulta de alterações nas cargas elétricas das superfícies externa e interna da membrana celular.
20 - A secreção tanto das glândulas quanto das células caliciformes formam um muco viscoso contínuo, que é conduzido em direção à faringe pelos batimentos ciliares, removendo partículas de pó que entram com o ar da respiração.

Outros materiais