Buscar

trabalho escrito de psicologia final[1243]

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE – UFCG
CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES – CFP
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
MARIA LARISSE RIBEIRO DA SILVA
MYRELLE KELLY PEREIRA JANUARIO
PEDRO FERREIRA PARNAÍBA NETO
TACIANE PRISCYLA MATHIAS FORMIGA
WILLIANE DE OLIVEIRA SILVA
ANALISE DO DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE DURANTE A ADOLESCENCIA: Comparação com o filme “As vantagens de ser invisível”.
CAJAZEIRAS – PB
2018
Introdução
Neste trabalho foi realizado de uma análise, onde será comparada de uma fase do desenvolvimento humano, neste optamos pelo o desenvolvimento de personalidade durante a adolescência, à um filme de escolha dos alunos do grupo envolvidos. 
A adolescência é conceituada como sendo “o período de transição entre a infância e a vida adulta, caracterizado pelos impulsos do desenvolvimento físico, mental, emocional, sexual e social e pelos esforços do indivíduo em alcançar os objetivos relacionados às expectativas culturais da sociedade em que vive. A adolescência se inicia com as mudanças corporais da puberdade e quando o indivíduo consolida a sua personalidade, obtendo progressivamente sua independência, além principalmente da integração em seu grupo social”. (Eisenstein E. 2005 p.2).
O filme foi “A vantagens de ser invisível” de Stepehen Chbosky, será relatado a história de Charlie, uma adolescente de 15 anos, que vive a fase de sua adolescência com problemas de depressão devido a morte de seu melhor amigo que cometeu suicido e um segredo que ele esconde na sua infância.A sua adolescência teve consequências como depressão, baixa autoestima em se relacionar com outras pessoas e tinha mudanças de personalidades durantes suas crises depressivas, na volta ao colégio Charlie tenta se recuperar, no começo vai parecer ser difícil, mas lá ele vai encontrar verdadeiros amigos que iram mudar a sua vida completamente. No filme apresentara a vida do personagem e será demonstrada como a infância reflete muito para a fase de transição para a sua adolescência ,visto no paragrafo anterior,além da mudanças físicas, mais principalmente com psicológico e na sua autoestima. Na analise do trabalho serão visto todos aspectos como: autoconceito, autoestima, a busca pela identidade pessoal e entre outros que serão visto no decorre deste trabalho.
Desenvolvimento Autoconceito
      O Autoconceito refere-se ao conceito que o indivíduo tem de si mesmo. Com o início da adolescência consequentemente ocorrem várias mudanças físicas e psíquicas que modificam o autoconceito construído durante a infância. Segundo Palácios “ É necessário realçar que as mudanças físicas próprias da puberdade irão obrigar o adolescente a refazer a imagem que até aí tinha construído, uma vez que o seu aspecto físico é uma das propriedades que maior preocupação apresenta para o mesmo”. Desta forma, as principais mudanças são relativas ao físico, haverá modificações corporais onde ocorre a construção de uma nova imagem, que, tinha sido construída até então na etapa anterior (infância), para incluir novos traços configurando-se em seu novo corpo de adulto, esse processo de mudança ocorrerá paulatinamente. Entende-se que essas mudanças físicas próprias da puberdade irão obrigá-los a revisar a imagem que, até então, haviam construído para incluir os novos traços que começam a configurar seu novo corpo de adulto. O aspecto físico representa uma das suas principais preocupações. 
      Todavia, essas alusões da aparência física serão substituídas por características atribuídas a sua maneira de viver e pela capacidade de abstração, caracterizado pelo pensamento formal. Assim sendo, a partir da adolescência média essa propensão começa a se definirem por meio de seu interior psicológico, como pensamentos, sentimentos e desejos. 
      Durante o período da adolescência, acontecerá uma série de mudanças importantes. Nos primeiros momentos da puberdade, o conceito de si mesmo estará composto pelas primeiras abstrações. No entanto, o adolescente não dispõe de um controle cognitivo de construir uma imagem integrada de si mesmo. Com o avanço da adolescência, a tomada de consciência que existem contradições entre seus diferentes “eus” provocam confusão na mentalidade do adolescente o que explicaria comportamentos incoerentes notados nessa fase, podendo mostrar-se inseguro sobre quem realmente é; tentando ajustar-se as expectativas dos outros. 
     Existem contextos que exercem influência sobre a construção do autoconceito do adolescente, Como por exemplo, “As relações sociais e a importância que estas adquirem ao longo da adolescência vão, também, condicionar o autoconceito (Palácios, 1999).” Essa relações sociais condicionam no autoconceito por proporcionar informações sobre o que esperam dele, como o contexto familiar (os pais podem pedir obediência), o contexto escolar (o que os educadores esperam dele), social (relação do adolescente com a sociedade). Sobremaneira se o adolescente é capaz de solucionar a maioria dessas tarefas, terá dotado seu eu de conteúdos que antes estavam ausentes, dando um passo gigante para a formação do seu caráter (Oliva, 1999). Assim no autoconceito dos adolescentes mais jovens aparecem as características ou habilidades sociais que influem sobre a relação com os demais, que as determinam a imagem que os demais têm do sujeito. 
     Porém na adolescência tardia, com o avanço do pensamento formal o adolescente consegue integrar em um autoconceito coerente todas as imagens diferentes e até contraditórias de si mesmo, sem causar nenhum conflito de identidade. No entanto, antes que chegue a construir esse conceito de si mesmo, coerente e integrado, em alguns casos o adolescente pode adquirir uma visão incoerente de si mesmo, sobretudo porque, frequentemente, os adolescentes tentam se ajustar as expectativas que os demais tem em relação a eles, que, como já supracitado, podem ser diferentes entre pais, educadores e amigos. Essa insegurança acaba por levar o adolescentes expressar coisas que não sente, a ter determinadas atitudes na intenção de agradar e ser aceito. Por isso, não é de se estranhar que as condutas sejam mais frequentes nos adolescentes com maior necessidade de apoio por parte dos pais e amigos. O filme é tocante na medida certa, pois em meio a descobertas próprias da adolescência, o que possibilita a Charlie o autoconhecimento e dá forças para que ele encare seus traumas e problemas, que são pesados, de maneira um pouco mais leve, na medida do possível
Autoestima durante adolescência
Durante os anos prévios a adolescência, a autoestima havia começado a se diversificar, e já era frequentemente que as crianças se avaliassem de formas diferentes em distintos domínios,como os aspectos físicos no rendimento acadêmico ou nas relações com os pais e iquais.Esse processo continua na adolescência,entretanto também em cenas novas dimensões como as relações afetivos-sexuais,as capacidades relacionadas com a orientação profissional ou atração física.(OLIVA, 1999). Nessa fase da adolescência e de suma importância para o individuo,pois vai envolver a capacidade de interagir com as outras pessoas , fazendo com que tenha uma percepção positiva de si, mesmo com diversos fatores que possam prejudicar no decorrer de sua vida. 
No filme,Charlie tem sua autoestima baixa, por sua infância ter sido perturbada, e na transição para a sua adolescência,ele perde o seu melhor amigo de uma maneira trágica, fazendo com que ele se afaste das pessoas e dos seus familiares,mas quando Charlie volta para a escola com a vontade de melhorar sua vida e de ter amigos, ele perceber ser ignorado por todos inclusive pela sua família ,por isso que o titulo do filme e as vantagens de ser invisível,que utiliza uma metáfora de existir no mundo em que ninguém nos nota e ser excluído de tudo e de todos. Só que Charlie vai encontra amigos que também como ele a maioria são discriminados por sua cultura ,por suas escolhas sexuais , a forma de vestir.A vida de Charlie vai mudar completamentequando ele descobre que tem amigos e que gostam e se importam com ele.Assim podemos perceber a importância quem tem a interação social e a maneira que ela vai influir na vida pessoal. 
Apesar da importância que as relações com os iguais adquirem para predizer o nível de autoestima, as relações com os pais continuarão exercendo uma poderosa influencia.Assim,uma alta coesão familiar e uma percepção positiva por os pais que demonstram para seus filhos um alto grau de afeto e um controle democrático favorecem neles uma auto avaliação positiva.(OLIVA,PARRA E SÁNCHEZ,1999).No filme percebe se a falta de diálogos dos pais com o personagem do filme, que ate no final ficam perplexos em descobrir que seu filho era abusado pela a sua tia e escondia isso a 8 anos de todos e guardava toda a sua magoa pra se.
A busca da identidade pessoal
Devido a traumas vividos na infância, Charlie vive episódios de ataques esquizofrênicos fazendo com que ele viva em uma sequência de crises de identidades, no qual se torna um jovem solitário. Segundo o autor, o conceito de identidade está ligado ao autoconhecimento, as crises de identidades de Charlie foram essência para o seu autoconhecimento, tendo em vista que ele estava totalmente perdido; por se achar um jovem invisível, esquecido pela sociedade, o personagem tinha um grande poder de observação, e com isso, ele guardava muitos segredos, estes nos quais, lhe atormentavam. 
Ao entrar no ensino médio, Charlie fez alguns amigos e começou a não se sentir tão sozinho, tendo um avanço ainda maior para o autoconhecimento do jovem, pois foi nesse momento em que ele começou a saber quem ele realmente era. 
 Em 1966, James Marcia, através de uma pesquisa usando entrevistas, definiu o status de identidade, baseando-se em dois critérios; 1 o fato do jovem ter ou não passado por uma crise de identidade, onde observa-se que o jovem do filme sobre muito com isso e 2 ter adotado ou não compromissos pessoais no nível ideológico ou pessoal, nesse ponto, o jovem Charlie tinha o sonho de ser um escritor, e em meio as suas crises de identidade ele sempre se escondia no mundo dos livros; Fora estabelecido quatro status para a pesquisa:  
1. Status de difusão: quando o jovem não toma nenhum compromisso para sua vida, seja pessoal ou vocacional. O jovem se encontra perdido buscando sempre conhecer coisas novas para tentar se encaixar em algo; 
2. Identidade hipotecada: onde o jovem já tem planos para o seu futuro sem ao menos ter buscado conhecer ou experimentar outros caminhos; quando sua identidade é formada muitas vezes por influências; 
3. Identidade moratória: o jovem considera várias possibilidades para ter uma identidade definida, e sai buscando se encontrar em algo; 
4. A conquista da identidade: quando o jovem passa por todo o processo e finalmente encontra sua identidade. 
Em meio a sua busca por uma identidade definida, Charlie passa por várias situações, era um jovem calmo, sem amigos e caseiro, passando a fazer alguns amigos, sair para festas, usar drogas, ouvir outros estilos musicais, sempre tentando se encontrar em algum lugar.  
Até chegar a sua identidade definida, o jovem passa por várias etapas de transição, encontrando dúvidas e incertezas no meio do caminho, a evolução se inicia no início da adolescência com um estado de difusão, onde mostra muito pouco interesse pela sua identidade, passando para a fase moratória, onde o jovem se enche de dúvidas e enxerga um leque de possibilidades para firmar uma identidade em seguida, no início da vida adulta, o jovem chega em sua identidade definida. Depois de tantas crises Charlie tem a sua identidade definida, mas isso só é possível quando ele consegue entender o que aconteceu com ele na sua infância. 
Há alguns fatores que influenciam no processo de conquista da identidade, dentre esses fatores pode-se citar o contexto social, onde este exerce uma importante pressão sobre o adolescente condicionando as escolhas que este efetua. O contexto familiar, pois as relações familiares e os estilos parentais influenciam nesse processo de conquista da identidade. Como por exemplo adolescentes que vivem em famílias democráticas que lhes oferecem a oportunidade de expressar e desenvolver seus próprios pontos de vista e de tomar suas decisões, onde estas sejam aceitas e apoiadas, possuem mais facilidade de alcançar um sentimento de identidade pessoal. Por outro lado adolescentes que vivem em famílias autoritárias possuem mais dificuldade de alcançar esse sentimento, embora estes adolescentes possam rebelar-se contra os pais e tomar suas próprias decisões essa conquista da identidade torna-se mais difícil. O contexto cultural sendo que determinadas culturas muito tradicionais e com normas e modelos muito rígidos tendem a promover identidades hipotecadas. E o gênero onde este representa um dos aspectos mais polêmicos em relação a aquisição da identidade. Sendo que meninas, comparadas a meninos, possuem mais costumam encontrar mais dificuldade em relação a aquisição da identidade, já que mulheres representavam taxas mais altas de identidade hipotecadas nas primeiras pesquisas que analisaram essas diferenças.
 Segundo Erikson a conquista da identidade pode ser considerada um requisito para um ótimo ajustamento psicológico, pois representa o resultado da resolução positiva da crise da adolescência.(OLIVA,1999)
Outros fatores que também influenciaram sobre o comportamento do sujeito são o status de identidade, o estado de difusão, o estado de moratória e identidade hipotecada, sendo que o status de identidade influenciara de forma mais positiva o estado de difusão de forma menos favorável, o estado de moratória e identidade hipotecada de formas intermediarias.
O estado de difusão é o menos adaptativo e aparece associado a transtornos psicológicos adolescentes assim tendem a apresentar altos níveis de ansiedade e com baixa alto estima, são conformistas e influenciáveis possuindo dificuldades para estabelecer relações e com tendência a altos níveis de consumo de drogas.
Os sujeitos com identidade hipotecada tendem a apresentar traços positivos e negativos sendo que dentre os positivos pode-se citar: alta autoestima, baixa ansiedade e pouca incidência de consumo de drogas. E dentre os negativos costumam ser adolescentes excessivamente obedientes e dependentes dos pais com atitudes conformistas rígidos e autoritários.
No estado de moratória assim como sujeito com identidade hipotecada apresentam traços positivos e negativos, atitudes sociais flexíveis a conduta pro-social e a orientação para informação são exemplos de traços positivos e como traços negativos pode-se citar baixa autoestima, elevado nível de ansiedade e indecisão entre outros.
Já os sujeitos que alcançaram a conquista da identidade são aqueles que se mostram mais maduros e autônomos possuindo diversos traços positivos diferente daqueles que ainda estão em busca da conquista da identidade.
Antes do inicio da adolescência os adolescentes começam a ajustar seus valores, atitudes e comportamentos que a sociedade define para cada sexo. Fazendo com que estes mostrem-se muitos estereotipados evitando assim atividades ou comportamentos que possam ser considerados de outro sexo, Assim ele se tornam muito masculinos, e elas, muito femininas. Contudo a um certo aumento da flexibilidade nesses estereótipos coincidindo com a transição para o ensino médio. Isso pode ser por que as mudanças cognitivas tendem a facilitar uma visão mais relativista e flexível dos papeis de gênero embora tudo pareça mostrar que essa flexibilidade é o resultado dos esforços dos adolescentes que realizam para se adaptar a um novo contexto social.
De acordo com o questionário elaborado por Sandra bem a pontuação obtida permite classificar os sujeitos em quatro tipos: sujeitos masculinos, femininos andróginos e indiferenciados. Os sujeitos masculinos pontuam alto em masculinidade e baixo em feminilidade, os sujeitos femininos pontuam alto em feminilidade e baixo em masculinidade, os sujeitos andróginosque pontuam alto em ambas as dimensões e os indiferenciados que pontuam baixo em ambas as dimensões, sendo que o mais favorável seja os sujeitos andróginos, tanto para o homem quanto para a mulher, pois permite que os adolescentes se adaptem e que se sintam cômodos em uma variedade de situações, apresentando níveis mais altos de autoestima e status de identidade mais avançado.
 
Desenvolvimento moral 
 Durante o tempo de desenvolvimento moral que inicia-se na infância e pode estender-se até a fase adulta, ocorrem varias mudanças nas perspectivas do adolescente até que seu desenvolvimento moral esteja completo, no modelo proposto por Kolberge estão divididas em três fases: pré-convencional, convencional e pós-convencional.(OLIVA,1999)
 Nível pré-convencional é o primeiro período da criação do raciocínio lógico, que começa na infância, onde os indivíduos tem a perspectiva que o mundo gira a seu redor, porém nessa fase não há discernimento do que é certo ou errado, as crianças apenas obedecem as regras impostas pelos adultos por medo de serem castigados, pois sabem que se não cumprirem iram ser punidos. No filme, a tia de Charlie, que se chamava Helen, abusava sexualmente de seu sobrinho e dizia que aquilo era o “nosso segredinho”, e ele a obedecia e não contava para ninguém, porém, o mais importante disso tudo é que ele não tinha consciência de que aquilo era algo ruim, pois ainda não tinha o desenvolvimento cognitivo completo.
 Nível convencional geralmente inicia-se na adolescência, nessa fase os indivíduos que antes só eram obedientes por medo agora tem uma enorme necessidade de agradar aos outros, serem aceitos e socializarem uns com os outros e o pensamento egocêntrico de antes acaba se esvaindo dando lugar ao pensamento do bem coletivo, pois agora eles fazem parte de algo. Uma das razões para essas mudanças é o desenvolvimento cognitivo onde há uma maior habilidade de se colocarem no lugar do outro, e obter uma maior concepção do mundo e de como suas atitudes podem afetar os outros, há também inúmeras discursões com família e amigos que o fazem repensar sobre seus pensamentos. Um exemplo no filme é de que Charlie apesar se apresentar alguns comportamentos antissociais é de que ele ainda queria se envolver com outras pessoas e ter amigos.
Nível pós-convencional nem todos os indivíduos alcançam esse nível de desenvolvimento moral, porém alguns no final da adolescência ou até mesmo durante na idade adulta conseguem alcançar essa ultima fase, nela os direitos humanos estão acima de qualquer coisa, até mesmo das regras sociais, para Carol Gilligan, colaboradora de Kolberg os meninos são mais propensos ao senso de justiça e as meninas estão voltadas para as relações interpessoais e a necessidade de suprir as expectativas dos outros(OLIVA,1999). 
Referências Bibliográficas
AS VANTAGENS DE SER INVISIVIL.Stepehen Chbosky.EUA2012.
Eisenstein E. Adolescência: definições, conceitos e critérios. Adolesc Saúde. 2005;2(2):6-7
COLL, Cesar, Palacios, J. e Marchesi, A. (org) Desenvolvimento Psicológico e Educação. Ps OLIVA, A. Desenvolvimento da personalidade durante a adolescência. COLL, C.; MARCHESI, Á.; PALÁCIOS, J. Desenvolvimento Psicológico e Educação. Trad. Daisy Vaz de Moraes. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. (Volume 1) – (Páginas 335 a 349)icologia da Educação. Vol.2. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes