Buscar

Língua Portuguesa e as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão A
Weblog ou blog, como é mais conhecido popularmente são páginas da web onde são publicados registros de informações diárias. Fórum de discussão é um local aberto para se discutir determinado tema, alguém cria um tema e os demais usuários debatem tal tema. É um site de discussão online. Normalmente, os blogs são utilizados como diários pessoais, o que não impede que seja publicado qualquer tipo de conteúdo. As pessoas que participam de um fórum podem construir elos entre si e com grupos de interesse em comum, dentro ou ao redor dos temas abordados nas seções do fórum. São usados, geralmente, por uma instituição educacional para facilitar a troca de conhecimentos entre os alunos. A comunicação é feita de forma textual, com perguntas e respostas. O surgimento destes dois meios de comunicação é muito importante para a construção do conhecimento educacional. Com a inclusão de blogs na internet, torna-se possível a transmissão em massa do conhecimento. Em relação aos fóruns de discussão, é uma ótima ferramenta para se discutir e apresentar opiniões de diversas pessoas, colaboram para o conhecimento alheio, principalmente no ramo educacional.
Questão B
Antes de tudo, a professora deverá passar informações sobre o tipo de formatação que deverá ser utilizado, pois a mesma deverá possuir relação com o modelo do texto.
Depois terá que lembrar aos alunos que deverão colocar as referências bibliográficas, pois vão escrever sobre reportagens já existentes, por isso é necessário a referência para não ocorrer acusação de plagio. Além também de algumas dicas de como trabalhar com blogs online. Por fim também é interessante ressaltar que mesmo que seja um texto de blog tem que se fazer uso de uma linguagem mais formal e menos coloquial, que normalmente é usada na internet. Atentá-los também aos erros ortográficos, pedindo que façam uma correção antes de fazer os posts. Pedir que usem a criatividade também é de suma importância, além disso pedir que busquem seus próprios conhecimentos a cerca dos assuntos abordados, de forma que não se prendam tanto somente aos textos já existentes, mas que criem o seu próprio texto.

Outros materiais