Buscar

Avaliação Final (Discursiva) Metodologia

Prévia do material em texto

3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (345352) -Metodologia Científica (FIL13)
 Prova: 4774173
QUESTÃO:
1. Existem diferentes maneiras de conhecermos o mundo segundo cada cultura ou tempo histórico. Entre os tipos e as formas de conhecimento, destaca-se o conhecimento teológico, científico, senso comum ou popular e filosófico. Nesse contexto, disserte sobre dois tipos ou formas de conhecimento.
RESPOSTA ESPERADA:
- Mítico ou religioso: é cercado de aspectos mágicos e místicos. Trata das dimensões sobre a existência humana. O critério para estabelecer a verdade se dá através da aceitação e da fé.
- Popular ou espontâneo: é um resultado das vivências do dia a dia, do saber viver e das experiências que são passadas de geração em geração. Também chamado de senso comum, é considerado um saber fragmentado e sem comprovação científica.
- Científico: baseia-se em conhecimentos fundamentados por métodos que expliquem a realidade e sejam capazes de verificação ou comprovação. Pretende explicar a realidade física e os fenômenos da natureza, sociais e econômicos. 
- Filosófico: conhecimento que se preocupa em conhecer a fundo a realidade e que busca as origens das coisas, fenômenos ou sujeitos. Seu princípio parte do questionamento, da reflexão e do constante aprendizado.
- Artístico: conhecimento fundamentado pela sensibilidade do sujeito que interpreta o mundo ou cria obras que fazem refletir sobre o mundo.
QUESTÃO:
2. Como o próprio nome diz, a metodologia científica nos instiga a buscar algo, gerar conhecimento e pesquisar sobre determinado assunto. Para que isso ocorra, é necessário termos um objetivo e, para alcançá-lo, uma metodologia. Se você observar nos artigos científicos, sempre, no corpo do texto, teremos uma seção denominada "Metodologia", ou ainda "Material e Métodos". Conhecemos, ainda, vários tipos de métodos, como o histórico, o comparativo, o estudo de caso etc. Diante do exposto, disserte sobre a metodologia dentro de um artigo científico ou paper.
RESPOSTA ESPERADA:
A seção de metodologia ou material e métodos dentro do corpo de um artigo científico é a forma descritiva de como o autor ou os autores chegaram ao objetivo proposto. Essa seção descreve de forma muito clara e profunda como os pesquisadores chegaram a um determinado objetivo. Podem ainda descrever neste item a área de estudo, a localidade, as fórmulas utilizadas, as horas gastas para a realização da atividade, guias de campo, práticas ou métodos já conhecidos (com a devida citação) e, por fim, podem incluir a forma como foi feita a análise dos resultados. Em outras palavras, essa seção também envolve a parte estatística que foi utilizada para verificar a qualidade e as oscilações das informações que foram coletadas acerca da experiência proposta.
QUESTÃO:
3. As referências bibliográficas, que devem estar na última parte do seu paper, têm informações técnicas sobre a obra ou artigo pesquisado e são convencionadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Utilizando as informações a seguir sobre o livro, monte a referência apropriada para esta obra, seguindo as normas da ABNT:
Nome do livro: As regras do método sociológico.
Autor: Émile Durkheim.
Editora: Nacional.
Local: São Paulo.
Ano: 1985.
RESPOSTA ESPERADA:
DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico [em negrito]. São Paulo: Nacional, 1985.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes